watchOS 11: Principais Recursos e Dicas para o Seu Apple Watch
Com a chegada do watchOS, a Apple disponibilizou um conjunto de novos recursos para o Apple Watch. Enquanto algumas funções, como o inovador monitoramento de apneia do sono, são cruciais para acompanhar a saúde, outras se dedicam ao estilo de vida e à produtividade, aprimorando a experiência geral com o relógio inteligente. Confira um resumo dos principais recursos do watchOS que testar o quanto antes.
Saúde e condicionamento físico
Detecção de apneia do sono
Uma das principais adições do watchOS 11 é a detecção de apneia do sono. O recurso utiliza o acelerômetro e o chipset do Apple Watch para monitorar os movimentos mais sutis que acontecem durante o sono, identificando padrões que podem estar associados a distúrbios respiratórios. Essas movimentações capturadas durante o relaxamento são representadas em diferentes valores, indicando a apneia do sono em sua versão mais grave ou moderada.
O usuário ainda pode obter um relatório médico, mas o recurso de rastreamento do sono precisa estar ativo por, pelo menos, 30 dias. As informações registradas podem ser compartilhadas com médicos e prestadores de serviços de saúde para uma análise médica mais precisa.
No entanto, nem todos os modelos de Apple Watch com watchOS 11 têm suporte a este recurso. A detecção da apneia do sono vai depender do hardware do dispositivo, e está disponível somente no Apple Watch Series 9, Ultra 2 e Series 10.
Carga do Treino
O recurso Carga do Treino vai medir a intensidade do seu treino em vários períodos. Porém, para começar a usar o recurso, você precisa de 28 dias de coleta de dados, no mínimo. Então, as informações são sempre comparadas com os últimos sete dias, classificando seu treino como abaixo da média, estável, acima ou bem acima.
O sistema usa métricas como frequência cardíaca, GPS e outras informações que façam a estimativa de esforço do treino, levando em conta também a idade, peso e altura. A partir dessa análise, é possível entender o quanto você pode se esforçar durante um treinamento. Se necessário, o recurso exibe dicas cruciais de como evitar lesões.
As informações sobre a Carga do Treino são encontradas diretamente no aplicativo Atividade do Apple Watch, ou na guia Resumo do aplicativo Fitness do iPhone. Lembrando que é preciso adicionar esses dados como uma nova categoria no Resumo.
Classificação de esforço
A Apple incluiu outra adição importante para o monitoramento de condicionamento físico no seu relógio inteligente: o recurso de Classificação de Esforço. Essa nova métrica de exercício é responsável por avaliar seu desempenho após um treino, e pode ser usada em atividades cardiovasculares, como caminhada, corrida e remo. A medida também leva em conta o ritmo, elevação, frequência cardíaca e dados pessoais que fornecem uma pontuação abrangente de esforço.
Os resultados podem ser ajustados manualmente pelo usuário, que ainda pode adicionar dados de exercícios não cardiovasculares para obter as classificações. Além disso, o watchOS conta com suporte para a importação de métricas de exercícios de aplicativos de terceiros, o que oferece uma maior flexibilidade para o acompanhamento do condicionamento físico.
Aplicativo Sinais Vitais
Outra adição valiosa ao watchOS 11 é o aplicativo Sinais Vitais, que explora diversas métricas para o monitoramento da saúde do usuário, detectando qualquer alteração que possa ser um alerta. Ainda que a função não seja uma novidade na área de dispositivos vestíveis, se consolida como um aprimoramento significativo do pacote de saúde da Apple.
O que mais me agrada aqui é a abordagem direta da companhia, que explica com clareza como as classificações de suas horas de descanso se derivam de métricas sensatas e fáceis de obter. A Apple ainda combina leituras da frequência respiratória, temperatura do pulso, níveis de oxigênio no sangue e duração do sono, fornecendo análises categorizadas como Alta, Típica ou Baixa.
A categoria Típica é em relação às métricas próximas à linha de base, enquanto Alta e Baixa indicam desvios significativos da linha de base mais recente, identificada ainda como discrepante.
