Vale a pena comprar o kit para troca de peças que a Motorola está vendendo no iFixit?
Se tem uma coisa que causa muito transtorno é o fato do smartphone apresentar algum defeito e precisar ser enviado para assistência. Eu mesmo já tive dor de cabeça em relação a isso, onde a demora para receber novamente o aparelho vindo da assistência foi o principal contratempo.
Para tentar amenizar esse tipo de inconveniente a Motorola está firmando uma parceria com o iFixit. Para quem não conhece, o iFixit é um grupo técnico de manutenção de smartphones muito conhecido por abrir os aparelhos e comentar as especificações das peças e componentes. As duas empresas vão lançar um kit de reparo que permitirá o cliente efetue o conserto sem precisar levar o dispositivo em uma assistência.
Os kits vêm com peças originais da Motorola e todas as ferramentas necessárias para que o usuário realize o processo de manutenção do seu aparelho sem precisar ir para assistência autorizada. No total serão 16 kits para reparo da tela, bateria e outros componentes que podem ser trocados sem muita complexidade.
Sobre essa parceria entre as duas empresas, é preciso ver os prós e contras apresentados, pois ao contrário do que muitos pensam, nem tudo são flores. Vale ressaltar também que essa parceria só é válida para os Estados Unidos, ou seja, você teria que importar o kit. A ação faz parte da campanha #righttorepair que que significa direito de reparo e vem ganhando muita força por lá.
Prós
- Realizar reparos sem precisar levar o dispositivo para uma assistência;
- Kits com peças originais da Motorola;
- Rapidez para o problema ser resolvido.
Contras
- Complexidade do reparo sem conhecimento;
- Perda na garantia se o procedimento não der certo;
- Ter uma certa experiência técnica para realizar o procedimento;
- Você terá que importar o kit e pagar por ele em dólar.
A Camila Rinaldi, ex-editora do AndroidPIT, já fez a troca de tela de um Moto G usando um kit semelhante ao vendido pela Motorola e iFixit. Mesmo com todo conhecimento técnico que ela tinha, vejam que o reparo não ficou 100%:
No meu ponto de vista, acaba sendo uma ótima opção para quem tem um conhecimento técnico em reparos e quer rapidez para resolver um possível defeito em seu dispositivo. Entretanto, a perda de garantia é algo crucial, onde particularmente eu prefiro esperar a demora da assistência técnica do que perder a garantia.
E você, compraria um kit desses para fazer o reparo do smartphone em casa, ou prefere enviar para assistência?
Via iFixit
Abrir o celular seguindo um vídeo passo-a-passo no YouTube, por exemplo, é fácil. Difícil é deixar tudo no lugar e lacrá-lo. Eu, particularmente, vou fazer besteira e consequentemente, meu aparelho terá que ir para uma autorizada.
Talvez a ideia seja voltada justamente para aparelhos que já estão fora da garantia.
Visto que qualquer aparelho aberto ainda dentro do prazo da garantia perde a mesma.
Acho uma boa ideia, até porque é possível encontrar vários vídeos com passo a passo para reparos em smartphones.
Basta ter interesse em aprender, e assim praticando melhorar o resultado final do reparo.
troquei a bateria de um antigo Xperia Z1compact com um kit desses. tudo certo! (menos a proteção de água, é claro... rsrs)
Sim vale a pena principalmente no modelo G5 e família pois está dando problemas no tocha quando e colocada uma tela que não a original compra o kit e paga para um técnico trocar mas levando por esse lado sairia o mesmo preço da at e te garanto que esse problema que o editor teve foi em um aparelho da Samsung que demora a resolver problemas em seu aparelhos
se eu comprar um kit desse da mesma forma vai ter que ir para o técnico
Sinceramente, não, prefiro comprar um novo, ou melhor, importar um top que sai muito mais em conta.
Saudades da Camila... 😢
Eu vejo essa iniciativa de duas formas.
Tem o lado bom que além de garantir um reparo rápido também permite uma economia. Mas isso requer conhecimento pra realizar os processos de reparo ou substituição.
E tem um lado meio ruim... Dá uma certa impressão de que a Lenovo tá dizendo assim, "se vira aí que não vou arrumar isso pra você não". Fora que se der m@rda você perde a garantia.
Pelo preco do kit tá Mais barato mandar consertar na assistência.
Mas bom mesmo é ser paranoico igual eu e não deixar telefone cair nem brincando.
É uma iniciativa muito interessante. Com um pouco de boa vontade dá pra fazer reparos muito bons.
Para quem tem noção sobre reparos é uma boa opção. Tu manja brother Breves?
Faço algumas manutenções pequenas sim.
PERCA não, colega
Corrigido. Obrigado
"ConSerto" e não "conCerto".