E se em vez do Android o seu Samsung rodasse com o Tizen?
De acordo com o jornal coreano Korea Times, a Samsung estaria considerando mover todos os seus dispositivos para o seu próprio sistema operacional, o Tizen. Isso implicaria no fim dos smartphones e tablets Android da empresa.
Esta notícia vem de encontro com uma publicação da Fast Company, divulgada no mês passado, que sugeria que a empresa estaria se afastando de vez do Android Wear como sistema operacional dos seus futuros relógios inteligentes. Smartwatches executando Android Wear sempre foram uma segunda opção para a fabricante sul-coreana. Contudo, agora parece parece mais provável do que nunca que os smartphones da Samsung possam deixar o Android de lado e passar a usar o Tizen.
A Samsung pretende "reduzir sua forte dependência do sistema operacional do Google," de acordo com a Korea Times. "Se você não tiver o seu próprio ecossistema, então você não terá futuro", disse um executivo da Samsung não identificado à publicação.
A linha Z de smartphones da Samsung, que roda com a plataforma Tizen, já está disponível na Índia e tem sido "popular entre os consumidores indianos", disse o executivo. "Durante o primeiro trimestre deste ano, a Samsung vendeu cerca de 64 milhões de telefones lá". Claramente, no entanto, a empresa precisa de um ecossistema muito mais robusto antes de tal plataforma ser capaz de prosperar em telefones nos Estados Unidos e em outros lugares.
O executivo também teria dito que "mais incentivos e apoio será fornecido a desenvolvedores do Tizen", mas não se tem quaisquer outros detalhes sobre isso.
Se a Samsung decidir puxar o gatilho e ir adiante com o seu próprio sistema operacional, certamente, isso seria um grande golpe para o Google. A empresa sul-coreana - que é uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo - provavelmente gostaria de ter o controle total do ecossistema de seus aparelhos.
Todos sabemos que quando uma mesma empresa controla hardware e software dos seus dispositivos, o resultado geralmente é muito bom, mas os desafios de se abandonar uma plataforma consolidada como o Android são enormes. A Samsung terá que convencer desenvolvedores a portarem seus apps para uma terceira plataforma e, principalmente, convencer os usuários a mudar para essa plataforma.
A própria empresa fracassou no passado com o BADA OS, isso em uma época em que o Android era bem menos popular. A Microsoft também não conseguiu bater de frente com o Android e o iOS, apesar do Windows Phone ter sido bem consistente. A Samsung gastou muitos recursos construindo um ecossistema em torno do Tizen OS nos últimos anos, resta saber se esse esforço será suficiente para a empresa abandonar o Android.
E você, acha que a Samsung terá coragem de substituir o Android pelo Tizen?
Fonte: Korean Times
Acho Que Vai Ser Ótimo Pq Ah Samsung Poderá Ter Total Controle Do Software
Se a Samsung sair da plataforma Android, eu não serei mais usuário da Samsung. A própria samsung já me fez passar por uma experiência desastrosa com o Bada, seu próprio e já falido sistema operacional, que era uma verdadeira porcaria, ma minha opinião. Acho pouco provável que os fãs da empresa e que também são fãs do S.O Andoid apoiem essa mudança brusca.
1 - O Tizen terá a oferta de softwares que eu uso (você como usuário Android) atualmente?
2 - Terá uma loja de apps sempre se renovando em passos largos?
3 - Será que desenvolvedoras gostarão e mais um Sistema Operacional para manter - Samsung forçando a barra pela base de usuários?
4 - A Samsung Galaxy Apps, que é a App Store da Samsung abandonada, tem cacife para atrair usuários as instalarem porcarias sem motivo disseminando o uso de apps (monetização)? Hoje é uma cidade fantasma.
5 - O Tizen será funcionalmente rápido ou apenas mais um Sistema Operacional?
Eu apoio totalmente!
já não tenho a samsung como opção de compra desde meu Galaxy SII. se trocar o android pelo Tizen ela não volta pra fila nunca mais ... abraços samsung
É também o meu caso, tive um SII com aquela merda de touchwizz, depois disso nunca mais!
Não atualiza nem os modelos disponíveis no mercado com android em um tempo abiu, quem dirá em seus aparelhos com sistema próprio
hábil
Tzen ñ é da Samsung. É da Linux Fundation.
O Tizen, em si, é da Samsung em parceria com a Intel.
O maior problema seria os apps/loja e fora que a samsung não é muito boa com software.
Acho que a Google vai rever aquela história de lista de empresas que demoram a entregar as atualizações creio que a Samsung não tenha gostado do tom usado pelo Google de pressionar as fabricantes, mas seria legal se o Tizen entrasse no mercado já que a Microsoft fracassou
Se ficar com o Tizen, seria como a apple, usando somente aparelhos do mesmo fabricante! Assim, se você comprar aplicativos, alguns caros, teria que ficar escravo da empresa, ou arcar os prejuízos!
Eu acho que o fato de controlar mais o sistema não é garantia de um resultado melhor. Também acho que hoje não compensa esse movimento, o Android tá muito estabelecido, difícil confronto. Dai a arrumar aplicativos... (olha a Microsoft). Além de tudo consumidores vão estranhar.
Por fim, a própria Samsung já tá colaborando com o Android dando recursos criados por ela à Google. Seria uma jogada um tanto esquizofrênica mudar de sistema.
A Samsung precisa focar no desenvolvimento do Tizen em seus smartwatches e SmartTVs, onde funcionam extremamente bem.
Tive contato breve com um dos smartphones com Tizen, e, sinceramente? O potencial do SO está voltado para os demais dispositivos, não smartphones.
Acredito que o futuro está na convergência e não na divergência, perguntem para a Microsoft...
suicídio? kkk
Eu compraria um Samsung com Tizen!
Se a Samsung fazer que nem a Apple faz trazendo atualização regularmente e não deixando celulares antigo sem suporte seria uma boa, pelo meu modo de ver a Samsung dona do seu próprio sistema iria ter total controle sobre as atualizações de seus aparelhos, mas claro ela tem que fazer isso aos poucos para o Tizen se popularizar com o consumidor e conseqüentemente com os desenvolvedores de Apps porque um atrai o outro, o Android e um sistema muito inseguro e muito visado pelos Hackers, talvez a Samsung melhore a segurança de seus dispositivos tendo seu próprio sistema, claro estamos só na especulação no momento mas e um ponta de esperança já que a Google não faz nada em relação a segurança do Android alias INsegurança do Android.
Não sei porque esse pessimismo todo aqui abaixo nos comentários, o Android quando foi lançado não se popularizou rápido assim não, todo o sistema novo demanda tempo para cair no gosto, e já que a Samsung tem mercado em vários continentes para ela popularizar o Tizen não vai ser difícil já que tem um bom hardware, não esquecendo o Android e o que é hoje graças por um parcela da Samsung.
O problema para a Samsung é que, quando o Android começou, não tinha um SO tão amadurecido como iOS e Android hoje; a Samsung iria ter de enfrentar dois gigantes estabelecidos e uma Microsoft que só Deus sabe o futuro. Fora que fica a coisa da sincronização no Android independente da marca e modelo que eu use.
Acho algo muito corajoso de tentar.
O Tizen irá rodar mais em aparelhos de baixo custo por ser bem leve é uma boa opção ao Android, quando estiver bem familiarizado no mercado é certeza que veremos aparelhos tops rodando Tizen também.