Vírus do FBI transforma smartphones em escutas eletrônicas
Como se não bastassem os vírus criados por organizações criminosas, a polícia federal dos Estados Unidos utiliza malwares nos smartphones para escutar suspeitos. Veja os detalhes.
Alguns ex-agentes teriam revelado ao Wall Street Journal que o FBI não se limita a escutar telefonemas de pessoas investigadas, e usaria também malwares específicos para ativar o microfone do Android e dessa forma interceptar conversas ambientes.
Já sabíamos que é possível registrar tudo o que acontece ao redor de um smartphone. Um malware descoberto há algum tempo conseguia até mesmo tirar fotos de celulares das vítimas. Nenhuma fonte até agora, contudo, tinha admitido que essas técnicas fossem usadas também pela polícia.
A denúncia levanta questões cruciais do nosso tempo, e deverá trazer à tona novamente os debates pelas liberdades individuais e as suas restrições com fins de combate à criminalidade (especialmente ao terrorismo). O Google e o FBI não quiseram se pronunciar a respeito. Para qualquer vírus, tanto da polícia quanto dos bandidos, a única solução continua sendo os antivírus.
Você se sente mais seguro ou mais inseguro com o FBI podendo escutar tudo e todos?
Via The Register Fonte: WSJ
Sinceramente, não sei qual é pior, se o celular é monitorado pelos hackers, pelo FBI, pelo Google ou programadores de APPs. A verdade é que quem possui um smartphone, não tem privacidade alguma. Celular serve apenas para recados rápidos (Estou chegando; estou na rua tal, número tal; acabei de chegar da viagem; etc) e se tiver algo sigiloso, diga pessoalmente.
+ Rafael Dantas
Eu até entendo que seja difícil ter privacidade hoje em dia, mas tenho algumas considerações.
Não é o fato de ter algo a esconder do FBI, mas sim um direito, que na teoria só deveria ser violado com uma ordem judicial, ou seja, quando você fosse suspeito de algo. Eu fico pensando até quando as pessoas vão ter um pouco de privacidade, se um dia toda esta evolução não vai ser lamentada.
E na boa, se este procedimento estiver mesmo sendo realizado, e o pior fora do terreno Estado Unidense, alguém tem que por o Tio Sam no lugar dele, já esta muito saidinho pro meu gosto. Rs
Acho bem improvável. Alguém já teria detectado algum processo suspeito rodando no meio. Pessoal do xda está sempre futucando o sistema de todas maneiras.
Eu não tenho nada pra esconder do FBI, NSA, CIA, etc. Se eles querem gastar seus $$$ me monitorando com satélites, grampos e escutas só posso dizer que será uma enorme perda de tempo... e de dinheiro!
Privacidade é um luxo que poucos podem ter nesses tempos de notícias em tempo real, por mais que sejamos reservados. Mas deve ser muito entediante fazer isso com tantas pessoas... Imagina a divisão que vigia o Latino?!? Devem gravar tudo e usar em interrogatórios!
Creio que ninguem consegue sentir-se weguro quando sua privacidade esta em risco.