10 anos de Android: marcas (e smartphones) mais importantes desta história
O robozinho mais amado dos últimos anos completou ontem dez anos de vida, quando, em 23 de setembro de 2008, o HTC Dream foi lançado ao público rodando com o sistema. Foram anos de acertos, erros, novidades e melhorias que fizeram o Android se tornar o sistema operacional mais usado no mundo todo, ultrapassando até mesmo o Windows da Microsoft. Confira a seguir a segunda parte do nosso especial.
Hoje em dia várias fabricantes usam o Android em seus smartphones como sistema operacional. Dentre elas, temos vários nomes que hoje são referência quando o assunto é smartphone, graças o sistema operacional do Google. Listamos as 10 fabricantes mais importantes que aderiram ao Android como sistema operacional, confira a seguir:
Samsung
Não tinha como começar essa lista com outra fabricante que não fosse a Samsung. A gigante sul-coreana é sem dúvidas uma das responsáveis por esse sucesso todo do Android, e não é a toa que ela se tornou a empresa que mais vende smartphones no mundo todo, tendo uma boa vantagem em relação à segunda colocada.
O primeiro smartphone da Samsung que veio embarcado com o Android foi o Samsung i7500 Galaxy, anunciado em março de 2009 e lançado em junho daquele mesmo ano. O dispositivo veio de fábrica com o Android 1.5 Cupcake e contava com uma tela AMOLED de 3,2 polegadas.
Huawei
A gigante chinesa se tornou a segunda maior empresa que vende smartphones no mundo, ultrapassando a Apple e ficando apenas atrás da Samsung. Sem sombra de dúvidas é a fabricante de smartphones que mais cresceu ultimamente. Mas as coisas não eram dessa forma alguns anos atrás, sendo que seus primeiros modelos não venderam tanto assim.
A Huawei começou a fabricar smartphones em 2003, entretanto, seu primeiro smartphone com o sistema operacional do Google foi o HTC Dream que chegou nas lojas em setembro de 2008 rodando o Android 1.6 Donut. Um dos destaques do HTC Dream era seu teclado físico que deslizava do corpo do aparelho.
Motorola
A Motorola hoje vem tentando se reencontrar depois de um período turbulento pelo qual passou passou quando a marca foi adquirida pela Lenovo. Aqui no Brasil, ela só fica atrás da Samsung em vendas de smartphones. Porém, a Motorola está longe de ter a mesma força de quando pertencia ao Google.
Antes de migrar para o Android, a fabricante fazia bastante sucesso com seus celulares, um deles o lendário V3 que ainda é considerado por muitos o mais inovador de todos os tempos. Mas como o assunto é Android, o primeiro dispositivo dela foi o Motorola Droid, lançado em 17 de outubro 2009 rodando a versão 2.0 Eclair.
- Estes são os melhores smartphones Android do momento que você pode comprar
- Estes são os melhores smartphones intermediários do momento
Xiaomi
Apesar de ser a mais nova da lista, a Xiaomi não podia ficar de fora devido ao seu impressionante feio de ser a quarta empresa que mais vende smartphones no mundo. A gigante chinesa ultrapassou marcas bem mais famosas como LG, Sony e Motorola e vem crescendo a cada dia.
Diferente das outras empresas já citadas, a Xiaomi iniciou sua trajetória justamente com o Android e seu primeiro smartphone foi o Xiaomi Mi1, lançado na China em agosto de 2011 rodando o Android 2.2 Froyo sobre a interface própria MIUI. Hoje, a Xiaomi é uma das empresas que mais lança smartphones.
Sony
Atualmente, a Sony está em baixa em relação às outras fabricantes, tanto que ela nem figura mais na lista das que mais vendem smartphones no mundo. Porém, a Sony já teve seus dias de glória e um de seus grandes trunfos foi exatamente a linha Xperia Z, que surgiu em 2013 e foi depois descontinuada em 2016, dando lugar à linha Xperia XZ.
Mas antes da linha Z e a atual XZ, a Sony lançou seu primeiro smartphone rodando Android em 03 de março de 2010. O smartphone em questão era o Xperia X10, que chegou com a versão Android 1.6 Donut, depois atualizada para a versão 2.1 Eclair e que ainda recebeu a versão 2.3 Gingerbread.
