Review do Apple Watch Ultra 2: Mais do Que Aprimoramentos
![Review do Apple Watch Ultra 2: Mais do Que Aprimoramentos nextpit Apple Watch Ultra 2 Test Review](https://fs.npstatic.com/userfiles/7687254/image/Apple_Watch_Ultra_2/nextpit_Apple_Watch_Ultra_2_Test_Review-w810h462.jpg)
![Stefan Möllenhoff](https://fs.npstatic.com/user/00/20/740020-w155h167.jpg)
Se não fosse pelo novo mostrador do relógio, o Apple Watch Ultra 2 seria idêntico ao seu antecessor na questão visual. Porém, as verdadeiras inovações estão escondidas na parte interna: o smartwatch conta com o novo chip Apple S9 e o watchOS 10, além de algumas pequenas melhorias que o colocam dispositivo muito à frente da concorrência. Descubra o que mais mudou no produto na análise do Apple Watch Ultra 2 que fizemos.
Prós
- Design elegante e indestrutível
- Tela muito bonita e superbrilhante
- O watchOS 10 é muito divertido
- Rastreamento de condicionamento físico extremamente preciso
- Mais barato que seu antecessor no lançamento
- GPS multibanda agora ainda mais preciso
- Gesto de toque duplo útil
Contras
- Disponível em apenas um tamanho e uma cor
- Apenas dois dias de duração da bateria
- O carregamento é muito lento
![Apple Watch Ultra 2](https://fs.npstatic.com/devices/55/2955-w320h320.png)
Resumo e Preço
Com o Watch Ultra 2, a Apple continuou destacando as principais qualidades do seu primeiro relógio Ultra. Em relação ao design, o novo dispositivo é praticamente idêntico ao modelo anterior.
Mas descobrimos que ele revela a maioria de seus novos recursos apenas em uma análise mais profunda, possível após a primeira grande atualização. O recurso de toque duplo, por exemplo, funciona de forma confiável, e depois de alguns dias se torna uma prática natural. A nova função de busca com suporte a UWB também é muito útil.
![Apple Watch Ultra 2 sobre uma mesa. Apple Watch Ultra 2 sobre uma mesa.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7687254/image/Apple_Watch_Ultra_2/nextpit_Apple_Watch_Ultra_2_Review_Test-w782.jpg)
Além disso, o novo Apple Watch Ultra 2 se destaca por entregar um pacote geral do que comprovadamente funciona em um smartwatch, se tornando um produto excelente e incomparável em muitos aspectos, principalmente para quem já é usuário da fabricante. A primeira geração do Ultra, considerada ótima, já é muito melhor e mais barata em muitos quesitos. O que mais podemos querer?
No Brasil, o relógio está custando a partir de R$ 10.499.
Design e Tela
O Apple Watch Ultra 2 é bastante parecido com o primeiro Ultra, então ele não entrega aquela sensação boa de dizer que temos a versão mais recente do relógio inteligente. Mas essa falta de mudança no design é uma coisa boa, pois comprova que ele é muito bem projetado e não precisa de nenhum ajuste ou correção.
Prós:
- Design elegante e acabamento robusto;
- Botões laterais menos sensíveis a operações incorretas;
- Tela ainda mais clara e escura.
Contras:
- -
O Apple Watch Ultra 2 já vem no formato Ultra testado e aprovado. Como todos os relógios da marca, o dispositivo conta com uma coroa em que você pressiona e gira um botão à direita. No Ultra 2, esses controles estão dentro de um cordão para evitar o uso acidental. Esses acidentes sempre aconteciam com primeiro Watch Ultra, pois os pulsos dobrados durante flexões, por exemplo, sempre levavam a um uso incorreto do relógio e acionavam a Siri. Isso ainda pode acontecer de vez em quando com o Apple Watch Ultra 2, mas com muito menos frequência em relação ao primeiro modelo.
![Apple Watch Ultra 2 repousado sobre livros. Apple Watch Ultra 2 repousado sobre livros.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7687254/image/Apple_Watch_Ultra_2/nextpit_Apple_Watch_Ultra_2_Right_Side-w782.jpg)
À esquerda do relógio, vemos o botão de ação configurável que também vem na mesma cor laranja marcante. Um breve toque vai ativar a função de sua escolha, o que por padrão inicia um exercício. No entanto, você pode personalizá-lo da forma que quiser, vinculando os atalhos de sua preferência, desde o Shazam até rotinas mais complexas da sua casa inteligente. Com um toque longo, você chama o menu de emergência, que conta com uma sirene de alarme que pode ser ouvida a cerca de 100 metros de distância. Você ainda pode conferir por meio dele a sua identificação médica e um botão de chamada de emergência.
