Os 6 truques mais legais do Android que você pode fazer sem root
Muitas pessoas acham que você precisa passar pelo difícil processo de acessar o root do seu dispositivo Android para aproveitá-lo ao máximo. Embora o root abra um mundo de novas possibilidades, há muitos truques interessantes do Android que não precisam dele. Aqui estão seis das nossas coisas favoritas que você pode fazer em seu dispositivo Android sem passar pelo processo de root.
Bloqueie seu telefone remotamente
Não há nada pior do que perder seu telefone, além de perder o telefone e saber que alguém pode ter acesso aos seus dados. Mas você sabe o que é ótimo? Sentindo-se como James Bond ao bloquear remotamente o seu aparelho para que ninguém fuce em suas informações.
Ao usar o Gerenciador de dispositivos Android, você pode retomar o controle do seu dispositivo caso o perca. Você pode até excluir todos os seus dados, se você quiser ir tão longe. Confira nosso guia para usar bem esse app:
${app-com.google.android.apps.adm}Ignorar sua segurança (em uma área segura)
A configuração de um local confiável significa que seu dispositivo não exigirá um código de segurança quando você usá-lo nesse local. Embora haja um risco em fazer isso em locais públicos – porque você está facilitando a entrada no seu telefone – é um truque legal para usar em casa.
A maneira como ele funciona varia de acordo com seu dispositivo, mas isso envolve ir até as configurações de segurança e configurar um método de desbloqueio seguro, como um código PIN (se você ainda não o fez).
Depois que isso for feito, vá em Smart Lock, insira o número do seu PIN e, em seguida, pressione Lugares confiáveis. Adicione um local confiável e você não precisará mais inserir um código PIN para desbloquear seu smartphone enquanto estiver nesse lugar.
Gravar chamadas de voz
Você fantasia em trabalhar para a NSA ou para o MI-5 e ter a tarefa de gravar conversas telefônicas sem que a outra pessoa saiba? Se sim, que vergonha, mas se você quiser gravar suas conversas por qualquer motivo, você pode fazer isso usando o aplicativo certo. Muitos apps de gravação de chamadas do Android exigem que você faça o root do seu telefone, mas há vários que não pedem isso.
O Gravador de chamadas automático é um app gratuito e fácil de usar, que permite configurar a gravação de voz no dispositivo. Seu fabricante pode ter bloqueado a gravação de chamadas em seu telefone, mas o Gravador de chamadas automático tem várias opções para contornar esses bloqueios.
${app-com.appstar.callrecorder}Instale o Linux em seu dispositivo Android
Colocar um sistema operacional de desktop completo, como a distribuição Debian Linux, em seu telefone Android pode soar como se fosse necessário um alto nível de habilidade de hacking, mas na verdade é muito simples. Há um aplicativo Debian, o Debian noroot, na Play Store, que você pode baixar gratuitamente e abrir na tela inicial do Android como qualquer outro aplicativo.
Uma vez que você tenha aberto o app, pode baixar e instalar jogos e programas para o Debian como faria com qualquer outra versão do Linux.
${app-com.cuntubuntu}Use o flash LED como monitor de frequência cardíaca
Ok, sabemos que nenhum root pode te dar um monitor de batimentos cardíacos se o seu dispositivo não tiver um embutido, mas aqui temos um truque. A tecnologia por trás dos monitores cardíacos em dispositivos Android é, ná prática, apenas uma luz que rastreia as mudanças de cor sob a pele para monitorar a quantidade de sangue que passa por ele.
Com o software certo, o flash LED também pode fazer este trabalho. Um aplicativo que achamos que faz o trabalho muito bem é o Monitor de Freqüência Cardíaca, e você pode baixá-lo no link abaixo.
${app-si.modula.android.instantheartrate}Transforme seus botões de navegação em atalhos de aplicativos
Usando apps especializados, você pode atribuir vários atalhos aos seus botões de navegação, permitindo que você acesse seus aplicativos favoritos instantaneamente a partir de qualquer tela. Por exemplo, atribuí o Gerenciador de arquivos (que é extremamente útil, mas não é muito sexy na minha tela inicial) a um toque duplo do botão de início, enquanto posso abrir minha câmera em qualquer tela apertando o botão "Início" junto ao "Voltar".
Dica bônus: altere completamente a aparência e o funcionamento do seu telefone
Isso não é exatamente um hack, mas você pode instalar um launcher personalizado para alterar quase todos os aspectos do seu dispositivo, sem exigir permissões de root. Você ainda terá acesso aos mesmos aplicativos e recursos, mas a maneira como você os acessa pode ser totalmente diferente.
De efeitos 3D extravagantes a temas e ícones criativos, o launcher certo vai fazer com que você se apaixone pelo seu smartphone novamente. Confira nossa lista de melhores lauchers de Android para saber mais.
