Xiaomi MIUI 12: todos os recursos e dicas para a grande atualização
A Xiaomi revelou mais detalhes sobre sua nova interface de usuário MIUI 12. O novo Android UI personalizado para os smartphones Xiaomi e Redmi traz novos recursos, melhorias e alterações visuais. Aqui estão nossas dicas e truques para o MIUI 12.
A interface Android personalizada da Xiaomi é uma das interfaces mais populares, juntamente com a EMUI da Huawei e a One UI da Samsung. O sistema é caracterizado por ideias inovadoras e belas visualizações - não é de admirar que o Google já tenha adotado e implementado alguns recursos do MIUI para seu software Stock Android.
Seis meses após o lançamento do MIUI 11, o MIUI 12 segue. A Xiaomi está mais comprometida do que nunca e a nova interface parece estar pronta. A Xiaomi nos deu a primeira visão da nova interface do usuário com a introdução do Mi 10 Youth Edition. O foco do MIUI 12 está claramente na estética, mas também na privacidade.
MIUI 12 com novas animações e ícones
Olhando para os primeiros vídeos e o site da MIUI 12 Xiaomi, fica claro que a nova interface ficará realmente bonita. Especialmente os detalhes são importantes. Por exemplo: os ícones do MIUI 12 na tela inicial exibem uma animação sutil ao sair de um aplicativo:
Além disso, toda a animação foi alterada ao abrir um aplicativo. Em vez de abrir e fechar a partir do meio, todos os aplicativos do MIUI 12 são abertos visualmente diretamente do ícone do aplicativo e desaparecem lá ao fechar. Devido a uma fonte muito mais espessa, toda a superfície também parece muito mais clara e organizada. Isso me lembra um pouco o iOS da Apple.
Também vale a pena mencionar os novos ícones para a tela da bateria, onde os usuários agora podem escolher entre quatro telas possíveis para a barra de ícones superior.
Animações nas configurações
Haverá muito para ver com o MIUI 12, porque a Xiaomi esconde muitos detalhes pequenos e carinhosamente projetados nas profundezas das configurações. Inúmeras novas animações serão adicionadas, como uma bateria "borbulhante" ou diagramas animados no visor da bateria:
As novas animações também se estendem a outras áreas nas profundezas do MIUI 12, por exemplo, a visão geral da memória interna sob a nova interface do usuário lembra mais uma animação sofisticada de uma apresentação do PowerPoint do que de uma exibição de informações. É assim que parece:
Janelas dinâmicas
Um recurso muito prático para smartphones com telas grandes: o MIUI 12 traz janelas de aplicativos flutuantes para a superfície. Isso significa que uma janela do aplicativo pode ser redimensionada por gestos e colocada em qualquer lugar na tela:
MIUI com um novo Centro de Controlo
Acabamos de falar sobre o iOS da Apple? O novo Centro de Controle no MIUI 12 também se parece bastante com o seu homólogo americano. Os usuários da Xiaomi e Redmi obtêm azulejos verde-azulados no novo Centro de Controle, que é aberto deslizando para baixo no lado direito. Além das configurações rápidas típicas do Android, o MIUI oferece 12 blocos grandes que mostram outras opções de configurações quando pressionados e mantidos. Por exemplo, redes Wi-Fi disponíveis ou dispositivos Bluetooth. No vídeo, você pode ver como tudo fica suave:
Novos gestos de navegação
Sejamos honestos, os botões virtuais no Android estão praticamente fora de moda. Não surpreende então que o Google esteja agora a dizer aos seus parceiros para implementarem os gestos de ecrã inteiro introduzidos sob o Android 10 em UIs personalizadas.
A Xiaomi implementou os gestos de navegação no MIUI 12 com efeitos agradáveis e em visual de azulejo. Futuramente, a mudança de visual irá substituir a pressão nos botões de tela para alternar diretamente entre aplicativos e exibir aplicativos de fundo na visão geral. No entanto, os gestos em tela cheia que Xiaomi irá adotar do Android do Google ainda não está claro. Vamos ter que esperar pela versão beta.
