Qual marca chinesa eu devo escolher na hora de importar um smartphone?
Nos dias atuais o mercado de smartphones está cada vez mais concorrido e quem aqueceu mais ainda essa disputa foi as fabricantes chinesas. Fato esse que podemos ver a Huawei em segunda lugar na lista das empresas que mais vendem aparelhos celulares no mundo, ficando atrás apenas da Samsung que lidera essa lista já faz um bom tempo.
E não é só a Huawei que é destaque, varias outras fabricantes chinesas vem cada vez mais ganhando reconhecimento no mercado mundial, tanto que ouvimos quase que diariamente o nome de outras empresas, como Xiaomi e Oppo por exemplo. Mas afinal com tantas fabricantes chinesas de smartphones, qual escolher na hora de comprar um dispositivo?
Nota: o nível de confiabilidade foi definido pelo editor com base nos comentários de leitores em nosso site, no fórum e através de relatos e experiências próprias. O nível mede a frequência de comentários negativos sobre essas empresa e seus produtos, bem como a falta de requisitos básicos para quem procura por importação, como suporte, atendimento pós-venda, suporte ao software e qualidade de construção. A opinião pessoal do editor não representa o site.
As melhores - escolha segura
Huawei (nível de confiança: 10)
Como já dissemos a Huawei ganhou tanta força que tomou o segundo lugar da Apple como a fabricante que mais vende smartphone mundialmente. Com dispositivos muito bem feitos e com grande destaque como é o caso do P20 Pro que tem as melhores câmeras entre todos os smartphones já lançado.
Outro grande destaque é a linha Mate que no próximo mês de outubro terá um novo modelo. A Huawei venderá smartphones no Brasil, aumentando o nível de confiabilidade no que diz respeito ao suporte e assistência a possíveis modelos importados.
Xiaomi (nível de confiança: 9,5)
A Xiaomi vem em grande crescimento no mercado também, tanto que ela já ocupa a quarta posição na lista das empresas que mais vendem smartphones mundialmente. É verdade que a empresa teve uma passagem relâmpago aqui no mercado nacional, entretanto seus dispositivos são facilmente encontrados para venda no varejo online.
O destaque vai para modelos como o Redmi Note 5 lançado esse ano que é tido como o melhor custo beneficio de todos. A confiança cai um pouco no que diz respeito ao excesso de cópias e o software mal adaptado ao idioma local de alguns modelos.
OnePlus (nível de confiança: 9,5)
Quando eu ouço falar de OnePlus me vem na mente algo muito bem feito, sem falhas e que funciona tudo perfeitamente. Os smartphones dessa fabricante são muito bem elogiados por conta do equilíbrio entre hardware e software. E falando em software, o Android que vem embarcado em seus aparelhos é considerado por muitos a melhor versão do Android da atualidade.
O OnePlus 6 é sem duvidas um smartphone que eu queria muito ter. A marca é referencia em qualidade de seus acessórios, embalagem e suporte. Perde pela ausência de representantes no país.
Correndo por fora
Oppo (nível de confiança: 9)
Eu poderia muito bem ter colocado a Oppo na primeira parte da lista, entretanto, resolvi colocar nessa categoria simplesmente pelo fato de seus smartphones serem caros. Sobre qualidade, não tem do que reclamar, pois os seus aparelhos são muito bem construídos e com um visual muito bonito. Um exemplo é o Oppo Find X que é tido como um dos mais bonitos desse ano.
Vivo (nível de confiança: 9)
A Vivo (não é a operadora), ganhou muito destaque por conta do Vivo Nex que foi lançado esse ano e trouxe uma grande inovação que foi o sensor de digitais na tela do aparelho. Assim como a Oppo, as duas fazem parte da BBK Eletronics sendo assim é mais uma fabricante de qualidade. Os testes de resistência feitos com o Vivo Nex surpreenderam a todos que achavam que o smartphone tinha uma aparência frágil.
A confiabilidade cai em termos de preços e da presença de tecnologias novas em alguns modelos, que requer suporte específico, como a câmera retrátil e a biometria sob a tela.
Meizu (nível de confiança: 9)
Está aí uma empresa chinesa que vende de forma oficial aqui no Brasil através da VI PhoneStation. Tá certo que são poucos modelos disponíveis aqui no país, entretanto, eles têm garantia padrão de 12 meses igual as demais fabricantes aqui no Brasil. Seus smartphones também são bem feitos onde quase não se tem reclamações contra defeitos. Atualmente a fabricante lançou o Meizu 16 que vem sendo muito bem avaliado pela critica e pelo consumidor.
ZTE (nível de confiança: 8,5)
A ZTE ganhou grande destaque por conta do Nubia M2 que é considerado um dos melhores custos benéficos pelo conjunto que oferece. Um smartphone bem equilibrado e barato despertou o interesse do publico o que ocasionou em vendas muito boas. Outro modelo de grande destaque também é o ZTE Axon pela sua robustez, entretanto, o problema é seu preço um pouco alto e a falta de suporte ao software (atualizações e idiomas).
