Colocamos os processadores mais rápido do Android lado a lado! Eis o resultado
Ao comprar um smartphone enfrentamos diversas questões, uma delas é: qual o processador mais rápido? Independente de os resultados de benchmark influenciarem na sua escolha, aqui você descobrirá qual é o processador mais rápido e, mais importante, como a performance de fato influencia no dia a dia.
Pegue um atalho
Processadores de smartphone: uma visão geral
O processador é o componente central do smartphone, ele determina a velocidade de seu funcionamento. Portanto, é essencial que ele seja rápido. Mas o que faz um processador de smartphone mais rápido que outro? A taxa de clock e o número de núcleos não fornece uma base confiável. É melhor se basear nos processadores do que nos dados escassos fornecidos nas plaquinhas das lojas.
O System on Chip (SoC, ou sistema em um chip) é composto por diversos componentes. Entre eles estão o processador central (CPU), processador gráfico (GPU), modem LTE, processador multimedia, segurança e o processador de sinal. Essa variedade de características torna difícil de falar sobre o processador “mais rápido”.
Uma comparação entre os processadores mais rápidos
Em nossa comparação, consideramos os resultados da medição da CPU e GPU e dizemos qual dispositivo Android possui o processador mais rápido.
Processador | Exynos 8890 | Snapdragon 820 | Kirin 955 | Tegra X1 |
---|---|---|---|---|
Dispositivo | Samsung Galaxy S7 Edge | OnePlus 3 | Huawei P9 | Pixel C Tablet |
Índice no AndroidPIT | 100% (Referência) | 94,66% | 87,80% | 85,29% |
O índice é composto dos resultados combinados do 3DMark, Geekbench, PCMark e Octane.
O CPU ARM: o denominador comum dos processadores de smartphone?
O segredo está mais na composição e menos no clocking dos chips. A geração do Galaxy S4 tornou o princípio big.LITTLE da arquitetura ARM muito famoso nos smartphones. Ele pareia dois grupos diferentes de processadores no mesmo nicho. O grupo big possui quatro núcleos de CPU de alta performance e o grupo LITTLE possui até quatro núcleos de economia de energia.
O eficiente núcleo quádruplo LITTLE executa funções de fundo e o grupo big, sedento por energia, só é utilizado por curtos períodos. Assim, é possível manter um baixo consumo da bateria, apesar dos processadores serem mais rápidos.
Quando necessário, o rápido processador de quatro núcleos pisa no acelerador quando você usa o aparelho. Desse modo, o smartphone fica mais rápido quando você precisa. Os processadores big.LITTLE são o padrão do momento e alguns deles já estão sendo utilizados no mercado de gama média.
De acordo com nossos resultados, descobrimos que o Exynos 8890 é o processador de smartphone mais rápido. Embora ele não entregue a melhor performance de CPU, ele funciona bem com jogos graficamente complexos, chegando bem perto do processador Nvidia Tegra X1. O Kirin 950 do Honor 8 se mostrou o processador de smartphone mais rápido nos benchmarks de ferramentas de escritório e edição de vídeo do PCMark, e também não decepciona os gamers.
Unidade gráfica: grandes diferenças para jogos?
A fabricante de processadores Nvidia oferece o processador gráfico (GPU) mais rápido para smartphones. A quantidade de jogos que podem se beneficiar com ele está crescendo. A Nvidia selecionou na Play Store uma lista de títulos que são beneficiados pela GPU deles.
Aparelhos Android com o GPU da Nvidia
- Nvidia Shield Tablet
- HTC/Google Nexus 9
- Nvidia Shield (Android TV)
- Google Pixel C
A diferença entre GPUs rápidas e lentas pode ser sentida apenas quando você roda um jogo novo em um smartphone antigo. Diferente de um computador, os jogos (na maior parte deles) não engasgam, mas os gráficos apresentados possuem bem menos detalhes.
De acordo com o benchmark 3DMark Sling Shot, a GPU de smartphone mais rápida em um Android é a do Samsung Galaxy S7 e a do Galaxy S7 Edge na edição norte-americana embalada pelo Snapdragon 820.
O processador de smartphone mais rápido: Snapdragon 820 e 821
O Snapdragon 820 de quatro núcleos é mais rápido que o Snapdragon 810 com oito núcleos. O segredo está, entre outros motivos, no atualizado processador de sinal digital Hexagon e na otimização de algoritmos de aprendizado de máquina. Especificamente, isso melhora a performance da câmera e aumenta o número de fotos de boa qualidade.
O Google Pixel é um dos primeiros aparelhos que faz uso intenso dos novos recursos. Em termos de benchmark, o processador não fornece muitas surpresas, mesmo com sua performance em jogos sendo convincente. Ao contrário, seu talento agora se espalha para tarefas cotidianas, como fotografar.
Samsung Exynos 8: o processador é apenas parte da mística da velocidade
Com o Exynos 8890, a Samsung conseguiu produzir o processador de smartphone mais rápido pela segunda vez. Mas esse não é o único motivo para os aparelhos Galaxy parecerem tão rápidos. O curto tempo de carregamento para aplicativos é atingido através do cartão de memória flash UFS 2.0 patenteada da Samsung, que também é utilizado por dispositivos fora da série Galaxy, no OnePlus 3 e no Google Pixel.
