Quais são os tipos de carregamento rápido para Android?

AndroidPIT fast chargers 9893
© nextpit

Sabemos que bateria é um dos problemas mais complexos a serem resolvidos nos smartphones. Além de o sistema e os apps comerem cada vez mais carga, as baterias não crescem muito em números e, quando crescem, levam mais de duas horas (no mínimo) para a recarga. Porém, surgiram tecnologias de recarregamento rápido, e é sobre elas que vamos falar hoje.

Uma das coisas que precisamos ter em mente é que ouvimos muitos e muitos nomes por aí, mas a acaba que a maioria deles se resume em umas quatro tecnologias distintas, sendo que as fabricantes colocam nomes próprios para impulsionar vendas. Vou mostrar a vocês as mais famosas tecnologias de cada fabricante.

Qualcomm Quick Charge

A mais popular é a solução da própria Qualcomm, que com todo o conhecimento que detém de seus próprios processadores, desenvolveu uma tecnologia que acelera a carga de aparelhos que levam seus componentes.

quick charge devices
Acessórios compatíveis com o Quick Charge são fáceis de serem encontrados / © ANDROIDPIT

É utilizada por diversas marcas com outros nomes, e tem como vantagem a popularização mais rápida por estar presente em muito mais aparelhos. Além disso, é retrocompatível com as versões anteriores, sendo que já se encontra na versão 4.0+.

Entre as empresas que utilizam o Quick Charge padrão estão a Xiaomi, Asus, Sony, LeEco, ZTE, HTC, Nokia, Razer, LG e outras.

Motorola TurboPower

A Motorola foi uma das que adotou o Quick Charge em seus produtos, mas trocou de nome para vender melhor seu peixe e também para poder diferenciar a velocidade em seus modelos. É também chamado de Turbo Charge.

Z3
O Moto Z3 Play vem com um carregador TurboCharge na caixa / © NextPit

De acordo com a empresa, esse é um nome próprio porque, além de trabalhar com o Quick Charge da Qualcomm, desenham suas baterias para que sejam perfeitamente compatíveis com a tecnologia. Porém, podem funcionar com qualquer acessório que conte com a tecnologia da Qualcomm.

Para levar o carregamento rápido a smartphones mais baratos, a empresa utiliza diferentes versões do Quick Charge da Qualcomm, como a 2.0 e 3.0, oferecendo as mais antigas em linhas como a Moto E.

Samsung Adaptive Fast Charging

Apesar de essa ser uma tecnologia compatível com o Quick Charge em algumas de suas versões, o Adaptive Fast Charging tem a vantagem de ser compatível com os chipsets Exynos, que são exclusivos da Samsung. 

androidpit samsung fast charger note 5
Processadores Exynos contam com o Adaptive Fast Charging da Samsung / © ANDROIDPIT

E essa mesma vantagem é seu calcanhar de Aquiles, pois a Adaptive Fast Charging funciona apenas com aparelhos da Samsung. É uma das soluções que menos esquenta seus aparelhos, mas ainda assim é uma das mais conservadoras em velocidade entregue.

MediaTek Pump Express

A MediaTek também possui sua tecnologia de carregamento rápido para oferecer aos seus fabricantes parceiros, e a boa vantagem é que essa é uma solução também compatível com o Quick Charge, apesar da concorrência entre as duas empresas.

MediaTek IC close up
Muitas empresas usam MediaTek, e ela também conta com tecnologia para recarga mais rápida / © MediaTek

Como é de se esperar, essa é uma função extra oferecida nos smartphones que trazem componentes MediaTek, e muitas OEMs hoje em dia fabricam aparelhos com essa marca, principalmente os mais em conta.

Assim, é possível encontrar a Pump Express, que já está em sua versão 4.0, em aparelhos das marcas Motorola, Meizu, Sony, Vivo, Lenovo, HTC, Ulefone, UMI e outras marcas menos conhecidas.

VOOC Flash Charge

Apesar de um pouco desconhecida ainda aqui no Brasil, a OPPO não deve ser subestimada, uma vez que produz ótimos aparelhos e, como se vê, tem capacidade de desenvolver suas próprias tecnologias de carregamento rápido.

Oppo Super VOOC
A OPPO tem sua própria solução, a VOOC / © ANDROIDPIT

A tecnologia VOOC  (Voltage Open Multi-Step Constant-Current Charging) é uma das mais rápidas do mercado, mas assim como a Fast Charging da Samsung traz como desvantagem o fato de ser compatível apenas com os aparelhos da marca, limitando os acessórios disponíveis e compatíveis.

Atualmente, 14 smartphones da OPPO possuem compatibilidade com a VOOC.

