Review do Galaxy Buds 3 Pro: O Novo Rei do Cancelamento Ativo de Ruído?
Analisei o Samsung Galaxy Buds 3 Pro e logo achei ele muito feio. Mas, objetivamente falando, esses fones de ouvido sem fio da Samsung são muito impressionantes. Fiquei particularmente surpreso com o desempenho do Cancelamento Ativo de Ruído (ANC). Será que isso justifica o valor de R$ 1.699? É aqui que compartilho minha opinião sincera nesta review completa do Samsung Galaxy Buds 3 Pro.
Prós
- Excelente cancelamento ativo de ruído
- Classificação IP57
- Som preciso e detalhado
- Controles hápticos e de toque eficientes
- Boa duração da bateria
Contras
- Áudio de alta resolução reservado para dispositivos Samsung recentes
- Design chamativo
- O ANC adaptativo não é muito útil
Samsung Galaxy Buds 3 Pro em poucas palavras
O Samsung Galaxy Buds 3 Pro está disponível a um preço de varejo recomendado de R$ 1.699. Você pode adquirir os fones de ouvido na loja oficial da Samsung, na Amazon ou em outros varejistas.
- Leia também: Review do Galaxy Z Flip 6
Nota do editor: A Samsung adiou o lançamento do Samsung Galaxy Buds 3 Pro porque algumas unidades da remessa inicial apresentaram problemas de funcionamento. Isso levou à suspensão das entregas enquanto se aguarda uma auditoria interna de controle de qualidade. Na loja da Samsung, a data de entrega está atualmente definida para agosto de 2024.
Design
O design do Samsung Galaxy Buds 3 Pro mudou drasticamente com o tempo. Passamos de um formato de botão para um mais clássico e ganhando uma haste. O case de carregamento agora acompanha uma tampa transparente, e cada fone de ouvido tem uma faixa luminosa na haste. Esse design é muito estranho e não necessariamente bonito, mas tem a vantagem de proporcionar uma boa aderência dos fones nos ouvidos.
Prós:
- Certificação IP57;
- Formato semi-auricular confortável;
- Controles sensíveis ao toque e hápticos.
Contras:
- As marcas de cor azul e laranja estragam o design;
- A tampa da caixa de plástico transparente arranha facilmente;
- Os LEDs nas hastes são inúteis.
Os novos fones de ouvido da Samsung vêm em duas cores: branco e prata. Recebi a versão branca para minha avaliação.
Realmente não gostei da cor branca, principalmente porque cada fone de ouvido tem uma pequena área vermelha/laranja e azul na parte inferior da haste. Isso serve para diferenciar o fone esquerdo do direito, mas quebra a homogeneidade do design, o que considerei muito feio.
Pessoalmente, prefiro fones de ouvido sem hastes. No entanto, achei o Galaxy Buds 3 Pro confortável de usar. As hastes angulares tornam os fones de ouvido fáceis de segurar e manipular. Os controles de toque são responsivos, mesmo que leve algum tempo para se acostumar com eles. Os controles hápticos também são eficazes, evitando problemas de falso contato que acontecem em controles por toque.
Por outro lado, não gostei muito das faixas luminosas na borda da haste de cada fone de ouvido. Isso me lembrou qualquer clone de AirPods que você pode comprar em sites chineses, que apresentam LEDs com efeitos de farol piscando.
Os fones de ouvido têm certificação IP57. Eles são capazes de resistir à imersão em água limpa até uma profundidade de 1 metro por 30 minutos. Portanto, são ideais para uso em atividades esportivas.
O case vem com uma tampa de plástico transparente. Ele possui um botão de emparelhamento físico e é recarregado via USB-C ou sem fio. Assim como no caso do Nothing Ear, o lado transparente é legal na teoria, mas depois de algumas semanas vai acumular muitos riscos, deixando o plástico cada vez mais opaco. O case tem o mérito de ser compacto e ter uma dobradiça que parece sólida.
Qualidade de Áudio
O Samsung Galaxy Buds 3 Pro conta com especificações técnicas impressionantes. A Samsung integrou dois amplificadores, um woofer e um tweeter, além de um driver bidirecional em cada fone de ouvido. Com a função UHQ, exclusiva de alguns smartphones da Samsung, você pode ouvir áudio de alta resolução. Na verdade, a assinatura de áudio do Galaxy Buds 3 Pro continua clássica.
Prós:
- Som preciso e detalhado;
- Faixa de áudio equilibrada.
Contras:
- O áudio de alta resolução é reservado para o ecossistema da Samsung;
- Suporte apenas aos codecs SBC e AAC.
Drivers duplos dinâmicos e planar
Cada fone de ouvido incorpora um driver duplo. De um lado, há um driver dinâmico de 10,5 mm, e do outro um driver planar de 6 mm. Um driver dinâmico é uma bobina que é carregada eletricamente pela fonte de áudio. Essa bobina é conectada a um diafragma e, uma vez carregada, é atraída por um ímã que fica atrás dela, fazendo com que o diafragma se mova. Isso cria ondas, frequências e, portanto, som.
