100 dias com o OnePlus 7 Pro: cuidado, este smartphone é viciante
Já se passaram 100 dias desde que o OnePlus 7 Pro chegou ao nosso escritório e veio direto para minhas mãos. Dias antes do lançamento do OnePlus 7T, decidi revisitar os prós e contras do modelo e desenvolver esse artigo contando minhas experiências ao longo desse tempo.
Smartphone de peso
Com a chegada da sétima edição do aparelho, a OnePlus decidiu desmembrar sua linha principal em dois produtos, sendo o OnePlus 7 e o OnePlus 7 Pro. Essa estratégia era mais do que esperada dado o posicionamento semelhante de marcas concorrentes, como Apple e Samsung.
Com relação a minha experiência com o OnePlus 7 Pro, devo admitir logo de cara que esse smartphone é realmente grande. Mesmo minhas mãos não sendo pequenas, tenho dificuldade de manuseá-lo com facilidade no dia a dia. Isso não seria um problema de fato se o OnePlus 7 Pro não tivesse seu software totalmente pensado para ser usado por gestos.
A experiência de uso é bem interessante, mas é indispensável o uso das duas mãos para que a navegação por gestos seja eficiente, sobretudo a função de "voltar deslizando da lateral da tela para o centro".
Com a chegada do Android 10, a OnePlus irá fazer alguns ajustes nos comandos de navegação por gestos para que eles se tornem mais intuitivos.
Outro ponto controverso desse modelo é seu peso, de 207 gramas. Geralmente, peso é sinônimo de qualidade de construção, logo, quanto mais pesado, melhor. O problema é que o OnePlus 7 Pro é demasiadamente pesado. Você sente o impacto do seu peso logo no primeiro contato.
Tela que é um sonho
A proporção e o peso do OnePlus 7 Pro são compensados pela qualidade de sua tela. O painel Fluid AMOLED entrega vantagens que são difíceis de expressar em palavras, graças a sua taxa de atualização de 90Hz.
Antes de usar o OnePlus 7 Pro eu confesso que não me importava muito com entalhes, seus tamanhos ou onde eles ficam posicionados. Também não ligava para bordas ao redor da tela e, basicamente, não era exigente com resoluções de tela. Agora, depois de usar esse aparelho por tanto tempo, devo admitir que me tornei um usuário, digamos, mais exigente.
Quando vejo outros aparelhos com características diferentes, como notch maior e tela com menor resolução, fico mais incomodado. Tudo parece ter menos brilho, ser menos fluido ou inferior a tela do OnePlus 7 Pro. É o mal de usar um produto com características superiores...você nunca mais quer descer um degrau.
Uma vez OxygenOS, sempre OxygenOS
Além da tela, outro ponto que chama atenção no OnePlus 7 Pro é o sistema OxygenOS, que agora roda com a beta do Android 10. A ROM está mais parecida com a versão stock do sistema da Google, mas traz bons refinamentos.
Quem gosta de atualizações do sistema, vai amar o OnePlus 7 Pro. Perdi a conta da quantidade de atualizações que recebi nesses 100 dias que agregaram vários recursos e refinamentos ao sistema.
Um desses updates foi o responsável por otimizar a captura de imagens do OnePlus 7 Pro que não estavam à altura de seus concorrentes, como o Huawei P30 Pro e o Samsung Galaxy Note 10. Não que a câmera do OnePlus 7 Pro seja ruim, mas ela tem seus contras em alguns momentos, como durante a noite.
Não há comparação: os concorrentes mandam melhor no modo noturno. Porém, em condições de boa iluminação, o dispositivo se sai tão bem quanto seus rivais. É claro que o modo noturno da Samsung ou do Huawei nem sempre refletem a situação real que o usuário está vendo. São fotos boas para as redes sociais, mas também são exageradas em algum momento.
De volta ao OxygenOS: a OnePlus é uma fabricante que entrega atualizações do Android em tempo recorde, desde o lançamento do Android 8. A beta do Android 10 foi liberada na primeira semana de setembro, por exemplo.
Essa versão traz ajustes úteis ao sistema e refinamentos para a interface do usuário. Pode-se dizer que é a melhor versão da OxygenOS em termos de fluidez e de consistência dos recursos.