Vale ressaltar que a Apple incluiu recentemente a métrica para monitorar o consumo de álcool, o que é bastante interessante porque tanto a quantidade quanto o momento da ingestão podem influenciar nas medidas do sono e no tempo de recuperação dos exercícios. Como uma pessoa que gosta de tomar uma taça de vinho ou cerveja de vez em quando, entender o impacto do álcool no meu humor diário e qualidade do sono, além do meu desempenho na corrida ou no levantamento de peso, a função será altamente benéfica.
A melhor parte da função de Sinais Vitais é que ele funciona de forma retroativa, que permite o entendimento imediato que esses valores podem indicar para a nossa saúde.
Aprimoramentos no rastreamento de ciclos
Sou uma grande fã da abordagem da Apple quando o assunto é o rastreamento de ciclos, e agora os desenvolvedores da fabricante elevaram a função a outro nível. O recurso de acompanhamento do ciclo foi aprimorado, oferecendo um melhor suporte ao acompanhamento da gravidez, avaliando os sintomas e ajustando as métricas de saúde, como a frequência cardíaca.
Ao registrar um gravidez, é possível estimar a idade gestacional e a possível data do nascimento, tudo isso enquanto registra sintomas importantes como a náusea matinal. A função oferece ainda uma visão mais abrangente do monitoramento cardíaco, o que é bastante relevante durante a gravidez, já que a frequência dos batimentos pode aumentar um pouco.
Exercícios personalizados para nadar na piscina
O novo watchOS conta ainda com uma nova personalização baseada em intervalos, com feedback tátil para as transições. O recurso funciona de forma simples.
Se você quiser fazer um exercício que envolve nadar cinco séries de 50 metros, por exemplo, seguido de um descanso de 30 segundos após cada uma, pode configurar esses intervalos da forma que quiser. É possível definir a duração de cada segmento de natação e cada período de descanso.
Além disso, enquanto você está nadando, pode ser um tanto quanto complicado ver o relógio ou ainda ouvir os alarmes. Por isso, o Apple Watch agora possui um recurso de feedback tátil que dispara um leve toque no pulso quando chega a hora de passar para a próxima parte do treino.
Personalização e interface
Conjuntos Inteligentes
Sendo bem sincera, não uso o recurso de Conjuntos Inteligentes com frequência. E sendo ainda mais honesta, também não uso muitos widgets no meu iPhone, somente os mais básicos que são bastante interativos, como o reprodutor do Apple Music. No entanto, com o novo watchOS 11, a seção de widgets ficou ainda mais inteligente, oferecendo sugestões com base na hora, local e rotinas, tudo diretamente do meu pulso.
Então, resolvi testar alguns widgets novos, como o Shazam e o Fotos. No caso do Fotos, é preciso que uma foto seja favoritada na galeria do aplicativo do iPhone para ser adicionada ao relógio. Acho isso um pouco intrigante, ainda que seja bom relembrar momentos memoráveis da minha vida no meu pulso, caso eu esteja entediada ou sem acesso ao meu celular. Mas será que é um motivo convincente para usar esse widget? É claro que você pode compartilhar essas fotos rapidamente com alguém, mas mesmo assim…
Ok, mas um recurso que eu realmente gosto é que, quando estou ouvindo uma música no Apple Music, o widget correspondente é exibido automaticamente na tela do meu Apple Watch no modo Always-on Display, ficando sempre ativo na tela.
Mostrador de relógio do Fotos
O Mostrador de Relógio do Fotos é um recurso muito legal. Não há muito o que falar sobre ele, pois é bastante parecido com o que vimos no iOS 16 no iPhone. Agora, um modelo de aprendizado de máquina faz uma seleção com as melhores composições das nossas fotos para o relógio, mas você também pode fazer as escolhas de forma manual. Eu gosto das opções de personalização, pois usando a criatividade consigo criar alguns mostradores de relógio muito legais.
Além de exibir uma única foto, também é possível configurar até seis fotos pré-selecionadas, ou ainda escolher uma coleção inteira que muda dinamicamente toda vez que você levanta o pulso ou acessa o relógio. No entanto, a configuração e a personalização do mostrador de relógio com o aplicativo Fotos só podem ser feitas no iPhone.