Um driver planar também tem uma bobina, uma membrana e ímãs. Porém, essa bobina cobre toda a membrana e é cercada por dois ímãs. Mais uma vez, ela é eletricamente carregada e atraída pelos dois ímãs, de uma extremidade à outra da câmara.
Em geral, os drivers planares permitem melhores graves e espacialização, entre outras coisas. Não tenho a capacidade física ou técnica para te dizer se isso realmente funciona. Ainda assim, achei o som do Galaxy Buds 3 Pro suficiente para o uso diário. É fácil identificar os vários componentes, vozes, instrumentos e assim por diante.
Uma assinatura de áudio "W" equilibrada
Sem ferramentas de medição precisas e a olho nu, o som do Galaxy Buds 3 Pro é muito clássico. Os graves são amplificados, os agudos são amplificados e os médios são bastante neutros.
Esse é o tratamento sonoro que cada fabricante aplica a seus fones de ouvido. Há muito brilho de alta frequência e sibilância nos sons "S" e "F", que se tornam estridentes. A clareza dos pratos deixou a audição deles particularmente cansativa com o passar do tempo.
Ao mudar para a predefinição "Clear" no equalizador, achei a qualidade do som mais agradável. Os fones de ouvido dão mais ênfase aos vocais, que são essencialmente de frequência média.
A alta resolução está reservada para o ecossistema da Samsung
Tecnicamente, o Galaxy Buds 3 Pro pode reproduzir faixas em alta resolução. Para isso, você precisa ativar a função UHQ (Ultra High Quality), de qualidade ultra alta, do codec SSC da Samsung por meio do aplicativo. Assim, você poderá ouvir faixas de 24 bits a 96 kHz. A Samsung não indica a taxa de bits, mas duvido que seja sem perdas.
No entanto, essa função UHQ só funciona com um smartphone Samsung relativamente recente. Sua utilidade é, portanto, praticamente limitada e, pessoalmente, não percebi nenhuma diferença perceptível entre ela e um simples codec SBC/AAC.
Cancelamento Ativo de Ruído (ANC)
O Samsung Galaxy Buds 3 Pro possui Cancelamento Ativo de Ruído. Esse ANC usa IA para se adaptar às diversas situações ambientais e também a vários tipos de ruído. Fiquei agradavelmente surpreso com a eficácia do ANC da Samsung.
Prós:
- Excelente cancelamento ativo de ruído;
- ANC ajustável manualmente;
- Modo de transparência natural.
Contras:
- O ANC adaptativo via IA se torna muito incômodo rapidamente.
O Galaxy Buds 3 Pro apresenta Cancelamento Ativo de Ruído manual e automático. No modo manual e com a intensidade do ANC definida como máxima, o silêncio é total. Fazia muito tempo que não analisava os fones de ouvido da Samsung e fiquei muito surpreso com a eficácia do ANC.
Você também pode optar pelo Cancelamento Ativo de Ruído automático, alimentado por IA, que está mais próximo do gerenciamento de ruído. Assim como na Sony, o Galaxy Buds 3 Pro pode alternar entre o ANC e o modo de transparência, dependendo do ambiente sonoro. A Samsung também afirma que seus fones de ouvido podem se adaptar a diferentes tipos de ruídos específicos.
Por exemplo, saia do escritório e vá caminhar pelas ruas da cidade. Vá de um ambiente silencioso para um mais barulhento. Portanto, o Galaxy Buds 3 Pro vai aumentar a intensidade do Cancelamento Ativo de Ruído. De repente, uma ambulância vem correndo pela rua, com a sirene barulhenta. É nesse momento que o Galaxy Buds 3 Pro muda temporariamente para o modo de transparência, amplificando o som da sirene e te mantendo alerta em uma situação que, possivelmente, exige isso.
Esse sistema funciona da mesma forma para vozes humanas. O Galaxy Buds 3 Pro amplifica as vozes dos alto-falantes durante a conversa. Na realidade, porém, eu rapidamente desativei essa função e deixei o Cancelamento Ativo de Ruído no modo manual e no máximo. As alterações no gerenciamento de ruído também afetam a reprodução da música que você está ouvindo. A longo prazo, isso me irritou muito rápido.
Quanto ao modo de transparência, achei que ele é muito natural. Aqui também é possível ajustar sua intensidade manualmente.
Recursos & Aplicativos
O Galaxy Buds 3 Pro vem repleto de recursos. Há um sensor vestível, um equalizador adaptável, áudio de 360° com rastreamento de cabeça, Find My Device, entre outros. Ainda não há um multitoque de verdade, e os controles não são muito personalizáveis.
