Review do Galaxy A50: intermediário convincente, mas que poderia fazer melhor
A Samsung decidiu modificar sua linha A, que agora substitui a linha J, criando uma grande família de smartphones “intermediários” que vão dos modelos mais básicos como o A10 a alguns que são quase um carro-chefe, como o A80. E aí vem a pergunta: será o A50 um intermediário com um “algo a mais”, ou será que ele deixa a desejar?
Prós
- Design
- Excelente tela
- Grande autonomia de bateria
Contras
- Reconhecimento facial não é confiável
- Leitor de impressões digitais lento e temperamental
- Desempenho inferior ao de concorrentes
Samsung Galaxy A50 – Data de lançamento e preço
O Galaxy A50 chega às lojas no Brasil em 22 de Abril, nas cores Azul, Preto e Coral e custando R$ 1.999. É uma faixa de preço que, não muito tempo atrás, era reservada para aparelhos topo de linha.
Cara de topo de linha
Dois ou três anos atrás, um aparelho com o design do A50 teria sido sinônimo de high-end . A “moda” do vidro mudou o jogo, mas ainda temos aqui uma relação custo/benefício bastante boa. Esteticamente, apesar da carcaça em plástico brilhante, o smartphone tem um visual bastante premium. Os efeito pelo reflexo da luz na tampa é muito bonito, mas apesar da presença de plástico em vez de vidro, a parte de trás do dispositivo rapidamente acumula impressões digitais.
Na mão o smartphone causa uma boa impressão, especialmente com suas bordas levemente curvas. Ao toque é possível sentir um pouco a transição da frente para o chassi, algo que num smartphone deste preço é aceitável.
O pequeno orifício do alto-falante, localizado logo acima do notch, é muito discreto aos olhos e ao toque. O outro alto-falante está localizado na parte inferior, perto da porta USB. A única pequena crítica que tenho a fazer é que a borda inferior é muito mais larga que a borda superior, algo bem estranho.
A qualidade do acabamento é equivalente à dos topo de linha da Samsung. O aparelho passa uma sensação de solidez e um quê de alta qualidade. É interessante notar que o smartphone tem um leitor de impressões digitais debaixo da tela, voltaremos a ele mais tarde. Na parte de trás, encontramos as três câmeras, alinhadas verticalmente.
Note que o aparelho tem uma porta USB-C, entrada para fones de ouvido e que você pode ter 2 cartões SIM além de um cartão microSD. Esses recursos costumam ser desejados pelos usuários e a Samsung sabe quais são os pontos fortes que fazem seus smartphones vender, em um momento em que a concorrência é tão difícil quanto importante.
Samsung Galaxy A50 – Tela
O Galaxy A50 tem uma ótima tela de 6,4 polegadas com o design que a Samsung chama de “Infinity U”, nome dado ao pequeno notch em forma de gota no topo da tela AMOLED, semelhante ao encontrado no OnePlus 6T, por exemplo. É um detalhe muito discreto, do qual você se esquece rapidamente ao usar o smartphone. A relação entre a frente e a tela não é tão boa quanto no S10, mas com 84% podemos dizer que é um bom aparelho para conteúdo multimídia.
Na prática, a tela é excelente não apenas pela sua resolução Full HD + (1080 x 2340 pixels). O brilho é alto o suficiente para usar sob o sol, as cores são vivas e você realmente tem que ser exigente demais para achar defeito numa tela como essa por esse preço. Em suma, a Samsung continua fiel à sua reputação como a melhor fabricante de telas.
Samsung Galaxy A50 – Características Especiais
O A50 possui dois meios de identificação do usuário (além do PIN / senha padrão): o reconhecimento facial e o leitor de impressões digitais que, conforme mencionei anteriormente, está debaixo da tela.
O reconhecimento facial é bastante inconsistente : quanto mais iluminado o ambiente, melhor ele funciona. Mas às vezes funciona com extrema precisão e rapidez, e outras vezes (nas mesmas condições de luz) não reconhece meu rosto e sou forçado a usar o leitor de impressões digitais.
