Galaxy S8 vs Galaxy S7: vale a pena o upgrade?

AndroidPIT Galaxy S8 vs Galaxy S7 comparison 2506
© nextpit

A Samsung anunciou oficialmente o Galaxy S8. Apesar das diferenças em relação ao Galaxy S7, será que vale a pena fazer o upgrade para a nova geração?

Galaxy S8 vs Galaxy S7: vídeo comparativo

Galaxy S8 vs Galaxy S7: apenas uma questão de design?

Depois da confirmação das especificações técnicas do Galaxy S8, muitos fãs da Samsung estão se questionando sobre as mudanças desta geração em relação à anterior. Para quem estava esperando um super upgrade de hardware, a grande mudança está mesmo no design e na nova tela, chamada de Infinity Display, o restante são extras.

Comparativo de tamanho 

Modelo Dimensões Peso
Galaxy S8 148,9 x 68,1 x 8,0 mm 155g
Galaxy S7 142,4 x 69,6 x 7,9 mm 152g
Galaxy S7 Edge 150,9 x 72, 6 x 7,7 mm 157g

Como é possível notar na comparação entre as dimensões de ambos os modelos, o Galaxy S8 é 6,5 milímetros mais alto que o Galaxy S7. Quando comparamos ele com o Galaxy S7 Edge, vemos que é apenas 2 mm menor em relação à altura. Assim, definitivamente a oitava geração é a que traz a maior diagonal de tela e também o maior modelo de toda a série. Logo, para os que estão acostumados com o modelo compacto de 5,1 polegadas, terão que se adaptar no caso de um upgrade de variante.

AndroidPIT Galaxy S8 vs Galaxy S7 comparison 2510
Nessa imagem temos o Galaxy S7 Edge (esquerda) e o Galaxy S8 (direita): o tamanho mudou / © NextPit

Por outro lado, em comparação com a versão Edge do ano passado, o S8 está menor em largura, o que facilita a pegada do dispositivo. Além disso, apesar da barra de notificações estar um pouco mais alta por conta da diminuição das bordas, o botão de início virtual está praticamente no alcance do botão de início físico do Galaxy S7.

Se calcularmos o aproveitamento da parte da frente para a tela no Galaxy S8, teremos 83,6% de espaço dedicado ao display; já o Galaxy S7 possui 72,1%.

Em relação à tela, a Samsung traz 400 pixels a mais e uma nova proporção de 18,5:9, o que oferece mais conteúdo na tela e está adaptada para o futuro do streaming de mídias. Assim como a LG trouxe o aspecto 18:9 à tela do LG G6, a Samsung também coloca seu carro-chefe à frente da concorrência quando o assunto é tecnologia de tela.

Logo, se você deseja fazer parte das pessoas que vão testar tais novidades, eis um bom motivo para a troca do modelo do ano passado pela variante deste ano.

Comparativo de tela 

Modelo Tamanho da tela Tecnologia da tela
Galaxy S8 5,8 polegadas Super AMOLED, Quad HD+ (2.960 x 1440 pixels), proporção 18,5:9 e 570 ppi
Galaxy S7 5,1 polegadas Super AMOLED, Quad HD (2.560 x 1440 pixels), proporção 16:9 e 577 ppi

Uma reminiscência do Galaxy Note 7, no entanto, é aquilo que a Samsung chamou de Mobile HDR. Em teoria, essa função permite ao display reproduzir cores e brilhos de uma forma mais realista. E, apesar da ótima experiência de cores e brilho oferecida pelo Galaxy S7, o dispositivo fica para trás quando o assunto são novas tecnologias de display, isso é inegável.

AndroidPIT Galaxy S8 vs Galaxy S7 comparison 2535
Botão dedicado para o Bixby / © NextPit

Por fim, mesmo com poucos mudanças nas dimensões dos Galaxy S7 e S8, a experiência com a tela será diferente. Muitas vezes associamos o tamanho do aparelho com o tamanho da tela, mas o LG G6 e o Galaxy S8 já estão nos mostrando que essa  relação já não cabe mais aqui. Já falamos sobre essa questão antes, mas é sempre bom salientar que uma tela de 5,8 polegadas em uma carcaça de 5,1 polegadas não significa a mesmas coisa.

Galaxy S8 vs Galaxy S7: quão relevantes são as especificações técnicas?