Prós:
- Equalizador preciso e intuitivo;
- Aplicativo Galaxy Wear abrangente.
Contras:
- Não há capacidade real de multitoque;
- Os controles não são suficientemente personalizáveis.
Os Galaxy Buds 3 Pro funcionam apenas com o aplicativo Galaxy Wear para Android. Você pode até conectá-lo a um iPhone, mas não terá acesso a nenhuma configuração. Eu não recomendaria a compra se você estiver usando um dispositivo Apple.
Não posso culpar a Samsung por isso, já que a Apple faz o mesmo com seus AirPods e smartphones Android. O mesmo vale para a falta de uma verdadeira conectividade multiponto. O emparelhamento com vários dispositivos só funciona com produtos da Samsung, e o mesmo acontece com a Apple.
O processo de acesso às configurações do Galaxy Buds 3 Pro é uma bagunça. Primeiro, você terá que fazer o download do aplicativo Galaxy Wear que, em seguida, vai solicitar o download de um módulo chamado "Galaxy Buds 3 Pro manager", específico para os fones de ouvido. A partir daí, você terá que se conectar à sua conta Samsung para aproveitar a função de localizar o dispositivo, entre outras coisas. Que chato!
Fora isso, todas as funções essenciais estão lá. Temos a conectividade multiponto para emparelhar os fones de ouvido Samsung com dois dispositivos simultaneamente, por exemplo, e ela funciona muito bem.
O equalizador também é muito bom de usar. A Samsung usa um equalizador automático, assim como a Apple em seus AirPods Pro 2. Você também pode interferir no equalizador no aplicativo. Para cada predefinição, a Samsung explica como ela afeta o som. Achei essa abordagem muito interessante, principalmente quando você não sabe muito sobre o assunto, como é o meu caso.
O Galaxy Buds 3 Pro é equipado com controles de toque e hápticos. Os controles por toque envolvem simplesmente deslizar o dedo pela parte frontal da haste do fone de ouvido para aumentar ou diminuir o volume. Esses controles não são personalizáveis, mas é possível alterar os controles hápticos. Isso envolve apertar a haste do fone de ouvido. No entanto, achei que as possibilidades são bastante limitadas.
Fone de ouvido esquerdo | Fone de ouvido direito | |
---|---|---|
1 pinçada | Reproduzir / Pausar | Reproduzir / Pausar |
2 pinçadas | Próxima faixa | Próxima faixa |
3 pinçadas | Faixa anterior | Faixa anterior |
Pinçada longa | Diminuir o volume | Aumentar o volume |
Bateria & Carregamento
De acordo com a Samsung, o Galaxy Buds 3 Pro tem uma duração de bateria de 7 horas sem ANC e 6 horas com ANC. Com o case de carregamento, você pode ter até 30 horas de reprodução.
Prós:
- Há suporte para carregamento sem fio;
- Duração adequada da bateria.
Contras:
- -
Pessoalmente, usei os fones de ouvido da Samsung de acordo com o padrão abaixo:
- 100% carregado;
- Detecção de desgaste desativada;
- Sem carregamento durante minha sessão;
- Cancelamento Ativo de Ruído sempre ativado no máximo;
- 50% do volume de audição;
- Emparelhado com um smartphone Android;
- Codec SBC/AAC.
Durou apenas seis horas até de ouvir o alerta de bateria fraca nos fones de ouvido. Essa é a média de todos os fones de ouvido que analisei.
Ficha Técnica
Especificações técnicas | |
---|---|
Dispositivo | Samsung Galaxy Buds 3 Pro |
Imagem | |
Design |
|
Peso |
|
Dimensões |
|
Classificação IP |
|
Áudio |
|
Resposta de frequência |
|
ANC |
|
Bluetooth |
|
Codec |
|
Multiponto |
|
Duração da bateria |
|
Duração da bateria com case |
|
Carregamento sem fio |
|
Conclusão
Se eu recomendaria o Samsung Galaxy Buds 3 Pro por R$ 1.699? Sim, a menos que você use um iPhone.
Fiquei impressionado com o Cancelamento Ativo de Ruído desses fones de ouvido da Samsung. A qualidade do áudio é ideal para essa faixa de preço e a duração da bateria também é decente, sem nenhum desempenho inovador.
Minha principal crítica ao Galaxy Buds 3 Pro é seu design. Eu achei os fones feios e chamativos, apesar de o formato com haste ter vantagens em termos de ergonomia. No entanto, prefiro o conforto e a leveza do design de "grão de feijão".
Lembre-se de que a alta resolução do Buds 3 Pro é reservada para smartphones Samsung lançados recentemente. Se a qualidade de áudio for sua prioridade, há várias alternativas de aparelhos Android pelo mesmo preço ou até mais baratos.
O que você achou do Samsung Galaxy Buds 3 Pro depois dessa review completa?