Comprovado: trocamos o computador pelo smartphone para acessar internet!
De acordo com o IBGE, pela primeira vez o acesso pelo smartphone ultrapassou a conexão à internet via computador. Essa também é a realidade na sua casa?
- Pesquisa confirma: maior problema das operadoras é o atendimento
- Tudo o que você precisa saber sobre a criptografia do WhatsApp
Os dados revelados esta semana são parte da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad) e são referentes ao ano de 2014.
A conexão por celular estava presente em 80,4% das casas brasileiras com acesso à internet. É a primeira vez que o acesso por smartphone ultrapassa a conexão por PC. Em 2013, a conexão pelo celular tinha uma proporção de apenas 53,6%. Já o PC recuou de 88,4% para 76,6%.
É a primeira vez que o acesso por smartphone ultrapassa a conexão por PC
Essa proporção tem ainda mais destaque nas regiões Norte e Nordeste. No Amapá, por exemplo, a conexão por PC estava presente em apenas 2,1% enquanto o acesso por celular chegava a quase 50% das casas conectadas.
- 4G não é prioridade dos consumidores na hora de comprar um smartphone
A conexão por PC é mais presente em estados do Sul e Sudeste. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro o acesso pelo computador segue na frente.
Com essa mudança, quem saiu ganhando foram as operadoras. De 2013 a 2014, o uso da banda larga móvel teve um aumento de 19,3%, chegando a 62,8% das casas com acesso à internet.
Não há dúvidas de que o smartphone se tornou preferência nacional. No entanto, a queda nas vendas de aparelhos no ano passado pode refletir em números diferentes do que mostrado nessa pesquisa - lembrando que os dados foram coletados em 2014.
Se tem uma coisa que podemos tirar de lição é que, com essa enxurrada de novos clientes, as operadoras estarão cada vez mais pressionadas a investir em infraestrutura. Não tem para onde correr.
A questão das pessoas terem mais facilidades no dia a dia com o smartphone fez com que isso acontecesse, não que o computador não seja mais necessário, pelo contrário é e muito para a maioria das atividades profissionais. Eu vejo que os smartphones chegaram não para tomar o lugar e sim para somar como mais uma ferramenta .
Atualmente, ainda uso o meu Intel NUC PC com monitor/TV de 22 polegadas para tudo. Com uma conexão de 20Mbs, e como fico conectado 24 horas por dia, uso até para conectar às redes sociais, ver e-mails, trabalhar, pesquisar e, eventualmente, jogar. Só uso o smartphone para falar, fotografar, ouvir música e rádio. O resto, só se não puder no desktop nem no notebook.
A abrangencia que o desktop oferece ainda vem muito acima de um smartphone, logicamente q dentro dessa pesquisa muitos que alegam somente usar o cel o usam para provavelmente redes sociais e whatsapp, no meu caso que faço dezenas de coisas o smartphone pra mim me limita muito e nem se compara o conforto que acessar a internet em uma tela de 22 diferente de uma de 5'5 ;
Eu já faço isso ha um tempão, apenas utilizo o pc para baixar arquivos mais pesados.
Tenho um PC e um smartphone. Mas prefiro o PC, pois é mais completo (no acesso a ferramentas e sites).
a ultima vez que liguei meu notebook foi em julho de 2015 kkk tenho que ir ver se ele ta funcionando
boa matéria
Tem semana que eu esqueço de ligar o notebook. kk
Navegar na rede numa telinha de 5 polegadas? Nem a pau Juvenal !!! Prefiro o monitor de 22 polegadas do meu desktop! Além disso, meu desktop liga em menos de 15 segundos e a conexão é 20Megas. Não conheço nenhum smartphone que faça isso!
Então vc conhece nada, a única coisa certa que vc disse é o fator tela de 22 polegadas que nenhum smartphone tem, mais o resto tem até melhor
Você quer dizer que o smartphone tem conexão mais rápida do que a cabo? Ou vc acha que é melhor do que um desktop com 16GB de RAM?
preciso dos dois pra viver. não consigo ficar sem nenhum... os dois tem seu valor!
Cuidado com a nomofobia, brow.
Para mim em muitas coisas ainda o smartphone não supera o computador, exemplo "digitalização e formatação de texto", no PC é mais prático e rápido.
Acho que cada um tem seu papel o smartphone sem dúvida e de facil acesso Porem o pc tem seu valor moral e ainda está longe de see subistituido e isso que acho
PC ainda é o pai dos smarts e merece respeito. Por mais que o filho cresça e fique independente, uma hora acaba precisando do pai. Pra instalar ROM via ODIN, fazer root e diversas coisas pra melhorar nosso Android usamos o que?? O PC! ! !
Sem contar que para se programar os proprios apps que usamos no android precisamos de um pc, ou seja, o Android depende do PC para existir.
É vdd.
Pra quem mexe com port de custom rom, ter um pc é essencial e mais confortável pra fazer o processo todo
Eu não troquei. Prefiro um bom e velho computador.