![Capturas de tela das funções do Apple Watch Ultra 2. Capturas de tela das funções do Apple Watch Ultra 2.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7446224/image/apple-watch-ultra/NextPit-apple-watch-ultra-screenshots-action-button-w782.png)
Mas a tela do Apple Watch Ultra 2 conta com um novo recurso: o painel é bem mais brilhante, o que é útil nos momentos em você estiver sob luz solar direta. Segundo a Apple, agora é possível atingir o brilho máximo de 3.000 nits em vez de 2.000 nits. Nos meus testes, não percebi nenhuma diferença entre o primeiro e o segundo relógio, mas eu também não estava abaixo de um sol de verão muito forte. De qualquer forma, a função de lanterna mostra claramente que a tela do novo relógio da Apple é muito mais brilhante.
![Apple Watch Ultra 2 ao lado do Apple Watch Ultra. Apple Watch Ultra 2 ao lado do Apple Watch Ultra.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7446224/image/apple-watch-ultra-2-ultra-display-comparison-w782.jpg)
O que é muito mais perceptível na prática é o novo brilho mínimo de 1 nit, o que torna o Apple Watch Ultra 2 significativamente mais escuro à noite, causando menos reflexos. O smartwatch também usa o sensor de luz integrado para ativar de forma automática o modo noturno, caso necessário. Com isso, você também pode tirar o relógio do modo noturno sem qualquer esforço quando ele estiverem embaixo da manga da sua blusa durante o dia, por exemplo, pois ele mudará para o modo diurno em apenas alguns segundos quando ele for descoberto.
![Apple Watch Ultra 2 em cima de uma mesa escura. Apple Watch Ultra 2 em cima de uma mesa escura.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7687254/image/Apple_Watch_Ultra_2/nextpit_Apple_Watch_Ultra_2_Side_Edge-w782.jpg)
watchOS 10
O software e os recursos do novo smartwatch são seus pontos fortes. Não existe outro relógio inteligente do planeta que tenha o mesmo nível de integração ao ecossistema da fabricante. Com o watchOS 10, a Apple abala o conceito operacional até os alicerces.
Prós:
- Sistema operacional engenhoso;
- Mudanças bem-vindas na estrutura da interface;
- O Toque Duplo é mais prático do que o esperado;
- Localização precisa de smartphones via UWB.
Contras
- -
Com o watchOS 10, a Apple está introduzindo o recurso Smart Stack, que consiste em widgets empilhados que podem ser deslizados de baixo para cima usando o dedo ou a Coroa Digital. Obviamente, é possível especificar quais widgets você quer que sejam exibidos e em qual ordem, mas o recurso não é compatível com aplicativos de terceiros por enquanto.
![Apple Watch Ultra 2 mostrando hora, clima e opções de carteira. Apple Watch Ultra 2 mostrando hora, clima e opções de carteira.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7446224/image/nextpit-apple-watch-ultra-2-smart-stack-w782.png)
Com um simples toque na Coroa Digital, o usuário é levado a todos os aplicativos instalados, mas agora você pode acessar as configurações rápidas simplesmente pressionando o botão inferior. O toque duplo ainda vai te levar ao aplicativo de carteira, e o toque duplo no botão superior aos aplicativos usados recentemente.
![Apple Watch Ultra 2 em cima de uma mesa sem as pulseiras. Apple Watch Ultra 2 em cima de uma mesa sem as pulseiras.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7687254/image/Apple_Watch_Ultra_2/nextpit_Apple_Watch_Ultra_2_Side-w782.jpg)
Com atualização para o watchOS 10.1, o recurso Toque Duplo chegou ao Apple Watch Ultra 2. Então, se você tocar duas vezes o seu polegar com um dos outros dedos da mão em que o braço está usando o relógio, você aciona várias ações personalizadas. Elas são:
-
Mostrar os widgets empilhados a partir de qualquer mostrador do relógio. Com toques adicionais, você percorre entre eles;
-
Atender e encerrar ligações. Parar e retomar o cronômetro. Pausar e iniciar a reprodução de música;
-
Percorrer entre as notificações mais longas e, se necessário, ditar e enviar respostas, mesmo em aplicativos de terceiros como o WhatsApp;
-
Tirar as fotos com aplicativo de câmera remota;
-
Ativar o botão de soneca no despertador.
