Você assistiria a uma propaganda em troca de 10MB de dados de internet?
Pelo menos essa é a proposta de um novo formato de propaganda da Vivo, que oferece esse mini-pacote de dados para quem se dispor a assistir a um vídeo patrocinado de 30 segundos. Mas será que esse é o jeito certo de criar um relacionamento entre uma marca e o internauta?
Vamos do início: basicamente, esse formato de propaganda criado pela Vivo exige que o internauta acesse esse site pelo smartphone. A partir daí, ele checa se há campanhas de acordo com o seu perfil e, em caso afirmativo, basta clicar no vídeo, assisti-lo e responder a pergunta que aparece ao final do anúncio. Feito isso, os 10MB de dados são incluídos em seu plano pré-pago ou Plano Controle. Os pós-pagos terão esse benefício mais para frente.
A primeira empresa a adotar esse formato foi a Unilever, que usou o vídeo para promover a linha de shampoos Dove. A Universal Pictures é a próxima a fazer uso do formato. De acordo com a Vivo, é possível assistir o vídeo de cada campanha, no máximo, por duas vezes e em cada uma, ele receberá os 10 MB.
Ainda segundo a operadora, esse formato permite que o usuário ganhe até 1GB de dados, de acordo com o tipo de campanha escolhida pelo anunciante(instalação de apps, vídeo, geração de leads, etc.).
Será que finalmente achamos um formato razoável de propaganda no mundo mobile?
Confesso que minha primeira reação ao sobre isso foi de escrever um texto criticando esse formato. Afinal, depois de encabeçar a campanha estipulando a franquia limitada de dados na internet fixa, a Vivo se tornou um alvo fácil para “descer a pancada”. Mas, depois de um café e de pensar melhor, comecei a considerar: será que essa não é uma boa ideia?
Porque pensem comigo: muitos usuários reclamam que a maioria dos formatos de anúncios presentes na internet é invasiva (e é mesmo) e prejudica a experiência de leitura das páginas acessadas. O mesmo vale para aquelas propagandas que somos obrigados a ver antes de visualizar um vídeo e até o formato de cinco segundos do YouTube é alvo de protestos.
Esse formato publicitário pode ser um primeiro passo onde todo os lados envolvidos ganham
Com isso, nossa primeira medida é instalar adblocks no nosso navegador para escapar desses aborrecimentos ou simplesmente ignorar a campanha. E isso é bastante prejudicial para os sites que dependem de publicidade, já que eles precisam apresentar números (clicks, pageviews, tempo de visualização, etc) ao anunciante que justifiquem o investimento deste. Logo, acaba sendo um jogo em que ninguém ganha.
E esse formato criado pela Vivo vai na contramão de tudo isso. Primeiro porque ele não se intromete na página do usuário de alguma forma. Para ter acesso à propaganda, ele terá de ir ao site da campanha. Ou seja, ninguém o forçou o internauta a ir até lá, é algo orgânico.
Segundo, o benefício dado em troca pela operadora é algo tangível e útil. Tudo bem que 10MB não é muita coisa, mas dá para enviar algumas mensagens pelo WhatsApp, acessar rapidamente as redes sociais ou assistir um vídeo em baixa resolução. Ou seja, pode quebrar um galho em casos de emergência ou fará seu plano pré-pago durar mais.
E, como dissemos antes, 10MB é o mínimo, com a possibilidade de o usuário ganhar até 1GB dependendo do tipo da campanha. Claro que o engajamento para ganhar isso teria de ser maior.
De qualquer forma, esse formato criado pela Vivo é um bom primeiro passo para acabar com a “guerra” entre anunciantes, sites e internautas. Pode melhorar, é claro. Mas seguindo essa linha de ação, é algo em que todos os lados ganham.
Acho bom.. as vzes chego a 800 MB Por dia..Quando tô sem wi-fi ajuda muito :)
Nem por 10, Nem por 100.....
Se tem uma coisa que me tira do sério quando uso o celular conectado á internet, é essas propagandas.
Cara, jogo o Asphalt 8, o jogo é ótimo, mas dá vontade de tacar o celular no chão, a merda da gameloft lota o jogo com publicidade, quando se joga online...
É irritante demais !!!
No caso da bosta da vivo, não faria diferença pra mim, todos os serviços dessas operadoras brasileiras são uma droga mesmo, Graças a Deus tenho wi-fi, só fico na mão quando estou na rua e sou obrigado a usar a porcaria da rede de dados da Tim.