Mas se você não é muito fã de personalização, a Apple adicionou duas novas predefinições de mostrador de relógio com o watchOS 11. A primeira é o Reflections, que usa reflexos para deixar as telas ainda mais atraentes, e a segunda é o Flux, que entrega um mostrador de relógio dinâmico que se altera ao longo do dia.
Anéis de atividade personalizáveis
Com o novo watchOS, também podemos ter muito mais controle sobre os anéis de atividade. Agora, podemos pausar os anéis para dias de descanso ou lesões. Inclusive, estou lidando com uma lesão no joelho há três semanas e foi muito desanimador ver meus anéis incompletos todos os dias. Felizmente, agora isso é coisa do passado.
As metas diárias agora podem ser personalizadas para cada dia da semana. Também é possível ajustar a exibição das métricas e resumos de vários exercícios no aplicativo Fitness do iPhone. Porém, há um detalhe que ainda não pode ser movido: os anéis de atividade.
Gestos do Digital Crown
O watchOS 11 conta com alguns gestos úteis para melhorar a usabilidade da Digital Crown no Apple Watch. Antes, para acessar as notificações, você precisava deslizar o dedo para baixo no mostrador do relógio. Agora, basta girar a Digital Crown para isso.
Há também uma melhoria no modo de suspensão. Para sair dele, basta fazer um único toque na Digital Crown em vez de pressioná-la por três segundos.
Segurança e conectividade
Recurso de check-in
Desde que testei o Garmin Lily 2, tenho sonhado com a chegada do recurso de Check In no meu Apple Watch, e esse dia finalmente chegou.
Agora, sempre que eu for fazer meus treinos ao ar livre, posso compartilhar a minha localização rapidamente com meus amigos próximos e familiares, garantindo que eles sempre saibam onde estou. A função está integrada ao aplicativo Workouts. Acredito que a existência dessa ferramenta de segurança é crucial, principalmente para uma mulher e pessoa queer que gosta de correr à noite, e ainda mais para quem está se recuperando de lesões.
O Check In funciona pelo iMessage e é semelhante aos recursos de compartilhamento de local que estamos usando no iOS desde o ano passado. A opção pode ser ativada assim que o treino for iniciado, diretamente do menu de configurações. É importante observar que é preciso ter uma linha móvel ativa para usar a função.
Integração do aplicativo Tradução
Outro recurso interessante que chegou com o watchOS 11, principalmente para quem mora no exterior ou faz viagens com frequência, é a função integrada de tradução. Hoje, o Apple Watch oferece traduções para 20 idiomas diretamente no dispositivo, mas é preciso fazer o download de cada um deles com antecedência.
Além disso, o aprimoramento dos Conjuntos Inteligentes sugere o uso do aplicativo de tradução com base em sua localização, então não vai ser necessário procurá-lo de forma manual.
Aprimoramentos do Mapas
Se você, assim como eu, gosta de andar de bicicleta, pode explorar o recurso de navegação offline do aplicativo Mapas da Apple no watchOS 11. Nos Estados Unidos, ainda há um benefício adicional: você pode acessar a navegação para parques nacionais e criar rotas de caminhada personalizadas.
Bilhetes
O watchOS 11 também aprimorou o recurso de emissão de ingressos no Apple Watch, incluindo direções para estacionamento, locais e horários de shows. Além disso, a visualização de passes e ingressos também mostra detalhes relevantes para um melhor gerenciamento.
Disponibilidade e compatibilidade do watchOS 11
O watchOS 11 está disponível para o Apple Watch Series 6 e modelos posteriores, emparelhado com um iPhone XS ou mais recente que executa o iOS 18. Segundo a Apple, o Apple Watch Series 4, 5 e a primeira geração do SE não vão receber a nova versão do sistema operacional, pois seu hardware não suporta os avanços mais recentes.
Veja quais modelos contam com suporte para o watchOS 11:
- Apple Watch Ultra 2
- Apple Watch Series 10
- Apple Watch Series 9
- Apple Watch SE 2
- Apple Watch Series 8
- Apple Watch Series 7
- Apple Watch Series 6
Qual é o seu novo recurso preferido no watchOS 11? Compartilhe sua opinião conosco na caixa de comentários abaixo, contando como essas atualizações estão melhorando a sua experiência com o Apple Watch!