Este último é óptico e não ultrassônico, ao contrário do Galaxy S10. Ele é bastante lento e um pouco temperamental. Se eu tiver que escolher, prefiro o reconhecimento facial porque ele é (um pouco) mais consistente, mas é bem doloroso ter dois sofisticados sistemas de desbloqueio e às vezes acabar tendo de recorrer às velhas senhas.
Samsung Galaxy A50 – Software
O Galaxy A50 roda o Android 9.0, com a interface proprietária OneUI (versão 1.1) da Samsung. E ela realmente me desorientou : por padrão os ícones parecem enormes (mas isso pode ser mudado facilmente) e o design / cores parecem ter sido escolhidos por uma criança de 5 anos. Mas essa é uma opinião pessoal. Você pode personalizar muitas coisas, incluindo o uso de gestos e você logo se acostuma com o resto.
O Notch não causa nenhum problema, porque a Samsung adaptou a barra de notificações para que a parte superior do dispositivo em torno do entalhe esteja sempre vazia. Para melhor e pior, o A50 também vem equipado com o Bixby, o assistente digital da Samsung. Pelo menos, não há botão físico para ativá-lo.
Como sempre, a Samsung pré-instala vários aplicativos próprios, além de três aplicativos da Microsoft (Office Mobile, OneDrive, LinkedIn) e, claro, o Facebook.
Samsung Galaxy A50 – Performance
Encontramos sob o capô um processador Exynos 9610, acompanhado por uma GPU Mali-G72 e 6 GB de RAM. Parece um bom conjunto, mas o desempenho é inconsistente: de vez em quando parece que a animação da interface ou a abertura de alguns apps engasga, enquanto nas tarefas realmente difíceis ele mantém a cabeça erguida.
Benchmarks do Galaxy A50
Benchmarks | Samsung Galaxy A50 | Redmi Note 7 |
---|---|---|
3D Mark Sling Shot Extreme ES 3.1 | 1288 | 1358 |
3D Mark Sling Shot Vulkan | 1392 | 1303 |
3D Mark Sling Shot ES 3.0 | 1252 | 2063 |
3D Mark Ice Storm Unlimited ES 2.0 | 15468 | 26386 |
Geekbench 4 - single core | 1717 | 1634 |
Geekbench 4 - multicore | 5610 | 5904 |
PassMark Memory | 14151 | 12833 |
PassMark Disk | 60032 | 51462 |
Como vocês podem ver o Redmi Note 7, que custa muito menos, até supera o Galaxy A50 em alguns benchmarks.
Samsung Galaxy A50 – Áudio
O som nos lembra que aqui temos um smartphone intermediário. Está longe de ser ruim, mas não confie demais nele animar uma sala , porque o som do único alto-falante está longe de ser convincente. A entrada para fones de ouvido tem melhor qualidade, mas não vai virar as cabeças dos audiófilos. Novamente, dado o preço, você tem que aceitar algumas concessões.
Samsung Galaxy A50 – Câmera
Nas fotos, a Samsung não mediu esforços e colocou três sensores na parte de trás. O Galaxy A50 incorpora o famoso “trio mágico” de grande angular (25 MP, f / 1.7), telefoto (5 MP, f / 2.2) e ultra grande angular (8 MP, f2.4).
Não podemos dizer que é uma verdadeira revolução no segmento intermediário, nem que ele tem a melhor câmera desta categoria, mas os resultados são muito bons em seu segmento. Gostamos da presença do sensor ultrawide, algo que muitos de seus concorrentes não oferecem a esse preço. Em cenas bem iluminadas, os resultados são extremamente positivos. Mas à noite perdemos muito em qualidade.
Geralmente, a representação das cores é bem-sucedida, mas às vezes elas ficam um pouco lavadas, como no caso da quadra de basquete em nossas fotos de teste, que tinha cores às vezes um pouco esmaecidas / amareladas. A câmera também oferece diferentes modos de gravação de vídeo, incluindo hyperlapse e câmera lenta. No modo retrato, o resultado também é bem sucedido, tanto na frente quanto atrás.
