Review do Galaxy Z Flip 6: Melhor, Mais Inteligente, Mais Rápido e Mais Resistente!
Minhas impressões iniciais sobre o Galaxy Z Flip 6 foram confirmadas após usar o smartphone por um longo tempo: ele está melhor, mais inteligente, mais rápido e mais resistente. Mas será que esse novo celular de bolso da Samsung vale o quanto custa? Aqui está o nosso review detalhado do Galaxy Z Flip 6.
Prós
- Design durável com resistência à poeira
- Sete anos de atualizações de software
- Excelente desempenho do Snapdragon 8 Gen 3
- Câmera principal aprimorada de 50 MP
- Bateria com duração de um dia inteiro
Contras
- Difícil de usar com apenas uma mão
- Tela externa podia suportar mais aplicativos
- Câmera tem dificuldade com alcance dinâmico
- Recarga lenta, carregador não incluído
Preço & Disponibilidade
Em primeiro lugar: o novo Galaxy Z Flip 6 continua sendo um smartphone caro. Seria de se esperar que, com a sexta geração, esse dispositivo fosse mais barato, mas com a atualização de hardware e a integração do Galaxy AI, a Samsung manteve o preço do ano passado no Brasil.
O Z Flip 6 estará disponível por R$ 7.999 com 12 GB de RAM e 256 GB de memória interna, com desconto de 10% no pagamento à vista na pré-venda. O aparelho chegou ao Brasil nas cores cinza, verde e azul. Se decidir comprar na loja oficial da Samsung, pode adquirir o aparelho também na cor preta exclusiva.
Design & Tela: Mais Resistente
Testei os três últimos modelos do Z Flip, e parece que a Samsung está deixando os aparelhos mais duráveis com o passar do tempo. A versão mais recente tem um design mais quadrado e parece mais resistente nas mãos. O smartphone também é mais durável, agora com certificação de resistência à poeira. O brilho máximo da tela interna também aumentou de 1750 nits em 2023 para 2600 nits em 2024 .
Prós:
- Certificação IP48;
- Boa variedade de cores;
- A tela interna é mais brilhante e colorida;
- O vinco na tela é ainda mais sutil.
Contras:
- O conceito de celular flip falha ao usar o dispositivo apenas com uma mão;
- Nada muito diferente em comparação com a geração anterior.
Além da classificação IP48 e das novas opções de cores, a aparência geral do Flip não mudou muito. No entanto, quando você o segura, ele parece mais robusto — em um bom sentido, indicando durabilidade e qualidade em vez de apenas peso. Portanto, embora a aparência seja basicamente a mesma, a sensação é melhor.
Um aspecto a ser observado é que é quase impossível abrir o Z Flip com uma mão, o que vai contra todo o conceito de smartphone flip, não é mesmo? Nesse aspecto, acho que o Razr Plus 2024 faz um trabalho melhor. Embora eu não tenha usado o novo celular flip da Motorola por muito tempo, minha breve experiência com ele sugere que seu design mais arredondado é mais fácil de manusear com uma só mão.
Continuando, o Galaxy Z Flip 6 apresenta uma tela principal de 6,7 polegadas, com proporção de 22:9 e uma tela AMOLED. Trata-se de uma colorida e grande, que mostra a experiência da Samsung como fabricante de telas. Com uma taxa de atualização variável que vai de 1 Hz a 120 Hz, o Z Flip 6 é ótimo para consumir conteúdo e navegar na Internet.
Além disso, desta vez, o vinco é muito mais sutil, quase não o sentimos. Mas o que dizer da tela externa?
Sendo sincera, nada mudou de fato nessa área. A tela frontal ainda tem o mesmo painel Super AMOLED de 3,4 polegadas com uma taxa de atualização de 60 Hz. O que eu mais gosto é que a Samsung permite várias opções de personalização e formas de interagir com aplicativos, mensagens e jogos. No entanto, essa não é a maior tela externa disponível.
Software: Mais Inteligente
O Z Flip 6 é executado no Android 14 com a sobreposição da One UI 6.1.1 da Samsung. A fabricante promete sete anos de atualizações de software, incluindo sete atualizações do Android, garantindo suporte e segurança a longo prazo. Esse compromisso é uma vantagem significativa para os usuários que buscam longevidade em seus dispositivos .
