POLED, AMOLED e OLED: qual a diferença entre essas tecnologias de telas?
Tela é sempre um assunto delicado, pois cada um tem seu gosto pessoal. Uns preferem uma IPS com cores mais realistas, outros gostam mais da AMOLED bem saturada que deixa as fotos lindas. Mas quando entramos mais nessa segunda tecnologia, podemos ficar confusos quando começam a surgir termos como OLED, POLED, P-AMOLED e outros. Vamos explicar agora quais as diferenças entre eles, confira!
Em alguns desses termos, a briga é mais focada em duas fabricantes, LG e Samsung. E não é difícil imaginar isso, pois quando pensamos em TV, as melhores marcas que vêm à nossa mente, ao menos no Brasil, são LG e Samsung. E já nesse ramo a tecnologia OLED da LG bate de frente com as QLED da Samsung, mas nos smartphones os caminhos são um pouco diferentes.
O que é o OLED?
A sigla OLED significa Organic Light-Emitting Diode (Diodos Orgânicos Emissores de Luz, em português), e são a evolução das telas LCD. Diferente do LED, o OLED não usa cristal líquido, e sim diodo orgânico. A camada ativa (onde se formam as imagens) desse tipo de tela conta com material orgânico (polímeros) e podem ser colocados tanto sobre superfícies duras como flexíveis.
Os diodos são distribuídos entre placas transparentes (vidro ou outro material) polarizadoras. Mas, diferente do LCD onde os cristais ficam opacos ou transparentes para barrar ou permitir luz nos pixels, no OLED os diodos emitem luz própria quando recebem energia. Isso não só economiza energia, pois no LCD o backlight precisa ficar sempre aceso, como traz os pretos mais profundos, já que cada diodo só se acende quando necessário.
E o AMOLED?
Pegue a mesma explicação sobre o OLED, e vamos botar um complemento. Há duas formas de mandar energia para os pixels: ou você manda energia para todos ao mesmo tempo ou para um de cada vez. Em telas de alta resolução como a de smartphones, a primeira opção (conhecida como matriz passiva) gasta muita energia e se desgasta muito rapidamente. Assim, a melhor solução está em matrizes ativas, que são uma camada fina de transistores que energiza cada pixel a uma voltagem correta.
Em inglês, essas são as Active Matrix, trazendo aí o AM para o OLED. Por isso, se você parar parar pensar, todas as telas OLED de smartphone são AMOLED. Mas então, por que apenas os displays da Samsung são chamados assim? Pura escolha de nomes.
E onde entra o P-OLED?
Ao menos, essa é a parte mais fácil de explicar. Como falei, são necessárias várias camadas para formar qualquer tela. No caso de uma AMOLED de smartphone temos, de baixo para cima, a camada de transistores em vidro (mais conhecida como TFT, quem diria!), as camadas de diodos, vidro encapsulado e o polarizador. Isso de forma resumida, pois existem outras camadas.
O que importa é saber que, com vidro, não há muita liberdade de formatos, espessuras e resistência. Assim, para pode apresentar telas curvas ao mundo, trocaram o vidro por plástico, sendo esse último o que dá o P ao OLED. E sim, POLED, ou P-OLED, é o termo usado pela LG. Para o caso da Samsung, o termo é P-AMOLED (embora sejam a mesma coisa).
- Descubra se um fundo de tela preto pode economizar sua bateria
- Conheça as cinco melhores telas de smartphones do mercado
A LG foi uma das primeiras a usar o também conhecido como Plastic-OLED em seu LG G Flex, um smartphone curvo que se encaixava melhor no rosto. Eu particularmente gostava muito dele, até saiu uma segunda versão, mas por ter sido o primeiro experimento com a tecnologia, a qualidade geral da tela era bastante questionada.
Hoje, temos POLED na linha V da LG, e também na linha Galaxy S e Note, além de em muitos outros aparelhos.
Mas tem ou não diferença?
Na característica geral da tecnologia, P-OLED e P-AMOLED não têm diferenças. E do OLED para o POLED muda apenas o vidro para o plástico. Porém, é justo cada empresa chamar sua tela do jeito que quiser, e o fato de serem fabricadas por equipes diferentes acaba sim fazendo a diferença.
