Memória insuficiente no Android: como resolver o problema!
Sabe aquele momento em que você está com pressa e tudo o que mais deseja é ver os horários de transporte, mas o aplicativo não abre de jeito nenhum? Isso pode estar relacionado à falta de memória no seu celular. O problema pode ser a insuficiência da memória de sistema (RAM) ou a falta de memória interna.
Memória do sistema insuficiente (RAM)
Muitos dispositivos Android antigos têm 1 GB de RAM ou mesmo 1,5 GB. Quando um aplicativo pesado é executado - ou mais de um app ao mesmo tempo - a RAM pode começar a falhar por se exigir demais dela.
Evite otimizadores de memória
A primeira dica para otimizar a RAM é evitar usar os chamados app killers, pois eles são apenas um placebo: terminando abruptamente o processo em curso, você verá uma grande quantidade de RAM liberada (o que ocorre realmente), mas os processos interrompidos tendem a recomeçar pouco depois, levando-nos ao problema original (ou pior).
Identifique o aplicativo que está devorando a RAM
O melhor a fazer é conferir quanto de RAM os seus aplicativos utilizam e simplesmente apagar os que você não usa ou usa pouco. Existem diversos aplicativos na Play Store para monitorar em tempo real os recursos usados e quais apps demandam mais recursos.
Além disso, o Android é dotado de uma função nativa de monitoramento da RAM, a qual pode ser ativada nas "Opções de desenvolvedor", onde se pode ver o tempo de execução e de uso da RAM por parte dos seus aplicativos mais usados.
Para acessar as "Opções de desenvolvedor", basta ir às Configurações > Sobre o dispositivo e clicar 7 vezes no Número da versão. Além disso, é possível utilizar vários gerenciadores de inicialização de tarefas como o Advanced Task Manager, para limitar aplicativos e processos que podem executados quando o aparelho for ligado, ou até mesmo o menu de "Memória" nativo do Android.
Armazenamento interno insuficiente
Esse problema todos conhecem e provavelmente já tiveram também em computadores, laptops, câmeras digitais, etc. Jogos pesados, muitos arquivos de música e vídeo podem encher a memória do seu celular bem rápido. De acordo com a versão do Android que tiver e da fabricante do seu dispositivo, é importante entender como são gerenciadas as partições da memória, para não ser pego de surpresa com aquela desagradável mensagem de memória insuficiente.
A medida mais simples a ser tomada quando aparecer um aviso de memória insuficiente é apagar alguns dados, sejam fotos, músicas ou documentos que você já não precisa mais. Você pode pagar o cache, que são informações temporárias de cada aplicativo, ou então os dados, que é toda a base do aplicativo.
Eliminar arquivos temporários e dados do cache
Eliminar arquivos temporários e dados do cache pode ser um bom começo, mas também transferir suas músicas e fotos para a nuvem pode ser uma ótima opção (ou usar um serviço de streaming de música se tiver um bom plano de dados).
Além disso, se o seu celular tiver entrada para cartão microSD, vale a pena investir mais um pouco e comprar um (e em seguida transferir o máximo possível de arquivos para ele). Para isso, vá até Configurações > Aplicativos > Transferir para cartão SD em cada aplicativo (varia de acordo com a versão). Ao fazê-lo, saiba que você não poderá usar os widgets correlatos. Claro, arquivos de mídia também podem ser transferidos para o SD.
Entenda o significado de desinstalar bloatwares
Muitas pessoas acreditam que, obtendo permissões de root e desinstalando o bloatware, o espaço de armazenamento aumentará automaticamente. Isso é verdade apenas em parte. A memória interna do Android é subdividida em memória de sistema - em que são salvos os arquivos pré-carregados (como o bloatware) - e memória de dados, acessível normalmente.
Desinstalar bloatware libera tecnicamente o espaço, mas não aquele que se pode efetivamente utilizar. Todos os aplicativos instalados ou os arquivos colocados na memória interna depois que o bloatware foi apagado ainda serão salvos na partição de dados. Portanto, será preciso algo mais se desejamos obter verdadeiramente mais espaço com esse método, redimensionando a partição da memória de sistema ou instalando os apps lá mesmo.
Naturalmente, a eliminação de bloatware também ajudará a RAM, economizando recursos do sistema uma vez que todos os processos associados a tais aplicativos serão definitivamente extintos.
Delete aplicativos que você não usa
Por fim, também devemos mencionar o óbvio: indo a Configurações > Armazenamento > Aplicativos, você poderá ver o espaço utilizado pelos aplicativos. A lista de apps está ordenada por tamanho. Este é um método muito simples para escolher qual app apagar. E fazer regularmente uma restauração de fábrica, depois de realizar um backup dos dados importantes e dos aplicativos, é outra maneira muito eficiente de manter o sistema sempre fluido.
E você, conhece outras maneiras para otimizar a memória do seu smartphone Android?
Lembrei do meme que você apaga dois apps e mesmo assim ele ainda fala que não tem memória e ainda não deixa você instalar de volta.
arquivar o quê der em nuvem e usar o Google Files pra fazer limpezas em acumuladores de lixo como o WhatsApp também ajuda muito
e só comprar a porra de um celular decente
O ZenFone que utilizava, ocorreu justamente isso, devido a download de vídeos e músicas, a memória encheu rapidamente, os 64 GB desapareceram de forma bem fácil. A solução foi comprar/importar um cartão de memória com 128 GB, por que o 64 que estava nele também ficou cheio. Agora que chegou, vou fazer toda a transferência para zera-lo de tudo, formatar e passa-lo a frente.