Google trabalha numa versão do Android exclusiva para o Projeto Ara
Há algum tempo, escrevemos a respeito do Ara. Trata-se de um projeto que visa a criação de um dispositivo com peças intercambiáveis, semelhante ao que já se faz com os computadores. O celular seria totalmente personalizável, e finalmente deixaríamos de ser vítimas da obsolescência programada, estratégia que as fabricantes usam para que os usuários comprem mais dispositivos.
O Google e a Linaro estão trabalhando conjuntamente para desenvolver uma edição especial do Android para o Projeto Ara. O objetivo do projeto é que o preço total do dispositivo seja extremamente baixo, e isso pode ameaçar a sua viabilidade. Os usuários poderiam acrescentar e retirar componentes ao seu gosto ou em função de suas necessidades, e exatamente essa liberdade de opção tornaria tudo muito caro.
O Google fala de módulos para a câmera e a antena, mas os desenvolvedores estão considerando também a criação de módulos para a conectividade, jogos, armazenamento, etc. Mas o mais interessante é a possibilidade de criação de uma versão especial do Android para esse smartphone modular, segundo afirma o CEO da Linaro, George Grey.
Isso se deve ao fato de que, ao trocar os módulos, o smartphone deve ser capaz de reconhecê-los, e entender o conceito dos componentes que “entram e saem”. Como comenta o referido CEO, “Se você acrescentar mais bateria, o Android deve reconhecê-la, atualizar o ícone e então terá mais capacidade”. Para essa funcionalidade, novas linhas de código devem ser acrescentadas ao Android.
Faz-se muito necessário também depurar e melhorar os protocolos e drivers dentro do sistema operacional, já que dentro de uma mesma placa, os componentes podem mudar de lugar, potência ou velocidade, e isso deve ser possível sem que ocorram erros ou mudanças no dispositivo.
Ara Baseado no Android L?
Ainda não sabemos quando ou se o projeto será concretizado e lançado ao público, e se essa versão do Android “exclusiva” será baseada no Android L, suportando assim chips de 64 bits. Em muitos aspectos, ainda estamos no escuro, infelizmente, pois me parece um projeto incrivelmente ambicioso e que poderia mudar de forma radical o mercado de telefonia móvel.
No fim de novembro, teremos a oportunidade de conhecer mais detalhes, um vez que acontecerá a segunda conferência de desenvolvedores do Projeto Ara. Esperamos ansiosos mais informações sobre um possível dispositivo.
Você compraria um celular em módulos?
Fonte: Greebot
Ao menos corrijam esse "excusiva" aí que tá feio.
Só eu que imagino um nexus A ??
silver
2 GB de RAM 300 dilmas
GPU adreno 420 500 dilmas
CPU snapdragon 810 1000 dilmas
Faltou o "L" do exclusiva. .kkkkk
Apoio! A Google pode inovar com esse projeto. É muito inteligente.
sei vai ficar caro porque eu vou escolher o tamanho da tela ,o processador quadricore 2,5ghz armazenamento 16g interno com o cartão de memoria de 32g ,Ram eu colocava 2g e na tela 5.5 ou 6.0 vai sair 2500,00 por ai isso vai ficar caro kkkk
Muito interessante esse projeto ara. Pena que no Brasil isso vai ficar caro
Uhuull! Mais fragmentação do sistema!
Ola Administradores boa tarde! Por gentileza corrigir o titulo da matéria Escusiva pra Exclusiva
Mto interessante, mas deve chegar um kit inicial ou básico no Brasil por uns 1700 reais.......... no exterior o preço sempre melhor... Vide Chromecast, ou produtos da Apple.
A cada dia, incríveis novas tecnologias para smartphones. Mas e a pobre bateria? kk
.
imagine, vc tem 2 modudos de bateria,carrega os 2 e coloca so 1 no smart,ai quando a bateria ja tiver pedindo arrego vc desliga ele e coloca o outro modulo ja que estaria com 100%
Isso pode ser feito nos celulares de hoje
n faria tanta diferenca
Não falei nesse sentido. Uma melhora na autonomia da bateria.
Eu compraria. Se o Google está desenvolvendo uma versão especial para o projeto, muito provavelmente significa que as atualizações seguirão padrão Nexus, o que por si é fantástico. Fora isso, um celular que podemos melhorar como se fosse um pc é algo quase que utópico, seria o nível máximo de personalização. O único problema seria o planejamento dos módulos em vista do tamanho da tela do smartphone, visto que um tamanho único seria muito limitador em termos de alcance ao consumidor, a menos é claro que se escolhesse um tamanho considerado "perfeito" para a maioria. Sinceramente, acho que quase todo mundo gostaria de ir numa loja, comprar um módulo RAM 2gb e colocar num aparelho que não precisa ficar ligado na tomada e nem ocupando espaço precioso na casa, como é o caso do desktop.
Pois é Felipe. Eu também compraria. Com relação ao tamanho dos módulos, vejo como solução a disponibilização de módulos "cegos" (seriam módulos sem função, apenas para preencherem o espaço vazio que ficasse entre os demais).
E sobre o tamanho eles tem 3 medidas na qual você tem um limite X para colocar módulos. pequeno, medio e grande.
eh uma ótima ideia. compraria sim. poder montar o celular do jeito q eu quero. to dentro. e sobre atualizações, tem sempre a CM ai...