Quais são os tipos de carregamento rápido para Android?
Sabemos que bateria é um dos problemas mais complexos a serem resolvidos nos smartphones. Além de o sistema e os apps comerem cada vez mais carga, as baterias não crescem muito em números e, quando crescem, levam mais de duas horas (no mínimo) para a recarga. Porém, surgiram tecnologias de recarregamento rápido, e é sobre elas que vamos falar hoje.
Uma das coisas que precisamos ter em mente é que ouvimos muitos e muitos nomes por aí, mas a acaba que a maioria deles se resume em umas quatro tecnologias distintas, sendo que as fabricantes colocam nomes próprios para impulsionar vendas. Vou mostrar a vocês as mais famosas tecnologias de cada fabricante.
Qualcomm Quick Charge
A mais popular é a solução da própria Qualcomm, que com todo o conhecimento que detém de seus próprios processadores, desenvolveu uma tecnologia que acelera a carga de aparelhos que levam seus componentes.
É utilizada por diversas marcas com outros nomes, e tem como vantagem a popularização mais rápida por estar presente em muito mais aparelhos. Além disso, é retrocompatível com as versões anteriores, sendo que já se encontra na versão 4.0+.
Entre as empresas que utilizam o Quick Charge padrão estão a Xiaomi, Asus, Sony, LeEco, ZTE, HTC, Nokia, Razer, LG e outras.
Motorola TurboPower
A Motorola foi uma das que adotou o Quick Charge em seus produtos, mas trocou de nome para vender melhor seu peixe e também para poder diferenciar a velocidade em seus modelos. É também chamado de Turbo Charge.
De acordo com a empresa, esse é um nome próprio porque, além de trabalhar com o Quick Charge da Qualcomm, desenham suas baterias para que sejam perfeitamente compatíveis com a tecnologia. Porém, podem funcionar com qualquer acessório que conte com a tecnologia da Qualcomm.
Para levar o carregamento rápido a smartphones mais baratos, a empresa utiliza diferentes versões do Quick Charge da Qualcomm, como a 2.0 e 3.0, oferecendo as mais antigas em linhas como a Moto E.
Samsung Adaptive Fast Charging
Apesar de essa ser uma tecnologia compatível com o Quick Charge em algumas de suas versões, o Adaptive Fast Charging tem a vantagem de ser compatível com os chipsets Exynos, que são exclusivos da Samsung.
E essa mesma vantagem é seu calcanhar de Aquiles, pois a Adaptive Fast Charging funciona apenas com aparelhos da Samsung. É uma das soluções que menos esquenta seus aparelhos, mas ainda assim é uma das mais conservadoras em velocidade entregue.
MediaTek Pump Express
A MediaTek também possui sua tecnologia de carregamento rápido para oferecer aos seus fabricantes parceiros, e a boa vantagem é que essa é uma solução também compatível com o Quick Charge, apesar da concorrência entre as duas empresas.
Como é de se esperar, essa é uma função extra oferecida nos smartphones que trazem componentes MediaTek, e muitas OEMs hoje em dia fabricam aparelhos com essa marca, principalmente os mais em conta.
Assim, é possível encontrar a Pump Express, que já está em sua versão 4.0, em aparelhos das marcas Motorola, Meizu, Sony, Vivo, Lenovo, HTC, Ulefone, UMI e outras marcas menos conhecidas.
VOOC Flash Charge
Apesar de um pouco desconhecida ainda aqui no Brasil, a OPPO não deve ser subestimada, uma vez que produz ótimos aparelhos e, como se vê, tem capacidade de desenvolver suas próprias tecnologias de carregamento rápido.
A tecnologia VOOC (Voltage Open Multi-Step Constant-Current Charging) é uma das mais rápidas do mercado, mas assim como a Fast Charging da Samsung traz como desvantagem o fato de ser compatível apenas com os aparelhos da marca, limitando os acessórios disponíveis e compatíveis.
Atualmente, 14 smartphones da OPPO possuem compatibilidade com a VOOC.
OnePlus Dash Charge
Como o nome já diz, essa é a solução fornecida pela OnePlus que, por sua vez, é uma marca da OPPO. Sendo assim, a Dash Charge é baseada na VOOC, embora ofereça números de corrente e potência um pouquinho menores.
Mesmo sendo uma das mais rápidas, consegue manter os smartphones em baixa temperatura. Está disponível a partir do OnePlus 3, mas esse nome deve mudar devido a um problema de licenciamento de marca.
USB Power Delivery (USB-PD)
Essa é a tecnologia presente nos aparelhos da linha Pixel do Google. Mesmo sendo uma das tecnologias menos velozes de carregamento rápido, é que a empresa mais recomenda por ser de formato aberto e sem propriedade de qualquer empresa.
A desvantagem principal está no fato de que esse protocolo só está disponível para a conexão USB Tipo C, e assim, exclui muitos aparelhos antigos e os novos mais em conta. É utilizado em outros eletrônicos, como notebooks, onde os números são maiores para atender a baterias maiores.
Leia mais sobre o USB-PD e o Quick Charge 4.0 no artigo abaixo:
Huawei SuperCharge
A quinta e última tecnologia proprietária é produzida pela Huawei. Sendo ela também fabricante de seus próprios processadores, era necessário que desenvolvesse um recarregamento rápido que pudesse trabalhar com os Kirin.
