Porque o Spotify é o meu app preferido de todos os tempos
Estava começando a escrever um review sobre o app do Spotify, mas quanto mais eu pensava nisso, menos queria. Como você pode criticar o que ama? E, honestamente, eu amo o Spotify. Então, ao invés de criticar, resolvi dizer porque ele é o meu aplicativo favorito no Android.
O que é o Spotify?
O Spotify é um serviço de streaming de música sueco, disponível em mais de 50 idiomas, com um número estimado de 75 milhões de usuários. Oferece tanto uma versão gratuita, que é sustentada por anúncios, quanto uma assinatura premium, que custa R$14,90 por mês. Mas ambos oferecem streaming ilimitado de seu acervo com mais de 20 milhões de músicas.
Mas por que eu amo o Spotify?
Como você já sabe, o Spotify é meu aplicativo Android favorito porque ele me permite ouvir as músicas que amo. Sim, sei que existem outros que fazem a mesma coisa, mas, a seguir, vou explicar como vejo o Spotify se destacando entre a concorrência.
Estações de radio
No Spotify, se gosto de uma música em particular, posso criar uma estação de rádio usando essa canção como um ponto de referência. Dessa forma, o programa lança uma lista de reprodução de outras músicas semelhantes.
Ele também consegue salvar facilmente qualquer uma dessas faixas para ouvir novamente mais tarde; e, para completar, eu posso “Curtir” ou “Descurtir” cada faixa com um polegar para cima ou para baixo, melhorando assim a lista de reprodução para outros usuários. Uma espécie de “sabedoria popular”.
Mas isso funciona? Sim e incrivelmente bem. Eu sou uma pessoa muito mente aberta quando se trata de música.
Por isso, provavelmente, isso tem mais apelo para mim do que alguém que só gosta de um gênero musical. Mas de modo geral, o uso do rádio sempre me apresenta a, pelo menos, uma canção ou artista que eu gosto, e isso é tudo que peço.
Descobertas semanais
O Spotify introduziu o Discover Weekly (“Descobertas Semanais”, em português) em julho de 2015. O recurso é a tentativa do app para que eu conheça músicas que nunca ouvi antes. Esta lista personalizada é emitida uma vez por semana e podem incluir novas músicas de um artista que eu já gosto, ou faixas mais antigas de artistas desconhecidos que deixei passar batido.
Só para deixar algo bem claro neste ponto: o Spotify realmente não sabe do que eu gosto. Ele utiliza algoritmos que basicamente dizem “usuário X gosta de uma música na categoria Y, portanto, o usuário X também pode gostar deste outra canção na categoria Y'”.
Claro que estou fazendo isso soar muito menos sofisticados do que é. Mas, na realidade, estou um pouco envergonhado de admitir como essa funcionalidade é eficaz. Parte de mim odeia que eu seja tão previsível. Mas convenhamos: também é bem difícil para reclamar quando você tem seus ouvidos recheados com uma bela trilha sonora em uma base semanal: música que você jamais encontraria de outra maneira.
No controle
Eu posso usar meu smartphone como um controle para o Spotify. Sim, isso pode não parecer significativo: afinal, smartphones têm sido capazes de agir como controles remotos desde sempre.
Mas é a suavidade da transição entre o PC e smartphone que torna a experiência tão gratificante. Imagine isso: eu estou usando o Spotify através de um alto-falante Bluetooth por meio do meu PC. E então eu pego o meu telefone e abro o aplicativo do Spotify. E o app pergunta se eu quero continuar a reproduzir o Spotify no meu computador, ou se o telefone pode assumir a função. Tudo o que eu optar por fazer a seguir, ele simplesmente faz sem “engasgos”.
E se meu telefone está com a tela apagada no meu colo, e noto que a música está muito alta enquanto eu converso com amigos: só preciso empurrar a tecla de volume para baixo em meu smartphone e o som diminui sem a menor dificuldade.
Acessibilidade
A principal razão para o Spotify me atrair é que ele combina todos os seus recursos de uma maneira muito simples. Falamos sobre muito sobre apps "intuitivos", mas o Spotify leva isso a outro nível. Posso, por exemplo, marcar um box para guardar um álbum na versão web do Spotify antes de sair do trabalho; e ele será baixado para o meu telefone durante o trajeto para minha casa.
O que importa no fim das contas
Olha, você poderia argumentar que a abordagem de negócios do Spotify não é diferente da King para tentar me manter viciado em Candy Crush Saga. Mas adivinha? Eu não me importo. Você poderia ser um cínico sobre todas as empresas e negócios na Terra e o Spotify não é diferente.
Sim, eu poderia fazer streaming de música de graça com o YouTube, e também há serviços mais baratos disponíveis. Além disso, alguns dos principais artistas do mundo não podem ser encontrados no Spotify. Mas este aplicativo faz tudo o que eu quero e ele faz isso melhor do que qualquer outra coisa que já usei.
