"Não podemos compartilhar informações às quais não temos acesso", diz equipe do WhatsApp
Depois da juíza Daniela Barbosa pedir a suspensão do WhatsApp em todo o Brasil, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, derrubou a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Em contato com o AndroidPIT, a assessoria de imprensa do WhatsApp afirma que o serviço "não pode compartilhar informações às quais não tem acesso".
Diferente das vezes anteriores, além de pedir a suspensão dos serviços do WhatsApp, a juíza também pedia que o Facebook realize a desabilitação da chave de criptografia, com as mensagens sendo desviadas em tempo real antes de implementada a criptografia.
De acordo com a magistrada, se o Facebook teve tecnologia para codificar (encriptar) a troca de mensagens, também deve ter recursos para quebrar essa proteção e enviar as mensagens quando solicitado.
Porém, em decisão de caráter provisório, o ministro Lewandowski analisou uma ação impetrada pelo PPS (Partido Popular Socialista), que recorreu ao Supremo para que fosse suspensa imediatamente a ordem judicial da 2ª Vara Criminal da Comarca de Duque de Caxias, do Rio de Janeiro.
Antes mesmo da decisão sair, a equipe do WhatsApp, empresa ligada ao Facebook, reafirmava aquilo que vem dizendo há oito meses: que não pode compartilhar dados que não possui:
"Nos últimos meses, pessoas de todo o Brasil rejeitaram bloqueios judiciais de serviços como o WhatsApp. Passos indiscriminados como estes ameaçam a capacidade das pessoas para se comunicar, para administrar seus negócios e viver suas vidas. Como já dissemos no passado, não podemos compartilhar informações às quais não temos acesso. Esperamos ver este bloqueio suspenso assim que possível”.
O fundador e presidente executivo do serviço, Jan Koum, também se pronunciou mais cedo no seu perfil oficial no Facebook: "É chocante que menos de dois meses após os brasileiros rejeitarem o bloqueio de aplicativo a história esteja se repetindo", publicou Koum.
No comunicado ao AndroidPIT, a assessoria do WhatsApp também encaminhou o posicionamento de Ronaldo Lemos, do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), que segue:
"Uma juíza do Rio de Janeiro acaba de determinar o bloqueio do Whatsapp em todo o Brasil. É a quarta vez que isso acontece. Esse tipo de medida viola a Constituição, viola o artigo 13 da Convenção Americana de Direitos Humanos, viola o Marco Civil e é prática que foi condenada recentemente pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU. O ITS Rio irá entrar com pedido no Supremo Tribunal Federal para que o STF declare inconstitucional de uma ver por todas esse tipo de medida no Brasil. Está virando "normal" no país práticas de bloqueio que são típicas somente de países autoritários, como Arábia Saudita ou Coreia do Norte."
De acordo com o site G1, o Supremo vai notificar a Justiça do Rio de Janeiro sobre o restabelecimento do serviço. Logo, o WhatsApp deve ser reativado em todo o país em questão de poucas horas.
Fazem toda essa celeuma, porém eu duvido que caso houvesse a possibilidade de esses dados serem fornecidos a justiça, os investigados seriam condenados e presos. Isso tá mais pra alguem querendo aparecer na mídia.
Sasporr não ta com bom ibope em suas carreiras, ai ficam com essas ordens bobas pra ganhar faminha no Brasil 🇧🇷 frescura já esses juízes
Agora todo juiz quer ser um Sérgio Moro
Whatsaap também não vai ceder pressão da justiça brasileira em quebrar sua criptografia....Se a Apple não cedeu a pressão do FBI para quebrar a criptografia do iPhone...Depois o FBI recorreu a algumas pessoas israelenses que conseguiu burlar o sistema e depois descobri o que queria retirou processos da Apple....
Que vá embora, então. Dê lugar a aplicativos mais decentes.
"Para Justiça, criptografia do WhatsApp é desacato a autoridade": http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=43000&sid=4
Tudo aquilo que eu já falava faz tempo, mesmo antes de saber o ponto de vista da magistrada. Realmente é a conclusão lógica!
deveria é ordenar a divulgação pública das conversas do lula , políticos , empresários etc, para o povo tomar ciência da barbárie que eles fazem.
Os políticos não usa Whatsaap se usasse não seriam grampeados.....
Não usam? Qual é a sua fonte?
Eu penso que se temos privacidade em nossas ligações, e se necessário, um juíz pode quebrar o sigilo, penso que com o facebook, deveria ocorrer o mesmo.
Nao vejo as pessoas deixarem de usar o telefone, contas bancárias, por que alguem teve seus dados desbloqueados devido a uma investigação crininal.
As pessoas teem direito a sua privacidade, mas esta, não pode estar acima dos ensejos de uma sociedade, fortemente marcada pela criminalidade.
E para bloquear esses juízes incompetentes, como que faz?
Quais? Nomeie. É muito fácil generalizar.
É difícil de acreditar que o facebook não armazene os dados do whatsapp.
Em minha opinião, a principal razão do facebook não liberar os dados é que tal ação poderá comprometer o serviço, pois é certeza de que se ela liberar para um país, outros países também irão requisitar o acesso aos dados. Assim, seus usuários começaram a desconfiar da segurança do serviço e de certo iriam migrar.
:-D
Falou tudo cara.
Entendo e concordo. Mas, porque algum usuário deveria ter medo de ser investigado?
Investigado não Giordano (claro que haveria casos que sim), mas haveria o sentimento de perda de privacidade (é como o conceito de histeria coletiva).
Como usuários de whatsapp sabemos muito bem que tipos de informação trafegam por lá.......(não preciso exemplificar kkkkkkkk).
Em um exemplo recente a Apple não quebrou a criptografia de um IPhone em que a família pediu para ter acesso aos dados de um ente falecido, a mesma empresa disse não ter acesso aos dados de um IPhone usado por um terrorista, lá fora isso não existe.
eu tb tenho essa impressão!
Os usuários ruins vão realmente migrar para outros serviços mas os comuns, como nós, não.
Pessoal falando que tem que seguir a lei do país, nem nos EUA fazem isso de interceptar, acham q vão fazer isso aqui? Cara, nem vcs seguem as leis e querem falar disso... Sujo pelo mal lavado. Quer os bandidos? Vão nas favelas e peguem eles, ou os policiais não podem?