Review do Nokia 9 PureView: a aposta na câmera quase compensa
Durante o Mobile World Congress 2019 a Nokia revelou 4 smartphones e um novo membro de sua linha de feature phones. O Nokia 9 PureView é, sem dúvida, o chefe desta extensa família, especialmente em termos de fotografia. Aqui está a nossa análise completa do telefone que apostou grande nas câmeras.
Design com "Qualidade Nokia"
A HMD Global já provou que pode fabricar um smartphone intermediário sólido e bem feito e, com um carro-chefe que custa um pouco mais, continua a igualar sua concorrência na mesma faixa de preço.
A qualidade de construção é excelente. Nas mãos ele parece um pouco mais anguloso do que, digamos, um S10 - as bordas da traseira se curvam em direção à lateral, mas na frente a transição é mais reta. - mas não de forma barata. É definitivamente mais suave em comparação com o Nokia 8 Sirocco.
Em termos de opções de design, a maioria das principais tendências de hoje estão presentes. Na parte inferior há uma porta USB-C e não há entrada para fones de ouvido. Ele vem com certificação IP67 para resistência à água e o sensor de impressôes digitais está sob a tela.
O layout do módulo da câmera da ZEISS Optics na parte de trás pode não agradar a todos, mas eu amo o jeito que a HMD Global conseguiu fazer com que as lentes ficassem na mesma altura que o vidro ao seu redor. Apenas as bordas do flash LED podem ser sentidas quando você passa o dedo sobre as lentes. Tudo é muito liso.
Há aqueles que vão reclamar da marca Nokia na frente do telefone, sobre a tela, além da parte de trás. Isso realmente não me incomoda, e eu prefiro ter um logotipo da Nokia lá em cima do que um notch enorme, o que eu acho irritante.
Entretanto, não há como fugir do fato de que o Nokia 9 é escorregadio. Parece que ele cria pernas e sai andando por qualquer superfície que não seja completamente plana. Vou dar um exemplo: coloquei ele sobre um caderno com capa de couro. Havia alguns cartões de visita jogados entre as páginas, o que criou uma inclinação suficiente para o Nokia 9 PureView deslizar lentamente e cair na minha mesa.
Não é algo que impeça a compra, mas tive que ficar consciente disso toda vez que ia colocar o smartphone em algum lugar.
Uma bela tela "2K"
Na frente do Nokia 9 há uma tela P-OLED de 5,99 polegadas com uma resolução de 1440 x 2880 pixels (2K) com proporção 18:9. O recurso PureDisplay do Nokia 9 suporta HDR10 para cores vivas e detalhes nítidos. Você também pode desbloquear o smartphone através do Face Unlock 2D. A HMD Global rejeitou o notch, tanto o tradicional quanto o em formato de gota.
O Nokia 9 PureView mede 155 x 75 x 75 x 8,0 mm e pesa 172 g. É feito de alumínio e vidro, e não preciso dizer que a parte de trás é um imã de impressões digitais.
A tela é mais do que agradável e realmente aprecio o menu de configurações PureDisplay da Nokia. Você pode escolher entre perfis de tela como Vívido, Cinema, Básico ou Dinâmico - que ajusta automaticamente cor, contraste e brilho de acordo com uso. Este não é um recurso exclusivo do 9 PureView, mas funciona tão bem neste dispositivo quanto no Nokia 8.1.
A única crítica real a esta tela é que ela não é uma AMOLED da Samsung. Mas considere que o aparelho custa US$ 200 a menos que o S10 mais básico, e que 90% dos usuários comuns ficarão absolutamente satisfeitos com ela. Minha outra crítica é que o controle automático de brilho é um pouco indeciso, e tende a favorecer o brilho excessivo.
O software que esperamos em um Android One
O Nokia 9 PureView é um telefone Android One. Isso significa que ele vem com o Android 9 Pie quase “puro”, sem aplicativos duplicados de marca própria ou bloatware. Você também terá dois anos de suporte para atualizações de versão, como o Android Q, e três anos de atualizações de segurança.
