Conheça o Nokia 8.3: o primeiro smartphone 5G finlandês
A HMD Global levantou a cortina em seu último smartphone 5G. O Nokia 8.3 traz consigo características do futuro, e um que pensávamos estar resignado com o passado. Aqui estão todos os detalhes deste excitante smartphone de gama média-alta.
O Nokia 8.3 5G é um smartphone global 5G à prova de futuro, feito para os criadores, jogadores e fazedores. O aparelho marca uma continuação da popular série Nokia 8, enquanto a HMD Global pula o 8.2 para ir direto para sua mais moderna nomenclatura. O Nokia 8.3 5G parece um smartphone moderno com todos os mod-cons, mas o fabricante vai apaziguar os fãs com a inclusão de um conector de fone de ouvido de 3.5mm que é uma visão rara na indústria hoje em dia.
A câmera é mais uma vez um grande foco do lançamento deste smartphone. O parceiro de longo prazo ZEISS está de volta, desta vez com o novo software de Captura de Cinema e Editor incorporado para 'ajudar a fazer cada vídeo épico'. Há também uma quad-câmera PureView projetada para "capacitá-lo a capturar momentos que você vai querer compartilhar com o mundo". Você pode filmar em um formato de cinema 21:9 e adicionar sinalizadores anamórficos e azuis às suas filmagens. Partilhar os seus vídeos 4K deve ser rápido e fácil no futuro com 5G. O hardware da câmera é o seguinte:
- Atrás: ZEISS Óptica 64MP f/1.89
- Ultra-ângulo 12MP f/2.2, 120° FOV, AF, 1.4um(2.8um no modo de vídeo 3MP), 1/2.43'' tamanho, 16:9 sensor de proporção de aspecto cinematográfico
- Sensor de profundidade de 2MP
- Lente macro de 2MP (3,6cm de profundidade mínima), Dual High CRI, LED Flash
- Frente: ZEISS Óptica 24MP f/2.0
Um modo Action Cam foi projetado para capturar vídeo suave quando ativado. A lente grande angular captura cenas largas e pode filmar a uma taxa de quadros de 60fps. A HMD Global diz que a maior taxa de quadros torna o Nokia 8.3 5G ideal para capturar objetos de movimento rápido.
O visor é um enorme painel FHD+ de 6,81 polegadas em 20:9 com uma resolução de 1080 x 2400 pixels. HMD Global está chamando isso de seu PureDisplay mais uma vez. Há um furo no display no canto superior esquerdo para acomodar a câmera de auto-fé.
O sensor de impressões digitais no display do Nokia 9 PureView foi um dos pontos fracos do telefone no lançamento, e alguns fãs ficarão felizes em ver que, para o 8.3 5G, a Nokia moveu o sensor de impressões digitais para fora do display e para dentro do botão de alimentação. O botão Google Assistant também está a bordo, como vimos com alguns dos smartphones mais acessíveis da marca, como o Nokia 3.2 e o 4.2.
Sob o capô está um Qualcomm Snapdragon 765G SoC. Você obtém 6 GB ou 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. A opção de armazenamento base parece mesquinha, mas pode ser expandida para até 400GB via cartão microSD.
O Nokia 8.3 5G será lançado com o Android 10 fora da caixa e dada a política de atualização rápida da Nokia graças à sua adesão ao esquema Android One, não terá de esperar muito tempo pela atualização para o Android 11 assim que o Google lançar a versão final do software.
Ambas as versões Dual-SIM e SIM simples estarão disponíveis, provavelmente dependendo da região onde você compra o smartphone. Ainda não há notícias sobre preços para os mercados da América do Norte e do Reino Unido neste momento, mas iremos atualizar este artigo assim que os tivermos para si.
O que você acha do Nokia 8.3? Este é um forte concorrente para o mercado de gama média-alta em 2020? Diga-nos abaixo da linha.
Achei um produto muito interessante e será desejado com certeza, com relação a vinda dela noticiada para o Brasil através da representante Multilaser, acredito que será um case do tipo a Xiaomi com a DL, ou seja, o custo benefício não será prioridade pois vai se desfazer na cadeia de distribuição, vai valer mais a pena importar!
Aparelho bacana. Gostei daquele painel traseiro disfarçado de aurora boreal.
Acho que talvez ele irá, se for um dos escolhidos, ao Brasil por uns 2.500 à 2.800 por ter 5G em todas frequências globais de teste o torna mais caro também, é um conjunto interessante!!! A construção e beleza do tal "designe nórdico" podem não ser a Nokia de antigamente, mas o ex funcionários estão fazendo um bom trabalho!!!
Se é que esse aparelho virá pra cá.
Foi dito que a HMD aqui no Brasil vai trabalhar com aparelhos de entrada e intermediários, mas o Nokia 8.3 está mais perto de ser um top de linha do que um intermediário, e é aí que está o problema.
Intermediário mais do que premium. SoC interessante.
Infelizmente é um aparelho pra um nicho, vamos esperar pra que a empresa não esteja pensando em atingir o grande público com ele, porque se estiver...
A HMD supostamente ainda tem um Nokia 9.3 pra lançar, embora já existam rumores de que ela não vai trabalhar com o Qualcomm Snapdragon 865, por ele não ser barato para adquirir.
Para atingir as massas, ela vai precisar de um Nokia 3.3 e Nokia 4.3 decentes, ou apostar no Nokia 5.3 ou ainda nos futuros Nokia 6.3 e Nokia 7.3, mesmo.
Mas creio que a ideia dela seja mais popularizar os Nokia 1.3, Nokia 2.3, Nokia C1 e Nokia C2, mesmo.
pelas specs parece ser um excelente gadget , vamos ver o preço.
Nokia top mano