Prós:
- Sete anos de atualizações do Android e de segurança;
- A One UI 6 é altamente refinada nesta fase;
- Os recursos de IA do Galaxy são boas adições.
Contras:
- O software da tela externa precisa de mais aplicativos de terceiros.
Uma vantagem dos dispositivos flip é a capacidade de interagir com o sistema na posição flip — o que a Samsung chama de FlexWindow. Apesar dos esforços da fabricante para aprimorar esse recurso, o software da tela externa ainda precisa de mais suporte de desenvolvedores de terceiros. Até o momento, a Samsung não conseguiu motivá-los a adotar totalmente a funcionalidade flip.
Neste momento, a tela secundária está mais preenchida com widgets do que com aplicativos. Porém, ainda podemos fazer algumas coisas legais, como jogar, assistir a vídeos do YouTube, usar a calculadora e responder mensagens. Mas, novamente, não há nada realmente novo em comparação com o modelo do ano passado, exceto por um recurso realmente útil: o intérprete.
Como esperado, a Samsung trouxe os recursos do Galaxy AI para o Flip 6. No entanto, quero destacar a relevância do recurso de intérprete no Z Flip 6, pois acredito que esse serviço torna o aparelho indispensável para quem viaja pelo mundo.
O Intérprete não é um aplicativo, mas uma opção do sistema encontrada no menu de configurações rápidas. Demorei um pouco para encontrá-lo — cerca de 10 minutos —, então não acho que seja a apresentação mais intuitiva.
Dito isso, ele funciona bem e é fácil de usar. Entretanto, não recomendo usar o recurso em locais com muita gente, como bares, porque ele capta as conversas de outras pessoas e mistura os tópicos. Confie em mim, isso aconteceu comigo. Esse recurso é excelente porque permite conversas em tempo real, o que ainda é difícil de conseguir em 2024. Até mesmo dispositivos dedicados, como o Timekettle X1 AI Interpreter Hub, têm dificuldades com isso.
Além disso, o Galaxy Z Flip 6 inclui recursos como o AI Drawing, que pode adicionar criatividade às nossas fotos. A Samsung está fazendo um bom trabalho nessa área.
Desempenho: Mais Rápido
O Galaxy Z Flip 6 é equipado com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 para Galaxy, e roda em conjunto com 12 GB de RAM e duas opções de armazenamento: 256 GB e 512 GB. O hardware teve um bom desempenho e, apesar do superaquecimento frequente, isso não afetou negativamente o desempenho do dispositivo. A nova câmara de vapor apresentada com o Z Flip 6 faz um bom trabalho na hora de dissipar o calor e fazer o gerenciamento térmico .
Prós:
- Desempenho inquestionável;
- O gerenciamento térmico funciona.
Contras:
- -
Além das camadas de software em One UI, da tela interna mais brilhante e das telas duplas, o Z Flip 6 pode lidar com muitos recursos de IA. Esses serviços exigem muita energia, processamento em tempo real e dados.
Por exemplo, o novo recurso de foto com zoom automático no modo Flex precisa que o Snapdragon 8 Gen 3 realize muitos cálculos em tempo real. Isso envolve trabalhar com o Processador de Sinal de Imagem (ISP), a Unidade de Processamento Neural (NPU), os dados de duas câmeras e a tela externa. Como o processamento de IA é feito no dispositivo, o modem não está envolvido, pelo menos.
- Relacionado: Guia completo de processadores para smartphones
Todos esses processos exigem muito poder de computação, colocando uma carga pesada no hardware. Apesar disso, o Z Flip 6 tem um desempenho sólido, fazendo com que esse dispositivo compacto funcione da melhor maneira possível.