Felizmente, o Toque Duplo só funciona quando o Apple Watch Ultra 2 é "acordado", então não há risco de incidentes durante o seu sono.
![Capturas de tela dos recursos do Apple Watch Ultra 2. Capturas de tela dos recursos do Apple Watch Ultra 2.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7446224/image/apple-watch-ultra-2-doubletap-response-w782.png)
Isso também ajuda a evitar erros operacionais na vida cotidiana, mesmo que na teoria ainda possa acontecer. Se eu tocar os meus dedos na mesa com frequência suficiente, o Apple Watch Ultra 2 pode acabar reconhecendo a ação como um Toque Duplo. No entanto, nos meus testes isso ainda não aconteceu, nem ao menos enquanto eu tocava piano.
A Siri aprendeu alguns truques novos. Graças ao chip S9, agora mais processos são executados de forma local, o que melhora consideravelmente a velocidade de uso. Em média, a resposta de voz a uma solicitação da Siri leva cerca de apenas 2 segundos em vez de 3. A assistente pessoal agora também é capaz de entender perguntas sobre seus dados de saúde, então você pode perguntar, por exemplo, quanto tempo de sono você teve na noite passada e ainda obter uma visão geral sobre os dados.
![Capturas de tela do recurso de monitoramento do sono no Apple Watch Ultra 2. Capturas de tela do recurso de monitoramento do sono no Apple Watch Ultra 2.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7446224/image/nextpit-apple-watch-ultra-2-sleep-w782.png)
O último ponto que vale ser mencionado diz respeito ao chip UWB U2 de segunda geração, que permite ao usuário localizar com precisão outro smartphone das séries mais atuais que também usam o mesmo chip. Isso funciona por dentro do ícone de localização do celular nas configurações rápidas.
![Capturas de tela do recurso de busca do iPhone por meio do Apple Watch Ultra 2. Capturas de tela do recurso de busca do iPhone por meio do Apple Watch Ultra 2.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7446224/image/apple-watch-ultra-2-precision-finding-w782.png)
Apple Watch Ultra 2 – Performance
O Apple Watch Ultra 2 é um excelente relógio esportivo para atletas ocasionais e amadores, mas ainda está longe de chegar perto dos relógios dedicados para profissionais, como o da Garmin. No entanto, é bem nítido que a Apple está fazendo um ótimo progresso na área.
Prós:
- Medição da frequência cardíaca no nível da cinta peitoral;
- Novos recursos/sensores para ciclistas;
- GNSS de banda dupla extremamente preciso.
Desvantagens do Apple Watch Ultra 2
- Muitos dados de medição, mas pouca análise.
![Foto da parte de trás de um Apple Watch Ultra 2. Foto da parte de trás de um Apple Watch Ultra 2.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7687254/image/Apple_Watch_Ultra_2/nextpit_Apple_Watch_Ultra_2_Sensor-w782.jpg)
GPS e Mapas
O Apple Watch Ultra já tinha um GPS de banda dupla extremamente preciso, contando com as bandas de frequência L1 e L5, mas Ultra 2 também não decepciona. Ao correr com as duas gerações do Ultra no braço direito e no esquerdo, os dados de quilômetros percorridos foram sempre mostrados de forma confiável, com menos de um segundo de diferença. Sendo assim, as distâncias totais são absolutamente idênticas.
![Dois smartphones exibindo mapas de corrida ao ar livre com estatísticas de distância e um painel de configurações de mapa. Dois smartphones exibindo mapas de corrida ao ar livre com estatísticas de distância e um painel de configurações de mapa.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7446224/image/apple-watch-ultra-2-maps-w782.png)
Em uma comparação direta entre o Watch Ultra 2 e o Amazfit GTR 4, que custa apenas um quarto do preço, vemos como os smartwatches modernos com GNSS de banda dupla são impressionantemente precisos nos testes. Ainda prendemos os dois relógios a um cortador de grama robô e o deixamos circular em um gramado que mede cerca de 8 x 5 metros. Nas imagens abaixo, você vê o resultado:
![Capturas de tela que mostram informações de treino e caminhada obtidas pelo Apple Watch Ultra 2. Capturas de tela que mostram informações de treino e caminhada obtidas pelo Apple Watch Ultra 2.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7446224/image/apple-watch-ultra-2-gnss-precision-w782.png)
Percebemos algumas melhorias nos mapas e no aplicativo de bússola. Então, se você estiver viajando fora da estrada, o app de bússola grava os últimos lugares em que você esteve com conexão de celular. Isso significa que você saberá de onde pode pedir ajuda no deserto, por exemplo, ou pelo menos entrar em contato com amigos e familiares.