Exynos 8895? Snapdragon 835? Exynos 8890? A Samsung garante que o Exynos 8895 é 10% mais rápido do que seu antecessor, o Exynos 8890, usado no Galaxy S7, e que a GPU consegue ser até 21% mais rápida do que a da geração anterior. Este é, a princípio, o processador da linha no Brasil, para decepção de quem queria ver o Galaxy S8 embalado pelo Snapdragon 835.

Contudo, conversando com meus colegas Eric Herrmann e Luis Ortega, chegamos a conclusão de que, no fim das contas, o uso do Exynos ou do Snapdragon não fará uma grande diferença, pois a Samsung vai acabar projetando ambos para oferecer a mesma performance. E mesmo que seja mais fácil modificar os aparelhos com Snapdragon usando ROMs customizadas, isso já parece coisa do passado visto que o Galaxy S7 não teve um suporte grande por conta da comunidade de desenvolvedores. Pelo menos não em comparação, por exemplo, ao Galaxy S5. Porém, é inegável para quem testou o Snapdragon 835 que este será a melhor CPU mobile do ano para jogos.

Agora, comparando as versões de ambos os modelos Exynos do Galaxy S8 e do Galaxy S7, o aumento de 10% na performance não é muita coisa. Logo, basear sua decisão apenas nesta porcentagem de otimização pode não levar você, necessariamente à melhor escolha. No entanto, tenha em mente que, ao tentar trazer os novos recursos de software ao Galaxy S7, a Samsung sempre pode acabar comprometendo com o desempenho do carro-chefe do ano passado.

Por fim, em relação aos componente internos, vale pontuar que o Galaxy S8 oferece como armazenamento interno inicial a variante de 64GB (UFS 2.1, que permite carregar dados na memória de forma mais rápida). Já o Galaxy S7 começa com armazenamento de 32GB (UFS 2.0). E isso, com certeza, influencia no preço final dos modelos. Como ambos têm suporte para cartão micro SD até 256GB, o armazenamento também não deveria pesar muito na sua escolha.

Samsung Galaxy S8 vs. Samsung Galaxy S7 – Especificações Técnicas

  Samsung Galaxy S8 Samsung Galaxy S7

Galaxy S8 vs Galaxy S7: o restante são extras

Apesar da grande ênfase no design e na tela, o Galaxy S8 trouxe boas novidades à série S, bem como ao mercado mobile em si. A partir deste lançamento, temos por certo a adaptação da linha ao uso da porta USB Type-C, o que também pode ser visto como a confirmação do uso deste padrão em acessórios e, por consequência, outros smartphones da Samsung.

AndroidPIT Galaxy S8 vs Galaxy S7 comparison 2532
Porta USB Type-C do Galaxy S8 (embaixo); porta USB 2.0 do Galaxy S7 (em cima) / © NextPit

Logo, em aproximadamente um ano, a porta USB 2.0 do Galaxy S7 estará defasada entre os high-end disponíveis no mercado. Somado a isso, é comprovado que o USB Type-C transfere dados e carga de forma mais rápida e em maior quantidade.

Outra boa novidade, não apenas para a linha, é a chegada do Bluetooth 5.0 aos smartphones. Por causa disso, agora é possível usar dois fones de ouvido conectados ao mesmo tempo ao Galaxy S8, por exemplo. O Sony Xperia XZ Premium também conta com tal recurso, no entanto, chegará ao mercado depois da nova linha da Samsung. 

Outro recurso trazido com o Note 7, o scanner de iris agora pode chegar para quem tem interesse em usar tal tecnologia. Assim como o leitor de digitais, esta é uma opção de segurança bastante segura, está mais amadurecida que há sete meses, quando anunciada pela Samsung pela primeira vez e não está presente em qualquer outra linha de smartphones da fabricante.

samsung bixby wein
Bixby em ação / © NextPit

Por último, mas menos importantes, temos aquilo que a Samsung chamou de "Novas Experiências": o assistente virtual Bixby e a estação DeX, que transforma o Galaxy S8 em um PC quando conectado a diferentes periféricos. Neste momento, se você não utiliza o idioma inglês como padrão no seu smartphone, não faz sentido colocar na balança o novo assistente virtual da Samsung como um diferencial.

Aliás, a tendência é que o Galaxy S7 receba o Bixby nas próximas atualizações. Porém, é provável que o Google Assistente com suporte em português chegue bem antes ao S7 que o Bixby.

