Queremos saber: você compraria um smartphone que não tem os serviços do Google?
Os serviços do Google são essenciais para o funcionamento de inúmeros apps, jogos e até mesmo outros serviços. Hoje, nós queremos saber: você seria capaz de comprar um celular que não tem nada do Google pré-instalado?
Inúmeros serviços dependem das soluções do Google, como o Uber e o Waze, por exemplo. Mas existem aparelhos que não tem um ou outro app da gigante das buscas. Essa é basicamente a atual situação do Huawei Mate 30 Pro que, além de não poder vir com a Play Store instalada, não pode oferecer nenhum aplicativo da própria Google ou de desenvolvedores e empresas norte-americanas. É um caso mais extremo.
Sabemos, no entanto, que quem compra produtos importados já deve ter se deparado com a ausência da Play Store instalada ou com problemas similares. No caso da Huawei, os aparelhos da marca não são homologados para receber instalações manuais de serviços do tipo, mas para outras marcas é só instalar um APK manualmente e tudo estará resolvido.
Nós fizemos recentemente uma enquete aqui no site perguntando aos leitores qual serviço do Google era o favorito dos usuários (YouTube e Maps ficaram na frente). E também há um artigo contando a experiência de um editor do AndroidPIT usando por uma semana um smartphone Android sem os apps do Google. Recomendo a leitura:
Agora, quero saber sua opinião: você teria um smartphone que não viesse com os serviços e apps do Google?
O único problema que tem app que precisa do Google Play Service ex do WhatsApp que se olhar fica vários serviços rodando na memória ram e se bloquear o WhatsApp msm n recebe as msg qdo está com a tela bloqueada sem contar outros app esse é o problema de n ter os serviços da Google infelizmente nem tudo funciona mas se o aparelho tiver o bootloader que possa ser desbloqueado facilita a vida
Antes mesmo dessa história de Shop ROM e ROM Global e essa questão dos GApps, o Nokia X já tinha sido uma prévia de como essa experiência de ficar sem eles pode ser bastante complicada:
https://www.androidpit.com.br/nokia-x-android
Uma vez quando ainda usava o antigo Moto G2 instalei uma versão totalmente pura do Android. Se não me engano o Nougat. Nesse sistema só existiam 15 apps nativos e nenhum do Google!!! Instalei só os que eu gostava manualmente. Agora no caso da Huawei em que existe o bloqueio que impede os apps de serem instalados, ai complica um pouco, mas como tudo tem uma solução, com certeza os desenvolvedores independentes não iriam demorar muito pra criar soluções e jogar lá no XDA. Logo, eu compraria os smartphones da Huawei só pra ter o prazer de voltar as minhas raízes quando eu seguia vários tutorias para modificar o sistema Android.
E a solução já apareceu:
https://www.youtube.com/watch?v=o486d9bzyf8
O que o pelo jeito a maioria não entende é que, por ainda ser android, você sempre vai conseguir usar os serviços da google, basta instala-los manualmente. Eu ainda acho até melhor, porque ao invés de vir aquele monte de app inútil da google, eu vou lá e instalo apenas aqueles que eu uso e seus devidos suportes para funcionar em sincronia com o android. No final das contas acabo teno um android até mais leve em armazenamento e consumo de memoria ram, por ter menos apps da google funcionando em segundo plano e ocupando espaço na memoria do sistema.
A questão nem é conseguir ou não.
E sim o quanto será prático fazer isso.
Ainda lembro de comentários sobre a instalação dos GApps via Recovery, o que para um leigo não é nada prático.
Não!
Eu não compraria, sou um fã do Android by Google.
Para cada aplicativo da Google no mercado existe pelo menos 7 opções da concorrência, alguns muito superiores, o problema não é a Google e nem seus produtos mas sim a perda total ou parcial do dominio tecnológico dos USA no mundo, fato que acontecera muito em breve.
Não compraria em hipótese alguma. Dá sim para contornar o problema, mas não totalmente em muitos casos, e inclusive abrindo mão de parte da segurança e comodidade de ter um sistema funcionando e evoluindo praticamente sem intervenção.
Hoje compra-se um sistema e não somente um smartphone, toda a integração de serviços junto com o sistema operacional. Então não compraria.
Se desse para instalar os serviços do google depois, compraria. Do contrário, não compraria.
Eu tinha um Windows Mobile.
Se não for possível instalar a Google Play Store depois, não quero esse tipo de smartphone que seria um peso de papel pra mim.
Google é vida!!!
É o novo Deus do séc XXI!!
Comuns humanos!!.. ajoelhem-se perante sua grandeza!!!
Se o smartphone tiver um sistema de softwares que realizam as mesmas funcionalidades do Google até compraria, mas se não tiver, não compraria. O Google é a a maior empresa de softwares do mundo e quase todos os smartphones do mundo dependem dele.
Celular sem Google? Não compro.
Tive um Nokia Lumia 925 e tenho uma coisa a dizer, não é nada legal estar privado do mundo virtual.
Mesmo com um Smartphone na mão, tinha a sensação de estar com um dinossauro no bolso, sistema operacional horrível. =/
Bruno tive uma experiência que pode responder "de forma bem clara e objetiva" a sua indagação. Quando me atrevi no ano de 2016 a cair nos encantos de um magnífico Smartphone da marca "Microsoft Lumia" (modelo 950-XL), quis ver se existia outro mundo lá fora, além do Android e afins... Me deparei com a seguinte realidade pouco mais de um ano depois; as portas começaram se fechar, a luzes foram apagando, e a Lumia sumindo e o suporte a aplicativos minguando, e no fim o que sobrou, foi ter ficado com um "mico na mão" !!! Precisa dizer mais alguma coisa ? O mundo todo adotou o padrão Android, e por mais que outras empresas (tipo Huawei), procurem lançar softwares proprietários, o império da Google e seus aplicativos dificilmente serão abatidos. Essa é a dura realidade, gostem ou não !
Eu também caí nesse conto do vigário. Depois disso, agora toda vez que lançam algum sistema novo, antes de pegar vou ficar vendo de longe como o sistema vai se desenvolver.
Além disso, nesse período, os smartphones ficaram muito mais caros e a mascada não cresceu nessa mesma proporção.
Atualmente a, digamos, terceira força dos sistemas mobile seria o KaiOS, que é um fork do Firefox OS, onde traz algumas funcionalidades dos smartphones em celulares simples, os chamados feature phones.
A HMD (que cuida dos celulares da Nokia) lançou recentemente uma nova versão do 2720 com o KaiOS.
Quem sabe agora eu consiga realizar o sonho de ter um celular de flip. (Quando comecei a ter condições de comprar um celular, os celulares passaram a ser tudo smart, apenas tela. Antes da era smartphone, eu tive o 1100 e o 2630)