Lenovo quer superar Apple e Samsung
A notícia da venda da Motorola para a Lenovo foi um choque para todos, e ainda sabemos pouco dos planos da chinesa para a inventora do celular. Entretanto, a Fortune falou com o CEO da Lenovo, Yuanqing Yang, sobre o quais os planos da empresa com a compra, e eles são bem ambiciosos.
Primeiramente, todos os planos começam em 2015, já que a aquisição deve demorar, no mínimo, todo 2014 para ser terminada. E é em 2015 que as expectativas da Lenovo tomam forma: em uma conversa com empregados da Motorola, Yang disse que quer vender 100 milhões de telefones em 2015, graças a combinação de mercado de ambas as empresas: enquanto a Lenovo tem a China e mercados emergentes, a Motorola tem participação nos EUA, América Latina e um pouco da Europa.
Sobre o interesse na Motorola
Se acordo com Yang, o interesse na Motorola é antigo, desde que a empresa foi separada em Motorola Mobility e Motorola Solutions, em janeiro de 2011. Logo após a compra da metade Mobility, Yang convidou Eric Schmidt (chairman da Google) para um jantar em sua casa e lhe disse:
Se você tiver interesse em manter o negócio de hardware, mantenha-o; mas se não tiver interesse, nós definitivamente podemos tomar conta dele, podemos assumir essa parte.
Cerca de um ano e meio depois - ou 2 meses atrás - as conversas são retomadas, e o resultado todos já conhecemos.
Sobre a fabricação dos aparelhos e a marca Motorola
Aqui o CEO deu respostas parecidas, "não sabemos ainda" foi bastante citado por Yang. Pelo que deu para entender, a marca Motorola será mantida, assim como a marca ThinkPad foi mantida, mas será em um formato como Motorola by Lenovo. A chinesa já possui uma fábrica nos EUA, para PC, mas o CEO também não soube - ou não quis - responder sobre onde os celulares serão fabricados. Além disso, também não respondeu sobre a diferença de estratégias das empresas, já que a Lenovo tende a oferecer diversos modelos, enquanto a Motorola oferece uma seleção limitadíssima.
O número 100 milhões demonsta a ambição da Lenovo com a compra, já que ela vendeu 45 millhões de aparelhos no ano, e a Motorla 10 milhões; mesmo estando bem atrás do pretendido, esses números somados tornam a Lenovo+Motorola a terceira maior fabricante de aparelhos mobile no mundo. Entretanto, foi a pergunta sobre as duas primeiras do ranking que realmente mostrou a que a Lenovo veio: sobre a Apple e a Samsung, Yang respondeu:
Nossa missão é superá-las.
A Lenovo veio para brigar pelo topo, o que é ótimo para todos, já que monopólio nunca é bom; mas será que ela consegue?
Fonte: Fortune/CNN Money
Espero que eles mantenham a qualidade encontrada nos aparelhos da linha Moto, além de manter o android nas suas versões quase puras, assim como a Google fez.
kkkkkkkkkk q piada hein
e o vírus que vem de fábrica nos smartphones xing ling será implantado na motorola tbm?
O nome "Lenovo" não agrega valor ao camarote
bem, acredito que irão manter a politica de preço adotada pela google, mas espero que façam uma boa ação promocional, diferente a do nexus.
Galera tudo especialista aqui. Só digo uma coisa para os que riram do título da matéria. HP e Dell também riram quando a Lenovo disse que se tornaria a maior fabricante (e a única que tem lucro) de computadores do mundo. A alguns anos atrás a Apple nem fabricava celulares, a Samsung era sinônimo de celular de baixa qualidade e a Nokia reinava absoluta. Os tempos mudam.
Lenovo... baixa sua bola rs, muda esse nome e para de ser loka rsrs
KKKKkkkk "Lenovo superar Apple e Samsung" mas nunca disso acontecer!!!,.. nem a poderosa Google quis saber mais da Motorola! chegar agora e querer dizer que vai donimar o mercado com os poucos e problematicos aparelhos é pretenção demais!!!
Nunca que preço barato, configurações modestas e falta de respeito com o consumidor irá superar inovação e tecnologia!!
Mas adorei a matéria, precisava rir um pouco em plena Segundona!
nunca vi nenhuma inovação por parte da Samsung no setor de smatphomes
Abra os seus olhos então
Eles inovam, mas em coisas que não tem quase nenhuma utilidade, o que eles adoram mesmo é copiar os outros, mais precisamente, a Apple.
Qto ao futuro da Motorola, é aguardar e faturar, pois não tem como dar errado uma parceria tão forte como essa, visto que aumenta a quantidade de aparelhos no mercado, e todos sabemos, aumenta a oferta, diminui o preço, logo só temos a ganhar!
Tudo vai depender do que eles vão apresentar de inovador para o mercado ... não existe preço e nem questão de que marca é e sim inovação algo que brilhe nossos olhos que se trasforme em util e indispensável... venhamos e convenhamos Apple ela era lider por ter sempre algo inovador e diferenciado no mercado... ai a samsung investiu pesado na area e transformou o mundo omini em galaxy sempre com um diferencial e inovações superiores com isso ela consegue ultrapassar a apple e assim vai se a lenovo for capaz de algo tão grandioso vai ultrapassar... vamos esperar os proximos lançamentos e conferir...
a motorola abocanhou muitos clientes insatisfeitos com a atenção da Apple no Brasil, se continuar com produtos do jeito dos dois últimos, vai conseguir superar a Apple no Brasil ( mas isso não é tão difícil), mas por ser dona da motorola a marca lenovo vai estar a vista e também pode superar a Samsung. A atenção do público de smartphones ela acabou de ganhar, vamos ver como ela vai se sair agora.
Se lançarem mais aparelhos com ótimo custo benefício como moto x, moto g e razr d1 acho que passa a samsung, mas a apple... acho difícil... O público da apple é outro totalmente diferente e para eles (inclusive eu) iPhone é sinônimo de qualidade...
Superar a Apple pode até ser, mas a Samsung ninguém supera! Nunca!
Fanboys me xingando V
Não sei, tenho minhas dúvidas, já não sou mto faz da motorola, mas acho q essa marca com o tempo vai acabar..como fizeram com a nokia, a nokia tinha os melhores aparelhos do mercado, o mau dela é o windows Phone que estragou a marca!!!
Pessoalmente não acho o WP ruim, ele têm um dos melhores maps e gps no mercado, fora que é bem fluído, têm uma quantidade mais que suficiente de apps, mas o que achei péssimo mesmo foi o Stephen Elop ter feito o que ele fez de tomar posse como CEO pra segurar a Nokia na Microsoft, agora não se sabe se a Nokia vai realmente lançar um Android, pelo menos têm esses possiveis leaks ae que têm aparecido
e os brasileiros com medo tomara que passe mesmo só temos a ganhar.
O problema fica para os brasileiros já que a Lenovo também comprou a CCE a um tempo atrás e essa empresa produz smartphone. Espero que a Motorola não tenha planos de deixar o Brasil.
Bem, a Lenovo é a única fabricante de PC que está crescendo, isso não é pouco para um mercado que está diminuindo.
Bater de frente com a Samsung no universo Android não é fácil, veremos se a Lenovo tem força o suficiente para investir na Moto e manter o investimento até quando for necessário.