A única reclamação que podemos fazer é que, se você estiver vindo de um dispositivo Samsung ou Huawei, talvez sinta falta do calendário e aplicativos de e-mail destes fabricantes.
O Snapdragon 845 dá um caldo
O Nokia 9 PureView não é equipado com o mais recente processador da Qualcomm, mas sim com a versão anterior, o Snapdragon 845. Ele pode não ser o modelo "do ano", mas ainda oferece um bom desempenho.
Mas o Nokia 9 PureView está chegando ao mercado com um preço de US$ 699, superior ao do Mi 9, e por esse preço é razoável esperar um Snapdragon 855. Os 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno com UFS 2.1 devem garantir uma experiência de uso tranquila.
Apesar do fato de a HMD Global ter usado um Snapdragon 845 em vez do mais recente 855, o Nokia 9 PureView é capaz de lidar com tarefas diárias com facilidade. Não jogo em smartphones, mas os benchmarks deste aparelho são impressionantes.
Infelizmente, precisamos falar sobre o sensor de impressão digital na tela. Este não é um problema exclusivo do Nokia 9 PureView, mas sim algo mais amplo. Em minha opinião, os sensores de impressões digitais sob a tela ainda não estão prontos. Nós vimos isso no OnePlus 6T, no Huawei Mate 20 Pro, no Samsung Galaxy S10, e agora sinto isto aqui também.
Você tem que pressionar muito, muito a tela para ter uma chance dela ler sua impressão digital. Em 70% das vezes tudo funciona bem, mas são os outros 30% que te deixam louco. Dada a frequência com que desbloqueamos nossos telefones, 70% de precisão não é bom o bastante.
Você pode recorrer ao reconhecimento facial 2D se quiser, mas este método não é tão seguro. Faça o que fizer, não tenha ambos ativados ao mesmo tempo. Eu me deparei com alguns problemas em que o telefone tinha sido desbloqueado via reconhecimento facial, mas ainda estava tentando ler minha impressão digital, mesmo dentro de aplicativos.
Benchmarks do Nokia 9 PureView
Teste | Pontuação |
---|---|
3DMark Sling Shot Extreme | 4641 |
3DMark Sling Shot Vulkan | 4272 |
3DMark Sling Shot | 6164 |
3DMark Ice Storm Extreme | 64670 |
Geekbench (Single / Multi) | 2397 / 9039 |
PassMark Memory | 12553 |
PassMark Disk | 63962 |
A câmera é a estrela do show
A principal característica deste smartphone é óbvia. Cinco lentes ZEISS integradas ao corpo que levam a fotografia computacional a outro nível. A HMD Global consegue, assim, superar a Samsung e a Huawei no número de câmeras em um smartphone.
O conjunto inclui três sensores monocromáticos e dois RGB. As cinco câmeras, todas com 12 MP, pixels de 1,25 mícron e distância focal de 28mm, trabalham juntas para oferecer uma única foto detalhada. As imagens são capturadas no formato RAW para que possam ser facilmente modificadas posteriormente pelo smartphone usando o Adobe Photoshop Lightroom.
A HMD Global também falou com a Light, a empresa por trás de uma câmera com 16 lentes, como parte do processo de desenvolvimento. O resultado é uma câmera de smartphone que usa algoritmos de processamento de imagem complexos para fazer a mágica acontecer depois que você pressiona o botão do obturador.
Devido à quantidade de informação a processar, há um atrasode 4 a 5 segundos entre tirar uma foto e você ver o que capturou. A imagem de preview mostra a saída de um único sensor RGB e não representa o resultado final.
Fazer o processamento da imagem em tempo real seria impossível. Isso é especialmente verdadeiro ao tirar fotos com pouca luz. O atraso não inibe a captura de fotos, você pode fazer quantas fotos quiser em rápida sucessão, formando essencialmente uma fila no departamento de processamento.
A partir das configurações manuais do aplicativo da câmera você também pode definir a velocidade do obturador para até 10s, bem como ajustar outros parâmetros. Não há vantagem em ter todas essas câmeras para vídeo. O Nokia 9 PureView grava vídeos em 4K, mas para isso usa apenas um sensor RGB de 12 megapixels. Os vídeos que fiz ficaram ótimos.
