Uber? Cabify? Prefeituras de SP e Rio lançam aplicativo de táxis próprio
Em meio a discussões do projeto de lei PLC 28/2017, que regulamenta os aplicativos de mobilidade urbana no Brasil, a prefeitura de São Paulo lançou seu próprio app para taxistas, em uma parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro. O app, batizado de SPTáxi, deve começar a operar em caráter experimental em 90 dias. No Rio de Janeiro, o Táxi.Rio funciona em fase piloto deste junho de 2017, com cerca de 10 mil taxistas em processo de inscrição.
Segundo a prefeitura, além de oferecer o serviço via aplicativo, a ideia é também analisar a massa de dados a ser gerada para compreender melhor o tráfego de táxis na cidade. Outro objetivo é fazer com que os taxistas cooperem na zeladoria da cidade, reportando problemas como buracos, lixo e árvores caídas, por meio do próprio aplicativo.
Assim como os demais aplicativos, o SPTáxi aceitará cartões de crédito e débito e oferece a possibilidade que motoristas concedam descontos aos passageiros, para aumentar a competitividade. O SPTáxi vai tentar disputar espaço em um mercado já tomado por aplicativos de grandes empresas brasileiras, como a 99táxis, e também com gigantes internacionais como Uber. Além disso, vale lembrar que além de Cabify e EasyTaxi, o programa da prefeitura paulista também vai concorrer com aplicativos apoiados pelos próprios taxistas da cidade, como o Kabx.
O Táxi SP será gerenciado pela Secretaria Municipal de Transportes e pela Prodam. Quando concluído, a SMT publicará as normas para o cadastro dos taxistas.
Entenda a PLC 28/2017
Está na pauta do Senado a PLC 28/2017, um projeto de lei que segundo as empresas Uber, Cabify e 99táxis, pode virar lei a qualquer momento e inviabilizar a atuação dos apps no País. De acordo com as empresas, em comunicado, o projeto de lei aumenta a burocracia da plataforma e diminui a chance de milhões de pessoas de gerarem renda, ao impor uma série de exigências que poderiam inviabilizar o modelo privado, como é o caso da obrigação de possuir placas vermelhas.
Dentro da campanha #JuntosPelaMobilidade, os aplicativos criaram um projeto de lei diferente, em que a tecnologia está inclusa. Segundo eles, o relatório sobre o PLC 28/2017 apresentado pelo trio "representa o real início de um amplo debate sobre a regulamentação do transporte individual privado por meio de tecnologia.
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O texto sugerido detalha com ênfase novos critérios de segurança, ouvindo as manifestações dos usuários - preocupação que também é dividida pelas empresas de mobilidade urbana. Assim, o relatório começa a desenhar e discutir uma regulação equilibrada, em vez de buscar uma proibição velada".
Na sua cidade a prefeitura também tem app próprio? Quais você usa e prefere?
Fonte: Reuters
Não trocaria o Uber pelo táxi, com ou sem esse aplicativo lançado pelos órgãos públicos, uber na minha cidade sai por preço de banana comparado aos preços praticados pelos taxistas, mais do que lançar aplicativos de suporte o consumidor deseja serviço de táxi de qualidade e baixo custo.
No Brasil e com todo o respeito por quem tenha opinião contrária prefiro tudo o que é privado ao público.
Emigrei há 5 anos atrás para Munique na Alemanha, gosto do público como o privado a diferença não existe quer na educação ,atendimento e eficiência para resolver os problemas que as pessoas se confrontam.
Taxis e plataformas móveis convivem tranquilamente. Ninguem tem medo da concorrência, é normal.
Passou da hora dessa máfia nojenta e escrota ser atingida pela tecnologia, não vão mais ficar sentados na praça olhando pra mulher alheia e falando só de futebol e da vida dos outros, também ficaram mais saudáveis ao pararem de comer torresmo ou coxinha e de beber pinga e cerveja o dia todo para serem trabalhadores de verdade, a tecnologia atingiu todas as profissões faltava essa corja nojenta feita de 90% de vagabundos que sempre foram apoiados pelas prefeituras com várias regalias, formando uim cartel de mafiosos inescrupulosos ao extremo, agora senta no quiabo neném, estão sentindo na pele o que é ser da geração digital onde profissional é aquele que trabalha estuda e se atualiza, as prefeituras sabem do quanto essa área é rentável em vários aspectos e quer tirar proveito como sempre fez já que esta vendo seu gado eleitoral e maiores militantes escapando de suas mãos, deveriam também era acabar coisa com a máfia dos ônibus e do metrô que ao meu ver deveriam ser de graça em todo país ja que pagamos impostos.
escreveu mto e falou nada...