AndroidPIT HaGe 8224
A ideia é boa, a execução parece complicada / © NextPit

Já o DeX é um experimento que a Samsung anunciou com seus novos flagships. O uso é bacana, mas limitado, visto que se você precisar usá-lo em uma viagem a trabalho, por exemplo, teria que ter todo um suporte de tela, cabos HDMI, teclado e mouse, por exemplo.

Enfim, os extras são recursos e serviços que ou não teremos nunca no Galaxy S7, ou teremos que esperar por um update do software para tê-los. 

Galaxy S8 vs Galaxy S7: vale a pena o upgrade?

Se você possui um Galaxy S7

Se você possui um Galaxy S7 ou um Galaxy S7 Edge não precisa fazer o upgrade para o Galaxy S8. Contudo, fazendo isso, vai abrir mão de uma performance um pouco melhor e acesso a características que estão sendo consolidadas neste momento no mercado mobile. Em outras palavras, você estará fora da brincadeira!

Se você está indeciso sobre qual modelo comprar

Se você está na dúvida entre comprar o Galaxy S7 e o Galaxy S8, o pensamento lógico neste momento é o preço. Não acredito que o carro-chefe do ano passado terá uma brusca queda de valor nos próximos três meses, pois a tendência é que a Samsung diminua a diferença de preço entre os dois smartphones com o objetivo de vender mais unidades do novo modelo.

Assim, levando em consideração que o preço pode não ser usado como critério de desempate (ou pelo menos não de forma tão significativa), você terá que considerar design e extras, pois performance, como já disse acima, não influência tanto a ponto de tornar uma geração muito melhor que a outra.

Por fim, uma coisa é certa, qualquer uma das opções será uma excelente escolha. Estou usando o Galaxy S7 há quase seis meses e só trocaria este dispositivo pelo Galaxy S8... ou, pelo Xperia XZ Premium.

E aí, qual é a sua opinião: vale a pena o upgrade?

Ir para o comentário (178)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

Com mais de uma década de experiência em review de dispositivos, recentemente mergulhei no mundo dos wearables e desenvolvi uma paixão por inovações em saúde digital. Embora agora eu esteja profundamente imersa no ecossistema da Apple, meu entusiasmo pelo Android permanece forte. Anteriormente, fui editor-chefe do AndroidPIT e do Canaltech no Brasil, e agora compartilho minhas análises com o público dos EUA no nextpit. Além da tecnologia, valorizo muito minha coleção de vinis e acredito que a melhor maneira de conhecer um lugar é através da sua gastronomia. Junte-se a mim enquanto exploro a fusão da tecnologia e da cultura em nossa vida cotidiana.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
178 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 1
    Line2018 19/11/2018 Link para o comentário