Isso porque mudam coisas que parecem pequenas em uma primeira olhada, mas que no final agradam mais a gregos ou troianos. O material usado, o modo de fabricação, algumas camadas diferentes e, principalmente, a calibração final, fazem você gostar mais de uma ou de outra, sendo que uma pode ser ligeiramente puxada para o azul (como na Samsung), outras para o amarelo (caso das telas usadas nos Motorola) e por aí vai.
E você? Prefere o OLED da Samsung ou o da LG?
A qualidade da SUPER AMOLED e da AMOLED é superior à da OLED e a da OLED é superior ao P-OLED. Trocar o vidro pelo plástico é piorar a qualidade da imagem (cor, brilho e contraste). Está comprovado cientificamente (e por qualquer olhar atento) que o vidro reproduz a imagem tal como nossos olhos o fazem. E o plástico gera um efeito artificial à imagem. Aparentemente, as empresas/marcas estão empurrando o P-OLED goela abaixo para baratear a produção. Até aí, tudo "bem". Mas enganar as pessoas não é NADA legal. E a EXCELENTE SUPER AMOLED, que estava presente em celulares basicões, como o J3 da Samsung, em 2016, hoje virou artigo de luxo. Por quê? Diminuição ou encarecimento da matéria-prima pós-covid-19? Não sei... mas não gostei nadinha desse downgrade em massa. Acho desrespeito com o consumidor. E não se trata de ser exigente, e sim em requerer o básico em um aparelho no qual imagem e som são características de uso constante e portanto fundamentais.
Aparentemente houve sim um encarecimento dos painéis AMOLED/SAMOLED. Enquanto o basicão Galaxy A22 tinha tela SAMOLED, o A23 foi lançado com LED IPS...
É possível que a popularização das telas OLEDs em notebooks (10 a 15 polegadas) tenha reduzido a disponibilidade de telas para até 7 polegadas. Mas isto é só especulação da minha parte.
Prefiro as telas da samsung
Gosto do super amoled do meu s8 plus, que tela linda, principalmente o branco e preto
As telas IPS são boas sim, mas eu prefiro as Oled e Amoled por ter cores ainda mais vivas e consome menos bateria.
desde que tive meu primeiro AMOLED com o surpreendente Quantum Go, não abro mão. Atualmente uso o excelente Moto Z2 Play
Ainda prefiro um LCD IPS. As cores extremamente exageradas me irritam nas AMOLED da Samsung. Meu LG G6 tem uma IPS das melhores do 🌎!!
Sqñ, tela sem vergonha essa do g6, menos ae..
Ta de Brincation....LG G6 é uma das telas mais descalibradas que existe....!!!!
"E você? Prefere o OLED da Samsung ou o da LG?"
Prefere uma Ferrari ou um Fusca detonado?
Pode parecer pesado, mas é uma verdade, infelizmente.
=O
eu gosto da AMOLED por conta das cores como ficam nela...
Muitíssimo interessante esse artigo, com informações claras e bastante esclarecedoras, agora como usei muito dispositivo da Samsung, prefiro as P Amoleds.
Eu não utilizei nenhuma dessas delas, ainda tô na tela ips!!
Que também são boas :D
Sempre achei as telas dos Galaxys mais bonitas em termos de cores, agora claro ñ tendo problema de burn in é o que importa, independente de qual tipo de tela o aparelho tem.
Cara o interessante é que eu nunca notei burn in nos meus aparelhos e na Samsung não vejo tantos relatos de burn in.
O meu S8 deu burnin na barra de status e na barra de navegação. Como estava na garantia, levei na autorizada da Samsung e trocaram NA HORA (fiquei la esperando por cerca de 40 minutos). Tenho aparelhos da linha S da samsung desde o S4 (possuí TODOS: S - 4,5,6,7 e 8) e foi a primeira vez que isso aconteceu. Mas fiquei cabreiro com a samsung. Medo de acontecer novamente com meu s8, visto que, pela primeira vez em muitos anos, não irei comprar o lançamento do ano.
"E você? Prefere o OLED da Samsung ou o da LG? "
No que diz respeito na smartphone não sei nem que critério usar...são tantos
Trazendo o que preciso para usar o aparelho com boas cores, está bom, não me importo com tipo de tela.