Os mapas offline, topográficos e recomendações de trilha agora também estão disponíveis no novo smartwatch da Apple. No entanto, vale citar que esses recursos podem ser usados somente nos Estados Unidos, por enquanto. Obviamente, o novo relógio também tem as mesmas funções excelentes de navegação e bússola já conhecidas do primeiro Apple Watch Ultra.
Rastreamento e Sensores
O novo Apple Watch Ultra 2 oferece um portfólio de recursos já conhecido de sensores para pulso como o ECG, o SpO2 e outros, que já sabemos que funcionam com muita precisão. O primeiro relógio da linha se tornou o melhor monitor de frequência cardíaca segundo nossos testes, e o Watch Ultra 2 consegue ter um desempenho levemente melhor. Em uma comparação direta ao treinar com o Ultra no braço direito e o Ultra 2 no esquerdo, descobrimos que o novo modelo é um pouco mais rápido quando falamos de ajuste da frequência cardíaca.
![Resumo do treino com detalhes da frequência cardíaca e divisões para corrida ao ar livre do Apple Watch Ultra 2. Resumo do treino com detalhes da frequência cardíaca e divisões para corrida ao ar livre do Apple Watch Ultra 2.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7446224/image/apple-watch-ultra-2-workout-w782.png)
Obviamente, também comparamos o Watch Ultra 2 com um sistema de cinta peitoral durante a prática de esportes, mais especificamente um treino de peito com supino e flexões. Isso é um grande desafio para os sensores ópticos de pulso devido à alta tensão e angulação dos pulsos. Os resultados foram praticamente idênticos: enquanto a cinta peitoral forneceu uma frequência cardíaca máxima de 164 batimentos por minuto, o Apple Watch Ultra 2 entregou 163.
E se eu realmente quisesse muito mais precisão, poderia ter conectado a cinta peitoral Sigma diretamente ao Apple Watch Ultra 2. Felizmente, isso também se aplica agora a outros sensores Bluetooth, já que o novo relógio não é compatível somente com faixas peitorais, como sensores de cadência, velocidade e potência. Também há novas visualizações de exercícios que permitem aos ciclistas treinar por zonas de potência, por exemplo.
Ao mesmo tempo, ainda existem muitos sensores não suportados pela Apple. Em relação às cintas de frequência cardíaca, por exemplo, somente este dado funciona, pois o relógio não consegue ler os valores de eficiência de corrida das cintas peitorais da Garmin. No entanto, essa mesma informação pode ser obtida pelo relógio desde o primeiro Ultra. A única desvantagem é que os dados obtidos pelo relógio não são tão precisos quanto os de uma cinta, que monitora o tronco.
![Um Apple Watch Ultra 2 no pulso, mostrando o tamanho do dispositivo. Um Apple Watch Ultra 2 no pulso, mostrando o tamanho do dispositivo.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7687254/image/Apple_Watch_Ultra_2/nextpit_Apple_Watch_Ultra_2_Test_Wrist-w782.jpg)
A Apple também vem expandindo seu ecossistema em outras áreas. O watchOS 10 conta com uma nova API de treinamento que permite a criação de exercícios por aplicativos de terceiros. Você pode, por exemplo, exportar as próximas sessões de treinamento do app TrainingPeaks para o relógio, que usa o seu próprio sistema de treino.
Rastreamento do Sono e Recuperação
O Apple Watch Ultra 2 ainda conta com a função de monitoramento natural do sono, incluindo a saturação de oxigênio e frequência respiratória. Juntando esses dados com as informações de frequência cardíaca registradas automaticamente, você tem uma ideia de como vem se recuperando do estresse do dia a dia. Em comparação direta com um Whoop 4.0, observamos que os valores registrados são muito parecidos.
Mas o que devemos fazer com todos esses dados coletados por relógios inteligentes para aplicar na vida cotidiana? A Whoop está tentando responder a essa pergunta com um treinador de IA baseado no ChatGPT, o que parece promissor. Gostaria de ver o mesmo da Apple para o Watch Ultra 3.
Bateria e Carregamento
O Apple Watch Ultra 2 oferece uma ótima duração de bateria. No teste, conseguimos 48 horas com uma única carga, mesmo com uso intenso e a prática de 30 a 60 minutos de atividades físicas por dia, sem GPS.