Boas, mas não recomendo (nível de confiança abaixo de 8,5)
Além dessas marcas mais conhecidas e com uma melhor procedência, existem outras marcas menos famosas e que ganha destaque pelos seu baixo preço. Podem ser boas opções para quem não quer gastar muito dinheiro, entretanto, geram varias reclamações por problemas ocorridos e por não oferecer o melhor em componentes. Essas são consideradas segunda linha na China que são as seguintes marcas:
- Ulefone
- Doogee
- UMIDIGI
- Leagoo
- Elephone
- Oukitel
- Blackview
- Vkworld
Não estou aqui dizendo para não comprar que vai dar problema, não é isso. Como são empresas que ainda estão em projeção precisam de um amadurecimento para chegar no patamar das outras citadas acima. Ao meu ver compensa ajuntar um pouquinho mais e comprar algum smartphone da Xiaomi por exemplo que tem um ótimo custo benéfico.
E você, confiaria em qual destas marcas para comprar um smartphone?
Gostei de ver a Leagoo na lista de empresas em crescimento. Já tive um Leagoo Kikca Mix e me atendeu bem. Agora comprei um GOME U7,empresa a 30 anos no mercado chinês.
Em ,2019 irei comprar MEIZU M6 note. Já tinha decidido, agora que vi a MEIZU nessa lista vou pegar mesmo
Ter representante no Brasil não é garantia de assistência para os importados! Vide a LG que fabrica celulares aqui, mas não dá suporte para modelos importados (mesmo que o mesmo modelo seja fabricado aqui), nem pagando!
Muitas marcas chinesas ainda são xing ling. Nem de graça.
Prefiro as marcas tradicionais, que já têm décadas no mercado e são flexíveis para fabricação de qualquer produto eletrônico que exija circuito elétrico e acabamento externo de ponta (Samsung, LG, Sony com as suas TV's, consoles, eletrodomésticos). Mas, se fosse para escolher um smartphone "paralelo", termo usado por muitos que não conhecem nenhuma das marcas acima, eu optaria pela Huawei, visto que a minha experiência com OnePlus e Xiaomi não foi agradável.
Reforçando a menção ao P20 Pro, que está na mira há alguns meses.
falta de conhecimento causa isso
Tô numa dúvida cruel... Huawei P20 pro ou Oppo Find X?? Me ajuda aí galera! 😕
Câmera do fins X é inferior e muito comparado ao Nexus da VIVO. Veja comparativos.
Sem dizer que o sistema motorizado será gasto mto mais rapidamente gerando problema mais rápido tbm. No vivo Nexus ele é muito menos já que somente a câmera frontal sobre quando vc "chamar".
Espere fim de outubro, temos mais opções da Xiaomi e outras o ser lançado
Na verdade é Vivo Nex.
Corretor rs
Huawei P20
Eu iria de P20 Pro, eu tenho atualmente o Mate 10 Pro e não tenho do que reclamar.
P20 pro tá com o Chipset defasado... Vai de Find X. 😉👍🏼
Estou muito propenso em comprar um smartphone da One Plus, o modelo 6, visto que seu preço é bem mais baixo que o Asus Zenfone 5Z. Acredito que até meados do próximo mês, já terei feito a aquisição do dispositivo da marca 1.
Minhas experiencias com celulares chineses nao foram boas.
Ja tive Huawei P9 Lite e Asus Zenfone Laser 2, o P9 Lite brickou com 6 meses de uso, não entrava nem no recovery. O Zenfone 2 deu problema no carregamento e na bateria, ficava reiniciando sozinho.
Celulares chineses ainda estão longe de atingirem um nível de qualidade razoável.
O pior disso é vc perder dinheiro, pois não contam com assistencia no Brasil =(
Asus - tailandesa.
Mas eu já discordo na questão de ter vários chineses e nenhum deles eu ter problemas, desde 2015 já tive 8 smarts da Xiaomi.
Desculpe aí, mas nenhum dos que você citou é top de linha... Aí é fácil dar problema, não??
Tive um Oneplus 3 dei um upgrade pro Oneplus 6, ele é sensacional sem comentários e a marca então nem se fala, ela atende os usuários numa boa, as atualizações são frequentes tanto que, eu recebi uma atualização pro Android Pie. Aconselho muito essa marca para quem for importar ou até mesmo comprar aqui no Brasil
Já mexi muitos Xiaomi e são ótimos, sempre recomendo a amigos, porém nunca tive. atualmente tenho um One Plus 6 e o bichão é top.... já rodando liso o Android Pie. não me arrependo nem um pouquinho de ter vendido um Galaxy S8 Plus e pego este... não sei se acostumar ia ter um Huawei por conta na modificação do sistema que acha um pouco confusa
Huawei é considerada uma das marcas Topos de linha, ela até se resignou por um tempo a fazer apenas celulares premium para usuários com poder aquisitivo maior. Hoje em dia que ela anda lançando celulares mais baratos.
Oppo é o pai da Oneplus, Oppo tem uma pegada mais interna, enquanto a Oneplus quer se desvincular da marca interna chinesa e se concretizar como marca internacional!
Xiaomi domina a ásia por seus preços agressivos e produtos bem construidos
ZTE é Marrom, não posso falar muito dela pq nunca sentei pra conversar sobre a marca com os chineses.
Vivo é do mesmo nível da Oppo em termos competitivos.
O resto das marcas foram surgindo apenas por surgir!
Meizu é a concorrente direta da Xiaomi por assim dizer, sendo a Meizu também produtora de produtos no nível da Xiaomi, com preços tão agressivos quanto! A diferença é que a Xiaomi conseguiu um publico maior, mas o sistema operacional é quase igual, já tive a chance de testar um Meizu e posso dizer que a qualidade é a mesma da Xiaomi, tanto em Hardware, quanto em Software + construção