Xiaomi Mi 8 no teste da câmera: ele bate o Pixel 2?
Nas últimas semanas, pude testar o Xiaomi Mi 8 extensivamente. Claro, eu também olhei de perto para a câmera. Mostrarei a você neste teste de câmera do Mi 8 tudo o que pude perceber a respeito do conjunto ótico do mais novo topo de linha da empresa chinesa.
Um toque de teoria
Em seu último carro-chefe, a Xiaomi não instalou nenhum novo hardware de câmera, mas decidiu usar os mesmos componentes que o Mi MIX 2S. Na verdade, encontramos a mesma câmera dupla que catapultou o MIX 2S para os 10 melhores smartphones com câmera.
O sensor principal do Mi 8 é um Sony IMX363 com uma resolução de 12 megapixels e um tamanho de 1/2.55 polegadas. Os pixels fotossensíveis têm 1,4 microns de tamanho. A lente possui uma abertura f/1.8 e a câmera possui foco automático de detecção de fase de dois pixels e um estabilizador ótico de 4 eixos.
A segunda câmera também traz sensor de 12 megapixels, mas usa um tipo diferente de sensor. O número f da lente é f/2.4 e o sensor é significativamente menor, com um tamanho de 1/3,4 polegadas. Portanto, os pixels são menores em -1 micrômetro. A lente tem uma distância focal de 56 milímetros e permite uma ampliação dupla sem perdas.
O Xiaomi Mi 8 é capaz de gravar vídeos em 4K a 60fps. O modo de câmera lenta captura vídeos em 1080p a 240 fps. Em contraste, o Mi MIX 2S permitia apenas 30 quadros por segundo para gravações em 4K. Vídeos de câmera lenta eram limitados a 120 fps. A câmera frontal está passando por uma grande atualização de 5 megapixels para 20 megapixels. A abertura é f/2.0. Infelizmente, não há mais detalhes sobre o tipo de sensor usado.
Otimização de software e funcionalidade IA
Apesar do mesmo hardware, o Mi 8 usa software aprimorado. A Xiaomi trabalhou principalmente na funcionalidade da IA. Isso torna os proprietários do MIX 2S felizes, porque com a MIUI 10 o smartphone sem bordas chegará ao nível do recém-chegado em termos de qualidade de foto.
Aqui estão alguns exemplos do que o Mi 8 pode fazer com sua câmera. Nesta primeira cena você já pode ver uma ótima gravação com uma excelente faixa dinâmica, que também foi aprimorada pela inteligência artificial.
Na foto você pode ver como a IA do Xiaomi Mi 8 otimiza as fotos. Ele extrai muitos detalhes de partes expostas da imagem. As cores também são mais fortes – mas permanecem naturais.
A IA também funciona com a lente telefoto, na qual não houve melhora em comparação com o Mi MIX 2S.
Infelizmente, a IA nem sempre consegue melhorar as fotos. Na cena seguinte, por exemplo, que mostra o relógio da Alexanderplatz em Berlim, a IA tentou melhorar os detalhes, o brilho e a cor dos objetos no relógio, mas acabou super-expondo o céu no geral.
Felizmente, você pode ativar ou desativar a detecção de cena e o modo IA com um único clique no aplicativo Câmera, para que você possa fotografar duas fotos em rápida sucessão e manter as melhores depois. É uma pena que não seja possível salvar a foto normal e a foto processada por IA ao mesmo tempo.
Quase sempre imagens satisfatórias
No geral, as fotos da câmera principal do Mi 8 foram muito boas. Boas o suficiente para me separar do meu fiel Pixel 2 XL, que eu pessoalmente ainda considero o melhor smartphone que já usei para fotos.
A faixa dinâmica do sensor principal é muito grande, mesmo sem o uso de HDR. O foco automático foi sempre rápido e preciso, e ao gravar os vídeos quase não notei alterações nos detalhes da imagem ao focar novamente (foco de respiração). A estabilização de imagem me decepcionou um pouco.
