Por que parei de fazer root no meu Android
Praticamente nenhum dos meus telefones Android ficou do modo que a Google tinha em mente - sem modificações e sem root - por muito tempo. Seja para pequenos ajustes, seja para otimizar funções, o acesso root quase sempre se faz necessário. Entretanto, nesse ano ainda não encontrei necessidade alguma de rootear um telefone. Aqui está o porquê.
Por que fazer root?
Por muito tempo, existiram muitas razões para eu fazer o root do meu smartphone. Fosse para instalar um aplicativo especial de economia de energia, fosse para otimizar o GPS; sem root, muito do que queria fazer não era possível. Muitos apps de backup, como o Titanium Backup, precisam de permissão root. E para os smartphones mais velhos e modestos, apps que aumentam a velocidade do clock da CPU também requerem root. Além disso, se eu precisasse mudar parâmetros nos arquivos de sistema, por exemplo, o root era essencial.
Também tínhamos os onipresentes problemas de memória: apps de root como o SD Maid Pro conseguiam limpar o armazenamento de forma eficaz, otimizavam os apps e às vezes conseguiam liberar até algumas centenas de megabytes. Para ter acesso a essas funções, você precisa de um smartphone com acesso root. No entanto, esses apps acabam gerando problemas nos apps que foram limpos, fazendo eles funcionarem mal ou até mesmo não funcionarem. Se tornou necessário ter muito cuidado sempre que se usava eles.
Eu não preciso mais de root
Os tempos estão mudando. Smartphones hoje funcionam muito bem do jeito que saíram da fábrica, bem o suficiente para eu não precisar de apps para melhorá-los. Funções como GPS e economia de energia já estão maduras o suficiente para dispensar intervenções do usuário. O problema do bloatware pode ser resolvido apenas desabilitando os apps da fabricante/operadora, principalmente porque só compro smartphones com no mínimo 32GB de armazenamento interno, então algumas centenas de megabytes de bloatware não fazem mais tanta diferença.
Sobre os apps de backup: quase não salvo mais dados importantes somente no telefone; as fotos são sincronizadas com o Google Fotos, as músicas são pelo Spotify e para vídeos, Netflix. A maioria dos jogos da Play Store usa backups na nuvem para dados dos games.
Alguns apps não gostam de root
Alguns aplicativos simplesmente não funcionam em smartphones com root, proibindo o usuário de usar o serviço. Apps de bancos e de streaming, principalmente costumam causar problemas. Já tive algumas experiências frustrantes com isso. Quando tentei realizar transações pelo app do meu banco, ele se negou a finalizá-las porque meu smartphone tinha root.
Que outras razões ainda existem para fazer o root?
Assim, existe poucas razões para eu fazer root no meu telefone. Uma talvez seja para ganhar acesso ilimitado aos cartões SD, o que se tornou difícil desde o Android KitKat, mas uma vez que muitos aplicativos estão se adaptando às regras do Android Marshmallow, isso também não chega a ser um problema tão grande assim.
Existe uma vantagem que não posso ignorar: poder instalar custom ROM. Embora, mesmo aqui as razões são limitadas. Fiz algumas modificações de software no meu velo LG G3 para que o firmware rodasse como eu queria, mas no dia-a-dia, não há necessidade de o telefone ter root ou de rodar uma custom ROM.
Instalar o CyanogenMod é, sem sombra de dúvidas, um ótimo motivo para fazer root em dispositivos. Meu tablet da Samsung ainda é tecnicamente muito bom, mas está preso no Android KitKat. Entretanto, com um root rápido, posso instalar o CM13 nele, baseado em Marshmallow.
Conclusão
No uso do dia-a-dia, eu não preciso mais de acesso root no Android. O único uso que tenho para um telefone rooteado é a instalação da CyanogenMod ou de outras custom ROM, para o quê o root é um pré-requisito, mas mesmo depois de instalado, algumas funções ainda não funcionam.
Pra quem gosta de tirar fotos e tem opção de porte de câmera do Google pixel pro seu aparelho o root pode valer muito a pena. Tenho um Mi6 com custom ROM (MIUI.eu) e Gcam, meu aparelho ficou muito mais estável após a migração pra custom ROM e root, nunca mais tive problemas de software. O root é muito bom com sistemas preparados para isso, em software OEM da muito probleminha e fica um porre pra atualizar.
Sempre fiz root e meu Xiaomi Mi5 está rooteado pois ativo a Camera2API e utilizo a Google Camera dos Pixel com HDR+. É absurda a diferença das fotos.
Eu também acabei com essa neura de root, hoje em dia não há mais vantagem e só serve pra deixar o sistema instável mesmo. O android está muito maduro e eu salvo tudo na nuvem e configuro o sistema do meu jeito em minutos..
