Samsung demonstra sinais de que cansou da distribuição do Android

Samsung galaxy s7 edge nougat
© nextpit

Um representante da operadora Vodafone Austrália afirma que a Samsung poderá liberar diferentes versões do Android Nougat para seus carros-chefe, o Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge. Isso demonstra claramente que a fabricante já não aguenta mais lidar com a fragmentação do sistema operacional Android.

Não sei se você percebeu, mas a cada três meses temos um novo recurso chegando à plataforma da Google. Em setembro, tivemos a liberação do Android 7.0, em dezembro a versão passou por um upgrade e trouxe o Android 7.1 e, muito provavelmente, na época do MWC teremos a versão Android 7.2. Isso faz com que as fabricantes nunca consigam alcançar a última versão do sistema operacional.

A Samsung havia anunciado, assim como a Sony, que pularia a versão Android 7.0 e liberaria o Android 7.1 para os Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge. No entanto, de acordo com essa nova informação da Vodafone, a empresa pode preferir liberar a versão já estável do SO, 7.0, e depois liberar um novo update para alcançar a versão mais recente do Nougat.

Se você me perguntar o que acho disso, vou dizer que a Samsung está correta em liberar o Android 7.0 agora, sem ter que esperar para estabilizar o software na versão 7.1, pois, quando isso acontecer, teremos uma nova versão e a ansiedade dos proprietários dos aparelhos irá aumentar, e com ela a insatisfação com a fabricante.

Alguns usuários podem discordar comigo, pois claro que existem correções e otimizações que apenas a versão Android 7.1.1 traz, mas sou da opinião de que privar os usuários de toda uma plataforma apenas para poder entregar a última versão do SO é chover no molhado, pois quando isso acontecer, a Google irá liberar o Android 7.2 e, pasmém, terá correções e otimização que apenas esta versão poderá oferecer.

E aí, você acha que a Samsung estaria correta em oferecer o Android 7.0 e depois o update para Android 7.1?

Ir para o comentário (161)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

Com mais de uma década de experiência em review de dispositivos, recentemente mergulhei no mundo dos wearables e desenvolvi uma paixão por inovações em saúde digital. Embora agora eu esteja profundamente imersa no ecossistema da Apple, meu entusiasmo pelo Android permanece forte. Anteriormente, fui editor-chefe do AndroidPIT e do Canaltech no Brasil, e agora compartilho minhas análises com o público dos EUA no nextpit. Além da tecnologia, valorizo muito minha coleção de vinis e acredito que a melhor maneira de conhecer um lugar é através da sua gastronomia. Junte-se a mim enquanto exploro a fusão da tecnologia e da cultura em nossa vida cotidiana.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Notificação por push Artigo seguinte
161 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Luciano O. 12
    Luciano O. 28/12/2016 Link para o comentário

    Sou da opinião de que se alterassem poucas coisas no Android, mais rápida seria sua atualização....
    Deveriam focar num Android puro e em um inicializador personalizado.


  • 16
    Vince 28/12/2016 Link para o comentário

    Isso é um sinal forte que o Tizen está cada dia mais próximo!


  • 6
    Cláudio Maxximus 27/12/2016 Link para o comentário

    por isso não tenho que reclamar dá MUIU e praticamente um Sistema Android novo


  • Muraque O. 37
    Muraque O. 26/12/2016 Link para o comentário

    É O SEGUINTE.. VOLTA S.O SYMBIAN EM TODOS OS DISPOSITIVO E TA VALENDO.

    Maya J.TravelCAV


    • CAV 57
      CAV 26/12/2016 Link para o comentário

      Symbian também não era aquela coisa em atualização.
      Aparelhos que vieram com o Symbian 9.3 (S60v3) não receberam o Symbian 9.4 (S60v5). Aparelhos que vieram com o S60v5 não receberam nenhuma versão do Symbian^3, nem a 9.5, nem o Anna, nem o Belle. Os que já vieram com o Symbian^3 de fábrica já tiveram um suporte um pouco melhor, mas o Nokia 500 não recebeu a atualização mais recente do Symbian Belle (o Belle Refresh FP2), por exemplo.

      Sem falar que problemas de compatibilidade de aplicativos não foram raros entre as versões. Muitos aplicativos lançados para Symbian^3 não eram compatíveis com as versões anteriores (as vezes um aplicativo lançado para Symbian Belle já não ficava legal no Symbian Anna). Mesma coisa o S60v5. E apps do S60v3 já não funcionavam bem no S60v5, porque o primeiro tinha um foco maior em aparelhos com teclado QWERTY, enquanto o segundo era mais focado em aparelhos com touchscreen.


      • Alex Honorato 5
        Alex Honorato 27/12/2016 Link para o comentário

        Só um ponto, eu tenho um Nokia 500 e ele recebeu a atualização do Symbian Belle, aliás um dos nokias mais fluídos e acessíveis (no quesito preço) que eu tive nos tempos do Symbian. Quanto a incompatibilidade, naquela época era diferente, o ecossistema foi construído de forma fragmentada, o conceito de loja centralizada ainda estava em processo de maturação e a Nokia já tinha fechado com a Microsoft aquele contrato do Windows Phone que decretou seu fim.

