Três vantagens que o Snapdragon 835 trará ao seu próximo Android

snapdragon 820 835 penny image
© Qualcomm

Os processadores desenvolvidos para smartphones de gama alta enchem os olhos dos mais atentos em tecnologia e em resultados de benchmarks. O Snapdragon 835 veio com a promessa de ser superior ao seu predecessor, como esperado, e traz inúmeras novidades nas áreas de realidade virtual, conectividade e qualidade de som e imagem. Estivemos na sede da Qualcomm, em São Paulo, onde pudemos conhecer alguns detalhes sobre o novo chipset. Ao invés de trazer número e especificações para vocês, resolvi separar três diferencias que você, usuário comum, conseguirá notar na prática caso venha a utilizar um smartphone embalado por esse SoC.

1. Duração de bateria e carregamento turbo

Um dos problemas do Snapdragon 810 era o superaquecimento, que fez com que a Qualcomm lançasse uma segunda  versão revisada no mercado. Temos no 835 uma redução de 35% em seu tamanho físico, devido ao processo de fabricação em 10 nanômetros, mas mesmo assim o novo SoC não perdeu seu poder de fogo. Pelo contrário, afirma Helio Oyama, diretor de produto da Qualcomm, o novo chipset está ainda mais eficiente com relação ao consumo de energia.

O usuário notará isso na prática, com efeitos na durabilidade diária da bateria. O processador em si é econômico, cerca de 25% a mais que seu predecessor, o Snapdragon 821. É claro que o rendimento do sistema dependerá de inúmeros fatores, como o trabalho feito pelo fabricante na modificação do sistema, por exemplo. Mas, segundo Oyama, o 835 é um chip que consome menos energia.

galaxy j7 prime bateria usb
Modelos com Snapdragon 835 virão com Quick Charge 4.0 / © NextPit

Ainda sobre a bateria, o Snapdragon 835 oferece suporte para a tecnologia Quick Charge 4.0, que promete oferecer ao usuário 5 horas de uso em 5 minutos de carga para uma bateria com aproximadamente 3.000mAh. Essa capacidade de bateria é quase um padrão entre os modelos mais tops, e o carregamento turbo é algo que os usuários gostam bastante.

2. Gráficos otimizados para VR

A realidade virtual fará parte do cotidiano dos usuários que adquirirem smartphones este ano, principalmente high-ends. O investimento nesse tipo de tecnologia não começou agora, mas tem sido intensificado com investimentos do Facebook, do Google e da Samsung nos últimos tempos. A Qualcomm, como fornecedora de processadores, equipou o Snapdragon 835 com uma série de estruturas e processos que oferecerão uma experiência melhor com VR.

O Snapdragon 835 atua em algumas frentes neste aspecto. O que o usuário poderá notar, além de melhores gráficos com a GPU Adreno 540, é maior estabilidade e imersão durante jogos e apps que usam VR. Existe um mecanismo no chip chamado Visual Inertial Odometry (VIO) que ajuda o smartphone, integrado aos sensores, a interpretar os movimentos do usuário.

snapdragon 835 detalhes
Os pontos fortes do Snapdragon 835 / © NextPit

A latência também foi reduzida, ou seja, na prática você poderá se movimentar mais durante jogos sem notar atrasos nos gráficos ou qualquer outro defeito no tempo de resposta de jogos adaptados para realidade virtual (e isso sempre dá tontura ou dor de cabeça quando acontece com frequência). De fato, pude experimentar na prática um jogo VR dos Power Rangers, onde os gráficos rodaram liso, mesmo quando eu me inclinava ou me movimentava bastante.

3. Mais cores e qualidade de imagem

Primeiramente, falando sobre números, o Snapdragon 835 vem com a possibilidade de reproduzir 60% mais cores que seu predecessor. Além disso, temos o suporte para vídeos em 3D otimizado e também para o novo padrão de cor HDR10. O que mais me chama atenção aqui é o HDR10, que deve dar uma sobrevida as telas utilizadas pelos fabricantes, principalmente ao LCD.

Ao invés de aumentar a resolução, os fabricantes poderão otimizar a tecnologia de suas telas, que poderão exibir mais cores e alcançar uma gama melhor de contraste. É exatamente esse efeito que a Sony pretende com o Xperia XZ Premium, que tem suporte para o HDR10, e conta com uma tela IPS com resolução 4K. Neste caso não temos apenas o aumento da nitidez proporcionada pelo resolução alta, mas também uma vivacidade de cores mais ampla.

AndroidPIT Sony XZ Premium 6122
Tela com HDR10 do Xperia XZ Premium / © NextPit

Os novos Galaxy S8 também oferecem suporte para essa tecnologia, mesmo o painel desses dispositivos sendo Super AMOLED. O HDR10 não realiza apenas a compensação da luz como vemos em softwares de câmeras, mas ele é capaz de fazer um processamento de imagem capaz de ampliar a gama de cores, o brilho e também o contraste, eliminando possíveis áreas de sombra.

É claro que o Snapdrgaon 835 traz inúmeras outras novidades, como um novo modem de internet com velocidades mais altas, suporte para Wi-Fi SON, que ampliará possibilidades para o IoT, ou Internet das Coisas. Mas, para este artigo, resolvi separar os pontos fortes e que estarão mais facilmente (e visivelmente) ao nosso alcance. 

