A14 Bionic: o que muda no novo processador da Apple
A Apple está com uma nova linha de processadores para o iPhone e o iPad. O chip, que é fabricado em 5 nanômetros pode ter desempenho 50% superior aos seus concorrentes diretos.
O processador A14 Bionic conta com 6 núcleos e é o primeiro produzido pela Apple em 5 nanômetros. O último salto foi com o A12 Bionic, quando a empresa começou a produzir em 7 nm. Quanto menor se consegue chegar em um chip, melhor é o desempenho e menor é o consumo de bateria.
Segundo dados da Apple, o A14 Bionic chega com 11,8 bilhões de transistores, podendo ser capaz de realizar 11 trilhões de operações por segundo. O seu antecessor, A13 Bionic, consegue fazer apenas 1 trilhão de operações por segundo com 8,5 bilhões de transistores.
O maior impacto da potência dos chips deve ser nas câmeras. O hardware permite um maior desempenho na resolução e qualidade de fotos de vídeos. Melhorando e muito o modo noturno no iPhone 12.
Também é possível a gravação em HDR com Dolby Vision em tempo real de vídeos em até 60 fps no iPhone 12 Pro e Pro Max e uma otimização do scanner LiDAR, responsável pelos recursos de realidade aumentada.
O LiDAR é bastante utilizado no modo noturno e para criar os efeitos de fundo desfocado, agora funcionando melhor em ambientes como pouca luz.
E ai, o que você achou do avanço? O iPhone 12 começa a mostrar do que é capaz? Conta pra gente nos comentários.
Será que a Apple um dia fornecerá processadores para outras empresas?
Com certeza não, A Apple é uma empresa muito fechada, eles gostam e querem manter sempre os seus produtos como exclusivos.
Gosto mais da Qualcomm pelo conjunto da obra.
Vai que eles fazem uma linha só para vender, não acho impossível não.