Review preliminar do Yotaphone 2: duas telas se justificam
A Yota apresentou seu Yotaphone 2 ontem em Londres, o segundo smartphone da marca a oferecer duas telas. A frontal é um display normal de smartphone; a traseira, uma tela de e-ink muito agradável à leitura e que não castiga a bateria. Além da inovação técnica, o que pode oferecer essa novidade? Estivemos em Londres para a apresentação oficial do dispositivo, e abaixo você encontra o nosso primeiro teste com o Yotaphone 2.
YotaPhone 2 – Desenho & Qualidade de Construção
No quesito design, a Yota se distancia um pouco do visual quadrado e rústico do primeiro modelo. O Yotaphone 2 tem formas arredondadas e uma boa pegada. Sua superfície convexa também lhe confere um toque de modernidade. A fabricante definitivamente marca pontos nessa otimização de projeto.
O aparelho não conta com entrada para microSD, e os futuros usuários terão de se contentar com os 32 GB de memória interna. Sua parte traseira com a tela de e-ink é bem ergonômica, não escorrega e vem protegida pelo Gorilla Glass 3. A forma arredondada da parte traseira do smartphone, combinada com o seu tamanho, é um ponto positivo do aparelho. Todos os jornalistas presentes aprovaram seu visual após tê-lo em mãos.
YotaPhone 2 – Tela
Esse quesito é o ponto-chave do Yotaphone 2, o verdadeiro diferencial deste aparelho. Sua tela traseira reage muito bem ao toque, e permite fazer tudo que podemos fazer numa tela normal de smartphone: podemos navegar no Chrome, escrever um sms, fazer uma chamada, etc.
O display frontal AMOLED de 5 polegadas e Full HD do Yotaphone 2 oferece uma boa densidade de pixels (442 ppp). Na verdade, as cores e o contraste são satisfatórios. Mesmo dotando o dispositivo de uma segunda tela, a Yota não negligenciou o display principal: o Yotaphone 2 tem uma densidade de pixels ligeiramente superior à do Samsung Galaxy S5.
YotaPhone 2 – Software
Outra particularidade do Yotaphone, apresentada no primeiro modelo, foi a ausência de botões de menu. Encontramos em seu lugar uma zona de toque contínua, e de acordo com nossos gestos podíamos voltar, ir para a tela de início ou acessar os aplicativos recentes com um clique duplo, por exemplo. Pois agora os botões tradicionais do Android felizmente voltaram no Yotaphone 2.
O Yotafone 2 se baseia no Android 4.4.3, e provavelmente será atualizado para o Android 5.0 Lollipop nos próximos meses. Por fim, a Yota e seus parceiros fazem bom uso da segunda tela, tendo desenvolvido aplicativos próprios para o display de e-ink. Com um clique longo sobre o botão de início, podemos transferir o conteúdo atual da tela para a tela de e-ink, e continuar a nossa utilização sem nenhuma mudança no âmbito da experiência de usuário a não ser a mudança de cores, brilho e textura.
YotaPhone 2 – Performance
No quesito performance, o Yotaphone 2 é mais bem-sucedido do que o predecessor. A experiência de usuário é muito boa, a passagem de uma tela à outra, por vezes demorada no primeiro modelo, é muito mais fluida no novo aparelho.
YotaPhone 2 – Câmera
Ainda não passei tempo suficiente com o Yotafone 2 para testar a sua câmera em detalhes, mas uma coisa é certa: a posição da câmera, na parte superior central do display, é um avanço. Muito criticado sobre este ponto, o primeiro Yotaphone tinha um sensor situado na parte inferior direita. Prático para as fotos em modo paisagem, mas quase proibitivo para as fotos em retrato.
A câmera do Yotaphone 2, em meu teste preliminar, se mostrou satisfatória. As condições de luminosidade não eram boas, mas mesmo assim as fotos que fiz não decepcionaram.
YotaPhone 2 – Bateria
Tive a chance de usar longamente o primeiro Yotaphone, e posso dizer que sua autonomia, sem ser catastrófica, não era das melhores. Vlad Martynov, o CEO da Yota, me explicou que é difícil integrar uma bateria de grande capacidade num aparelho com duas telas.
Ainda não posso me pronunciar a respeito da eficácia da bateria de 2.550 mAh do Yotaphone 2. Meu review completo do dispositivo revelará se houve uma melhora significativa neste quesito.
Preço e disponibilidade
Por enquanto, o Yotaphone 2 está disponível na Europa por 699 Euros. Estados Unidos, Canadá e América Latina também deverão receber o dispositivo, mas nenhuma data concreta foi revelada.
YotaPhone 2 – Especificações Técnicas
Veredito preliminar
O Yotaphone 2 é claramente uma enorme evolução com respeito ao seu antecessor. A tela de e-ink, agora inteiramente reativa ao toque, faz todo o sentido. O Yotaphone 2 é o único a propor essa funcionalidade, sem restringir as opções usuais de um smartphone atual. Seu preço, contudo, pode restringir o seu público. Aguarde o nosso review definitivo com todas as funções e detalhes do Yotafone 2 e seus dois displays.
Fico imaginando como seria uma Capinha de TPU para esse Smart.. Qual lado colocar ela? kkkk
É só para que é diferente. O bom mesmo é uma tela de 5 à 6 polegadas FullHD e uma bateria prala dos 3000mah com Android 5.0!
É só para que é diferente. O bom mesmo é uma tela de 5 à 6 polegadas FullHD e uma bateria prala dos 3000mah com Android 5.0!
É só para que é diferente. O bom mesmo é uma tela de 5 à 6 polegadas FullHD e uma bateria prala dos 3000mah com Android 5.0!
É só para que é diferente. O bom mesmo é uma tela de 5 à 6 polegadas FullHD e uma bateria prala dos 3000mah com Android 5.0!
Acho o conceito e ideia desse dispositivo muito interessante e usual.
No título diz: "duas telas se justificam". Porém no texto não identifiquei nada que explicasse o porquê. Eu achei o celular bem interessante, mas ainda não consegui descobrir a verdadeira utilidade de se ter uma segunda tela em preto e branco a não ser, talvez, pra economizar bateria? Quem sabe um jogo para dois jogadores... Enfim, gostei do celular, mas não consigo me convencer da utilidade das duas telas.
Na outra matéria falava sobre ser para leitura, um mini Kindle integrado ao seu celular :)
Acho que trocaram as câmeras nas especificações. A frontal tá com 8 megapixels e a traseira com 2,1.
É que depende do ângulo de vista, haha.
kkkkkkkkkkkkkkkkk
essa foi boa
Toma Meu Like
Com todo respeito e educação do mundo, gostaria de tirar uma dúvida que tenho há um tempo: essas matérias "estrangeiras", o pessoal do Androidpit BR realmente participa do evento/conferência, ou vocês trazem a matéria do Androidpit Inglês?
Nossa equipe é internacional, somos mais de 20 editores na redação, Leonardo, por isso, não é possível que todos os editores participem de um evento como este. O AndroidPIT é um portal em 6 línguas, nós utilizamos o conteúdo desenvolvido pela nossa equipe de editores, independente de idioma. Neste caso, como você pode perceber na assinatura deste artigo, quem participou do evento foi o Quentin, editor do site francês, e essa é a opinião dele sobre o YotaPhone 2. :)
Pude notar, pelas configurações em Francês.
Obrigado pela resposta!
O bom e que se ele cair e trincar uma tela, ele vai ter outra de reserva kkkkk O ruim vai ser qd trincar as 2 xD
O ruim é que quando cair tenha 90% de certeza que uma tela vai atingir o chão.