Papéis de Parede Interativos
A Xiaomi anuncia esse novo recurso em detalhes no site MIUI 12. Haverá vários novos papéis de parede e temas. A Xiaomi oferece os chamados Super Wallpapers , que se aproximam de um planeta a cada interação que leva o usuário mais fundo no sistema. No vídeo abaixo, você pode ver isso funcionando e parece impressionante. Enquanto a tela de bloqueio mostra a terra no espaço, o papel de parede aumenta o zoom cada vez mais para o planeta tocando na tela, desbloqueando e alterando a App Drawer. Além da Terra, o planeta Marte também está disponível como um Super Wallpaper. Um truque respeitável:
Um novo modo escuro para aplicativos não suportados
O MIUI 12 pode forçar os aplicativos a parecerem mais escuros se não oferecerem um modo escuro nativo. Esse é um recurso muito interessante que já está disponível no ColorOS da Oppo . Por exemplo: ao inverter as cores nos aplicativos, os usuários poderão em breve selecionar uma superfície escura, mesmo que o aplicativo não suporte o modo escuro.
Indicar o registro de alterações do MIUI 12
A lista de novos recursos e alterações na nova versão do MIUI não é longa, mas massiva. Resumimos os pontos mais importantes nesta visão geral:
- Novas animações do sistema com janelas dinâmicas, nova estrutura de conteúdo, informações animadas e super papéis de parede
- Novas animações meteorológicas com visualizações em tempo real no visor
- O Xiaomi Cloud oferece um plano de armazenamento familiar com o MIUI 12
Melhorias na proteção de dados
- O MIUI 12 é o primeiro sistema operacional móvel baseado no Android que passou por vários testes rigorosos de privacidade
- Redefina o ID do seu dispositivo e controle como ele é usado com base na tecnologia Virtual ID
- Conceder permissões apenas enquanto você estiver usando um aplicativo
- Você também pode conceder permissões apenas uma vez e decidir novamente na próxima vez que abrir o aplicativo
- Acesso restrito ao seu smartphone para aplicativos de terceiros
- Receba notificações quando os aplicativos gravam áudio, usam a câmera ou acessam sua localização
- Utiliza compartilhamento seguro para controlar quais dados adicionais são enviados junto com itens compartilhados
- Obtém estatísticas abrangentes sobre como os aplicativos usam permissões
- Otimização: os aplicativos podem não iniciar outros aplicativos em segundo plano no MIUI 12
Xiaomi Saúde: novo no MIUI 12
- O novo aplicativo Xiaomi Health oferece mais opções e torna as estatísticas de saúde mais precisas;
- Um novo rastreador do sono vem com uma gravação de sons de ronco e sono;
- Você pode sincronizar os dados com os artigos de desgaste suportados e os dispositivos domésticos inteligentes;
- O Xiaomi Saúde pode lembrá-lo de se levantar e se mover se for determinado que você está sentado há muito tempo;
- Análise de estatísticas de saúde, com conselhos sobre como otimizar a saúde.
