Moto Z2 Force é o primeiro a ganhar tecnologia Dual Boot dedicada a atualizações do Android
Hoje, uma das mais famosas ROMs, a LineageOS, apresentou uma novidade muito bacana, pois agora ela suporta atualizações Seamless, e o primeiro smartphone a receber essa novidade é o Moto Z2 Force com a versão 15.1 da ROM. A página do Moto Z2 Force da LineageOS 15.1 ainda não está no ar, mas deve ser liberada ainda hoje.
Sou completamente fascinado por Custom ROMs, pois graças a elas posso usar o Android 8.0.1 Oreo no meu guerreio Moto G3. É incrível o bom trabalho que esses desenvolvedores fazem, dando assim sobrevida a smartphones abandonados pelas empresas.
O que são atualizações Seamless?
Para quem não conhece, Seamless é uma tecnologia que permite que o dispositivo tenha duas partições, sendo uma para o sistema tradicional e outra especialmente para atualizações e backup em segundo plano. Essa atualização funciona basicamente como no computador: o sistema Android baixa as atualizações mais recentes e começa a fazer a instalação em segundo plano. Assim que termina é necessário reiniciar o aparelho, algo que faz com que ele fique um tempo ocupado, mas melhora e muito a velocidade da instalação da atualização.
Outro grande destaque, e para mim o mais importante, é que essas atualizações Seamless contam com um recurso de segurança que entra em ação quando uma atualização do sistema falha ou algum aplicativo provoca erro no sistema. Quando isso acontece, ele reverte as modificações e deixa o sistema como era antes no ultimo funcionamento correto, uma espécie de ponto de restauração.
Com essa novidade os usuários poderão atualizar o sistema sem maiores problemas, pois a segunda partição irá conseguir fazer backup dos apps do Google, do root e de outros itens, então em caso de problema o sistema reverte para a versão anterior sem deixar que nada se perca.
Eu achei sensacional essa novidade da LineageOS, pois vai poupar muito tempo do usuário, que não vai precisar instalar a ROM novamente quando ocorrer algum erro do sistema.
E você, o que achou dessa novidade?
Interessante... Uma partição com o último backup do sistema operacional se mantendo sempre ativa e pronta para restaurono caso de corrupção de dados durante upgrades ou falhas relacionadas ao software... Este sim eu considero um recurso totalmente indispensável mesmo em firmwares alteradas por terceiros, especialmente para desenvolvedores como eu, que testam modificações e pacotes comprimidos o tempo todo, pois nos dão chance de recomeçar de onde paramos.
É bom saber que este recurso chegou ao Android, pois perder horas efetuando backups e restaurando dados cansa. E efetuar backups em MicroSD's ou OTG é risco, visto que nem todos os arquivos são verificados, e um só defeito condena um backup inteiro.
Minha nota: Poderia ser assim com a morte também. Já pensou? Voltar à vida a tempo de corrirgirmos os nossos erros? kk'
Por favor, alguem sabe como fazer isso no meu incrivelmente atual Moto X Force?
Lembrando que o Moto X4 tem isso por padrão e oficial da Motorola. Muito bom.
Eu uso Customs a muito tempo, mas nunca gostei das chamadas "tradicionais", como a Cyanogen, e quando a Lineage surgiu eu testei as primeiras versões e achei horrível, e continuei firme na minha preferência pela RR e AEX. Mas eu testei a última versão da Lineage e gostei, pela primeira vez eu cogitei usá-la como minha Rom principal, só não o fiz porque só tem alpha pro meu aparelho, então voltei pra versão estável da AEX Android 8.1. Mas fiquei feliz em ver como a Lineage evolui tanto.
Acho que se o processo de instalação fosse menos vime, um público maior iria aderir às Custom Roms.
não sou muito de comentar aqui mas me vi obrigado a parabenizar à essa ótima matéria.custom rom is life!!
Vejo que os smartphones começam a se aproximar do Windows 3.1. Quem sabe nos próximos 10 ou 15 anos eles cheguem próximo do Windows 10. Ainda falta muito para um smartphone funcionar como um computador ou mesmo substituir um definitivamente.
