Windows mais leve: Lite OS é a resposta da Microsoft ao Chrome OS
Previsto para ser lançado em maio, o Lite OS, como é conhecido atualmente, será um novo sistema da Microsoft que irá substituir o Windows em laptops mais básicos e com arquitetura x86 e ARM. O sistema nada mais é do que uma resposta ao Google, que usa o Chrome OS para a mesma finalidade.
O Chrome OS se popularizou rapidamente com os Chromebooks, que são laptops mais básicos em termos de hardware e dependem da nuvem para rodar grande parte dos aplicativos. O ecossistema da Google mistura aplicativos mais leves, feitos em HTML 5, e outros projetados para rodar na arquitetura do sistema, incluindo uma loja de aplicativos e jogos.
Pois bem, o objetivo do Lite OS, o Windows mais leve, é ser basicamente servir os usuários na mesma proporção do Chrome OS. Uma imagem da versão prévia do sistema vazou pelas mãos de Brad Sams, do site Petri, e a expectativa é de que o sistema seja apresentado durante a conferência Build, em São Francisco, que acontece em maio. Aparentemente, apenas aplicativos da Microsoft Store serão compatíveis com o Lite OS, sendo eles adaptados em formatos progressivos ou em HTML, ou totalmente desenvolvidos para a arquitetura da plataforma.
O que faz com que o Lite OS seja diferente do Chrome OS, no entanto, é que o sistema da Microsoft deve trazer um gerenciador arquivos e pastas e exibir uma janela para cada aplicativo, o conceito básico do Windows. O Chrome OS é mais radical nesse sentido, incentivando que o usuário guarde tudo na nuvem pela conta Google e use o navegador Chrome como janela principal.
É claro que muita coisa pode mudar até lá, pois há rumores de que a Microsoft pode abrir o suporte a aplicativos Win32, que são os mesmos do Windows 10, no caso, visto que o Lite OS é baseado em outra arquitetura e faz uso da plataforma Windows Mixed Reality, que leva elementos de Realidade Aumentada para softwares Microsoft.
O Lite OS pode ser um conceito inspirado no Chrome OS, mas precisamos lembrar que não é a primeira vez que a empresa tenta lançar uma plataforma alternativa ao Windows rodando na arquitetura ARM, como foi o caso do Windows RT. O problema dessa versão era a falta de aplicativos e o visual pesado e pouco intuitivo baseado no impopular Windows 8.
Vale lembrar que o Google tem outra carta na manga, que é o Fuchsia, sistema que pode estar presente em todos os aparelhos que hoje rodam Chrome OS, Android, Android Tv e outros. Será o fim dos sistema pesados para computadores?
Só sendo muito retardado pra acreditar nesse Brad Sams, a imagem é clara, é algo criado por ele, não pela Microsoft....
Compatíveis apenas os aplicativos da Microsoft Store?
AH TÁ!!!!!!!
O fiasco do Windows RT está aí para lembrar o FRACASSO TOTAL e a TOTAL FALTA DE RESPEITO aos consumidores que adquiriram hardwares com essa proposta. Meu pobre coitado tablet Nokia Lumia 2520 que o diga.
Além de, na maior CARA DE PAU da Microsoft, descontinuar o suporte ao sistema operacional, impediram a qualquer um de trocar o sistema incompetente por um decente (aaahhtGOOGLEtchim) e de qualidade.
Não caiam nessa armadilha!
Conselho de amigo.
Não é mais fácil otimizar o próprio Windows 10 do que desenvolver um sistema novo?
Na realidade essa versão do Windows 10 é pesado, Pois é por isso que eu instalei o Windows 7 no meu notebook que tenho desde 2013 quando eu comprei
O windows só roda em processadores Intel e Amd.
E roda mal em alguns AMD kkkkkkk
Se fosse fácil assim acho q já teriam feito n acha? kkk
Talvez ele seja o que o Windows RT não conseguiu ser. Desde que a Microsoft tenha entendido que sistema leve/lite não pode significar sistema limitado em funções essenciais para o que se propõe.
Windows Lite espero que não seja um starter.
Se for, só vai deixar claro que a Microsoft não aprende com os erros.
Mas ele está prometendo ser justamente pior que uma edição Starter.
Parece que sim, com a grande procura por dispositivos móveis, especificamente smartphones, os desk tops, computadores de mesa despencaram. Então, nada melhor que pegar o sistema dos primeiros para os últimos, para ver se reduzem os custos e melhoram as vendas dos computadores.
Lote OS? Ops...
Porém com as atualizações do Windows, vai ficar lento do mesmo jeito... Lamentável o Windows...
Foco hoje do windows é atualizar e encher de firulas para concorrer com celulares...
Eu concordo contigo
ironia, porque lembro de uma propaganda da Microsoft zombando do ChromeOS dizendo que aquilo nem era um sistema operacional de verdade e agora seguindo os mesmos passos. Microsoft só sabe quebrar a cara, zombando das criações dos outros (lembram do Android e o que eles falaram na época?) e não inovando nada em seu próprio ecossistema. Depois que o ChromeOS abriu a possibilidade de instalar apps Android, e cada vez mais a otimização e a adaptabilidade para computadores está ganhando espaço no sistema, acho difícil algum concorrente usando o mesmo conceito bater de frente.
Faltou dizer que o Chrome OS é feito por cima do Gentoo Linux. Essa distro linux é dificílima de usar por sinal, mas muito veloz.
Difícil hahahahahahahahaha
Oremos.