Apesar disso, assim como o Pump Express, essa é uma tecnologia compatível com o Quick Charge, tornando ela mais acessível a carregadores e acessórios especiais sem precisar do desenvolvimento da Huawei.
O SuperCharge é recente, e por isso também está presente apenas em aparelhos mais recentes da marca, como a linha P20 e as versões 10 da Honor. De acordo com testes do site Hometop (que você pode conferir no gráfico abaixo), essa é a melhor tecnologia disponível em relação a velocidade e potência.
- Como funciona o carregamento sem fio?
- Erros que podem danificar a bateria do seu smartphone e alguns mitos
Você já experimentou uma dessas tecnologias de carregamento rápido? Como foi sua experiência?
Fonte: Hometop
Tenho um Redmi Note 7 e uso um adaptive fast charging, e ao contrário do que foi dito na matéria que só funciona com aparelhos Samsung, está carregando meu xiaomi normalmente.
Gostei da materia mas achei que seriam mencionadas as voltagens e amperagem de cada carregador (dos hi-end, no caso, que recebem a melhor tech disponível)
E eu realmente amo o Turbo e o Dash charger.
Eu prefiro carregar no modo normal, até porque o carregamento rápido além de esquentar pode danificar a bateria com um tempo, é claro que as fabricantes vão dizer ao contrário
carregamento turbo é oq há
Até o momento, ainda não experimentei o uso de carregamento rápido, apenas o padrão e uma Power Bank de 15000 mAh, para uma necessidade.
O carregador da Samsung funciona com quick charter também, já usei carregador da Motorola no exynios e foi rápido
Tenho o P20 pro, e realmente o carregador Super Charger carrega muito rápido, cerca de 30 minutos a bateria fica quase completa e dura muito tempo..... dura até dois dias com uso moderado.
"É preciso ver que a tecnologia da Apple parece boa, mas o carregador é caro e é vendido separadamente / © Hometop"
vc paga 7mil num iPhone X que tem carregador rapido, mas vem o normal... para vc ter carregamento rapido prometido, vc tem de pagar 330 reais(cabo usb é 120 reais)
se quiser carregamento sem fio, custa uns 600.. na loja oficial da Apple..
e carregamento rapido só com carregador oficial$$$ dela
O problema do quick charge da qualcomm é que ele tem muitas versões, com padrões diferentes de carga, então muitas vezes o fabricante fala que o carregador é quick charge, mas especifica qual versão ela é. Então normalmente eu me baseio na quantidade de watts e amperes que ela carrega, sendo que ja vi 10w/2A até 18w/3A
Já tive celulares da Motorola com o Turbo Charger. E achei que esquentam muito, dá a impressão de diminuir a vida útil da bateria em tempo menor.
Hoje uso o adaptive fast charger da Samsung em um S8 com Exynos, e é a que mais me agradou, pois carrega rapidamente e não esquenta o celular. E se você usa o aparelho enquanto estiver carregando, ele vai reduzir o fluxo de energia pra não esquentar. Sendo de fato, adaptativo.
Tenho Moto G5s Plus e reparei que depois da última atualização de segurança ele diminuiu sensivelmente o calor na hora de carregar. Ouvi falar que a atualização para o Oreo melhorou ainda mais.
Estou usando o supercharge da Huawei no mate 10 pro. Fantástico mas depende de cabo específico. Meus ugreens que funcionam bem com quickcharge foram abandona dos. O que vem com o CEL tem 1 m. Acho curto.
cabo muito grande perde eficiência...
Até 2 m, se forem de qualidade boa, é quase imperceptível. Na verdade não percebi. É se perde algo, a facilidade de uso e mobilidade, para quem usa conectado, como faço agora, compensa.
Se as baterias fossem removíveis estaria tudo perfeito para nosotros... ¨mãs¨ como diria Camila.
O único problema entre esses carregadores é a falta de padronização da velocidade de carga entre eles, pois isso é visto até entre modelos da mesma fabricante. O modelo de carregador dos aparelhos Moto X Play, Moto X Style e Moto X Force são rápidos e compatíveis entre os três. Mas uma vez eu experimentei usar o cabo USB do Moto Z Play e o carregador do Moto X Force, percebi que carregou normal, mas com um tempo maior do que se eu usasse o carregador próprio dele, embora a amperagem da bateria do Moto Z Play (3510 mhA) seja menor do que a do Moto X Force (3760 mhA).
Uso o dash charge , mas .....preferiria que o 5T possuise uma bateria mais paruda , uns 4500 mAh que daria para usar com umas 9 horas de tela tranquilamente , considero o carregamento rápido um remendo(útil) para gadgets que devido ao design fino não comportam baterias com maior capacidade .
Vendi meu 5t com 3 dias de uso. Comprei o mate 10 pro Huawei. Não me arrependo. Li que a bateria chega a mais de 15 horas em reprodução de video. Carregando 4000 mah em 1:15.
ótima matéria Stella. apesar de tantos nomes é tudo farinha do mesmo saco kkkkk....
Né não. Tem diferenças consideráveis. Mate 10 pro carrega 4000mah em 1:15 m. Dá um banho.