Qual dessas tecnologias você quer experimentar? 

Notificação por push Artigo seguinte
53 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 12
    Antonio Claiton 06/04/2017 Link para o comentário

    Minha era com os tops de linha acabou. Os preços não estão acompanhando a crise. Vejo intermediário samsung mais caro que tops de linha de marcas mais modestas.


  • 2
    Daniel Felipe 06/04/2017 Link para o comentário

    A maioria das pessoas não compra um smartphone pelo processador, mas sim por seus recurso, tais como câmera, memória e alguns avaliam a tela...


  • 4
    Vítor Pedro 06/04/2017 Link para o comentário

    Eu vejo potencial no snapdragon 835, mas percebo também que foi uma evolução discreta com relação ao snapdragon 821. Talvez a melhor novidade seja a construção em 10nm.
    A qualcomm vem mostrando uma boa evolução quanto aos seus SoC. Estão de parabéns!


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 05/04/2017 Link para o comentário

    Penso que se a Intel tivesse se empenhado nesse mercado o cenário hoje seria totalmente diferente. No mais, gostei do processador em questão.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 05/04/2017 Link para o comentário

    um senhor processador


  • 12
    Breno Caputo Filho 05/04/2017 Link para o comentário

    Meu próximo Android? Quem me dera.... rsrsrs


  • Sergio T. 20
    Sergio T. 05/04/2017 Link para o comentário

    Sem dúvidas, todas estas propostas de melhorias são ótimas.
    Eu, particularmente acho que este números "25% superior aqui, 30% superior ali", ,a prática, a maioria dos usuários acaba não percebendo, ficando somente para quem gosta deste números.
    Toda a melhoria é sempre bem vinda, mas, para a maioria das pessoas um celular com este tipo de tecnologia (também pelo preço) vai demorar a chegar.

    Paulo César Ramos de S.


    • 4
      Vítor Pedro 06/04/2017 Link para o comentário

      O mercado mobile vem crescendo e evoluindo tão rápido justamente por causa dessas porcentagens. São elas que acabam vendendo o peixe desses novos SoC.

      Sergio T.


  • Rodrigo Calile 45
    Rodrigo Calile 05/04/2017 Link para o comentário

    Frescura...


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 05/04/2017 Link para o comentário

    Carregamento turbo foi uma das melhores coisas que já inventaram, uso o do Snapdragon 808 com carregador Turbo Power 25 e já acho ótimo, imagina esse mais avançado!

    Conta desativadaBruno SalutesConta desativada


  • Blind 40
    Blind 05/04/2017 Link para o comentário

    A verdade verdadeira é que eu desejo ver o snapdragon 835 rodando o Windows 10 desktop e ver como ele se saí p jogos de PC e programas como Photoshop, AutoCAD, Premiere.


    Esperando loucamente que o ecossistema Android amadureça nos apps mais pesados e com mais funções e melhor adaptados para telas grandes no estilo RemixOS e agora o Dex da Samsung


    • Henrique Ariel 29
      Henrique Ariel 05/04/2017 Link para o comentário

      Jogos de pc? ta louco cara, isso é um processador móvel, não é pra ser desempenho bruto. Os outros programas até vai, mas jogos é extremamente improvável.


  • 4
    Marcelo Cesar 05/04/2017 Link para o comentário

    Esse 835 é baseado em quais córtex da ARM o 73 ou talvez 75????

    Blind


    • 2
      Daniel Felipe 06/04/2017 Link para o comentário

      Cortex A53


      • 4
        Marcelo Cesar 07/04/2017 Link para o comentário

        Sério então é uma merda kkkkk
        Melhor os da mediatek q já estão no A7X


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 05/04/2017 Link para o comentário

    Snapdragon 835 vs Exynos 8895

    1º Round

    Fight!!!!

    Fernando HenriqueConta desativada


  • Ramon Vargas 22
    Ramon Vargas 05/04/2017 Link para o comentário

    Certamente será um ótimo processador. Mas se eu tivesse que apostar, diria que a versão do Galaxy S8 rodando o Exynos 8895 terá um desempenho melhor do que a versão rodando com SD 835, exatamente como ocorreu no ano passado com o S7.


    • 1
      Marcus Vinicius 05/04/2017 Link para o comentário

      Arquitetura própria ajuda muito nessas horas... mas em desempenho eu aposto no SD.


      • Henrique Ariel 29
        Henrique Ariel 05/04/2017 Link para o comentário

        Exynos tem desempenho em CPU e Snapdragon em GPU, sempre foi assim, em abertura de apps o exynos ganha(até por conta de sua otimização) mas em questão de jogos(pouquissimo relevante pra quem nao usa pra isso) o snapdragon ganha, mas a diferença nao é tão grande, sao bem proximos.


  • Felipe Lima 28
    Felipe Lima 05/04/2017 Link para o comentário

    Depois que você se acostumar com um processador TOP, só troca por outro mais top ainda. Utilizo o SD820 e ano que vem planejo trocar para um aparelho com o SD835, a função que mais utilizo é o Quick Charge. Pense numa função abençoada <3

    Vítor PedroHenrique Ariel

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.