OnePlus Dash Charge

Como o nome já diz, essa é a solução fornecida pela OnePlus que, por sua vez, é uma marca da OPPO. Sendo assim, a Dash Charge é baseada na VOOC, embora ofereça números de corrente e potência um pouquinho menores.

AndroidPIT chargers 8618
Dash Charge é a VOOC adaptada para a OnePlus / © NextPit

Mesmo sendo uma das mais rápidas, consegue manter os smartphones em baixa temperatura. Está disponível a partir do OnePlus 3, mas esse nome deve mudar devido a um problema de licenciamento de marca.

USB Power Delivery (USB-PD)

Essa é a tecnologia presente nos aparelhos da linha Pixel do Google. Mesmo sendo uma das tecnologias menos velozes de carregamento rápido, é que a empresa mais recomenda por ser de formato aberto e sem propriedade de qualquer empresa.

AndroidPIT honor 9 vs oneplus 5 1448
No meio da briga das tecnologias, o Google recomenda o USB Power Delivery / © NextPit

A desvantagem principal está no fato de que esse protocolo só está disponível para a conexão USB Tipo C, e assim, exclui muitos aparelhos antigos e os novos mais em conta. É utilizado em outros eletrônicos, como notebooks, onde os números são maiores para atender a baterias maiores.

Leia mais sobre o USB-PD e o Quick Charge 4.0 no artigo abaixo:

Huawei SuperCharge

A quinta e última tecnologia proprietária é produzida pela Huawei. Sendo ela também fabricante de seus próprios processadores, era necessário que desenvolvesse um recarregamento rápido que pudesse trabalhar com os Kirin.

AndroidPIT huawei p20 pro back shiny 2cbu
O belo Huawei P20 Pro conta com a Super Charge / © NextPit

Apesar disso, assim como o Pump Express, essa é uma tecnologia compatível com o Quick Charge, tornando ela mais acessível a carregadores e acessórios especiais sem precisar do desenvolvimento da Huawei.

O SuperCharge é recente, e por isso também está presente apenas em aparelhos mais recentes da marca, como a linha P20 e as versões 10 da Honor. De acordo com testes do site Hometop (que você pode conferir no gráfico abaixo), essa é a melhor tecnologia disponível em relação a velocidade e potência.

AZ7eZkw
É preciso ver que a tecnologia da Apple parece boa, mas o carregador é caro e é vendido separadamente / © Hometop

Você já experimentou uma dessas tecnologias de carregamento rápido? Como foi sua experiência?

Fonte: Hometop

Ir para o comentário (27)
Stella Dauer

Stella Dauer
Editora

Editora no AndroidPIT, criadora do EuTestei. Ama pombos, cães, animais em geral e absorve tecnologia no dia a dia. Usa smartphones desde quando a Nokia reinava.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
27 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Wendell Araujo 1
    Wendell Araujo 25/07/2019 Link para o comentário

    Tenho um Redmi Note 7 e uso um adaptive fast charging, e ao contrário do que foi dito na matéria que só funciona com aparelhos Samsung, está carregando meu xiaomi normalmente.


  • Roberto Oliveira 32
    Roberto Oliveira 15/07/2018 Link para o comentário

    Gostei da materia mas achei que seriam mencionadas as voltagens e amperagem de cada carregador (dos hi-end, no caso, que recebem a melhor tech disponível)

    E eu realmente amo o Turbo e o Dash charger.


  • Bill Machinne 21
    Bill Machinne 13/07/2018 Link para o comentário

    Eu prefiro carregar no modo normal, até porque o carregamento rápido além de esquentar pode danificar a bateria com um tempo, é claro que as fabricantes vão dizer ao contrário


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 12/07/2018 Link para o comentário

    carregamento turbo é oq há


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 11/07/2018 Link para o comentário

    Até o momento, ainda não experimentei o uso de carregamento rápido, apenas o padrão e uma Power Bank de 15000 mAh, para uma necessidade.


  • Thiago19 40
    Thiago19 11/07/2018 Link para o comentário

    O carregador da Samsung funciona com quick charter também, já usei carregador da Motorola no exynios e foi rápido

    Luis Gustavo


  • Marcio S. 33
    Marcio S. 11/07/2018 Link para o comentário

    Tenho o P20 pro, e realmente o carregador Super Charger carrega muito rápido, cerca de 30 minutos a bateria fica quase completa e dura muito tempo..... dura até dois dias com uso moderado.