Asus
A empresa taiwanesa não é a caçula entre as fabricantes, entretanto seus smartphones foram lançados apenas em 2014. A exemplo da Xiaomi, seus aparelhos já nasceram rodando o Android, e seu primeiro modelo foi o Zenfone 4, lançado em 2014 e que vinha equipado com o Android 4.3 KitKat.
A Asus depois veio crescendo, lançando mais e mais smartphone, estando atualmente no Asus Zenfone 5, o qual está prestes a receber o a última versão do Android. O Android 9 Pie já se encontra em fase de testes e logo deve chegar para nova geração de seus smartphones. Ou seja, a empresa sempre respirou Android.
LG
A outra empresa sul-coreana de smartphones não passa por um bom momento, assim como a Sony. A LG teve momentos de muita glória, incomodando até mesmo a gigante Samsung. Porém, muitos erros mancharam sua história, sendo um dos principais o famoso burn-in em suas telas.
A LG começou a se aventurar no Android em novembro de 2009 com o LG GW620, que vinha rodando o Android 1.5 Cupcake. O grande chamariz do aparelho era seu teclado físico, que muitos dizem ser um dos melhores. Depois, a empresa lançou vários outros modelos com teclado físico, como por exemplo o Optimus C660.
OnePlus
Não, eu não deixaria de fora a OnePlus, pois seria muita injustiça da minha parte ignorar uma das melhores versões do Android de fora dessa lista. A One Plus foi fundada em 16 de dezembro de 2013, e pode ser considerada a caçula pelo fato de ser uma subsidiaria da BBK Electronic Corporation, que existe desde 1995.
Assim como Asus e Xiaomi, seu primeiro dispositivo já nasceu com Android embarcado de fábrica, sendo ele o OnePlus One, lançado em junho de 2014. O smartphone trazia como sistema operacional o Android 4.4 KitKat e foi atualizado até a versão 6.01 Marshmallow.
Positivo
Resolvi colocar uma empresa brasileira na lista por conta do tanto de coisa que a Positivo lança no mercado. Vão desde tablets e notebooks Android até smartphones com o sistema operacional do Google. A empresa brasileira também foi a primeira a lançar um smartphone com Android Go no Brasil.
A Positivo tem fama de ter produtos de qualidade duvidosa, eu sei, entretanto, seu primeiro smartphone rodando Android foi o modelo Positivo Ypy S400, que chegou às lojas brasileiras em 2012 com a versão Android 4.0 Ice Cream Sandwich. Na época, o smartphone chegou custando R$ 749,00.
Oppo
Temos muitas empresas chinesas por aqui, eu sei, mas não há como negar que a China mudou completamente a sua economia nos últimos anos, o que resultou nessa potência mundial. Um reflexo disso são as várias fabricantes de smartphones desse país crescendo cada vez mais. A Oppo é um destaque positivo.
Hoje, seu principal smartphone é o belíssimo Find X que ignorou o notch e trouxe uma solução deslizante para câmera frontal. Mas o primeiro smartphone rodando Android da fabricante chinesa foi o Oppo N1, que trazia o Android 4.2 Jelly Bean rodando a CyanogenMod 10.2 como sistema operacional.
Essa foi nossa lista com as principais fabricantes que até hoje apostam no Android como sistema operacional. Algumas ficaram de fora, mas como chegamos a 10 anos do sistema do Google, decidimos colocar apenas 10. Em uma outra ocasião falaremos de outras fabricantes.
E você, qual dessas fabricantes é a sua preferida?
Impressionante feio. Cuidado com a revisão de texto. Tá faltando cuidado.
Deivis, HTC não é a mesma coisa que Huawei e nem pertence a Huawei.
Gosto muito desse tipo de matéria, top 10, e ainda mais trazendo curiosidades das fabricantes, mas senti falta de ver na matéria a foto do 1º smartphone de cada fabricante com o Android, ao lado do seu modelo mais recente (uma espécie de antes e depois), mas num geral, ótimo artigo.