A câmera oferece níveis sem precedentes de profundidade e detalhes. Os cinco sensores da câmera são capazes de medir 1200 níveis de profundidade, e alguns controles de profundidade foram adicionados ao aplicativo Google Fotos para criar o que é facilmente um dos melhores telefones com modo bokeh / retrato. Curiosamente, a câmera ToF (Time of Flight) é usada apenas para foco automático e não fornece informações de distância e profundidade.
Eu achei o atraso um pouco frustrante. Não tanto no aplicativo da câmera, que foi um pouco lento mas nada a reclamar, mas mais no tempo que eu tive que esperar para editar minhas fotos. O problema é pior quando você está em áreas com pouca cobertura de rede, onde o aplicativo do Google Fotos fica realmente mais lento.
Como a câmera deste telefone é uma parceria de oito mãos entre a HMD, a Zeiss, a Qualcomm e a Light, eu tinha grandes expectativas sobre o resultado, e tenho que dizer que estou um pouco desapontado. Às vezes é brilhante, outras vezes parece que muitos cozinheiros estragaram o caldo.
Você pode ver uma galeria de fotos tiradas com o Nokia 9 PureView no link abaixo.
Carregamento sem fio Qi em 10W
A bateria tem 3.320mAh. Ele tem tecnologia QuickCharge 3.0 e carregamento sem fio Qi a 10W, que não é tão alto quanto o Mate 20 Pro ou o Samsung Galaxy S10 (ambos de 15W). O recuso de “bateria adaptativa” incorporado ao Android Pie faz o seu trabalho. A bateria pode ser carregada usando carregamento rápido (18W, 12V / 1.5A, 9V / 2A, 5V / 3A).
Vale a pena?
O Nokia 9 PureView destaca-se da multidão com as suas cinco câmaras na parte de trás, prometendo uma experiência fotográfica muito melhorada, especialmente se você tem o conhecimento para processar fotos em RAW. No resto, a recém-chegada HMD Global decidiu deixar passar o mais recente processador da Qualcomm, mas isso não limita seu desempenho geral.
A aposta na câmera quase valeu a pena, e ainda pode valer com atualizações de software. O hardware é, sem dúvida, impressionante, mas o software ainda não está totalmente pronto. Os resultados são muito inconsistentes para chamar este telefone de rei da câmeras em 2019. O Huawei P30 Pro parece muito à frente em termos de fotografia. Mas profissionais que querem capturar fotos em RAW poderão fazer maravilhas com o Nokia 9 PureView.
O que você acha do Nokia 9 PureView? Você compraria?
Não compraria, visto que, acho um exagero de câmeras. É interessante um dispositivo que tem um câmera fotográfica com qualidade, mas com muitas, é complicado. A não ser que a pessoa trabalhe com fotos, aí, torna-se ideal.
Não deixa de ser uma.bela.proposta a um preço razoável , boas specs, boa camera , e quanto ao tão propalado Huawei P30 já vi reviews isentos no YT dando uma bela ducha de água fria na super camera .
Sinceramente, não consigo entender quando alguém diz que o Snapdragon 845 "da um caldo"
Ele não dá caldo, ele roda ABSOLUTAMENTE TUDO que existe na Playstore com os pés nas costas e com os olhos fechados. Isso sem falar do multi tarefas e da boa economia de bateria. O 855 vai rodar o mesmo, do que com alguns milésimos mais rápido, praticamente imperceptível.
Pergunta; Quando vc diz multa tarefa, vc diz abrir dois apps diferentes na mesma tela?
Multi tarefa é a capacidade de poder abrir vários aplicativos e poder trabalhar com eles com ótimo desempenho, seja dois na mesma tela ou individualmente, e enquanto faz a troca entre um aplicativo e outro, há suavidade e velocidade de transição entre eles.
Ok, o que me interessa é poder abrir dois apps na mesma tela, obrigado