    Eu tenho um Galaxy s7 normal, já possuo há um ano e ele me atende muito bem. Como já está no S9, pensei em trocar para o s8, pois ñ tenho condições ainda de mudar para um s9, pelo preço, realmente está totalmente fora dos meus padrões financeiros. Enfim, pensei em trocar... mas pra ser sincera, eu nunca tive e nunca gostei dos modelos de smartphones estilo edge ou tela infinita, como queiram chamar... sempre gostei das telas normais, estilo de telas IPhone, sem curvatura no vidro. Mas nunca me interessei por iPhone, justamente pelo formato da tela ser mais estreito, sempre tive Galaxy, s3, s4, s6 e atualmente s7. Mas agora, pelo visto, o estilo de tela e de formato de smartphone que eu sempre gostei na Samsung, com tela normal e larga, foi extinta pela Samsung. Fiquei bastante decepcionada com a mudança, pois eu já estava acostumada com os modelos anteriores. Espero que a Samsung repense seus modelos, quem sabe não volta o modelo s7, mas com a tecnologia mais avançada, lógico. Por enquanto não vou trocar meu aparelho de celular tão cedo, a versão do android é a mesma, modelo 7.0, então pelo preço do s8 e pelo formato da tela, q eu não curti, acho que não vale a pena a troca no momento, vou ficar um longo período com o meu s7 mesmo, não pretendo mais trocar agora. Eu amo o modelo S7 com tela normal, sem ser edge, então não vou trocar tão cedo. Se um dia a Samsung voltar a fabricar o modelo de tela normal, quem sabe eu troco de celular, eu realmente odeio tela edge/infinita. Agora, se a Samsung não for mais fabricar o modelo de celular com tela no formato normal, vou ser obrigada a comprar o meu primeiro IPhone (nunca tive IPhone, pq sempre foi mto mais caro e já tô acostumada com o Android). Mas quem sabe... sempre é tempo para fazer mudanças... Eu acostumo com o IOS, só não acostumo com tela edge/infinita, nem a pau, não gosto, não quero, odeio e pronto rsrs. Acostumar com o IOS, eu acostumo, agora curtir tela no formato edge... aí já é questão de gosto pessoal, e eu realmente não curto e sei que o iPhone jamais terá modelo edge, talvez por esse motivo eu seja obrigada a me adaptar com um sistema IOS. Eu realmente não queria sair do android para o IOS, pq já estou acostumada, mas eu odeio tela edge, então a Samsung me deixou num impasse, beco sem saída... Essa é a diferença entre a Apple e a Samsung... tão vendo? A Apple está mais preocupada na fidelidade ao cliente e podem perceber que ela não faz essas mudanças tão drásticas na aparência dos aparelhos, igual a Samsung faz. A gente tá acostumada com um modelo de smartphone, com a tela de um formato diferente e tal... daí vem a Samsung e muda tudo, o modelo do formato da tela, principalmente pra quem não gosta de modelos de formato de telas estilo edge/infinita. Pode perceber que isso não aconteceu e não acontece na Apple, pq ela fideliza seus clientes. Eu era fiel a Samsung, mas ela vem e muda o formato da tela. Pq essa forma radical de trocar tudo? Acho engraçado isso... os smartphones Galaxy S7 tem pra todos os gostos, tem formato edge e normal, daí vem a Samsung e para de fabricar os modelos no formato normal e deixa só o edge, infinito, tanto faz, pra mim é a mesma coisa kkk. Ou seja, ela não está preocupada em fidelizar os seus clientes... se quem estava acostumada com os modelos anteriores, agora serão obrigados a se acostumarem com os novos modelos e que se dane a fidelização ao cliente... sacagem isso... nesse ponto a Apple está há anos luz a frente da Samsung... ela é fiel aos seus clientes.... se a Apple resolver lançar um celular que dobra no meio, por exemplo,
    (e eu não duvido nada que isso aconteça um dia kkk), ela vai lançar um modelo totalmente diferente, mas com certeza absoluta vai manter outros modelos q seus clientes já estão acostumados... por isso que a Apple tem tantos modelos diferentes, para agradar a todos os gostos.... daí vem a Samsung e lança só dois modelos, o s8 e o s8+. Nesse ponto a Apple é melhor... aliás, ela sempre foi melhor e mais preocupada em agradar os seus clientes e não só preocupada em vender, igual a Samsung... só nunca tive um iPhone por questões financeiras mesmo... sempre achei mto caro. Mas no quesito fidelidade ao cliente, eles estão na frente, mto mais na frente. Vou continuar com o meu S7 mesmo, não pretendo trocar tão cedo... apesar de tudo, ele me atende perfeitamente bem. Gosto mto do formato da tela do s7 normal. Se um dia eu precisar trocar, quem sabe a Samsung já não voltou com o modelo de tela normal. Quem sabe. Senão terei que comprar um iPhone mais acessível. Não curto mesmo essa tela infinita/edge.


  • 1
    Helio Oliveira Brandao 21/06/2017 Link para o comentário

    Eu tinha um s7. Diz a troca por um s8 Plus. Parece que a diferença é bem maior no uso diário. Não me arrependo de ter trocado. Vale lembrar que ao vender o meu s7 eu consegui uma boa parte do valor do s8 Plus.
    Ele é lindo fácil de usar e tem ajustes para todos os app. Vale a pena.


  • Jeison B. 19
    Jeison B. 20/06/2017 Link para o comentário

    Alguém sabe onde fazer o download desse wallpaper mostrado no S8?


  • Marcelo Seben 2
    Marcelo Seben 30/05/2017 Link para o comentário

    Tenho um guerreiro Galaxy S4 já faz um bom tempo e estou pensando em trocá-lo.
    Minha dúvida é se compro um um S7 Edge 128 GB que está em torno de R$ 2.750,00) ou um S8 que com plano da TIM também está em torno de R$ 2.750,00.
    Alguém tem alguma sugestão? :D


    • 1
      Helio Oliveira Brandao 21/06/2017 Link para o comentário

      Vai de S8. Muito melhor mais bonito e já está preparado para novas tecnologias. Ele é viciante vc vai ficar com ele uns 5 anos.