Prós:
- Duração da bateria muito boa para um smartwatch;
- Pode ser recarregado a partir do iPhone 15 Pro via USB-C.
Contras:
- Não há carregamento sem fio reverso via iPhone;
- Carregamento rápido muito lento.
O Apple Watch Ultra 2 está à frente da concorrência em termos de recursos para relógios inteligentes, principalmente quando se trata de aplicativos e integração com smartphones. Comparado com dispositivos semelhantes, o Ultra 2 funciona por um período de tempo praticamente inigualável.
![Dois modelos de Apple Watch Ultra 2 com diferentes pulseiras em uma superfície. Dois modelos de Apple Watch Ultra 2 com diferentes pulseiras em uma superfície.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7687254/image/Apple_Watch_Ultra_2/nextpit_Apple_Watch_Ultra_2_vs_Ultra-w782.jpg)
Conseguimos completar 48 horas de uso de forma confiável durante os testes. De uma noite de domingo à meia-noite até o mesmo horário da terça-feira, restaram exatamente 2% da capacidade de bateria fora do modo de economia de energia. Isso, no entanto, com a tela sempre ligada, dois exercícios feitos e notificações ativadas.
O único fator negativo aqui é o carregamento, que ainda é bastante lento. Quando a bateria está completamente vazia, o relógio chega a somente 39% de carga após 30 minutos. Depois de uma hora, chega a 69%, e o Watch Ultra 2 só atinge 100% depois de exatos 99 minutos na tomada. Isso significa, então, que ele carrega pelo menos um pouco mais rápido que a primeira geração. Veja o comparativo na tabela abaixo:
Comparação da velocidade de carregamento do Apple Watch Ultra 2 e do Apple Watch Ultra
Comparação das velocidades de carregamento do Apple Watch Ultra | ||
---|---|---|
O produto | ||
Início |
|
|
10 minutos |
|
|
20 minutos |
|
|
30 minutos |
|
|
40 minutos |
|
|
50 minutos |
|
|
60 minutos |
|
|
Totalmente carregado |
|
|
Sempre me pergunto como a carga de bateria se encaixa na minha vida cotidiana. Como uso relógio à noite para monitorar o meu sono, tenho que carregá-lo em torno de 50% por dia, o que leva cerca de 50 minutos. Infelizmente, isso é mais do que o tempo que eu tenho para tomar banho e me arrumar pela manhã, depois de ainda praticar esportes. Na prática, isso significa que eu preciso carregar o meu smartwatch constantemente em algum momento, principalmente enquanto estou trabalhando na minha mesa. Com isso, o dispositivo fica muito tempo carregando sem ser usado.
Se o Ultra 2 tivesse o dobro da velocidade de carregamento, ele ficaria sendo recarregado enquanto eu faço minha rotina matinal de higiene pela manhã. Mas não posso deixar de citar uma melhoria: agora, posso recarregar o relógio por meio da entrada USB-C do meu iPhone 15 Pro. Mas o carregamento reverso sem fio via MagSafe ainda não funciona.
![Um Apple Watch Ultra 2 repousado em uma pilha de papéis. Um Apple Watch Ultra 2 repousado em uma pilha de papéis.](https://fs.npstatic.com/userfiles/7687254/image/Apple_Watch_Ultra_2/nextpit_Apple_Watch_Ultra_2_Strap_Change-w782.jpg)
Apple Watch Ultra 2 – Especificações Técnicas
O modelo 2023 | O modelo 2022 | |
---|---|---|
O produto | ||
Imagem |
![]() |
![]() |
Cores |
|
|
Tamanho do relógio |
|
|
peso |
|
|
Tela |
|
|
Proteção |
|
|
Processador |
|
|
Sensores |
|
|
Segurança e proteção |
|
|
Duração da bateria |
|
|
Conectividade |
|
|
Para a oferta na Amazon* | ||
Para a oferta na Apple* |
|
Veredito Final
Ainda que nada tenha mudado na parte externa do Apple Watch Ultra 2, há uma série de recursos novos e interessantes graças ao watchOS e o chip S9 da Apple. Além disso, o relógio está ficando mais em conta, assim como a primeira versão. O sistema operacional também leva diversas funções ao modelo anterior.
O Apple Watch Ultra 2 se destaca por ter uma tela mais brilhante e escura, chip U2 com localização precisa do smartphone e o prático gesto Toque Duplo, o que já o torna melhor que a primeira versão.