Infelizmente, aqui é brasil né gente...
Eles não tem nem controle sobre créditos de pré-pagos ou pós, quanto mais sobre pacote de internet avulsa.
Cadê a Oi pra fazer isso?
próximo vídeo será pornográfico.todo mundo vai querer 10M
Fui assistir a propaganda e ganhei realmente os 10 MB, mas detalhe meu pacote com 400 mb por semana sumiu, e agora me fudi... a vivo nem me atende, que bosta de promoção!!!
Vindo deste lixo de empresa eu não quero mais nada.
Desde que abandonei a vivo (depois de 13 anos como cliente) não tenho do que reclamar.
Todo mundo falando da internet fixa e se esquecem que a móvel é um lixo neste país ... E não é por causa de velocidade não, e sim por estas malditas franquias miseráveis .
Troquei de operadora , escolhi a OI , ofereciam 60 MB por 0.99 ao dia que usasse ( o que já é uma miséria ) , mas só consegui usar esse plano 01 dia , após isso , o plano passou à ser 20 MB por dia ao mesmo preço!!!!!!!!!!
20 mega !!! Pra usar um dia todo !!! É uma vergonha , não dá pra fazer absolutamente nada , se abrir um site qualquer e ver 3 noticias , já aparece um SMS informando que a franquia acabou e oferecendo mais 20 MB por R$1.50 ...
Só estou esperando acabar os créditos pra jogar o chip desta porcaria de operadora no lixo .
Já imaginaram este tipo de situação acontecendo na internet fixa ?
Sim, eu acho incentivo a se conectar com
a internet. A vivo está de parabéns.
Eu assisto uma propaganda sim e em troca
eu ganho 10 a 20 mb, inteligente essa operadora
da vivo.
Quando li a matéria fiquei pensando, "é.. tudo bem." . Quando li os comentários pensei "HELL NO!!" Então, meu parecer é, "Não concordo, nem discordo, muito pelo contrário!".
resumão
*boa forma de publicidade, justificativa: Vc conhece o Google REWARD? Segue o mesmo principio, por conta dele, minha lista de aplicativos pagos tem aumentado bastante! Tais quais Final Fantasy IX que custa a bagatela de R$50,00. #ficadica
*complicado, uma vez que quando fiz minha conta, a promessa era internet limitada e tudo mais. Ainda hoje me pergunto se cabe ir no SAC de pequenas causas.
*10mb NÃO É MUITA COISA. Como citado nos comentário do site, o ser "HUEHUEHUE", é um heavyUSER der rede sociais, logo 10mb vai da nem 5g de pó de Facebook.
*bom, ainda assim, é melhor que ter que pagar.
Que assistir, que nada? Deixava rodando e ia fazer outras coisas como sempre fiz nos comercias de TV (ir ao banheiro, tomar um café, fuçar a geladeira etc).
Acho positiva, mas acho que trabalhar pra comprar pacotes melhores de internet compensa mais que garimpar nesses sites e apps
Mas nem com um giga, a vivo pra mim é a ultima opção, sou mais o tim beta labs, R$0,50 o dia por 100 mb e mesmo depois do comsumo total da franquia a net nao é cortada...
Eu também, o problema é que não consigo um.
Pode mandar as propagandas, 1000 ou 1000000, tanto faz quero é internet grátis kkkkk.
Assistir a um vídeo de 30 segundos para ganhar míseros 10MB de internet??? Só a Vivo pra oferecer uma @#*@#!§ dessa!!!
Assiste quem quer, mas acho uma forma honesta de mediar a transação.
Nunca vou dar lucro algum a essa operadora maldita que deu o empurrão inicial no que pude ser o maior retrocesso da web no Brasil. Nenhuma operadora é boazinha, mas essa dá repulsa!
Ridículo isso, 10mb? Hoje em dia fazemos o que com 10mb? Toda hora ter que assistir o vídeo pra conseguir 10mb, fora que o vídeo consome internet. O que ha de justo nisso? É como pedir esmola em troca de acesso que lhe sera tomado ao pedir novamente.
Eu te falo o que você faz com 10 mb. Você liga o celular e, antes que possa abrir a gaveta de apps, recebe a mensagem que o pacote acabou.
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!