  • Marcelo Gui 1
    Marcelo Gui 12/05/2017 Link para o comentário

    Como vou fazer o upgrade do S6 flat para o S8+ estou perfeitamente satisfeito pela minha compra. Agora é só aguentar a ansiedade e esperar o brinquedo chegar...


  • 19
    Cristian S 16/04/2017 Link para o comentário

    Quem tem um s7 não tem a menor necessidade de trocar por um s8. Pagar tudo aquilo e trocar de ano em ano, além de rico tem que ser muito aficcionado.


  • 2
    Joel Soares de Oliveira 15/04/2017 Link para o comentário

    Eu possuo o S7 Edge e gosto muito dele. Também não percebi significativas mudanças no S8, mas pretendo depois de uns meses adquiri-lo. Geralmente adquiro a próxima geração do Galaxy S um ano após o lançamento dele, pois o preço cai pra metade do que é cobrado no lançamento.


  • 62
    Conta desativada 15/04/2017 Link para o comentário

    Não há mudanças significativas de uma geração para a outra, por isso compensa manter o S7 quem tem, pois o mesmo possui um excelente poder de fogo e atualizações. Após 3 ou 4 anos, e logicamente juntando dinheiro, você acaba comprando um modelo mais novo, sem a necessidade de simplesmente trocar por trocar.


  • Daniel C. 17
    Daniel C. 15/04/2017 Link para o comentário

    Para mim, vale apenas pelo design. Vou trocar, pois vendendo o meu S7 Edge e a pontuação da operadora, vou gastar Milão.


  • leonardo webert 32
    leonardo webert 15/04/2017 Link para o comentário

    Nem vale.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 15/04/2017 Link para o comentário

    pelo amor de Deus... valeria mais pra quem gosta né claro...se a pessoa tivesse o S6


  • André Pereira 25
    André Pereira 15/04/2017 Link para o comentário

    Vou comentar sobre o video comparativo... Parabens mais uma vez a Camila, que ta pegando o jeito de fazer videos. rrsrsrsr

    Que teve uma evolução tecnologica do S7 pro S8 claro que teve, principalmente na tela em que o S8 em comparação ao S7 flat tera tela no estilo edge, o aproveitamento maximo da tela diminuindo bastante as bordas e a morte do botao fisico. Agora só nao sei se é vantagem fazer um S8+ e um S8, bom se a diferença for muito grande entre os dois tudo bem, ate concordo agora se seguir como foi o S7 e S7 Edge, é mais facil fazer um S8+ e acabou.

    O S8 ficou lindo! Mas ficarei ainda com o S7


  • Thaís L. 13
    Thaís L. 15/04/2017 Link para o comentário

    Acho que vale mais a pena trocar o s6 pelo s8.

    bianca Ribeiro Gerard da Silvaleonardo webertFlavio Tertuliano


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 15/04/2017 Link para o comentário

    Se eu tivesse um S7, só o trocaria pelo S10. Passaria mais dois anos com o dispositivo.

    leonardo webertConta desativada


    • André Pereira 25
      André Pereira 15/04/2017 Link para o comentário

      Eu sigo essa linha, so troco depois de 2 anos ou quando a memoria estiver insuficiente. Meu pai ainda usa o S4 e ta la firme e forte! rsrsrs


  • 73
    Conta desativada 15/04/2017 Link para o comentário

    Bacana o vídeo comparativo. Completo. Não precisaria nem ler a reportagem.


  • 82
    Conta desativada 14/04/2017 Link para o comentário

    Para mim esse scaner de íris e o armazenamento interno de 64 GB já faz valer a pena. Se aguentar vou esperar o Note 8, caso contrário vou pegar esse S8. Enjoado do S7 Edge já...

    Conta desativada


    • 73
      Conta desativada 15/04/2017 Link para o comentário

      Se já conheço o Andrei, semana que vem ele já tá com um S8 na mão.


    • leonardo webert 32
      leonardo webert 15/04/2017 Link para o comentário

      O scanner de Iris desbloqueia com a foto da pessoa, pesquisa isso.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.