Sundar Pichai é o novo CEO do Google: o que isso muda para você?
O Google virou Alphabet. Com isso, os serviços antes diretamente relacionados ao Google continuam sendo relacionados ao Google: Android, buscas, YouTube, aplicativos, Maps e Ads (anúncios), por exemplo, serão mantidos sob a tutela da Google, que agora está embaixo do guarda-chuva da Alphabet. Mas o que isso muda para você?
Até ontem, Sundar respondia pelo desenvolvimento de serviços como o Chrome OS e o Android. Depois de ontem, pela empresa Google como um todo. Ainda não está muito bem claro tudo aquilo que faz agora parte da gigante das buscas, mas o que ficou bem definido é o tipo de projeto que não faz mais parte dela. No infográfico abaixo, podemos ter uma noção melhor daquilo que fica sob a tutela de Pichai:
Em outras palavras, todos os projetos com potencial de crescimento futuro foram mantidos separados daquilo que originalmente deu nome ao Google. O que me faz crer que tanto Larry Page quanto Sergey Brin conseguem ver empresas como a Nest, que investe em tecnologias inteligentes para casa, crescendo e oferecendo produtos inovadores como o Android e o Google Maps foram e continuam sendo até hoje. Por isso, talvez, diferenciá-las umas das outras seja tão importante neste momento, deixando claro o que cada uma faz e no que investe.
Mas o que isso muda para você?
Ainda é cedo para levantar suposições quanto ao anúncio de um novo chefe do time de desenvolvimento para o Android, pois até o momento a plataforma móvel continua embaixo das asas de Pichai; contudo, não duvido que no futuro outros nomes possam se sobressair dentro da equipe que faz o SO. Porém, até lá, este é o momento do novo CEO da Google e é a mentalidade dele que a empresa deve continuar seguindo.
Durante o Google I/O 2015, o canal The Verge fez uma entrevista com Pichai, onde o executivo afirma que vê o Google como um grande equalizador, ou seja, o acesso à informação não depende do lugar onde você está, de quem você é ou do que você faz; o acesso à informação proporcionado por uma rede de internet deve oferecer a um estudante no Acre as mesmas possibilidades que a um professor em Harvard, por exemplo. E é isso que ele quer ver o Google fazendo para conseguir o próximo bilhão de usuários.
Com este desmembramento das empresas que agora são parte da Alphabet, o potencial de investimento no Android enquanto produto não deve mudar consideravelmente, mas fica mais claro quando vemos o foco da empresa em aplicativos móveis, streaming de vídeo e localização, por exemplo. O fato de vermos o Google X trabalhando em tecnologias como carros autônomos não tendo vínculo direto com o buscador mostram que este é um movimento para definir produtos e marcas, e a valorização de 6% da Google após o anúncio da Alphabet mostra que o mercado recebeu bem esta nova reestruturação da empresa.
Por fim, não devemos ter uma mudança drástica no projeto Android, mas as áreas de atuação da plataforma se tornaram mais claras e objetivas após a oficialização da nova estrutura das empresas comandadas por Larry Page, Sergey Brin e, agora, Sundar Pichai.
Estou curiosa para saber a sua opinião sobre essa mudança: quais novidades você acha que teremos agora que a Google passa à tutela de Sundar Pichai? Essa é apenas uma mudança envolvendo a marca ou você consegue ver benefícios para os usuários da plataforma Android e de serviços como o YouTube, o Maps e o buscador Google?
Fonte: Alphabet
Não acho que muda nada para os consumidores finais, mas eu também acho que, para eles lá, deve deixar tudo consideravelmente mais organizado.
Resumindo, vamos continuar usando Google, vamos continuar patrocinando ela, resumindo, muda nada.
Eu ainda não entendi:o que isso muda pra mim?
Interatividade
O tempo vai dizer como ficam as coisas...creio em uma nova Google mais forte e mais presente no contexto global. Agora que esse Pichai ai podia dar um grau na segurança do Android podia viu...se tiver apenas essa mudança já é um grande feito.
Mais um indiano manda-chuva em tecnologia... E pensar que há algumas décadas eles estavam no mesmo patamar que a gente.
Descentralizar as coisas também é uma boa medida.
Pois é, a Índia é monstra em tecnologia, mas existem duras críticas com relação a alguns pontos por lá, principalmente por que o país tem investido bastante em áreas como tecnologia espacial, por exemplo, enquanto grande parte do país vive em condições precárias. De qualquer forma, o que nós vemos é que eles conseguem formar profissionais altamente capacitados e que estão dominando os cargos mais importantes do mundo da tecnologia.
