Apple e Huawei lideram ranking de usuários mais fiéis; Motorola tem a menor preferência
Lealdade à marca. Familiaridade do consumidor. Super fã, fan boy. Todos nós já ouvimos essas expressões e formamos nossas próprias opiniões do porque os usuários de smartphones compram o que eles compram. Agora, uma nova pesquisa revela a probabilidade dos proprietários de marcas mais famosas trocarem de fabricante.
A pesquisa foi conduzida por Marril Lynch, do instituto Global Reaserch, que constatou que cerca de 20% dos proprietários de um smartphone Android planejam mudar para Apple na próxima compra. Usuários da HTC foram os mais propensos a mudar para o iOS, com 25%. Você pode ver a lista completa a baixo (em inglês):
De acordo com a pesquisa, os usuários da Huawei são os mais fiéis com 54% de fidelidade, indicando que irão continuar com a fabricante chinesa no próximo dispositivo. A Huawei também é, por sinal, o destino mais provável de usuários do iPhone que pensam em migrar para o Android, seguido pela Samsung.
Usuários da Samsung, contudo, formam o segundo grupo dos mais fiéis, com 53% considerando permanecer na marca. A menor base de fãs fiéis foram os que usam Motorola, com apenas 11% dos entrevistados pensando em permanecer com uma aparelho Moto. Outras fabricantes famosas ficaram de fora, como OnePlus e Sony, por exemplo.
- Galaxy S9 e iPhone 8 tem melhor custo/benefício do mercado, diz pesquisa
- Usuários trocam iPhone por Android em busca de melhores preços, diz pesquisa
A pesquisa mostra, de modo geral, o movimento que as empresas estão fazendo com seus últimos lançamento, indo atrás de características implementada primeiramente pelas chinesas, como a Huawei. Apple é a mais fiel pela exclusividade do sistema (e ecossistema), mas também perde para chinesas. A Motorola faz sucesso em países emergentes, o que explica um pouco a falta de interesse dos entrevistados em continuar com produtos da marca.
Você concorda com a pesquisa?
Fonte: Global Reserach
A Emui da Huawei é muito boa, apesar de gostar de android puro. Já passei por samsung, lg, sony, motorola, mas to realmente propenso a permanecer na Huawei.
minha fidelidade por enquanto está sendo com a xiaomi, 4° celular seguido da marca rs, Redmi Note 3 pro, mia1, mi6 e agora to esperando chegar meu mi8 *-*
Vai muito do gosto da pessoa, eu mesmo não curto o iOS, acho muito "travado", uma vez que acostumei com o Android e as inúmeras possibilidades e alternativas que oferece, e também não estou disposto a dar tanto dinheiro em um celular. Agora estou com um Galaxy J4, dessa safra nova do segundo semestre, e não me incomoda em nada, apesar de não ser grande coisa, atende muito bem para o uso diário com folga. Usei por uns dias um Moto G5, nada a reclamar quanto a desempenho ou bateria, mas o sistema operacional e a tela são tristes, na minha opinião. Muita gente não gosta de Android puro também, não mais, uma vez que é um sistema seco, não vem nada, e consome quase o mesmo tanto de RAM que a interface modificada, que não é problema quando é bem executada. Eu adorava o Android puro porque a TouchWiz era muito cagada antigamente, mas agora essa nova interface da Samsung ficou muito bonita e fluida, oferece várias ferramentas, não vem cheia de bloatware como costumava ser. As telas IPS LCD da Motorola tem cores muito lavadas, contraste não é bom e fica difícil competir com o Super AMOLED, mesmo que as cores não sejam reais, é algo agradável de se ver. Da mesma forma que pra mim essa nova linhagem da Samsung se tornou muito interessante, acredito que pra uma infinidade de pessoas também será, já que não é tudo tão pesado e carregado visualmente como antigamente. E antigamente o apelo da Motorola com os Moto G era maravilhoso, era um aparelho fantástico, mas atualmente são erros após erros, não tem nem como defender.
Motorola decaiu demais desde que saiu das mãos da Google. A Lenovo deveria ter feito o mesmo que fez com a linha ThinkPad (não meter tanto o bedelho), que ainda continuam sendo ótimos concorrentes para os computadores da Dell. As specs deles são ótimas, só acho "peba" aquele acabamento em policarbonato, notebook premium tem que obrigatoriamente usar alumínio, na minha opinião.
Não me espanta a Motorola ter a menor preferência. A Lenovo tem feito um trabalho hercúleo para acabar com a marca.
