Os 7 maiores NÃOS ao comprar seu smartphone
Quando você está naquela vibe de comprar um smartphone, há poucas forças da natureza que possam te segurar. Ainda assim, é sempre bom pesar algumas coisas antes de escolher o melhor smartphone para você. E quais são as melhores dicas para comprar um smartphone? Vamos mostrar agora o que você deve evitar.
Não vá pelo comercial da TV
Bem ali, no meio do jornal ou da novela, aparece aquele lindo aparelho girando no ar. Luz perfeita, vídeo de alta qualidade. Dançarinas com panos esvoaçantes, uma celebridade segurando o aparelho na mão olhando com paixão para ele. Comerciais, como você já sabe, são feitos para que você se sinta bem, deseje o que está sendo mostrado.
Porém, o comercial só mostra as funções destacadas aquelas que são as melhores. Você não sabe como ele fica cheio de marcas de dedos na carcaça, como ele roda seus jogos favoritos e quanto de bateria ele te dará. Comercial deve apenas servir para que você saiba que o aparelho existe.
Não vá pelo que o vendedor diz
Se você é vendedor, não se ofenda. Existem diversos vendedores que entendem do que falam, que são bem intencionados e que vão realmente te ajudar a escolher o melhor produto, mas a grande maioria, esmagadora, precisa bater metas de vendas, funciona por comissões e recebe bônus se vender mais de uma marca ou outra.
Por isso é preciso muito cuidado. Se alguém que entende menos de tecnologia for comprar algo na loja, vá com ele para ajudar, pois certamente o vendedor tentar empurrar algo que “vende mais”, ou que “todos estão levando”. Ir com uma pesquisa feita já vai ajudar bastante a não cair em conversa.
Não leve do primeiro lugar que encontrar
Passou na frente da vitrine da loja de operadora do shopping e viu um aparelho bonitinho que cabe no seu orçamento. Entrou e comprou. Não! Se você está sem smartphone ou está precisando de um novo, uma hora de pesquisa na internet já será de uma utilidade gigante na hora da compra.
Além disso, levar de qualquer lugar, sem pesquisa, vai te fazer perder dinheiro na maioria doa casos. Tanto lojas online como offline podem estar oferecido preços melhores, e mais uma pequena pesquisa na internet poderá te economizar valores superiores a R$ 500. O que você pode fazer com esse dinheiro economizado?
Não compre o mais caro ou o mais barato
O iPhone X é o mais caro, você corre para comprar. Afinal de contas, se é o mais caro, é o melhor, não é mesmo? Ou então, você não quer gastar dinheiro, vai na loja e pede o mais baratinho, Nenhuma dessas opções é uma boa ideia, pois além de perder dinheiro nas duas, pode ser que não fique satisfeito gastando pouco ou muito.
No caso do mais barato, é capaz que você perca dinheiro com o aparelho quebrando muito antes do esperado, e você gaste o dobro ou mais para repor ele. No caso do mais caro, todos os que entendem um pouquinho de tecnologia e marketing sabem que, gastando bem menos, você conseguirá quase ou até a mesma coisa.
Preço tem muito de marketing no meio, e levar o mais caro não vai significar que ele é o melhor de todos. O preço pode cair para menos do que outro aparelho em pouco tempo. O melhor é ver o que você precisa e encontrar o melhor para isso.
Não se prenda a marcas famosas
Todos sabemos enumerar as marcas mais famosas disponíveis para venda no Brasil. LG, Samsung, Motorola, Asus. Obviamente todas elas possuem ótimos modelos disponíveis, mas a dica a aqui é não se prender a elas, e explorar marcas menos conhecidas.
Há marcas aqui no Brasil mesmo que vendem aparelhos e das quais se ouve falar pouco. Ou, ainda, há os chineses, cheios de marcas que você nem sabe da existência. Nesses nichos você pode encontrar preciosidades que vão satisfazer suas necessidades muito mais do que marcas já consagradas.
Não deixe de considerar modelos do ano passado
Só os lançamentos são bons? Todos os lançamentos superam os modelos antigos? De forma alguma, e aparelhos como o Galaxy S7 estão aí para provar isso, dois anos depois. Na prateleira e vitrine de lojas eles logos saem de cena, pois é preciso mostrar as novas coisas que estão chegando, mas na internet você ainda encontra ótimos aparelhos antigos ainda a venda.
Nesse quesito, você pode até estudar um smartphone usado, que em bom estado e por um preço compatível pode oferecer muito mais do que um aparelho novo e menos poderoso.
Não compre sem saber suas prioridades
A última dica é a mais importante. Mesmo que você ignore todos os outros conselhos, não deixe esse de lado. Comprar o mais caro, o mais barato, desse ano ou do outro, seguir o que o vendedor ou a TV falam… pode fazer tudo isso, se o aparelho for o que você precisa.
- Cuidados que você deve ter na hora de comprar smartphones usados
- Como comprar o smartphone com mais chances de atualização
Se gosta de fotos, não adianta comprar um com câmera ruim. Se passa o dia fora de de casa, ter bateria fraca só vai causar stress. Se gosta de jogos, uma tela pequena ou um processamento pífio vão estragar tudo. Por isso, sempre que for comprar um celular novo, pense nos três itens que mais importam para você. Só com isso, você já vai estar acertando em algo.
Quais os seus maiores nãos para a compra de um smartphone?
