Xperia Z1 Compact em teste: não é mini nem no nome
As versões mini de smartphones populares tinham até agora uma coisa em comum: elas eram menos potentes do que os seus originais. A Sony quis mudar isso com o Xperia Z1 Compact e montou um poderoso hardware numa carcaça menor. Veja em meu teste se essa fórmula inovadora deu certo.
Prós
- Design
- Hardware
- Obturador físico da câmera
- À prova d'água e de poeira
Contras
- Câmera medíocre
- Bateria fixa
Sony Xperia Z1 Compact – Desenho & Qualidade de Construção
A Sony empregou no Z1 Compact a mesma linha de design elegante e simples dos seus últimos modelos, uma tendência iniciada pelo Xperia Z. Com exceção do tamanho e da espessura, o Compact quase não tem diferenças com relação ao Xperia Z1. A parte frontal e traseira do dispositivo são feitas de vidro, a carcaça aposta no alumínio liso na parte central e escovado nas extremidades curvas, o que dá ao aparelho uma excelente pegada. O acabamento do aparelho é livre de falhas, até porque os melhores materiais foram escolhidos para a sua confecção.
Sony Xperia Z1 Compact – Tela
A resolução da tela do Xperia Z1 Compact é de 1.280 x 720, e para uma diagonal de 4,3 polegadas ela é mais do que suficiente: textos são mostrados de forma nítida e as cores são intensas, mas não supersaturadas. Em ângulos muito fechados, sua visibilidade é inclusive melhor do que a do Z1. Apenas em comparação direta o display Full HD do Z1 ganha em representação de detalhes, mas isso não deve ser visto como ponto negativo para a tela do Compact.
Sony Xperia Z1 Compact – Características Especiais
O Xperia Z1 Compact é à prova d’água (IP 55/58) e de poeira (IP 55). Isso significa que o smartphone sai ileso de uma profundidade de 1,5 metros por até 30 minutos em água doce. Usá-lo na chuva, por exemplo, não danifica o dispositivo. Com exceção da entrada para fones de ouvido, todas as portas são protegidas por uma tampa.
Sony Xperia Z1 Compact – Software
O Xperia Z1 Compact vem com o Android 4.3 e a interface de usuário Xperia UI. A Sony alterou a base do Android muito pouco, concentrando-se quase que exclusivamente em mudanças cosméticas, além de funções extras úteis ou nem tanto. O onipresente Walkman tem as vantagens que todos conhecem, o uso intuitivo e prático.
Na barra de notificações vemos algumas mudanças nas configurações rápidos, que podem ser personalizados a partir da configuração geral.
Para editar os aplicativos, vá até a galeria respectiva e delize o dedo da esquerda para a direita, ativando assim as configurações para os apps. Outras novidades encontramos no menu de Conectividade, onde agora estão integradas conexões a dispositivos compatíveis, entre outras coisas.
Sony Xperia Z1 Compact – Performance
É na performance que o Compact se diferencia de maneira mais acentuada dos minis, pois ele vem com o mesmo processador de quatro núcleos do Z1, um Snapdragon 800 a 2,2 Gigahertz. Em combinação com a memória RAM de 2 GB, o dispositivo é rápido e fluido, mesmo quando jogamos Dead Trigger 2 ou Real Racing.
Sony Xperia Z1 Compact – Câmera
A câmera traseira tem a resolução de 20,7 Megapixels e um sensor Exmor RS. Como se trata da mesma câmera do Xperia Z1, a qualidade das imagens é idêntica. E vale aqui o problema atual de todas as câmera para smartphones: fotos boas ou aceitáveis com boa luminosidade e grande perda de qualidade e ruído em ambientes mais escuros.
Sony Xperia Z1 Compact – Bateria
Com 2.300 mAh, a bateria do Z1 Compact é mediana. Neste primeiro teste não podemos emitir uma avaliação categórica. De todo modo, o aparelho suportou um uso moderado por um dia inteiro sem precisar ser recarregado.
Sony Xperia Z1 Compact – Especificações Técnicas
Veredito Final
A Sony acertou em cheio com o Xperia Z1 Compact, e fez bem em não chamá-lo de mini, pois o hardware pode ser tudo, menos “mini”. Quem procura um celular pequeno para os padrões atuais, mas que não faz concessões quanto às especificações técnicas, achará neste dispositivo uma bela opção.
A Sony ainda não sabe se o aparelho será comercializado no Brasil. Na Europa, ele chegou pelo equivalente a R$ 1.500,00. Não fosse pelo preço salgado, marca registrada da Sony, eu compraria esse dispositivo sem hesitar, pois ele me lembra a ideia original de praticidade de um celular, portátil por natureza, que acabou se perdendo com o tempo.
Quando comprei o meu S4, saiu esse pequeno notável!!!
Tão ruim quanto o Z1
Tá de sacanagem , neh !?
Realmente o preço salgado vai espanta os clientes, achou que ele chego tarde de mais no mercado. As pessoas já vem se acostumando com telas grandes e duvido muito que elas vão optar por um aparelho menor com o mesmo preço dos maiores(ex S4, G2 etc)
Por 1,500 eu compro sem pensar duas vezes!!
Esse smart é incrível, não consigo ver defeitos nele!