Não há motivos para reclamar sobre o desempenho do OnePlus 7 Pro. O hardware é de topo de linha e a tela com atualização alta é fluida e pensada para rodar jogos potente com gráficos no máximo. Tudo aqui funciona de forma rápida, portanto, certifique-se de que você realmente precisa de um smartphone com tais características para valer o investimento.
Carregamento sem fio? Não fez falta
O OnePlus 7 Pro se mantém resfriado mesmo durante o uso de seu carregador de 30W, o Warp Charge. A bateria pode ser carregada completamente em até 90 minutos, sendo os primeiros 80% em menos de uma hora e os 20% em uma velocidade menor.
Como ainda não existe uma tecnologia de carregamento tão eficiente quanto o cabo USB-C e o carregador de 30W, o carregador wireless não fez falta aqui. Alguns ajustes, como mudar a taxa da tela de 90Hz para 60Hz e resolução Full HD, pode tornar a duração da bateria maior.
Durante os meus testes o ganho em tempo foi de 40 a 60 minutos com essa mudança de exibição da tela. Com brilho alto, tela em 90Hz e uso intenso, o OnePlus 7 Pro durou em média 5 horas em minhas mãos todos os dias.
Desculpe, mas eu me apaixonei
Sem existiram motivos para criticarmos um smartphones. No caso do OnePlus 7 Pro, a câmera, o tamanho e o peso foram minhas razões negativas. Ausência de carregamento sem fio, por exemplo, pode ser um critério para alguém, mas não fez falta para mim pois eu não tinha intenção de comprar um carregador wireless.
Por outro lado, a tela do modelo cativa, assim como o software completo e sólido. Outro ponto positivo está no sensor biométrico sob a tela que é um dos mais rápidos que eu já pude testar. Os aspectos mais importantes para mim estão presentes no OnePlus 7 Pro e, basicamente, eles são relevantes o suficiente para querer usá-lo por mais 100 dias.
Traduzido por Bruno Salutes.
E você, o que achou do onePlus 7 Pro? Teria este smartphone?
Uso o Galaxy S8 e estou propenso a mudança para Oneplus, inicialmente pensei no modelo 6 ou 6t, acho melhor ir para o OP7 ou OP7pro. Único inconveniente seria o tamanho do aparelho que acho muito grande.
Mais um belo e apaixonante gadget da 1+
Eu tive o 6 e mesmo sem gostar do notch, era um excelente dispositivo. Rápido em todas as tarefas, simplesmente, fantástico. Pena que nas versões seguintes retiraram a entrada P2.
Esse aparelho é um forte concorrente para ser o meu próximo celular. A câmera dele já não está tão longe dos melhores à noite e já estão dizendo que a atualização que chegou essa semana para o Android 10, melhorou ainda mais. Como eu não sou vidrado em fotos e considero isso uma coisa não muito importante no celular, creio que ele se sairá bem para meu uso.
Muitos discordam, mas sempre achei o calcanhar de aquiles da linha OnePlus a fotografia. Foi o que a própria análise detalhou...faz boas fotos, mas razoavelmente atrás do P30, S10, Note 10, Pixel 3, Iphone 11...Essa questão foi justamente que a época optei por um Pixel 2 XL ao invés de um One Plus 5T. Eu espero que a empresa consiga trazer seu pacote de software de câmera a um patamar mais próximos dos topos que reinam nesse quesito, aí vejo grandes chances de inclusive migrar a um aparelho da marca.
Cheguei a comprar um Oneplus 5t, que fazia fotos bem ruins com pouca luz... E logo troquei, também, por um Pixel 2 XL. Uma bela de uma diferença na qualidade das fotos, além de outras coisas que faltavam nos Oneplus. Gostei da Oneplus, usei um 3t por um ano, mas com o 5t não vi muita evolução, parecia mais do mesmo, só que com uma tela maior.
Troquei meu S10 Plus pelo OP 7 Pro... E não me arrependo... Mesmo não tendo o recurso de carregamento sem fio, que usava mto no S10, o OP 7 me atende melhor principalmente com sua bateria! Mesmo usando a tela em QHD a 90 Htz... As câmeras ficam um pouco atrás do S10, mas nada que seja insatisfatório! A câmera é mto boa sim! É um monstro! Rápido... Fluido... Extremamente potente... E já está rodando o Android 10 estável!!! Que deixou o aparelho mais fluido ainda! Sem contar que esse aparelho é lindo demais!! As bordar curvas deram um ar ainda mais Premium pro aparelho!!!