Falei apenas o que essa máfia de vagabundos ordinários merece, se não gostou é problema teu e deles.
Duas coisas: A prefeitura não apoia, ele MANDA nos táxis e outra quem define o preço inicial é a prefeitura... Como disse o Rodrigo, gastou tempo escrevendo isso aí sem significado algum.
A prefeitura não manda em ninguém o que manda são as leis ao qual ela cumpre somente as que beneficiam a ela mesmo além de apoiar qualquer causa em beneficio político próprio sempre foi assim, quem sempre definiu os preços inventou a maldita bandeira 2 taxas extras entre municípios foi o sindicato deles, sem falar das regalias com isenções de impostos, IPI trafegar em vias de preferência etc...prefeituras apenas regulamentaram essa nojeira explícita, essa corja de vagabundos escrotos mesmo com tudo a favor deles a décadas rouba e explora de todas as forma o dinheiro do cidadão de bem, quem apoia esse infâmia tem a mesma virtude para outros setores, taxista JÁ ERAM ESTÃO MORTOS E ENTERRADOS...chora na cama que é quentinha ou xupa que é de uva...a saída é uma só...ou se atualiza e trabalha honestamente para o povo com tarifa fixa, sem aquela velha forma de desvio de rota pegar tráfego longo e engarrafado pro taximetro asqueroso girar aos montes, taxas entre municípios, bandeira dois etc..., tenho conhecidos que chegaram a pagar 500 mil reais em ponto de taxi para exploradores e vagabundos nojentos donos dos ditos pontos, para poderem ter o simples direito de trabalharem, ué mas onde esta a prefeitura que nunca proibiu isso????? a me esqueci eles apoiam...porque será? mas porque pagaram um preço tão alto, simples lucros brutos de 20 a 50 mil ao mês para entrarem nessa máfia da bandidagem roubando o cidadão, agora estão vendendo desesperados por menos de 70 mil e ninguém compra...como eu já disse quem conhece esse mundo dos táxis sabe o quanto ele é ordinário formado a décadas por bandidos, corruptos, vagabundos de carteirinha...comedores de torresmo e bebedores de pinga, mas a lei seca esta ai também pra tirar esses vermes da rua e que tem uma oraganização diga-se sindicato e uma prefeitura corrupta dando total apoio, o Uber e outros aplicativos do gênero mataram essa bandidagem nojenta e asquerosa para o bem do cidadão honesto e trabalhador.
é sério q ainda tem gente q não consegue entender que novas formas de mobilidade urbana (e os app's q são usados para isso) com o uso da plataforma Android???
Nunca usei Uber. Porém apenas uma vez usei táxi, pra nunca mais. É um absurdo o valor cobrado pelos taxistas. Vejo meus amigos contando a diferença entre Uber, e táxi, é inacreditável o abismo entre Uber e táxi. No dia que eu precisar, não penso duas vezes, Uber!
Com certeza, Uber é bem mais em conta. Já usei algumas vezes, e pela distância 53 Km, dos 64 Reais que paguei com 4 pessoas, num táxi eu nem consigo imaginar quanto pagaria, isso num domingo, que para táxi é mais caro ainda, senão me engano, bandeira 2.
Táxi no Brasil é inviável, custo benefício zero, pra isso temos Uber e cia.
Aqui no RJ só pra entrar em um táxi já se paga R$4,90!!! Acho que nem precisava de app, se botasse entre R$1,50 e R$2,50 já estava ótimo!!!
Aqui na minha cidade também
Uma vergonha. Um assalto.
Assalto e vergonha é o que não falta no Brasil!
Acredito que os taxistas vão ter que ver outros meios para poder continuar na profissão, é preciso preços mais acessíveis.
Somos assaltados de todas as formas nesse país de 3° mundo....
Aqui na minha cidade é preciso corajem pra pegar um taxi, preços absurdos!
Tem, mas uso muito pouco.
Ao lado de ADVOGADOS e FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS, TAXISTAS estão entre os profissionais que eu mais detesto. Os primeiros, espero que sejam reduzidos pelos serviços de atendimento jurídico gratuito. Os Correios, apesar de eu NÃO apoiar as privatizações, terão que ser privatizados. E os taxistas normais, espero que sejam todos substituídos por UBER ou outros serviços. Sempre representaram uma máfia... que agora chegou ao fim. A pergunta é: os preços irão cair?!? Se bem que, a essa altura, acho que os taxistas já dançaram. Demoraram demais pra reagir, apostando em uma máfia muito bem estabelecida que seguia a vida sem qualquer preocupação.