Testamos o aplicativo da Anatel que promete ajudar o consumidor: já baixou?
No último dia 26, o aplicativo Anatel Consumidor foi lançado pela Agência Nacional de Telecomunicações. O aplicativo permite registrar e acompanhar reclamações por intermédio de dispositivos móveis. A iniciativa pioneira da companhia atraiu todas as atenções no dia de seu lançamento, mas, será que a solução realmente funciona? Confira todos os detalhes da nova ferramenta no artigo abaixo.
Com o aplicativo Anatel Consumidor, a agência pretende facilitar o acesso dos consumidores à agência reguladora. Mas, aqui vão algumas observações em relação ao funcionamento da ferramenta: Não é possível abrir uma nova reclamação diretamente no aplicativo, é preciso procurar resolver o problema com a prestadora de serviço desejada. A abertura de reclamação é simples, mas o objetivo da mesma é procurar tratar reclamações que já foram abertas. O protocolo do atendimento fornecido pelo prestador de serviços (Oi, Vivo, Embratel, Claro, Nextel e etc), deve ser inserido junto a nova reclamação para que a Anatel analise o histórico e as causas do problema.
Um breve histórico de solicitações pode ser acessado pelo usuário, e por meio dessa opção é possível acompanhar o status de cada reclamação. A Anatel reporta poucas informações durante a tratativa das solicitações, mas é possível observar ao menos se o caso está em andamento ou concluído. O retorno ao usuário é realizado pela prestadora de serviços e, em alguns casos, a Anatel entra em contato com o cliente por telefone para saber se a reclamação foi ou não solucionada. O cadastro é realizado com o CPF do usuário, sendo assim, as informações precisam ser verídicas para que o consumidor não seja prejudica posteriormente.
O Anatel Consumidor possui uma guia com algumas informações relevantes, como tópicos do Código de Defesa do Consumidor e informações sobre regulamentos e ofertas de operadoras. É importante consultar essa opção para certificar se realmente sua reclamação tem fundamentos. No topo do menu existe uma lupa para buscas, que pode ser utilizada com frases ou termos genéricos. Ao selecionar um tópico, todas as informações são reveladas em uma nova guia.
Todas as reclamações são separadas em categorias, ou seja: internet, telefonia, TV, regulamentos e promoções. O consumidor pode reabrir a reclamação em até 15 dias, caso a mesma tenha sido concluída de modo não satisfatório. O aplicativo permite sinalizar a agência em casos de atrasos das tratativas após 5 dias da abertura do pedido. O tempo médio para retorno das reclamações varia entre 3 e 5 dias, mas pode chegar até 10 dias dependendo das circunstâncias. O aplicativo Anatel consumidor é compatível com Android 2.3 ou superior, e pode ser baixado diretamente na Play Store através desse link.
- ANATEL lança app de consulta à qualidade das operadoras
A solução oferecida pela Anatel é extremamente válida, mas a percepção em relação ao funcionamento do serviço deve variar de acordo com cada usuário e nível da reclamação registrada. Muitas prestadoras de serviços deveriam dispor de aplicativos móveis com a mesma finalidade, pois evitaria o contato exaustivo com central de atendimento ao cliente. Em relação ao desempenho do aplicativo, após duas atualizações seu funcionamento foi aperfeiçoado
E aí, você já precisou utilizar o Anatel Consumidor? Compartilhe conosco sua opinião sobre a iniciativa da Anatel através dos comentários abaixo.
Bom dia,fiz uma reclamação e resolveram meu problema,alguém sabe como eu posso avaliar o atendimento da operadora sobre o meu problema pelo APP da anatel?desde já agradeço.
Meus problemas com a Claro foram resolvidos depois de registrar a reclamação no aplicativo. Demorou apenas dois dias.
Atenção redator, Anatel não é uma companhia, mas uma "autarquia" conhecida também como "Agência Reguladora". Atenciosamente.
Instalei e ja saí reclamando da Live Tim. Fui atendido no prazo limite, a Tim entrou em contato comigo e, por enquanto, problema resolvido.
Só ontem já fiz duas reclamações na Anatel (as duas contra a OI). Felizmente a maioria das minhas reclamações são atendidas, das 7 realizadas 5 foram atendidas.
Fiz reclamação e não me retornaram! Esse país é uma piada!
Sinceramente não serve para nada. Minha prestadora de bandalarga fixa não responde a solicitação, que já foi reiterada diversas vezes, tem mais de 60 dias úteis que aguardo e a Anatel não se preocupa em tomar atitude alguma, simplesmente diz que preciso ficar reiterando o processo até que um dia lindo de sol a operadora resolva responder.
É isso que os brasileiros recebem, morando numa cidade monopolizada por uma prestadora local beneficiada por influência política.
Concordo plenamente com a opinião do Emerson, as pessoas que estão no poder não faz nada para beneficiar as pessoas com condições financeira abaixo. E no nosso país já virou cultura pagar propina, ambiciosos pelo dinheiro é um bando de corrupto.
Fato!
Tenso!!
Só treta!!
Vou testar num custa nada né.. E aliás, na parte onde descreve as operadoras a Claro está escrito errado.
Galera, sei q tem nada a ver com o post, mas pra quem tem o Nexus 5 ou 6 a Google lançou o Preview 2 do Android M. Testa aí AndroidPit rsrsrs!
será?
eu não qero aplicativo , qero é uma internet de qualidade por um preço JUSTO pra os padroes economicos do brasil , aqui não é europa ou USA pra as operadoras fazerem oque fazem , ta uma palhaçada esse pais !!!
Concordo com você. Acho que a ANATEL ao invés de gastar tempo e dinheiro lançando aplicativo, deveria obrigar as empresas de telecomunicação a oferecerem melhores serviços. É uma palhaçada o que as empresas fazem com os clientes e a ANATEL permite, ela mais atrapalha do que ajuda o consumidor.
infelizmente rola muito caixa 2 por baixo dos panos e em cima também kkk
para a anatel fazer algo
infelizmente é o país que vivemos
o jeito é agente descobrir as wifi dos lugares públicos e privados que frequentamos e espalharmos as senhas por aplicativos de compartilhamento de senha tipo
FreeZone que já me salvo várias vezes e que sempre que descubro uma wifi logo compartilho a mesma e a senha
pobre é uma merda..rs
Reclama pra KRL em!?
É por causa de gente acomodada como o Renan e o Rodrigo Calile que as empresas prestam serviços tão ruins e brincam com o consumidor, gente que não cobra das empresas um serviço decente. Eu tenho condições de pagar pelos serviços, mas não é por causa disso que vou deixar que me entreguem uma qualidade tão ruim quanto tem sido ultimamente.
Mas tem idiotas que gostam de jogar dinheiro fora e engolir o que as empresas impõem, esses que acham que o consumidor "Reclama pra KRL" ou que "pobre é uma merda". Fazer o que, tem burro para todo lado.