MediaTek Helio X30
Conhecida antigamente como fornecedora de processadores baratos, a fabricante MediaTek está gradualmente se tornando uma competidora madura para a Qualcomm e Samsung. O Helio X30 foi apresentado por ora apenas no papel. Como ainda não tivemos a oportunidade de ter algum equipamento com o processador para teste, vamos guardar nosso julgamento.
O processador de smartphone mais rápido: conclusão
Dispositivos com o Snapdragon 820 e o Exynos 8890 no Galaxy S7 são igualmente rápidos. Os aparelhos da Huawei e Honor com processadores HiSilicon também são excelentes para atividades cotidianas, mas são menos adequados para jogos mais exigentes.
Além do processador, no entanto, a memória flash é um fator decisivo na velocidade percebida dos smartphones. Nesse quesito, o Google Pixel, o OnePlus 3, o Samsung Galaxy S6, assim como os novos dispositivos da Huawei e da Honor, entregam os melhores resultados.
Para melhorar a performance do seu smartphone atual, nós temos as seguintes dicas para você:
Snapdragon é mais otimizado
Prefiro media tek
EU Tambem o media tek parece ser mais estavel né
Tem gente que diz aqui nos comentarios que SD consome mais que MediaTek ,mas na minha experiencia foi o contrario
Gosto de SnapDragon ,os meus ultimos dois celular tiveram SnapDragon e foram muito bons ,já tive um MediaTek ,pior escolha gastava muita energia mesmo em stand by ,era lento e esquentava a ponto de não poder segurar ou celular ,depois comprei um Lumia com SnapDragon o desempenho era muito melhor ,não gastava energia sem necessidade ,chegava a durar 3 dias a bateria em uso moderado mesmo sendo de apenas 1950mAh ,esquentava mas bem menos que o MediaTek ,mas uma vez ele super aqueceu por causa do flash que ficava tocando no processador ,e vi o sistema de proteção agindo o celular desligou ficou uns minutos desligado e dps ligou de novo ,e agr comprei um Redmi com SnapDragon e a experiencia ta sendo otimo ,muito rapido ,a duração de bateria incrivel mesmo com uso intenso dura muito claro os 4050mAh ajudam mas o processador é otimo ,ele esquenta mas nunca a ponto de ser perigoso ele esquenta mais por causa do quick charge.
Concluindo SnapDragon (na minha experiencia) é muito melhor que MediaTek
Não conheço o Exynos e nem pretendo conhecer porque não gosto de samsung, os snapdragon acho que consomem muita bateria e convertem a energia em calor (tenho um xperia Z1 com esse problema) e com Mediatek estou tendo uma experiência surpreendentemente positiva, logo, ele é o meu preferido.
pse cara mediatek parece ser mais estável né
Tenho um Z1 até hoje, sei desse problema e garanto que não é devido especificamente do processador snapdragon, é apenas um conjunto de erros de um todo que a sony fez o favor de "abandonar" e melhorar apenas os aparelhos posteriores a esse. Outros smartphones com o mesmo snapdragon não tiverem este problema que infelizmente o Z1 teve sozinho.
Olha, tenho dois smarts com snapdragon na categoria quad core, um Moto X 2014 (Snap 801) e um Mi5 (Snap 820), e digo uma coisa, pode lançar hexa, octa, deca..... mas nada supera estes processadores de quatro núcleos que roda num clock mais alto. Confesso que fica complicado optar por um smart com processador inferior quando se tem experiência com estes. Já testei smarts com processadores snap 616, 625 e 650, e não dá! Em relação a comparação da matéria, os Exynos são sensacionais viu, conseguem aliar bom processamento a um consumo mais baixo. Usaria um smart com ele sem problemas, até porque hoje em dia não sou tão ligado mais a Custom Roms.
Não consigo me adaptar a processadores da Samsung, somente uso Snapdragon e também devido a alta gama de custom ROM que podem ser desenvolvidas para esses socks
Exatamente como penso. Fico me perguntando se a Samsung não boicota os Snapdragons em seus devices? Digo isso porque fiz questão de comprar o S7 Edge de Hong Kong (SM-G9350) que usa o Snapdragon 820. Com acesso root e pequenas modificações consegui 47 mil pontos no Antutu e já atingi mais de 33hs de bateria usando-o normalmente. Sem contar que qualquer outro concorrente usando Snapdragon 820 é mais rápido que o S7 com Exynos.
Comprei o Zenfone 3 de 64Gb para minha esposa e a bateria de 3000mA dura muito, melhor que o J7 da minha cunhada.
Todo sabe, mas todo mundo esquece, é pelo único e simples motivo de que o ano seguinte tem mais guerra tecnológica (quase que ilusória). As inovações sempre vem com um "freio" para que os desenvolvedores tenham em mãos um leque aberto para apresentar outras melhorias caso o concorrente "supere". Ou seja, todo ano tem um melhor, não existe fabricar o melhor do melhor e acabou, tem que vender, vender e vender.
Meu pé de laranja lima.
O processador que o meu dispositivo utiliza é o SnapDragon 805, com 2,7 GHz e Krait 450.
moto maxx?
O meu tambem, LG G3 F460
Que P* materia heim, parabéns!
sobre a materia tenho uma certa preferencia por Exynos e um preconceito com os MidiaTek rsrs
2
3
pra mim os Exynos são os melhores;esquentam menos