Samsung Galaxy Z Flip 6 (Snapdragon 8 Gen 3) |
Samsung Galaxy Z Flip 5 (Snapdragon 8 Gen 2) |
Motorola Razr+ 2023 (Snapdragon 8+ Gen 1) |
|
---|---|---|---|
3D Mark Wild Life Extreme | 4,892 | 3,342 | 2,803 |
3D Mark Wild Life Teste de estresse extremo |
Melhor loop: 4,735 Piorloop: 1.815 |
- | Melhor loop: 2,803 Piorloop: 1.222 |
AnTuTu | 1,456,322 | - | - |
Geekbench 6 | Único: 2.259 Múltiplo: 6.915 |
Simples: 1.988 Múltiplos: 5.086 |
Único: 1.303 Múltiplos: 3.712 |
Por fim, durante meu teste com o Z Flip 6, os recursos de IA foram os mais exigentes, e o dispositivo lidou bem com eles. Todo o resto funcionou sem problemas, o que é esperado para um dispositivo que custa mais de R$ 7.999,00.
Câmera: melhor
O Galaxy Z Flip 6 tem uma câmera confiável, que usei para tarefas profissionais durante os testes. Ela captura imagens com bom contraste e profundidade. Porém, ela tem dificuldades com a faixa dinâmica, objetos em movimento e tremores ocasionais das mãos, resultando em imagens menos nítidas. Talvez seja necessário tirar várias fotos para obter uma imagem realmente focada .
Prós:
- De modo geral, a qualidade da imagem é boa em condições de boa iluminação;
- As fotos noturnas podem ser usadas no Instagram;
- O recurso de alça da filmadora é muito bom.
Contras:
- A câmera ultra grande-angular apresenta distorção significativa nas bordas;
- O faixa dinâmico precisa ser melhorado;
- O zoom automático para objetos bem enquadrados não funciona como esperado.
A sexta geração do Flip tem uma câmera semelhante à do Galaxy S24, com um sensor de 50 megapixels que tira imagens de 12 MP por padrão. A câmera ultra grande-angular tem um sensor de 12 megapixels, enquanto a câmera frontal oferece 10 megapixels. Mas, devido ao design flip, faz sentido usar a câmera principal para selfies.
Testei as três últimas gerações de modelos Flip, e este definitivamente tem uma câmera melhor. Com boa iluminação, as imagens são, em sua maioria, nítidas e vibrantes, com cores e detalhes agradáveis. À noite, o novo sensor ajuda a capturar mais luz. No entanto, o software da Samsung às vezes processa e satura demais as imagens, fazendo com que elas pareçam planas ou superexpostas.
O ponto alto da minha experiência com a câmera Galaxy Z Flip 6 foi usá-la em minhas tarefas diárias como jornalista. Durante a cobertura do lançamento do OnePlus Pad 2 (análise) e do OnePlus Watch 2R, usei o Z Flip 6 para tirar fotos e gravar vídeos dos dispositivos. Para o Watch 2R, tive que usar o modo Pro porque a velocidade do obturador da câmera não era compatível com a taxa de atualização do relógio. Felizmente, a Samsung forneceu essa opção avançada.
Além disso, o sensor de 50 megapixels suporta um zoom de qualidade óptica de 2x, e os recursos assistidos por IA permitem um zoom de até 10x. Pessoalmente, eu não usaria mais do que 2x de zoom para objetos distantes. No entanto, o novo sensor traz mais versatilidade a esse modelo, melhorando a qualidade das imagens cortadas, já que a série Galaxy Flip não tem uma câmera telefoto.
O aplicativo da câmera tem um novo recurso chamado Camcorder Grip, que oferece melhor controle e estabilidade ao gravar vídeos com o telefone em um ângulo de 90º. Esse recurso facilita o uso com uma mão e é muito legal. A qualidade do vídeo é boa, permitindo gravar em até 4K a 60fps.
Por fim, a Samsung apresentou um novo sistema de resfriamento com câmara de vapor projetado para manter o alto desempenho durante tarefas intensas. Uma dessas tarefas é o recurso de zoom automático com suporte de IA, que mantém os objetos bem enquadrados de forma consistente.
Esse recurso funciona quando o dispositivo está na posição FlexCam, reenquadrando automaticamente o objeto principal para caber na imagem. No entanto, na maioria das vezes, ele não funcionou bem para mim e fez com que o telefone superaquecesse, principalmente na parte superior, onde a câmera e o chipset estão localizados.
Se você quiser ver a galeria de imagens completa da análise do Galaxy Z Flip 6, clique aqui.
