Se você faz isso, então a sua privacidade está sempre em risco
Pesquisa divulgada pela empresa de segurança Kaspersky indicou que 63% dos usuários “esquecem” de ler os termos de uso de um aplicativo antes de instalá-lo em seu smartphone. Além disso, um em cada cinco nunca lê as mensagens apresentadas pelos programas, se limitando a clicar em “Próximo”. Com esse tipo de negligência, do que adianta ficar contente com a criptografia do WhatsApp, se nós mesmos não cuidamos da nossa privacidade?
Sim, é isso mesmo. Na última terça-feira (05/4), a internet quase explodiu de alegria quando o WhatsApp anunciou que todos os seus recursos de comunicação agora estão completamente criptografados. Ou muitos acham que estão no filme "Missão Impossível" quando usam o Telegram. Ou simplesmente se sentem 100% protegidos por terem um antivírus atualizado no telefone.
Só que boa parte das brechas de segurança e privacidade que abrimos em nossos smartphones acontece justamente porque achamos “OK” instalar qualquer aplicativo ou arquivo sem a devida atenção. E não adianta transformar seu telefone em um Fort Knox criptografado, se quem traz o problema para dentro dele é você mesmo.
Ainda dúvida? A mesma pesquisa divulgou ainda que quase metade (43%) dos usuários de smartphones pode estar em risco, porque eles não limitam as permissões de aplicativos ao instalá-los. E 17% deles dão permissões aos apps em qualquer momento em que são solicitados, mas depois esquecem que o fizeram; e 11% das pessoas pensam que não podem alterar essas permissões.
Como na época dos PCs
A verdade, é que apenas transportamos o nosso comportamento do PC para o celular. Quando tínhamos apenas o computador para acessar a internet, também não nos preocupávamos em saber o que era instalado em nossas máquinas e achávamos que o antivírus resolveria os problemas. Tudo mudou quando golpes de engenharia social como o phishing nos fizeram ficar mais atentos, até porque nossos dados bancários eram os alvos.
Os desenvolvedores de apps não são bonzinhos. Mas ele te avisam disso
E se você acha que o lado de lá – os desenvolvedores de apps – é razoável, esqueça: uma outra pesquisa feita pela HP analisou cerca de 26 mil apps disponíveis no Google Play e na App Store, da Apple. Em média, 96,52% dos aplicativos analisados realizavam uma quebra de privacidade fundamental, segundo o relatório.
De modo geral, o documento apontou que os aplicativos buscam informações de geolocalização - em 70% dos casos - enquanto outros consultam dados do calendário e da agenda. Porém, você deve estar imaginando que os apps que consultam a agenda de contatos do usuário são mensageiros ou clientes de e-mails em sua maioria, certo? Errado. Segundo a pesquisa, 19,8% dos aplicativos financeiros acessam essas informações secretamente. Pois é...
E só para lembrar: esses apps estão protegidos pelo contrato que você não leu.
Em outras palavras: preste atenção, jovem padawan!
A verdade é que os conselhos para evitar as dores de cabeça com apps instalados de forma desatenta no seu smartphone são os mesmos que funcionavam na época dos PCs: só baixe aplicativos de fontes confiáveis, selecione os programas que você quer instalar com sabedoria, leia o contrato de licença e a lista de permissões que o software solicita e, claro, deixe uma solução de segurança ativada e atualizada.
Os cuidados de segurança que você deve ter no seu smartphone são os mesmos aos usados nos PCs
Boa parte dos usuários vai seguir essas dicas? Claro que não. Mas, assim como os desenvolvedores dos aplicativos, podemos dizer: nós avisamos!
E sim, você pode continuar criptografando seu smartphone.
leio as ultimas frases e linhas como na parte das permissoes, de resto é mega balela....
Sempre leio a permicao e se não vou compatível com q diz não baixo
leio somente as permissões, agora essa parada de 50 páginas nem fudendo...
Eu geralmente não leio, mas já deixei de instalar aplicativos graças aquele aviso de permissões que é exibido antes da instalação. Tem aplicativos que exigem permissões que não condizem com a finalidade do mesmo, então já deixei de instalar por conta disso, mas ler os termos, de fato, dificilmente leio. Mesmo tendo ciência de que deveria e de que em alguma parte das dezenas de páginas do termo existe algo relacionado a coleta de dados e acesso a suas informações.
Privacidade? Os desenvolvedores não querem ver os nudes de vcs não, ou querem? Kkkk nunca se sabe
termos de uso é igual a biblia, ninguem faz a leitura mas todo mundo concorda!
Se esses termos fossem mais diretos, tipo destacando o principal e o que interessa seria bom. Mas eles fazem ao contrário justamente para desistimular o usuário....
Nunca li totalmente apenas os resumos e já era
Aceito e pronto. Nem ligo pra isso. No dia que tiver algum problema aí passarei a me preocupar.
63% esquecem de ler
37% Lembram mas têm preguiça, rsrsrs.
O povo não lê nem placa de pare, quanto mais termos de uso de 50 páginas hahahaha
Eu também não leio os termos de uso, sem hipocrisia (mas a placa de pare eu leio 😂😂).
mas aí, o que vamos fazer? se 96% dos aplicativos fazem isso, e a gente resolver não aceitar os termos de uso dos mesmos...vamos poder usar apenas 4% dos apps disponiveis na google play? Não da pra rejeitar um termo de uso, e continuar usando...não temos uma escolha...
Mas também, ler 50 páginas de termos é complicado, algumas empresas exageram.
Nâo é necessário ler tudo, basta ler os seus deverem, as obrigações da empresa e, se tiver, as garantias de privacidade e o que a empresa pode fazer com os dados.
Eu não leio, muito difícil, mas entendo que em alguns aplicativos é realmente necessário.
eu acho ridiculo os termos mtos grandes tem q ficar lendo horas e horas, tem q colocar algo mais direto.
Costumo ler os termos de uso, mesmo não tendo muita paciência. É muito importante pessoal!
pior q n leio e estalo MT coisa fora da play..mas vo fica mais atenta.
Rapaz, um exemplo simples eh o easy táxi. Se vc bloquear alguma permissão (e olhe que pede umas inusitadas) quando vc entra no app ele fala que precisa das permissões. Lembro que no ios ele funcionava só com a localização. Do mesmo jeito q no ios tem fiscalização demais no google tem de menos talvez. Só uma opinião
Não tem como deixar de instalar os apps, afinal de contas, precisamos deles. O que temos que ter é o bom senso de saber o que compartilhamos, saber o que clicamos e pra quem enviamos.