Resumindo, que época maravilhosa em que vivemos: a dupla “meu smartphone” + Spotify, significa que eu posso acessar milhões de músicas, milhões de obras de arte. E isso que vou dizer é profundo: nunca antes tivemos esse acesso a tanto.
O Spotify faz tudo o que eu quero e ele faz isso melhor do que qualquer outra coisa que já usei
O Spotify é parte da minha vida diária. Claro que sempre teremos aqueles que vão dizer, por exemplo, que a magia do vinil está perdida, que esse modelo de negócios impede a criação de música melhor ou que o nosso acesso infinito a música é uma má idéia - eu apenas não concordo.
Temos a mesma opinião.
O deezer com o flow e as letras das músicas e não deixa nada a desejar.
só tenho spotify por que escuto racionais e tem todos os álbuns
Realmente o spotify é um dos melhores apps de música disponível até hoje.
Uso o Deezer, e gosto muito, só pelo fato dele incluir músicas para mim, que incrível eu adoro (parece que sabe de meu gosto) e pelo fato tbm de mostrar a letra das músicas quando disponível.
Sou user da versão free, a única coisa chata que me aborrece (e muito) é o fato de eu estar ouvindo o Led e vem um comercial de sertanejo universitário entre as faixas, isso é cortar o tesão, um balde de água fria.
Por isso que quando percebo que começa qualquer comercial, tiro o som do dispositivo rsrsrs
Uso o Spotify de forma mais intensa há alguns meses, porém apenas a versão gratuita ainda. E o interessante é que, no computador, o serviço não perde quase funções essenciais na versão free (tirando a impossibilidade de baixar músicas e o som em qualidade extrema), ou seja, é possível ouvir de tudo, se você não se importar com os comerciais. No smartphone, na versão gratuita, as músicas só podem ser tocadas em ordem aleatória, mas não me impede de aproveitar o app: uso então o recurso de estações de rádio, onde ouço música de uma forma mais descompromissada. E em comparação com outros serviços como o Deezer, julgo que ele tenha uma qualidade de áudio superior. Ou seja, o Spotify é um serviço de streaming que só traz benefícios, você pagando mensalmente ou não. Creio que realmente revoluciona a forma de ouvir música.
Acho muito interessante, pois nenhum outro App que eu já utilizei até hoje (independentemente da plataforma). nunca me proporcionou tanta coisa automaticamente, sem que eu precisa-se realizar uma pesquisa manual. É fascinante como ele realmente sugere playlists de acordo com o conteúdo que você curte, assim como eu mesmo já descobri inúmeros estilos e artistas musicais, playlists próprias pra determinados momento e enfim... Tem ate uma área especial destinada ao KPOP, coisa que nunca havia encontrado em outro App. O que me leva a dizer com ainda mais certeza que nunca aproveitei um App 100% como aproveito o Spotify.
Caraka curto demais esse app, tanto que ja testei Deezer e GooglePlayMusic e ate o AppleMusic.
Mas sempre volto para o Spotify.
A unica coisa que me chateia nele e o fato de não ter o Acustico Pearl Jam .
Eu não abro mão do meu APP Deezer. Meu favorito.
Isso vai muito de gosto.
Sobre Letras das musicas.. O Spotify utiliza o Musicmatch, mas ai é mais um app pra instalar (mas vale a pena, é muito boa a forma como se é apresentada as letras das musicas)
Outro ponto particular meu, Spotify tem para Playstation 4 e funciona tb muuuuuito bem com Volumes independentes
Versão PC e Mobile sao fantasticas.
ponto negativo creio que seja o acervo que eu acho é menor que Apple Music e Google Music.
Dizem que o Banco de Dados de música é o mesmo pra todos, só não sei pra diferentona da Apple.
Acho que nao.. vi uma materia mes passado mostrando que o acervo da apple e google era maior.
mas ai nao sei a veracidade. A unica coisa q sei que quando testei o google music realmente tinha alguma poucas musicas q procurei no google mas nao no spotify.
Resumindo = cada um tem seu gosto, vai da pessoa
Realmente o Spotify é ótimo, mas meu coração bate mais forte pelo Deezer <3
Também amo o Deezer! :3
No andar dos menus 57 anos, já experimentei de tudo e todas as possibilidades, mas face às mesmices, voltei ao meu acervo clássico e pessoal. Até porque bom gosto musical não se compra!
O Spotify é um app muito bom mas o Google Play Music tem um enorme diferencial que ao meu ver é insuperável, a possibilidade de armazenar suas musicas (100 mil), vou explicar o porquê: hoje já testei vários apps do gênero e todos eles tem um acervo limitado no gênero gospel que é o que mais ouço entendo que o problema é das gravadoras que não colocam seu acervo disponível! Então o que torna minha biblioteca completa é ter a assinatura o Play Music mais a possibilidade de colocar meu acervo pessoal!!!
E aquela questão, vai do uso de cada um, no seu, play music e o que te atende