Vida útil da bateria & Carregamento
O Z Flip 6 tem uma bateria de 4.000 mAh, que suporta carregamento com fio de 25 W e carregamento sem fio de 15 W. Isso representa um aumento de 300 mAh na capacidade da bateria em comparação com a geração anterior .
Prós:
- Bateria com duração de um dia inteiro;
- Permite carregamento sem fio.
Contras:
- Processo de recarga lento;
- Não há carregador incluído.
Em nosso teste de benchmark de duração da bateria, o Samsung Galaxy Z Flip 6 durou 14 horas e 18 minutos antes de ficar com menos de 20% de carga. Esse é um desempenho sólido. No uso real, o dispositivo forneceu o que chamo de “duração da bateria para o dia todo”. Isso significa que você pode carregá-lo durante a noite, seguir sua rotina diária e ainda ter uma boa quantidade de bateria quando chegar em casa.
Quando se trata de carregamento, a Samsung não inclui um adaptador de 25 W na caixa. Por isso, usei o adaptador de energia USB-C de 61 W do meu MacBook para carregar o Z Flip 6, pois é o que uso quando estou viajando ou trabalhando, e ele carrega quase todos os meus dispositivos. No entanto, os resultados foram decepcionantes. Em média, o Z Flip 6 leva cerca de 2 horas para carregar de 0 a 100%.
Samsung Galaxy Z Flip 6 (4.000 mAh | 25 W) |
|
---|---|
5 min |
|
10 min |
|
20 min |
|
30 minutos |
|
1 h |
|
Carga completa |
|
Especificações Técnicas
Especificações | |
---|---|
Dispositivo | Samsung Galaxy Z Flip 6 |
Imagem | |
Tela | Tela principal: 6,7 polegadas | 22:9 | Dynamic AMOLED 2x (2.640 × 1.080 pixels) | FHD+ | 1 a 120Hz Tela frontal: 3,4 polegadas | Super AMOLED (720 × 748 pixels) | 60 Hz | 306 PPI |
SoC | Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 para Galaxy |
Memória | 12 GB de RAM LPDDR5X | 256 / 512 GB de armazenamento interno |
Software | Android 14 com One UI 6.1.1 Sete atualizações do Android Sete anos de atualizações de software |
Câmera traseira | Principal: 50 megapixels | 1.0 µm | abertura f/1.8 | FOV: 85˚ | OIS | Dual Pixel AF Ultra grande angular: 12 megapixels | 1,12 µm | abertura f/2,2 | FOV: 123˚ |
Câmera frontal | 10 megapixels | abertura f/2.2 | FOV: 85˚ |
Bateria | 4.000 mAh Carregamento com fio de 25 W Carregamento sem fio de 15 W Carregamento reverso de 4,5 W |
Conectividade | 5G, LTE, eSIM, Wi-Fi 6E (2,4 / 5 / 6 GHz), Bluetooth 5.3, USB Type-C, GPS |
IP | IP48 |
Cores | Cinza, Verde e Azul Exclusivo on-line (loja eletrônica): Preto |
Dimensões | Fechado: 71,9 × 85,1 × 14,9 mm Aberto: 71,9 × 165,1 × 6,9 mm |
Peso: 187 g | 187 g |
Conclusão
A sexta geração do Galaxy Z Flip é um dispositivo melhor, embora ainda exista espaço para aprimoramento, como o desenvolvimento do software do visor frontal e a redução da dependência do pós-processamento da câmera. O tempo de carregamento também poderia ser melhorado.
No entanto, o Z Flip 6 possui um processador mais rápido para lidar com IA, uma bateria com maior capacidade e uma câmera de maior resolução. E as atualizações custam mais.
O Z Flip 6 continua caro, mesmo em sua sexta geração, o que torna difícil justificar sua posição na faixa de R$ 7.999, em que geralmente se espera um melhor desempenho da câmera. No entanto, para os entusiastas do flip phone, o Flip 6 se destaca como uma das opções mais refinadas disponíveis atualmente.
Vale a pena observar que os aparelhos da Samsung geralmente recebem descontos significativos alguns meses após o lançamento. Além disso, muitas operadoras podem oferecer esse aparelho de baixo custo com contratos acessíveis, o que torna provável que muitos optem por ele.