A câmera frontal é capaz de capturar muitos detalhes e até mesmo produzir um efeito bokeh satisfatório em boa luz. Em condições de pouca luz o ruído já se torna visível. Além do efeito bokeh, achei os efeitos de iluminação no modo retrato da câmera principal muito interessantes.
Infelizmente, a qualidade da imagem se deteriora rapidamente quando o sol se põe. Não me entenda mal, os resultados não são catastróficos e eu, pessoalmente, tenho visto fotos piores com pouca luz em outros modelos. Mas, em comparação com o Google Pixel 2 XL, vemos um nível mais baixo de detalhes e um intervalo dinâmico menor.
Nas bordas de algumas fotos, uma leve distorção na lente pode ser vista. Felizmente, meu colega Stefan (chefe de nossa equipe de foto/vídeo e fotógrafo experiente) e eu conseguimos identificar o problema. Somente fotos macro extremas são afetadas pela distorção. Fotos regulares não têm esse problema.
Em setembro ficará ainda melhor
Embora o Xiaomi Mi 8 tenha conseguido me cativar com a câmera fácil de usar e seus ótimos resultados, existem alguns pequenos bugs nos quais a Xiaomi ainda pode trabalhar. Fotos em condições de pouca luz podem ser muito melhores. Graças ao aprendizado de máquina, a IA sempre pode garantir melhores resultados.
A versão final da MIUI 10 deverá ser lançada até o final do inverno. Portanto, espero que a Xiaomi consiga melhorar ainda mais o Mi 8. Uma coisa é certa: com um ótimo desempenho, um display OLED de alta qualidade e uma câmera tão competitiva, não há motivo para você se arrepender da compra de um Xiaomi Mi 8.
O que você achou da câmera do Mi 8?
Agora em 2019 continuo com meu Xiaomi Mi8 adiquirido em dezembro do ano passado e o que posso dizer é que ele é muito mais rápido do que um iPhone x ou S9 sem sombra de dúvidas e em câmeras supera o iPhone x e equipara se ao S9+ a Xiaomi lançou várias atualizações para o mi8 e sua câmera que a deixaram melhor do que quando lançado eu posso dizer que vi melhorias significativas e eu agora na miu 10 uso a Google câmera e os resultados são fantásticos.Se o mi8 hoje em 2019 passasse pelo DxO Mark denovo subiria com certeza ao menos uns 2 pontos no score com a câmera nativa acho que está semelhante ao mi mix3 e com a gcam acho q pode ganhar até mais 3 pts nesse score...ótimo tela ótima câmera e ótimo desempenho e uma bateria mediana e com carregador super rápido.
pra mim será mais que otima hehe, ja faço milagre com a camera do mi6, mes que vem tôp pegando essa belezura *-*
Pelo menos enfim vemos uma evolução satisfatória nas câmeras da xiaomi. Até nos redmis houve uma melhora perceptível.
Quem deseja uma excelente camera terá que partir para o belo OPPO Find X , mas para um usuário "normal" e para o dia dia acredito que a do Mi8 sirva para a maioria.
Se quer uma câmera melhor que a do Mi 8, tem que ir para Huawei P20 e Pro, HTC U12 ou S9+
A câmera do mi8 é superiora do OPPO em muita coisa...
Pelo que pude perceber, parece satisfatória para a grande maioria dos usuários.
É muito boa agora em 2019 está ainda melhor pois já foram várias atualizações que melhoraram ainda mais a câmera e eu ainda uso a gcam que faz as fotos ficarem ainda mais fantásticas.
Descobri a pouco que processamento de fotos no celulares é muito ruim, melhor corrigir fotos no APP Snapseed dentre outros
Quando olhem o titulo eu pensei "caramba, o Mi8 é tudo isso em camera?" Mas quando eu li, vi que ele perde até para o S9...
Ele não perde ele se equipara ao S9 plus e supera o iPhone x, agora em 2019 ele já teve atualizaçoes que melhoraram ainda mais a câmera fora que na miu 10 já uso a gcam q fica simplesmente fantásticas as fotos