Dois aparelhos Moto G4Plus que tivemos em casa deram o mesmo problema. E sem surpresa alguma, vários colegas também relataram o mesmo.
A bateria acaba quando o indicador ainda marca 80% de carga.
E quando é reiniciado o aparelho volta com menos de 30%.
Sem contar que, ao iniciar um vídeo, seja no youtube ou recebido pelo app de mensagem - o aparelho desliga e só volta a exibir o conteúdo se estiver conectado ao carregador.
Minha filha pediu qualquer outra marca que não Motorola para o novo aparelho.
Olhou vários modelos e optou por um Samsung.
Tive resistência mas atendi ao pedido dela afinal quem usará o aparelho é ela...
Motorola e Lenovo estão fora de cogitação.
Eu venho usando aparelhos da Motorola a muito tempo, e acho que quando se refere a intermediário, são os melhores. Por 2 vezes quando a situação financeira permitiu eu comprei o Galaxy S6, que também foram muito bom a experiencia.Quero um dia adquirir um da Huawei.
Motorola merece o posto em que se encontra. Após a compra da marca pela Lenovo, ela estragou muito a experiência do usuário.
Eu tenho usado Motorola por mais de 4 anos e ainda é minha marca de preferência, apesar dos altos e baixos eu não mudaria.
Essa questão de fidelidade a uma fabricante depende muito da sua experiência com o aparelho... Logo, se der defeito, dificilmente você vai querer outro da marca.
Não faz muito tempo, vi um artigo aqui sobre migração de usuários da Apple para o Android. Agora vejo
A Motorola mais uma vez vai ter que se reinventar, depois da mancada de atualizar apenas uma vez a linha G que era a sua grande campeã de vendas, o que ela iria esperar? Que esses consumidores esperassem a cada lançamento da linha G para migrar para uma nova versão do Android? Sem falar nas infinidades de problemas que teve a quarta geração da linha G. A Motorola mais vez precisará oferecer mais por menos, como foi no moto g1 e g2.
OHX - Oneplus / Huawei / Xiaomi
Nada mais!!
Estamos numa época em que pesquisa dificilmente influência alguém....
Não faz muito tempo, vi um artigo aqui sobre migração de usuários da Apple para o Android. Agora vejo essa de mais fiéis ..
Cara sempre achei o Android maneiro e tal, personalizável coisa e tal.. “ barato” faz o mesmo que o IPhone.. mas Hardware.
Só que nos dias de hoje, o que vejo é iPhone 5s com IOS 12 e Motorola de 2016 já sofrendo por atualização .. não vou nem entrar no mérito de a própria Google não atualizar os Google pix mas de 3 vezes.
Sabe o que eu acho de verdade após 2 anos com meu IPhone 6s.. e que ele ainda vai durar mas uns 3 anos no mínimo.
Nem vou mencionar que o IOS 12 deixou o iPhone 5s da minha mulher mais rápido.
Meus amigos, a Google tem muito trabalho a fazer ainda no Android.
Quem tem 3k pra gastar num smartphone, não é jeito o iPhone e a melhor opção .
Mas se você quer gastar no máximo 1,5k vai de Android mesmo.. mas sabendo que no máximo em 2 anos vai gastar esses 1,5 k em outro smart
Gostaria de ver uma pesquisa assim apenas informando sobre os usuários brasileiros....
Para mim, é Xiaomi e nada mais.
Depois do Redmi 2 Pro que comprei em 2015, só tive aparelhos da Mi.
5 no total, com um Moto G5 Plus entre eles de forma emergencial. Tive o modelo da Motorola por 3 semanas entre a morte do Redmi Note 3 Pro e o atual Redmi 4X.
Depois de muita pesquisa resolvi usar a xiaomi, estou usando o pocophone f1, tive uma grata surpresa, depois de anos usando Samsung e Apple. Posso dizer que nele tem o melhor dos dois mundos,fluidez da maçã com a usabilidade do Android, Android parecendo que com o Android puro, mas com mudanças relevantes. Gostei mais da customização da xiaomi quê o da Samsung.
Sempre achei a interface da Samsung meio cagada, mas realmente esse Pocophone veio com tudo, excelentes especificações e um preço jamais visto.
Estou com o intermediário Motorola Z3 player e estou gostando muito desta marca, eu que estou abandonando a Samsung por conta da falta de atualização dos top de linha (meu celular era um Galaxy Note 5)
Se a Samsung está assim, a Motorola está pior, atualizações constantes somente quando era do Google, depois que foi comprada pela Lenovo, cagaram a Motorola.