Larguei dessa vida mas arranjei outro stress: encontrar tablets decentes. Tablets são tudo de bom.
Esse ano eu troquei umas três vezes. Estava com um Galaxy S7 Edge, fiz negócio e peguei um Galaxy S8. Fui roubado. Agora estou com um iPhone 6, que me rende uma bateria legal, tem 64gb e recebe update ainda, e comprei por preço de Moto G.
Boa noite Stella, há te acompanho no YouTube, e sempre assisto seus comparativos, quando você postou o review do Redmi Note 2, eu comprei ele aqui no Brasil, e de lá pra cá já comprei Redmi Note 3, 4, Mi M1, é o Mi Max2, os chineses da Xiaomi fazem bons smartphones e confiáveis, além do preço, não quebram, um abraço...
Sidney Petisco????
Excelente matéria Stella... conheço muita gente que já caiu em alguns desses "naos"
Diversas vezes já fui até a loja e perguntando sobre determinado aparelho... A maioria dos vendedores não sabiam responder e outros responderam errado...
Tenho um bocado de amigos que compraram na onda dos vendedores das lojas e quando chegaram em casa... xiiii... não era nada daquilo...
Estão ali pra empurrar os produtos..... E muitos caem no conto do vigário!
Ou melhor no conto do comissionario!!!!
Parabéns Stella...
Eu sei disso por que Eu testei Brasil
Amo a Samsung e sempre compro o melhor dela no mercado. Traduzindo... Linha NOTE. Pra mim, eu disse PARA MIM, São os melhores sempre.
Eu gosto de celular de tela grande e com bateria que dure bastante. Por isso eu uso o A9. Sei que não é nenhum top mas é um aparelho muito bom.
Nunca compro por impulso. Planejo muito e pesquiso muito, porque quero um aparelho com um conjunto de caracteristicas que atendam as minhas necessidades. Então, não tem vendedor nem campanha de tv que virem minha cabeça ou decidam por mim. E como não levo a primeira coisa que aparece, nunca fiquei decepcionada com os aparelhos que comprei. É isso.
A primeira coisa para não sair comprando, é deixar de ser burro e analisar bem o marketing, que te engana.
Ex: seminovos. (Meio novo?) Isso NÃO existe.
Existe, sim, é NOVO e USADO.
Ex: Display infinito. Isto também NÃO existe.
Infinito é o que não tem fim. O display tem fim, sim, onde ele encontra a lateral/tampa traseira do aparelho.
Bateria de longa duração. Isto NÃO existe. Desde quando 48h é longo?
Os celulares antigos tinham bateria para uma semana.
Fiz certo em escolher o Moto Z2 Force:
Android Oreo, SOC SD835 com 6GB de RAM e 64GB internos COM slot pra MicroSD, 3 câmeras, modularidade diversificada, impressões digitais, bateria super amigável e tela AMOLED super resistiva por 1714 à vista.
Feliz com o meu smartphone. ♥
já fui muito por impulsso, hoje em dia nao faço mas isso, artigo otimo!!
Sensacional artigo, excelente e este está corretíssimo. Além do que ele cita, acrescento o de nunca comprar com alguma pressa, pois a possibilidade de arrependimento é imensa. Digo isto por que ocorreu comigo. Possuía um dispositivo e já estava vendido, na pressa em comprar outro, não olhei muito as especificações técnicas, apenas comprei confiando na marca. Chegou e para minha sorte, precisei viajar. Passaram os 7 dias de garantia de devolução e quando fui utilizar, percebi que as especificações não eram compatíveis com as que precisava dispositivo, com por exemplo, quantidade de memória interna (era muito menor que a metade do smartphone que tinha vendido). Resultado tive que utilizar até um certo tempo para poder vende-lo e comprar outro com configuração adequada para as minhas necessidades.
O título desde artigo deveria ser "TENHA BOM SENSO".
mas é pedir demais para a humanidade.
Estou numa pesquisa intensa de um bom Smartphone Dual chip que possa substituir toda a usabilidade do meu Note 4 que infelizmente é single chip mas está difícil, quando gosto de um ele possui slot híbrido(que ao meu ver é péssimo) quando gosto de outro que é dual chip de verdade o preço é altíssimo.
Só o "Campo de distorção da Realidade" de Mr.Jobs me convencia à Época comprar produtos que nem tinham boas opções técnicas (usei o iPhone que nem 3G era!), mas depois dele, nunca mais me vi dentro desse tipo de "campo de força".
Excelente matéria Stella , na situação atual o melhor a se fazer e sempre economizar, comprar um smartphone de "7 conto" no impulso e algo que os brasileiros não tão podendo arcar
8 - Não compre aparelhos dentuços (com notch).
Eu quando vou comprar um Smartphone novo levo comigo apenas um "não": A falta de grana. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sempre pesquiso minuciosamente todos os detalhes e quase sempre por 15 dias a um mês. Às vezes pesquiso por uma semana inteira e com muito mais frequência até eu encontrar o Smartphone que supre todas as minhas necessidades.
Não caio naquele que dizem ser bem baratinho. Neste caso, lembro-me do ditado: "O excesso de economia é a base da porcaria." kkkkkkkk rindo deste ditado soa um pouco engraçado.
É igual comprar remédio: eles tem uma margem de lucro enorme, então sempre existe espaço pra desconto. Se não dão o desconto na física procure online.