    Luis Gustavo


  • 36
    Jonscravit 11/07/2018 Link para o comentário

    "É preciso ver que a tecnologia da Apple parece boa, mas o carregador é caro e é vendido separadamente / © Hometop"
    vc paga 7mil num iPhone X que tem carregador rapido, mas vem o normal... para vc ter carregamento rapido prometido, vc tem de pagar 330 reais(cabo usb é 120 reais)
    se quiser carregamento sem fio, custa uns 600.. na loja oficial da Apple..
    e carregamento rapido só com carregador oficial$$$ dela

    Luis GustavoEduardo Reis


  • Eduardo Urbaneja 26
    Eduardo Urbaneja 11/07/2018 Link para o comentário

    O problema do quick charge da qualcomm é que ele tem muitas versões, com padrões diferentes de carga, então muitas vezes o fabricante fala que o carregador é quick charge, mas especifica qual versão ela é. Então normalmente eu me baseio na quantidade de watts e amperes que ela carrega, sendo que ja vi 10w/2A até 18w/3A

    Luis Gustavo


  • Antonio Júnior 16
    Antonio Júnior 11/07/2018 Link para o comentário

    Já tive celulares da Motorola com o Turbo Charger. E achei que esquentam muito, dá a impressão de diminuir a vida útil da bateria em tempo menor.
    Hoje uso o adaptive fast charger da Samsung em um S8 com Exynos, e é a que mais me agradou, pois carrega rapidamente e não esquenta o celular. E se você usa o aparelho enquanto estiver carregando, ele vai reduzir o fluxo de energia pra não esquentar. Sendo de fato, adaptativo.

    Vinicius Coelho


    • Eduardo Guimaraens 25
      Eduardo Guimaraens 13/07/2018 Link para o comentário

      Tenho Moto G5s Plus e reparei que depois da última atualização de segurança ele diminuiu sensivelmente o calor na hora de carregar. Ouvi falar que a atualização para o Oreo melhorou ainda mais.


  • Cesar Oliveira 2
    Cesar Oliveira 11/07/2018 Link para o comentário

    Estou usando o supercharge da Huawei no mate 10 pro. Fantástico mas depende de cabo específico. Meus ugreens que funcionam bem com quickcharge foram abandona dos. O que vem com o CEL tem 1 m. Acho curto.


    • 36
      Jonscravit 11/07/2018 Link para o comentário

      cabo muito grande perde eficiência...


      • Cesar Oliveira 2
        Cesar Oliveira 11/07/2018 Link para o comentário

        Até 2 m, se forem de qualidade boa, é quase imperceptível. Na verdade não percebi. É se perde algo, a facilidade de uso e mobilidade, para quem usa conectado, como faço agora, compensa.


  • 33
    Pedro 11/07/2018 Link para o comentário

    Se as baterias fossem removíveis estaria tudo perfeito para nosotros... ¨mãs¨ como diria Camila.


  • AC&MM 72
    AC&MM 11/07/2018 Link para o comentário

    O único problema entre esses carregadores é a falta de padronização da velocidade de carga entre eles, pois isso é visto até entre modelos da mesma fabricante. O modelo de carregador dos aparelhos Moto X Play, Moto X Style e Moto X Force são rápidos e compatíveis entre os três. Mas uma vez eu experimentei usar o cabo USB do Moto Z Play e o carregador do Moto X Force, percebi que carregou normal, mas com um tempo maior do que se eu usasse o carregador próprio dele, embora a amperagem da bateria do Moto Z Play (3510 mhA) seja menor do que a do Moto X Force (3760 mhA).

    Bruno SalutesEduardo Urbaneja


  • 73
    Jairo rios 11/07/2018 Link para o comentário

    Uso o dash charge , mas .....preferiria que o 5T possuise uma bateria mais paruda , uns 4500 mAh que daria para usar com umas 9 horas de tela tranquilamente , considero o carregamento rápido um remendo(útil) para gadgets que devido ao design fino não comportam baterias com maior capacidade .

    Bruno Salutes


    • Cesar Oliveira 2
      Cesar Oliveira 11/07/2018 Link para o comentário

      Vendi meu 5t com 3 dias de uso. Comprei o mate 10 pro Huawei. Não me arrependo. Li que a bateria chega a mais de 15 horas em reprodução de video. Carregando 4000 mah em 1:15.


  • Junior Fornazi 45
    Junior Fornazi 11/07/2018 Link para o comentário

    ótima matéria Stella. apesar de tantos nomes é tudo farinha do mesmo saco kkkkk....

    Conta desativadaBruno SalutesLeandro Tavares


    • Cesar Oliveira 2
      Cesar Oliveira 11/07/2018 Link para o comentário

      Né não. Tem diferenças consideráveis. Mate 10 pro carrega 4000mah em 1:15 m. Dá um banho.

      Eduardo Reis

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.