Por que o seu smartphone não receberá o Android 8.0 Oreo?
O Android 8.0 Oreo trouxe inúmeras novidades, mas a chegada da nova versão traz um problema já conhecido: o atraso no recebimento da atualização. Será que as fabricantes não aprendem? Ou deveríamos culpar o Google? Será que o problema é do seu smartphone? A seguir vamos explicar por que o seu dispositivo pode ficar sem o Oreo por um bom tempo!
AOSP
Esta sigla significa Android Open Source Project, ou seja, um projeto de código aberto do Android. Isso quer dizer que os desenvolvedores podem oferecer ROMs customizadas baseadas no Android, ao passo que as fabricantes devem realizar uma superposição ao sistema com suas interfaces e serviços exclusivos.
Aqui encontramos o primeiro probleminha. As atualizações Android são desenvolvidas pela Google para o sistema puro, e depois são repassadas às fabricantes para que possam ser adaptadas aos seus dispositivos. Por isso, ao contrário dos aparelhos da Apple, que recebem as atualizações ao mesmo tempo, no Android nos deparamos com um processo mais escalonado. Esse é o primeiro e mais básico motivo do atraso entre o anúncio de uma nova versão do sistema operacional e a sua efetiva chegada a um dispositivo.
Nesse sentido, os únicos smartphones que têm uma vantagem são os da série Google Pixel e Nexus, uma vez que recebem a atualização diretamente do Google.
Por que as atualizações não chegam ao mesmo tempo?
Como acabamos de explicar, no momento em que o Google libera o código-fonte, as fabricantes precisam adaptá-lo aos seus diferentes dispositivos. Logo, o Oreo não será o mesmo num Galaxy S8 e no Moto G5 Plus.
A isso devemos acrescentar que cada fabricante decide qual dispositivo vai ser atualizado, algo que pode ser influenciado por fatores de mercado e por uma estratégia chamada obsolescência programada. Antes de atualizar um smartphone antigo, algumas fabricantes preferem lançar um dispositivo novo com o Android Oreo de fábrica.
Além disso, obviamente existem muitos aparelhos mais velhos que não podem ser atualizados por questões de incompatibilidade, como é o caso do Moto G 2013, que pode ser levado ao Oreo através de ROMs:
Por que outros países recebem as atualizações antes do Brasil?
Cada país tem suas particularidades. Refiro-me a diferentes operadoras, aplicativos pré-instalados, assim como diferentes componentes instalados nos diversos dispositivos. Dessa forma, é necessário realizar testes para evitar que a atualização chegue repleta de bugs. A ordem dessa leva de testes e os primeiros países a recebê-los dependem da estratégia de distribuição de cada fabricante.
Por que meu amigo recebe as atualizações antes de mim?
Mesmo dentro de um mesmo país pode haver diferença na distribuição de updates. Digo mais, na mesma cidade ou no mesmo edifício. Por exemplo: no elevador vejo que o vizinho tira do bolso um Moto Z2 Play igual ao meu, mas com o detalhe de que o dele já está atualizado para o Oreo, e o meu ainda não. Não se preocupe!
É provável que o dispositivo do seu vizinho tenha recebido um soak test, se trata de uma versão para pequenos grupos realizados pelas fabricantes. Apesar de o sistema já ter sido testado internamente de maneira exaustiva, sempre podem surgir novos bugs numa distribuição mais ampla.
Por esse motivo as fabricantes enviam a atualização OTA (Over The Air) para alguns usuários. Isso nem sempre é anunciado oficialmente pelas empresas. Passado um tempo, ela chega a todos. Dessa forma, não se desespere: o seu vizinho pode ter recebido o update primeiro, mas o seu certamente virá com menos erros.
As operadoras
Se o seu smartphone Android for ligado a uma operadora, sua atualização também pode demorar mais para chegar. Isso se deve ao fato de que não apenas a fabricante, mas também a operadora oferece serviços próprios (e muito bloatware) que devem passar por modificações para que o update possa ser implementado.
Não quero aqui dizer que adquirir um smartphone ligado a operadora seja uma desvantagem por si só. Em muitos casos os celulares com operadoras oferecem aplicativos extras muito interessantes ou assinaturas de serviços bem úteis.
O problema entre OTA e root
De maneira geral, para receber uma atualização OTA o smartphone não pode ter sido modificado. Ter acesso ao root liberado e ter instalado o SuperSU não impede o recebimento de uma atualização via OTA, e sim o fato de ter instalado uma Custom Recovery tipo TWRP ou CWM. Se este for o seu caso, o mais provável é que não receberá a notificação OTA.
Isso ocorre porque um recovery avançado ou personalizado modifica o modo recovery do sistema como um todo. Como solução, sempre se pode flashear um firmware stock, ou seja, da própria fabricante e não modificado.
