Em breve, você poderá pagar impostos de importações por boleto e cartão
Para os adeptos da importação, nada é mais chato do que receber em casa aquele papelzinho informando que sua encomenda chegou, mas ela foi taxada e você deverá ir até a agência mais próxima realizar o pagamento, muitas vezes em dinheiro vivo. Isso está para mudar.
Na quinta feira, 21 de setembro, o subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita, Ronaldo Medina anunciou uma novidade que está sendo levada em conjunto pela Receita Federal e os Correios. Muito em breve, será possível pagar os impostos de importações por boleto bancário.
Isso vai permitir que você não precise mais ir até a agência dos Correios com dinheiro na mão, e sim pagar o boleto com antecedência, em casa ou no trabalho, com cartão de crédito ou via internet banking. Ou, ainda, direto no caixa do banco.
Não haverá qualquer mudança na alíquota dos impostos. Produtos que excederem o calor de 50 dólares e caírem na malha fina da Receita Federal ainda terão serão taxados em 60% do valor do produto, mais ICMS, caso o Estado possua.
Mas segure seus dedos nervosos que clicam em sites chineses. O sistema deve entrar em funcionamento dentro de 30 dias, através do site Portal do Importador, que ficará dentro do site dos Correios. Em seis meses, o plano é que esteja em operação total.
Assim que o produto passar pelo pente fino, caso seja tributado, uma informação já será repassada ao contribuinte. Ele receberá uma carta com instruções para se cadastrar uma primeira vez no portal. Lá, acessará o boleto ou já poderá pagar a guia de imposto direto, via cartão de crédito.
O sistema vai atuar forte também dentro dos Correios, que já estão na lista de privatizações do Governo. Processos internos manuais passarão a ser digitais, e a instituição vai receber informações mais completas de agências pelo mundo.
Essa iniciativa, além de evitar o trabalho de ir até a agência, vai ajudar o produto a chegar mais rápido. Os Correios estimam que possa diminuir em até 10 dias o tempo de entrega. Uma ótima novidade, já que, geralmente, os produtos que compramos na China levam 4 dias de um país a outro e mais 45 dias para sair da Aduana e chegar em suas mãos.
Mas há os pontos negativos, ao menos para quem não aprecia ser taxado. Com a automatização e digitalização de processos, a taxação passará a ser mais precisa, o que significa que haverão menos injustiças e sobretaxas, mas também que muito mais itens poderão ser analisados e taxados. É uma faca de dois gumes.
Então, agora vai ficar mais fácil e até mais rápido importar aquele Xiaomi Mi 6 que você estava desejando. Mas, considere que poderá ter bem mais chances de ser taxado.
Você achou essa novidade boa ou ruim? Prefere o conforto e praticidade ou menos chances de ser taxado?
Fonte: Estadão
Fiz uma compra dia 18 de outubro, paguei minha taxa hj pelo novo sistema, mas foi uma luta porque parece que o site dos correios não ta suportando, ta dando muito erro, tela travando, tem q ter muita paciência. Agora vamos ver o quanto mais vai demorar pra chegar em minha residência.
vamos ver como será na prática, mas se funcionar assim, preparem-se pra levar 60% do valor REAL do produto
Que assim seeeeeja !!!
Tem informação errada na matéria, a isenção de impostos é para até $100 (Decreto lei 1.804, de 3 de setembro de 1980), essa história de $50 é uma instrução normativa da própria receita federal que foi divulgada em 1999. Ou seja, uma instrução normativa interna da receita nunca vai passar por cima de uma lei federal, e caso aconteça, é certeza recorrer e ganhar. Eu não reclamo de pagar impostos quando importo produtos que são taxados (esse ano já paguei R$800 com 3 aparelhos que importei E valeu a pena pelo custo beneficio dos mesmos), mas vejo que essa lei precisa de uma atualização, já tem quase 40 anos e esse valor de $100 é completamente defasado...
Foi a melhor notícia que recebi nessa semana, mas se eu pagar pelo site e os correios perderem a encomenda? Meu prejuízo será maior ainda, não?
Bacana, mas os Correios Brasileiro SÃO A VERGONHA MESMO ASSIM, OU MELHOR, ESSE GOVERNO
Nossas fabricantes são uma piada, nossa economia não nos permite comprar coisas legais com um preço justo, nosso governo impede que compremos lá fora.
#Brasil
"Grande" avanço.
Queria poder receber minhas encomendas. Há coisas PARADAS nos Correios há mais de um mês, já liberadas pela alfândega.
Por esses dias a RFB editou uma Instrução Normativa (me escapou o número agora) que alterou várias questões sobre a importação e exportação de bens. Foi revogada a antiga portaria que tratava da isenção de mercadorias até 50 USD. A dúvida agora é se a RFB tributará tudo o que chegar ou se observará a isenção legal (que não é bem uma isenção) de até 100 USD.
Fiscais mau-caráter, roubos, extravios, alto fluxo de importação e a falta contínua de funcionários, tudo continuará igual.
Enquanto isso a gente finge que pagar a taxa de importação antecipadamente e diminuir o tempo de entrega em 10 dias será uma boa solução. :)
Eu não espero esse "mar de rosas" vindo do governo!
Isso ai tá me cheirando a uma "é uma cilada bino!"
estão fazendo isso pra benefício deles, com certeza
Sem duvidas sister k-po!
Se for extraviado?
O valor pago vai ser o que está declarado??
Ou eles vão jogar para as lojas ainda, cujo fazem!!
É, como próprio artigo diz, "é uma faca de dois gumes", bom por um lado e ruim por outro. Estou acostumado em comprar micro SD XC no site DX e nunca foi taxado, mas agora com essa mudança, fatalmente, serei. Ainda bem que fiz uma compra no DX recente (parecia que estava prevendo) e acredito que já esteja chegando.
Melhor notícia da semana. Tomará que na prática não prejudique o contribuinte com valores abusivos.
de qualquer forma é grana saindo kkkkk mas isso é bem prático
Não haverá qualquer mudança na alíquota dos impostos. Produtos que excederem o "calor" (editor não Seria valor?) de 50 dólares e caírem na malha fina da Receita Federal ainda serão taxados em 60% do valor do produto, mais ICMS".
"Balela, já cheguei a ser taxado em compras bem menores que US$ 50,00, concordo que viabilizar outras opções de pagamento e a informátização do processo é um avanço razoável, em contra - partida temos esse abuso de 60%... SESSENTA PORCENTO! Essa é alíquota da taxa sobre produtos importados. Absurdo! Quanto à redução de 10 dias no prazo da entrega, se na prática isso funcionar já irá ajudar, pois nunca recebi nenhuma encomenda em menos de 45 dias.
Que boa noticia.
Estou com varias encomendas para chegar, depois do meu redmi note 4x empolguei kkkkkkk.
Meu smartphone na época foi taxado e tive que ir buscar nos correios, tive que faltar um dia no trabalho para fazer isto.
O único porém disto tudo é que as possibilidade de termos um produto não taxado vai ser bem menor, já que o trabalho todo deixará de ser manual.
Pra receber pagamentos é rápido o governo tomar alguma solução pra facilitar esse processo, agora pra fazer um sistema de rever os impostos cobrados na mercadoria ninguém faz. Comprei uma Mi Band 2 ontem na GB, espero não ser taxado nesse migue que o governo dar que abaixo de $50 não é cobrado imposto pois muita gente já foi!
E outra, vão receber adiantado, se o produto sumir do fluxo? Vão dá o dinheiro de volta e o valor do produto??
Só quero ver na prática os absurdos que somos sujeitados!!!