Calendário
- Um novo layout está agora disponível para visualização de calendário em formato paisagem;
- Novas animações
- Os cartões de calendário lembram eventos importantes e aniversários
Como descarregar e instalar o MIUI 12 Beta
Aqueles que estão familiarizados com o assunto já podem instalar uma versão beta não lançada da nova interface em seus smartphones Xiaomi ou Redmi. Muitos dispositivos são compatíveis com o MIUI 12 - o que é louvável, pois a atualização traz muitos recursos e melhorias. Os profissionais da XDA-Developers desaconselham a instalação se você não estiver familiarizado com ela, porque a primeira versão beta precisa ser piscada manualmente. Os links para as versões de download podem ser encontrados aqui:
Lista de smartphones para obter o MIUI 12
Vários smartphones Xiaomi e Redmi receberão o MIUI 12 neste inverno. Em junho, a nova interface do usuário será lançada em três fases para diferentes modelos. Inicialmente, os dispositivos premium da Xiaomi serão suportados e o mifreak.com publicou uma primeira lista de dispositivos com o cronograma de atualização para o MIUI 12 (lista Estados Unidos):
Primeira onda de atualizações:
- Xiaomi Mi 10
- Xiaomi Mi 10 Pro
- Xiaomi Mi 10 Youth Edition
- Xiaomi Mi 9 Pro 5G
- Xiaomi Mi 9 Explorer Edition
- Xiaomi Mi 9
- Redmi K30 Pro Zoom Edition
- Redmi K30 Pro
- Redmi K30 5G
- Redmi K30
- Redmi K20 Pro Edição Premium
- Redmi K20 Pro
- Redmi K20
Segunda onda de atualizações:
- Xiaomi Mi Mix 3
- Xiaomi Mi Mix 2S
- Xiaomi Mi CC9 Pro
- Xiaomi Mi CC9
- Xiaomi Mi CC9 Meitu Edition
- Xiaomi Mi 9 SE
- Edição de impressão digital de tela Xiaomi Mi 8
- Xiaomi Mi 8 Explorer Edition
- Xiaomi Mi 8
- Redmi Note 8 Pro
- Redmi Note 7 Pro
- Redmi Note 7
Terceira onda de atualizações:
- Xiaomi Mi CC9e
- Xiaomi Mi Note 3
- Xiaomi Mi Max 3
- Xiaomi Mi 8 Youth Edition
- Xiaomi Mi 8 SE
- Xiaomi Mi Mix 2
- Xiaomi Mi 6X
- Redmi Note 8
- Redmi 8
- Redmi 8A
- Redmi 7
- Redmi 7A
- Redmi 6 Pro
- Redmi 6
- Redmi 6A
- Redmi Note 5
- Redmi S2
Esta lista de atualizações do MIUI 12 não é uma lista final de dispositivos compatíveis. Portanto, se o seu smartphone não estiver na lista, isso não significa que o MIUI 12 não virá para o dispositivo. Esperamos o cronograma de atualização oficial da Xiaomi nas próximas semanas.
Ansioso por essa nova atualização? Instalou, ou vai instalar a versão beta? Conte nos cometários.
Fonte: XDA-Developers, mifreak.com, MIUI.com
O Poco M3 veio com uma versão do Miui 12 mais a opção de segundo espaço não está disponível , será que se voltar pro Miui 12 eu teria essa opção?
Vale a pena observar que a lista de aparelhos é da MIUI chinesa... Ainda não temos MIUI 12 Global e nem lista de updates.
Essa lista de junho é a versão estável global pra todos os modelos citados, ou beta global?
Lista de aparelhos que vão receber a versão chinesa. MIUI Global por enquanto nada.
Gestos com barra inferior e gestos do Google? Ridículo. Para mim não deveria haver nenhuma barra e os gestos poderiam continuar a partir de qualquer borda, seja inferior ou lateral.
Por um momento pensei que a Xiaomi teria comprado o aplicativo Fluid NG ou iria permitir configurações dos gestos ao gosto do usuário.
Conversei com o desenvolvedor do Fluid (o cara é português) e ele disse que não tinha vendido, fiquei apenas na esperança da Xiaomi pelo menos copiar o aplicativo, mas fez foi retroceder se igualando ao Google.
O jeito é torcer para a MIUI 12 permitir o funcionamento normal do Fluid NG, melhor aplicativo que existe.
Faltou falar do novo recurso do navegador que recolhe dados do usuário mesmo em modo anônimo.
Mas sempre recolheu, é só para não ficar o histórico no navegador
Aham. Recolher dados de navegação anônima para não ficar histórico no navegador, mesmo a navegação anônima não deixando histórico. E pior, dados com conversão de hash.
Até navegadores independentes que dizem não recolher dados, recolhem.
Quem usa o navegador da Xiaomi?
Detalhe, todas as fabricantes recolhem dados, inclusive a Apple. E não é só pelo navegador. Basta ligar o celular e você já está sendo monitorado.
Muita gente usa. Geralmente o público leigo que só vai instalar Whatsapp e Instagram.
Privacidade é uma mentira hoje em dia, a Google sabe mais da tua vida que tua própria família