Sem duvidas capitão, não tem como substituir o computador!
Tem muita coisa que o smartphone não faz.
Amigo que comentário infeliz,olha processador de um PC com celular,agora vc não levar em consideração o avanço que o celular teve no decorrer dos anos,pelo amor né.
Danilao, para responder dessa maneira, com toda certeza, você não é usuário de PCs. Não há como comparar. Não existe um só aplicativo que se compare aos softwares disponíveis para computadores, não existe uma só multitarefa que se compare às janelas do Windows e não existe uma só placa de vídeo de smartphone que tenha o poder de renderização das placas para PCs. Antes de chamar o comentário de infeliz, dê alguns exemplos de aplicativos que tenham a capacidade de um Adobe Premiere para editar vídeos, um que tenha a capacidade de um Photoshop, ou até o mais simples como um editor de pdf. Até o Word é limitado devido à pouca capacidade do smartphone. Me dê exemplos de aplicativos para smartphone capaz de produzir um ebook como o Sigil ou um software capaz de programar páginas para a web como o Joonla ou o Wordpress. Você também poderia procurar algum jogo no smartphone que tenha a mesma capacidade gráfica 3D que um jogo para PC. E por falar em 3D, me dê um exemplo de aplicativo capaz de comandar uma impressora 3D.
O smartphone é muito bom para whatsapp, Instagram e Facebook. Nem para navegar na internet ele é decente.
Eu poderia me estender mais ainda e lhe pedir mais exemplos, mas vamos ficar por aqui. Use um PC para produzir e depois venha chamar meu comentário de infeliz.
Parabéns Sidney, caprichou no comentário e deixou o rapaz sem argumentos!
Gozado é o Windows agora estar usando SOC de celular né? Está muito próximo de os celulares chegarem aos computadores.
Emerson, está muito longe, mas muito longe mesmo. As pessoas ficam impressionadas com a Spen dos aparelhos da linha Note fazendo coisas básicas que o mouse já fazia na década de 80. As pessoas mais novas nem têm contato com PCs e não imaginam o poder dessas máquinas. Foram adestradas a consumir conteúdo e não produzir nada. O smartphone é um aparelho para consumo de conteúdo que foi produzido no PC.
O dia que eu puder usar um smartphone para renderizar um vídeo ao mesmo tempo que faço outra tarefa, como comandar uma impressora e ainda navego na internet, aí eu vou falar que está próximo. Por enquanto o smartphone serve para midias sociais e youtube. Como falei, nem para um simples Word ele serve bem. Para escrever um documento ainda dá, mas para usar os recursos do Word, é impossível.
Eu compreendo que pessoas que não usaram o PC para produzir tenham a ilusão que o smartphone seja parecido, mas quem usou ou usa, sabe que existe uma galáxia de distância entre os dois. Eu comparei com o Windows 3.1 porque realmente o smartphone está se aproximando dele, mas ainda está atrás. E esse windows é do começo da década de 90, quando muitos de vocês ainda nem tinham nascido.
"windows esta usando soc de celular" acho que vc nao sabe nem oq é soc pelo visto pra fala uma asneira dessa
Ah Sidney, essa turma nunca deve ter usado um PC pra falar isso...
Dá palco pra esse povo não. Smartphone realmente é muito bom, faz muitas coisa, mas não chega perto do poder de processamento que um PC tem.
O problema atualmente em usar custom rom é que vários aplicativos não funcionam, principalmente os de banco... Hoje em dia já não vejo mais necessidade em custom rom, só para quem gosta de fuçar mesmo
Aqui uso o aplicativo do Nubank e da Caixa e não tenho problemas brother
Sabe nada hein amigo, só não funciona para quem é Noob,e outra os desenvolvedores colocam funções úteis nas customs ROMs, diferente das stocks roms,que são poluidas.
Os meus sempre funcionaram, não sei de onde tu tirou isso...