Conclusão: seja paciente!
A fragmentação do Android é um problema bastante sério, que está longe de ter fim. Enquanto o Google não resolver isso, as fabricantes continuarão vendendo smartphones atualizados e não atualizados e se esquecendo de modelos recém-lançados ou antigos.
Software atualizado hoje em dia é sinônimo de smartphone high-end. Se você possui um, provavelmente estará despreocupado quanto a isso. As ROMs customizadas podem ser um alívio, mas a melhor dica é: seja paciente!
Seu smartphone está rodando com qual versão do Android?
Quem compra celular de operadora só se ferra e a minha conclusao
Aí vc vai na Samsung mandam vc ir na Tim vc vai na Tim manda ir na Samsung e fazem o cliente de trouxa.
Comprei meu celular A7 2018 em fevereiro e até hoje por ser da,Tim ainda não foi atualizado está com patch de segurança de setembro de 2018, um absurdo.
É uma sacanagem das operadiraspous quando vc vai comprar o aparelho e a droga do plano ninguém te avisa que vai demorar meses quem sabe um ano de defasagem em relação aos outros para vc ter uma atualização desatualizada, pois quando receber k Android 9 Já estarão no 11
Sabem se o samsung galaxy a3 2016 vai receber os novos emojis?
Pq não movemos uma ação contra essas empresas que prometem e não cumprem? Comprei o moto G4 e o moto G5 plus. Escolhi motomerda justamente pq prometeu atualizar os dois e já estou vendo rumores que não quer atualizar. Propaganda enganosa é crime. É mesmo que ele atualize precisamos de prazo pq não somos cachorros. Não fazemos as coisas quando queremos é sim com prazo. Eles tem que fazer assim tmb. Ou arque com as consequências assim como arcamos.
Pessoal.. tô revoltado com essa demora. Tenho um A5 2017, comprado em Abril 17 que está com o Android 6 Mashmallow ainda...
Dei um de presente a minha esposa em jul 17, e o dela já atualizou para o Android 7...
Meu pack de segurança ainda é o de abril.
A demora se da pelo meu aparelho ser ligado a uma operadora e o dela não.. .
Aí.. reclamo com quem..?? Isso e a alta desvalorização dos Android está me empurrando para o Iphone... pensando seriamente.
Mas isso é culpa sua e não da fabricante, todo mundo sabe que celular de operadora demora mas para att e no caso ae tu podia te passado a rom limpa pelo odin, mas prefere arrumar desculpinha para ir para apple como se n tivesse escolha né ?!
Paciência tem limite....!!!
O meu está se esgotando..
O meu Nexus 5x foi atualizado mas estou enfrentando o problema de todas versões fechadas do Android: lentidão e travamentos
POR QUE O SEU SMARTPHONE NÃO RECEBERÁ O ANDROID 8.0 OREO?
Simples, porque as fabricantes estão cagando pra quem comprou Smartphone no ano passado. Se quer o Android Oreo, compre o modelo novo. Ou vá ao mercado e compre biscoito recheado.
Esse é o único ponto que a famigerada Apple é superior com o iOS.
Meu pixel está com o Android desde quando ainda era Beta ...
Concordo plenamente com todos os comentários e veja um exemplo bem prático do mesmo, pois o Moto G4 Plus que foi lançado uns 6 meses antes do 5 já não vai receber o Oreo. Gostaria de entender o por que dessa política de roubo ao bolso dos consumidores?
Além disso, tem os donos do Moto G4 Plus que não receberão pois foram enganados pela Lenovo.
G4Plus será att sim..
Bruno, não recebi sequer o Android 7.0 no meu moto X play quem dirá o android oreo rs
As empresas vão visar lucro logo elas vão querer lançar um novo aparelho atualizado pro consumido comprar e assim gera mais ganho para o mercado
E aí fica a pergunta:
Quem está mais errado nessa história? A fabricante, que pratica obsolescência programada de forma selvagem, ou o consumidor leigo e ingênuo, que troca de aparelho a cada ano, compra o aparelho errado ainda, mas fica exigindo atualização por três anos?
Ambos tem culpa, mas se o consumidor fosse mais inteligente e boicotasse as empresas, elas iriam rever esse planejamento. Mas o próprio consumidor na maioria das vezes é leigo e apressado, por isso costuma levar prejuízos.
Eu também bato nessa tecla, o povo reclama que carro 0 KM é caro, então por que não compra um seminovo com até 3 anos de uso com desconto de mais de R$20.000,00 dependendo do modelo?
E quem é exigente e prefere 4 anos de atualizações, tem que migrar mesmo para a Apple ou se gostar do Android, preferencialmente, comprar um modelo novo top de linha, sabendo que terá no máximo 2 atualizações.