Já fiz Root uma vez no meu LG G2. O celular ficou um lixo. Travava muito, totalmente instável. Nao vale a pena.. só vale pra celulares bem triviais e básicos que só tem 4GB de memória interna, pra adicionar os aplicativos no cartão de memória. Sou totalmente de acordo com a matéria. Sou muito mais feliz sem essa budega de Root. Fora que se quiser atualizar o celular fica difícil via OTA, alguns fabricantes até bloqueiam o recebimento por "suspeita de enraizamento". Root chamaix!
Sempre usei root desde o meu galaxy Y.. pelos mesmos motivos do autor da matéria. .. mas desde q passei a usar meu note 4 não tenho sentido tanta necessidade assim. . A não ser pela vontade de experimentar novas roms. .. o q tbm não me faz muita falta pq usei outro cell por 6 meses e cheguei a sentir sdds da touchwiz ( não q a outra interface não fosse boa) q ao meu ver tá cada vez melhor. .. Além do meu note 4 ainda está na garantia neh... agora só esperando o q vem com o mashmallow
Eu fazia root pra inatalar mais aplicativos e cortar a internet de quem estava roubando meu WiFi mais hoje meu moto e1 usa o Android 6 e não preciso mais.
Incrível, como uma simples questão de opinião, de usar ou não um aparelho roteado,pode incitar discussões acaloradas principalmente por parte do rapaz defendendo os interesses do governo e da classe empresarial!?
Ahhh. E uso a MIUI.eu 9.6 Beta já com Oreo
Olha ae *Lucas Santos* tbm já havia feito em SDuos, fazia mas pelo fato de quando conectado as redes wifi conseguia *Visualizar e Salvar* as senhas das redes e tbm desinstalar apps desnecessários dos sistema interno, agora não sei se tenho coragem de fazer num celular mas avançado tipo hj se eu comprasse um da loja, mas se eu não me engano ainda existe um outro Sduos aqui em casa do meu filho, axw q irei fzr nele só pra queixar wifi dos vizinhos rsrsrsrs...
Uma vez root, sempre root.
Só uso custom roms, além de poder fazer backup dos dados dos apps e muitas outras coisas mais.
Já tive diversos aparelhos de diversas marcas, sempre tive preferencia pela samsung. Em todos os aparelho que tive sempre fiz root, em alguns tive um pouco de medo de brickar o smart (por exempro o razr i e o hd) mas sempre fiz o tal do root rs. Hoje tenho um galaxy s5 e por inicrivel que pareça não tem root nele, por um motivo: o bloqueio de reativação, me sinto mais seguro com esse block. E os motivos pra fazer root? Só 1 também, o app sixaxis que permite parear um controle de ps3 no meu smart via BT. Colocando os dois pesos na balança não sei se o root esta compensando. Até porque controle eu posso comprar algum ipega que não precise de root, já o bloqueio de reativação "protege" meu s5.
alguém saberia dizer se vale apena fazer root no Moto-Maxx? até porque ele não receberá mais atualizações.
Quem dera ser possível fazer. E depois desfazer mantendo todas as alterações realizadas.
O ideal seria um SO modular onde cada um permanece ou adiciona o recurso que quiser, sem escolhas nem obrigatoriedades.
Para isso faz root e fica do.jeito que tu queres. Ou escolhes ubuntu!
O root permite mudar muito mas deixa-te sujeito a ataques de app não confiáveis! E hoje em dia poucas são confiáveis! O clean master que era das apps que eu confiava a 3anos hoje já nao considero segura
bom dia, seu comentário despertou minha atenção, qual problema o clean master lhe causou? uso o aplicativo e meu celular apresenta uns bugs as vezes.
Para mim a principal função do root é determinar a direção para os desenvolvedores. O que está presente no root hoje será incorporado aos sistemas no amanhã.
Eu ainda não fiz root,mas planejo,por algo inutil,colocar multijanela e melhorar o designer do meu cell......
Pq tem algumas funções bem legais a se encontrar no xposed
fiz uma vez no meu antigo l prime nunca mais precisei disso n vejo mais motivo pq meu celular hoje atende minhas necessidades☺😘
As fases do Root em tempos de Android: Primeiro, era Necessário. Depois passou a ser muito útil. Em seguida, opcional. Hoje, desnecessário. Pelo menos, para mim.
impressionante esta matéria.
acreditava ser uma matéria mais séria e fundamentada, mas não, é uma coisa que fala todos vocês, eu me incluo, pobres mortais tem que arranjar dinheiro e ter um super hyper aparelho de uns R$ 6.000 e não me encham o saco....
root é liberdade para quem gosta de otimizar aparelho.....