        CAV


      • CAV 57
        CAV 27/12/2016 Link para o comentário

        Foi o que eu disse.
        O Nokia 500 recebeu o Symbian Belle, mas não roda a última versão que está presente no Nokia 808 PureView, por exemplo.


    • 30
      Tarlisson Jose 27/12/2016 Link para o comentário

      So que não Symbiam não atualizar mais


  • Rodrigo 4
    Rodrigo 25/12/2016 Link para o comentário

    Por essas e outras que, mesmo depois de tantos anos no Android e tendo comprado todos os tops da Samsung incluindo o S7 edge, migrei pro iPhone e agora me sinto muito mais respaldado.
    Não há concorrência pra dobradinha iPhone + iOS.


  • Joseilton Malafaia 21
    Joseilton Malafaia 24/12/2016 Link para o comentário

    E o Tizen?

    CAV


    • CAV 57
      CAV 26/12/2016 Link para o comentário

      Ainda continua sendo uma promessa.
      Não se sabe se vai passar disso, ou se terá o mesmo destino do finado Bada.


  • Denis 57
    Denis 23/12/2016 Link para o comentário

    Seguinte... reclamam tanto da fragmentação do sistema operacional Android. Mas quem é o maior responsável pela fragmentação? Quem fornece o sistema ou quem o modifica tanto que para implementar as suas mudanças demora mais tempo? Várias fabricantes modificam o sistema para implementar as suas interfaces proprietárias ou para adequar o sistema aos recursos presentes no hardware. Colocar a culpa da fragmentação do Android apenas na Google é ser simplista demais.

    Tiago HastenteufelNatan Romanofabio cardosoArthur S.Carlos A.


    • 11
      Conta desativada 23/12/2016 Link para o comentário

      Concordo contigo. A desinformação é que atrapalha os usuários. Pois a própria fabricante não fornece orientação para nós.

      Natan Romanofabio cardosoDenis


  • 5
    Farad Oliveira de Araujo 23/12/2016 Link para o comentário

    Tá na hora da Samsung troca o android pelo ios.

    DenisCristian S


    • Arthur S. 40
      Arthur S. 23/12/2016 Link para o comentário

      Kkkkkkk

      Tiago HastenteufelFelipe Santos


    • Denis 57
      Denis 27/12/2016 Link para o comentário

      HUASHUAHSUAQSHASUASHASUASH!!! BOA!!! Toma aí o meu like, seu zueiro!!!


  • 11
    Frederico Cavalcanti 23/12/2016 Link para o comentário

    A Samsung é a empresa que mais ganha dinheiro com o sistema Android!!! Acredito que ela tem condições totais de otimizar o SO junto a plataforma android mas será que a ela interessa gastar tanto para isso ?

    Conta desativada


  • Alexandre XStationBR Games (XStationBR) 9
    Alexandre XStationBR Games (XStationBR) 23/12/2016 Link para o comentário

    Esta na hora da Samsung abandonar essa porcaria de Android e usar o Tizen por padrão, além de se tornar estável também terá desempenho de sobra, já que o grande problema do Android é ter que otimizar o Android para cada tipo de celular usando como base o Android que a Google cria.
    Tendo apenas o Tizen como sistema Nativo da Samsung todos problemas com desempenho seriam resolvidos para todos smartphones dela.
    Um simples Galaxy Grand Duos 2 teria um desempenho de um Galaxy S5 por exemplo e um Galaxy S7 teria o desempenho quadriplicado usando o Tizen, o porém seria apenas a grande quantidade de games de quem já comprou no Android, se o Tizen suportar a PlayStore e rodar com mesmo desempenho ou superior então será uma ótima e bela idéia que a Samsung poderia usar.
    Por outro lado, se for como no Blackberry X então melhor nem tentar, pois o Blackberry X roda jogos do Android só que roda emulando e o desempenho é um lixo, jogos Leves como Need For Speed Most Wanted roda engasgando, sendo que o Blackberry X tem 2GB de RAM, quando esse jogo em um Galaxy S3 de 1GB de RAM roda rápido e fluído, resumindo, espero que a Samsung pule do barco agora e aproveite bem o Tizen, mas acho que continuará nos sonhos ver o dia que isso possa acontecer.

    Conta desativada


  • arthur4g b. 30
    arthur4g b. 23/12/2016 Link para o comentário

    Ela já demonstrou os primeiros sinais, quando lançou seu primeiro dispositivo com o OS TIZEN... Não percebeu quem não quis...


  • 43
    Conta desativada 23/12/2016 Link para o comentário

    Ah e a Sammy não está cansada das att.s do Android é apenas a questão de que a cada nova versão para que ela possa atualizar ela tem que remodelar a skin dela e isso deve dar um trabalho gigantesco, então é mais cômodo pra ela não seguir as atualizações que a Google oferece assim como a Apple o faz e ficar pulando att.s de melhorias e deixar pra focar apenas nas que realmente trazem muitas diferenças para o usuário. Mas as atualizações recorrentes da Google são sim importantes, pois trazem melhorias, mas que muitas vezes não estão à vista do usuário comum, pois não muda interface, mas melhora o uso do sistema como um todo, só que acompanha esse tipo de att. quem pode...

    Jerry Wendel

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.