Você usa algum superpoder no Android que você pode fazer sem precisar do root? Conte pra gente!
Usava o Debian no Root no meu antigo LG L90. Achava legal pra programar quando estava entediado (até existem alguns aplicativos que simulam IDE's no Android, mas eu me acostumei com o Eclipse no computador). Mas parece que em processadores Exynos ele não funciona muito bem. Travou pacas no meu S7. Launchers, desde que vim pra Samsung, se tornaram item obrigatório. Adoro pacotes de ícones e isso é um departamento onde a Sammy ainda falha miseravelmente (os pacotes de ícones da Samsung Themes não têm nem metade da metade dos ícones dos packs que eu posso baixar ou comprar na Google Play). E agora com o Nova, até ícones de distribuições Linux eu tou baixando pra usar no celular! Dá um aspecto ultra mega vip ao aparelho!
Gosto da experiência com o laucher de fábrica da Samsung, o Samsung Experience. No meu aparelho não acredito que me atrapalhe em algo. São bons exemplos de como personalizar o smartphone que há nessa matéria, mas prefiro não encher muito.
Em nenhum celular meu eu uso botões de navegação, seja capacitivo ou virtual. Então, desde 2013 eu uso gestos configurados pelo aplicativo All In One Gestures. Uso o Nova Launcher Prime como padrão e configuro completamente minha tela inicial com ícones e widgets criados por mim mesmo. Eu posso dizer que meus telefones são únicos em aparência.
Uso root nos meus aparelhos!
Tenho o Kali Linux no meu smartphone instalado com todas as ferramentas para ser autuado por crimes cibernéticos. Até que é legal.
Ou simplesmente configura gestos de ações pra abrir os apps desejados, limpa totalmente a tela tirando os ícones e contemplando o papel de parede
Achei interessante o Debian noroot.
Depois que tive Motorola não sabia mais viver sem root. Parecia droga viciante. Kkkkkkkkkkkkkkkk
Mas após comprar um Galaxy Note 8, root parecia tão inútil quanto usar a calculadora padrão do Android.
Esse pessoal que não vive sem root tem fogo no rabo para não ficar sem. Hahaha
Isso é muito pessoal e relativo. Existem pessoas que não têm tempo de ficar fussando ou não têm interesse. Outras só conhecem a função de chamadas, outras de fotos e outras ainda só as redes sociais.
Existem pessoas abnegadas a fuçar um computador por completo e não acham a menor graça em mexer em um celular e vice versa.
Exatamente o que aconteceu comigo. Moto X 2013, época do KitKat (melhor firmware AOSP construído pelo Google).
Hoje em dia, uso um Note 7 e nem sinto diferença. Deixei de fazer praticamente tudo o que eu fazia com root por causa da S-Pen, sem contar que o próprio desempenho do aparelho não me faz optar pelo enraizamento.
Me dêem um bom motivo pra fazer root e eu paro de restaurar aparelhos para versão original de fábrica (stock ROM)
O melhor motivo é que cada um faz o que quiser com o aparelho que comprou, pra mim o root é extremamente útil, não ao ponto de ser indispensável e fazer em um aparelho recém comprado(anulando a garantia), mas depois que a garantia acabar, é sabendo fazer corretamente, o root só traz vantagens(pra mim)
Me desculpa pela ignorância, o que exatamente se poderia fazer (que seja realmente útil) que na stock rom não dá para fazer?
Mais uma vez, vai de gosto pessoal. Tem um app para root que chama Tasker que consegue otimizar algumas tarefas que melhoram demais o uso. Mas vai de gosto. Eu sou alguém que prefere o Android o mais sem extras possível, gosto apenas que o aparelho funcione bem, porque faço tudo com apps. Não faço root, mas acho que pra quem faz é muito útil.
Pode aumentar o leque de personalização, ou adicionar funções extras com o xposed, fazer backup com o titanium backup por exemplo, mas como eu disse, não é indispensável, só é útil para mim, se eu comprar um celular novo eu não vou fazer root, vou esperar a garantia acabar, e como já disseram, vai do gosto de cada um, Android é isso, ter a liberdade para usar como veio de fábrica(pra quem prefere assim) , ou modificar ao máximo (para quem sabe)
O problema não é dar uma boa razão pra dar acesso root ou não. Pois a pergunta que deve ser feita antes de tudo é: "O que eu posso fazer com o aparelho com root que eu também posso fazer sem root?" Porque se for fazer por fazer, então é perda de tempo.
Android sem root, não é android.
Quando vou comprar um aparelho novo, a primeira coisa que faço é ver se da pra fazer root 😂🤣
Eu faço isso também.
Uma curiosidade, por que?
Eu nunca mais senti a necessidade de fazer root nos aparelhos da samsung, mas antigamente eu fazia muito