Como o scanner de íris pode chegar aos smartphones de entrada e intermediários
Apresentado recentemente no Galaxy Note 7, o scanner de íris é um recurso de segurança dos mais úteis, mas restrito. Isso porque sua implementação exige altos custos, o que impacta no preço final dos smartphones. Logo, ele seria indicado apenas aos modelos top de linha. Mas uma companhia sul-coreana quer mudar esse cenário.
Especializada na fabricação de semicondutores, a Dangwoon Anatech Co. Ltda divulgou o desenvolvimento de um método que permitiria aos smartphones de entrada e intermediários ter o scanner de íris em seu hardware.
Para que isso seja possível, a tecnologia combina um filtro infravermelho com uma câmera frontal normal, que permitiria o reconhecimento da íris. De acordo com a Dangwoon, para que isso seja possível, a empresa usa um módulo que integra a câmera e scanner de íris em um só componente (imagem abaixo). A peça ocupa uma área menor dentro do telefone e faz com que os custos de produção sejam reduzidos. Dessa forma, seria possível adotá-lo em smartphones de categorias de preços mais baixas.
Esta nova tecnologia foi apresentada pela Dangwoon na última terça-feira (23/8), durante uma reunião com a Samsung. A criadora desta tecnologia afirmou que vem trabalhando nela em conjunto não apenas com a fabricante sul-coreana, mas também com fabricantes de outros países, com o objetivo de diminuir ainda mais os custos de produção.
No entanto, a empresa não divulgou uma data de quando esta tecnologia estaria apta a chegar aos dispositivos de baixo custo (leia-se ao grande público).
O scanner de íris é o melhor método para proteger seu smartphone?
Segundo muitos especialistas em segurança, sim. O fato de que cada um de nós possuir um padrão diferente da íris em cada olho - e que se mantém inalterado ao longo da vida - torna essa parte do corpo quase impossível de ser replicada. Com isso, a leitura das mesmas é uma das mais seguras e confiáveis técnicas de autenticação biométricas disponíveis.
Com isso, as autoridades passaram a usar a leitura da íris como controle de acesso a prédios, controle das fronteiras e segurança em aeroportos. E, desde o ano passado, ele também passou a ser utilizado em smartphones. Modelos como o Lumia 950 XL (Microsoft / Nokia ) e o Arrows nx F-04G chegaram ao mercado, mas essa funcionalidade ganhou notoriedade com o Galaxy Note 7.
Aliás, para saber como funciona o scanner de íris do Galaxy Note 7, leia nosso artigo no link abaixo, que explica a tecnologia em detalhes e de forma acessível:
E você acha importante ter um scanner de íris no seu smartphone?
Só acho que precisam desenvolver um método onde a pessoa não precise levar o aparelho à altura dos olhos, outros ângulos de leitura da íris seria algo ótimo.
Seria interessante essa tecnologia se nao fosse tao fosse tao facil formatar um cel android
Só queremos baterias com menos desgaste. e que durem mais de 1ano😂.
bom pra min eles tinha q se preocupa com bateria rapidez etc
Agr escane de iriz e uma ótima coisa pra segurança, mais será q precisamos de tanta? Tipo pra min tá bom o de digital tipo o plus g4
Bem....novas features tem que ser introduzidas , o pessoal quer vender.
por mim nem precisa...
Tenho um Idol 3, e ele já vem com essa função embarcada nas configurações, porém, é meio lerda.
sensor de impressão na tela ainda é a melhor.
É uma tecnologia bastante promissora, mas fico com a biometria mesmo.
Sensor de impressão digital+duplo toque na tela manda um abraço!
Ai ai........O scanner de íris se mostrou muito mais seguro que o de impressão digital que pode ser facilmente burlado em qualquer aparelho! Esse papinho de "coisa X manda abraços" e "coisa Y manda beijos" é algo bem típico de quem não tem argumentos!
Sem argumentos brother Luiz! Apenas acho mais prático e funciona muito bem pra mim o que citei acima!
Tecnologia interessante porém nada prático, biometria atualmente é a melhor forma de segurança.
Sou da mesma opinião tbm brother!
Scanner de íris é biometria também! O de impressão digital é mais rápido, porém menos seguro! Eu quero um aparelho com leitor de íris pra não ter que tirar as luvas neste frio horrível que faz aqui onde moro!
Com certeza mais prático do que digitar senhas!!!
E menos prático do que sensor biométrico!
Os dois são perfeitos!!!
Sim concordo! Melhor do que digitar senha, assim como tu falou brother!
DESNECESSÁURIO