Na verdade esse processo de desmembramento da Google já vem ocorrendo a alguns anos, tornando-se visível apenas agora para o mercado. A descentralização de serviços da Google é benéfica para empresa, assim tornando seu produto pensado em blocos. É como se fosse uma receita, se junta todos os ingredientes para um produto final.
Para quem acompanha a empresa, sabe do que estou falando.
A mudança que e muitos queriam é que os aparelhos que rodam Android recebessem atualizações (principalmente as por questões de segurança) por mais tempo independentemente da fabricante e que não se tornassem obsoletos tão cedo!
não é porque não recebe atualização que se torna obsoleto, telefones que pararam no KK não perdem sua utilidade só por não receberam mais atualizações de software
Desde que o sistema tenha compatibilidade com as principais API que as empresas usam para desenvolver seus produtos(aplicativos), o sistema não será obsoleto.
Como o Exemplo citado por Rodrigo Matos. Em meu Nexus 5 ainda utilizo o android 4.4, pois o mesmo ainda consegue manter essa compatibilidade.
Atualmente, a Google Play Services faz milagres pra quem não possui uma versão recente do Android. A questão da atualização é que existem milhares de smartphones com algumas variações, pra atualizar isso leva tempo. Isso sem contar as operadoras.
É previsível que uma empresa como a Google tenha um futuro promissor e seu crescimento seja exponencial. A ideia de alfabetizar as coisas é legal, fica melhor para que cada projeto tenha seu bom desenvolvimento.
Ainda sim, é confuso e parece contraditório ver a empresa que se tornou a Gigante das buscas e em seguida a dona de um terço do mundo (no sentifo figurado é claro) se tornar apenas o um "Simples G" de um enorme Alfabeto.
Mesmo Sundar Pichai sendo um otimo CEO, a insegurança começa a bater a porta dos usuários do Android. Temo que surja outro Projeto, e o Simples G e quem esta abaixo da empresa (Android e etc) torne-se obsoleto.
Penso que Google não deveria está abaixo da Aphabet, mesmo entendendo a ideia da empresa. Porque não ficar paralela em um primeiro momento pelo menos? Tomara que o Larry não pire das ideias e dê muito foco aos novos projetos.
É um método válido. Cada empresa será independente, mas seguirá uma política em comum com as outras da Alphabet. Se vai dar certo são outros 500.
Agora saberemos de fato do que Sundar Pichai é capaz! O Android precisa ser "reparado" em alguns pontos. É um sistema consolidado, não pode arriscar muito, as mudanças devem ser pontuais. A fragmentação do sistema é uma delas.
Para o usuário comum como eu , espero que o Sundai consiga revolucionar a google tal qual o "Nutella" da MS está fazendo , tenho que tirar o chapéu para este CEO , mudou a cará da MS , tornou-se mais ágil e próxima dos anseios dos consumidores , vide W10 ,reformulada no X Box , bons apps para Android e iOS e espero que o WM10 também evolua e cresca , concorrência saudável é bom para nos consumidores e que vença o melhor.
Cara, os CEOs indanos estão reformulando as empresas (e dominando o mundo).
Espero mudanças consideráveis e melhorias para plataforma.
Edit - Projeto Alphabet
All of Alphabet Inc's products from A-Z.
A – Android / AdSense / Analytics / Ara /AdMob / Alerts
B – Blogger / Boston Dynamics / Books
C – Calico / Cardboard / Capital / Contact lenses
D – Drive / DeepMind / Design /DoubleClick
E – Earth / Express
F – Fiber / Fi / Flights / FeedBurner /Firebase / Finance
G – Google / Gmail / Glass / Groups
H – Hangouts
I – Images / Ingress / Inbox / Invite Media
J – Jump
K – Keep
L – Local / Loon
M – Maps / My Business / Makani
N – Nexus / News / Now / Nest
O – Offers
P – Plus / Play / Photos / Picasa / Pixate /Patents
Q – [Nexus] Q
R – Refine / reCaptcha
S – Search / Self-driving car / Shopping /SageTV / Stackdriver / Skybox / Skia /Scholar
T – Translate / Tango
U – URL shortener
V – Voice / Ventures / VirusTotal / Video
W – Wear / Wallet / Web Toolkit / Wing
X – Google X labs
Y – YouTube
Z – Project Zero / Zagat
#alphabetinc #alphabet #Google
Séria legal, ao menos assim o Android estaria em primerio lugar junto ao AdSense que tambem traz uma boa grana à empresa.
Nao li nada do texto! mas ja sei Sundar Pichai é o novo CEO. Então existe um novo milionário kkkkkkk