Opera adiciona VPN gratuita a seu navegador para Android
O recurso é parte da versão 51 do navegador, e pode ser ativado na tela de configurações. O usuário pode escolher entre usar uma VPN permanentemente, só para buscas privadas e desativar o recurso durante buscas.
Também é possível escolher o “ponto de saída” da VPN, entre América do Norte, Ásia ou Europa. Infelizmente, o modo de economia de dados é desativado enquanto este recurso está em uso, e o navegador avisa que a velocidade de navegação pode ser reduzida.
Uma VPN (Virtual Private Network, Rede Virtual Privada) é uma conexão segura e criptografada entre dois pontos de uma rede, de forma que apenas eles tenham acesso ao conteúdo sendo transmitido. Desta forma é impossível para um hacker, ou um governo, capturar e analisar a informação.
VPNs são comuns no mundo corporativo, protegendo informações vitais para os negócios, mas estão se tornando cada vez mais populares entre os consumidores preocupados com sua privacidade.
Em países como a China, onde há restrições à liberdade de expressão e imprensa, uma VPN pode possibilitar o acesso a serviços “banidos” como o Google, Facebook ou Instagram. Além disso, protege a integridade e até mesmo a vida de dissidentes do governo, que têm suas atividades online monitoradas constantemente.
A Opera usa criptografia forte, com uma chave de 256 bits, em sua rede. Além disso o serviço é aberto a todos, sem necessidade de cadastro ou registro, o que ajuda a evitar que seus usuários sejam identificados.
E você, já tinha ouvido falar de VPNs? Usa este serviço? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo.
Muito interessante.
Se for uma VPN com criptografia de ponta a ponto e com um chave de 256, não importa de onde seja.
Coragem pra quem vai usar VPN de empresa chinesa.