Um lixo de imagens quem fez esse artigo, cara custava nada colocar fotos dos aparelhos antigos, já ta saturado de Moto Z, Galaxy S9 e outros. Ao meu ver usar os aparelhos antigos seria bem mais gostoso de ler, dai tem que ficar copiando e colando no Google para ver as imagens doa aparelhos. Bola fora viu.
Para mim a que marca que mais mim marcou foi a Motorola. A linha moto g e moto x ficaram para história. Preço aceitável e atualizações rápidas. Infelizmente ela se perdeu mesmo com a venda para Lenovo. As mais icônicas são Motorola, Samsung,Sony, LG,essas são as anciãs diagamos assim.❤️🍂
Os próximos anos, creio que a briga será mais acirrada no mundo Android, com o grande crescimento da Huawei, pois já é notório que a empresa não brinca e quer desbancar a Samsung. Mas precisa chegar aqui certo Huawei? As outras empresas não vejo grandes novidades não, continua mais do mesmo, vamos ver como o cenário se comportará.
Aquelas que conseguirem aliar bons preços condicionado a qualidade empregada, pelo menos no Brasil, tende a crescer, mas não é o que estamos vendo, o próprio consumidor aceita, realmente é complicado, mas a tendência e torcemos, é de melhorias, quem sabe novidades futuramente.
A Motorola tá tentando se reencontrar mas deve estar com cegueira, não se acha nunca! A Sony parece não estar preocupada com sua posição no mercado de Smartphones, porém, é uma das primeiras a atualizar seus modelos. A LG é defunto revirado, a empresa já se matou, não dá pra ver mais nada além de aparelhos lançados e abandonados sem atualizações. A Positivo tem a fama é de produto péssimo, isso sim, o termo duvidoso foi bem leve.
Espera aí:
Todas as patentes e direitos da HTC pertencem à Huawei?
Eu esperava mais do que uma lista com as fabricantes e seus primeiros aparelhos com android, poderia ter mais curiosidades do SO, melhorias de versões, aparelhos mais iconicos como o Moto G, S3, LG G3, Oneplus One.
Sei das dificuldades em criar materias, tempo para pesquisar, revisões, produtividade e afins mas tambem sei da sua capacidade mano. Gostaria de ver uma exploração melhor das tuas últimas materias Deivis.
Não entendi a ausência das fotos dos primeiros smartphones (rodando Android) de cada empresa, citados na matéria... ;(
Era exatamente isso que eu vim comentar!
Unica marca que me faria largar meu oneplus seria a samsung com o note9 ou o huawei p20 pro MAS eu pensaria mto antes disso, melhor aparelho que já tive até hoje em todos os aspectos possíveis.
A Huawei lançou um smartphone da HTC?
Infelizmente a Nokia não entrou na lista por não usar o Android como S.O., mas fica registrado aqui no comentário que pra mim ela foi bem marcante também. Meu primeiro smartphone antes de migrar pro Android foi um Nokia 5530 e me fez menos raiva do que meu primeiro smart com robozinho verde, o Galaxy Y Pro Duos.
Foi o maior erro da Nokia de todos os tempos, cara Laíse. Se tivesse migrado do Symbian para o Android, hoje ela continuaria como a principal e maior vendedora de smartphones.
Concordo! A qualidade dos aparelhos era indiscutível. Tive, dentre outros Nokias, um Nokia E5. Comprei em 2011 e ficou comigo até o ano passado e, acredite, com a mesma bateria que veio e a duração ainda era excelente. Se a Nokia tivesse entrado mais cedo no mercado Android, certeza que ia ser uma boa concorrente da Samsung.
Não acredito que seria a principal, mas estaria entre as 5 com certeza.
Ainda acredito q ela estaria no topo sim... A Samsung nunca conseguiu fazer sequer uma graça na epoca que a Nokia dava as cartas no mundo da telefonia... Mas, na pior das hipóteses, seria top 3.
Pois é Laíse... eu só parei de usar meus Nokias devido ao abandono do suporte do whatsapp ao symbian belle... caso contrário provavelmente ainda estaria brincando com meus 701, N8, E6... e realmente as baterias ainda dão conta do recado.... claro, o consumo era infinitamente menor, pois existiam menos recursos... mas mesmo assim, eram produtos feitos p durar !!