Selfies são aceitáveis, mas achamos que o modo de retrato poderia ser um pouco mais rápido.
- Veja fotos tiradas com a câmera do Samsung Galaxy A50
Samsung Galaxy A50 – Bateria
Este é o ponto forte deste aparelho. Com sua bateria de 4.000 mAh, ele aguenta um dia inteiro de uso sem problemas . No meu caso, consegui manter dois dias com um uso um pouco mais moderado (e-mails, mensagens, Netflix e alguns podcasts). Graças à carga rápida a 15 watts (com o carregador incluso), você pode carregar completamente a bateria em aproximadamente 1h e 45 mins.
Samsung Galaxy A50 – Especificações Técnicas
Veredito Final
A Samsung fez um bom trabalho nesta nova geração da família Galaxy A. O Galaxy A50 oferece tudo o que se espera de um bom smartphone intermediário, com extras com a câmera tripla. Ele não é capaz de concorrer com os topos de linha, mas no geral oferece uma experiência bastante agradável. Por outro lado, o leitor de impressões digitais sob a tela e o reconhecimento facial não agregam valor nenhum.
E você, está interessado no A50 ou em algum outro aparelho da série A? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Amei o a50 muito rápido câmeras super boas bateria ótima não tenho que reclamar recomendo esse aparelho ele cumpre o que realmente diz sobre ele no site da Samsung Linha A
No site da samsung informa que não tem NFC. No seu review, consta que tem.
Qual está correto?
Tem NFC.
Tenho um
É um bom aparelho, as câmeras são boas... mas o desbloqueio por digital é manhoso e demorado! Sinto falta da proteção IP68 e claro NFC... Não ter NFC é o pior
Tem NFC
Se para você, 5-6 anos não é muito tempo...
o último intermediario q peguei da Samsung foi um A7 2017.. de la pra ca o q mudou ou melhorou com esse A50? Lembro q saiu por uns 1700 e mesmo assim porque foi comprado em 2018
Tem certeza que ele tem NFC? Nas especificações no site da Samsung consta que não tem.
Nao tem NFC... pesquisei muito antes de comprar e não me atenatei a isso :(
Tem NFC sim.
Comprei um e já estou usando
Tem sim. Eu tenho um
Só não entendo o porquê de reclamações sobre o preço... Não não digo que é barato mas um tempo atrás chegavam a lançar "J8" apenas um pouco mais barato que o A50, um aparelho muito inferior em todos os sentidos, se fosse a Samsung do ano passado estaria vendendo o aparelho por uns R$3.000 e as pessoas estariam apenas elogiando com algumas poucas críticas sobre o preço...
Samsung está sendo ultrapassaada pela Huawei em vendas de celulares e em breve vai ser deixada pra trás também pela Xiaomi. Com esses intermediários que vem sendo lançados há alguns anos a tendência é só perder vendas mesmo.
Samsung mudou umas coisinhas e mudou nome da J alguma coisa para A alguma coisa...
e o preço desse negocio "inovador" de camera ruim...
ainda bem que tem Xiaomi baratos no brasil..
tomara que Huawei traga seus medios ao brasil tambem, pq esses "Marca boa" só "melhora" os preços...
pais com baixa concorrencia nos celulares medios é assim
É um bom aparelho... Precisa dar aquela caída no preço aí vai ser uma ótima opção pra comprar.
Diria que no máximo 1500 é um bom preço pra ele.
"Diria que no máximo 1500 "
perde para Redmi note 7 em tudo... vale 1000
Redmi Note 7 vende oficialmente no Brasil? Acho que não né?
Quando eu digo 1,5k é preço de mercado nacional mesmo.
Muito bacana o artigo sobre o novo Samsung Galaxy A50. Agora o que senti falta nele foi a resistência IP68, que tinha no A8 e A8+. Além disso, um processador mais condizente com a classe que
pertence. O A9, vem com quase os mesmos recursos do A50, processador Snapdragon 660 e está custando o mesmo preço do modelo mais novo.
Bom e completo review , é um bom intermediario que vale no.maximo 1,5 K , nao me impressionou em nada .