Os dispositivos Nexus podem estar com os dias contados
A linha Nexus tem sido vítima de várias críticas nos últimos tempos. Ainda ontem falamos sobre a falta de inovação desses dispositivos, e hoje parece que o Google está fazendo mudanças radicais em sua linha de aparelhos topo de linha. Mas o que o Google tem em mente?
Rumores recentes dão conta de que o Google abandonaria a linha Nexus. Ao que tudo indica, os Nexus Sailfish e Marlin, como estão sendo chamados internamente, seriam os últimos aparelhos da linha. Ainda não sabemos se estes rumores são corretos, mas os fãs dos aparelhos não deveriam se preocupar muito; de fato, estas não seriam exatamente más notícias.
Os dispositivos Nexus são fruto de uma colaboração entre o Google e outras fabricantes (no caso do Marlin e do Sailfish, a HTC). Todas as fabricantes tem um problema em comum: todas querem se tornar independentes; algumas com seus próprios SO. Por isso, trabalhando com seu competidores, o Google se coloca em uma posição delicada, com muitas barreiras.
A retirada da linha Nexus do mercado não significa que o Google deixará de produzir dispositivos, mas sim que o nome da linha desaparecerá, e o Google realçará seu próprio nome frente a seus competidores. Contudo, por motivos óbvios, esta decisão pode não cair bem a todos, especialmente à HTC, atual parceira do Google. Portanto, pode ser que os modelos dos quais ouvimos rumores até o momento continuem levando o nome Nexus.
Além de tudo, é óbvio que a gigante norte-americana quer se consolidar no mercado com o próprio nome. Ter a própria marca estampada nos dispositivos ajudaria nesse sentido. O único porém - que poderia incomodar os usuários - são os rumores de que a empresa estaria modificando a interface do SO para os novos modelos, já que o que encanta a muitos é Android "limpo" dos Nexus.
O que você acha da mudança de nome da linha Nexus?
Este artigo foi escrito em colaboração com Benoit Peciq.
Eu acho que o Google começará a produzir dispositivos próprios...
Que acabe mesmo, pois querer e não poder ter em mãos e muito triste né, amo o Nexus 5, tenho desde o Nexus X,ou Mango(by Samy) e o Nexus 4, portanto ver os atuais e não poder ter, é muito frustrante, então, QUE ACABE kkkkkkkkkkk
acredito que tenha algo haver com o novo SO que a google esta trabalhando a fim de unificar e integrar suas plataformas. De qualquer forma acredito que novidades sempre são bem vindas no mundo da tecnologia e quem sabe assim possamos ter novamente um aparelho lançado em terra tupiniquim.
Acho que não deve mudar muita coisa, pelo menos no nome, mas deve vir mudanças significativas para o Universo Google.
uso o meu até hj não tive nenhum problema adoro meu Nexus 4 comprei no lançamento só precisei trocar a bateria devido aí fim da vida útil dela o restante ótimo principalmente se tiver roteado rs
Se o google produzir só seu smartphone será uma surpresa e ai sim eu compro um nexus *.*
Nexus e Google forever!
já imagiram?
HTC MOTO G 1A GERAÇÃO? IMAGINA A TRETA :O
Para abandonar a linha Nexus, a Google teria que fabricar o seu próprio hardware ou fechar parceria de exclusividade com alguma fabricante para fazer uma linha exclusiva. Se fabricar hardware era o plano da Google, ela teve essa oportunidade ao comprar a Motorola. Sobre parceria com alguma fabricante, isso fugiria da proposta de ter controle total sobre a linha Nexus (ou a linha sucessora). Sei não... acho que isso tudo é boato e mimimi... mas como dizem que todo boato tem um fundo de verdade, aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
eu muito acho que o ensaio do google é para se equiparar com a Apple, ela em 2007 tinha a grande vantagem de ter um mercado de hardware ja muito bem quisto, a um tempo, o Google fez parceria com a Samsung para desenvolvimento de tecnologia.
Passou por quase todas as fabricantes do mundo (das maiores), ninguém faz isso sem um plano maior por trás... quando comprou a Motorola, pegou só as patentes...e depois "jogou fora"....ficando com as patentes em sua maioria... tudo conectado, vira um bom caminho para quem quer produzir seu próprio aparelho.
Sua teoria da conspiração até que faz sentido, pegar um pouquinho do melhor de cada fabricante e fazer o conceito de "smartphone perfeito".
Os melhores smartphones não são necessariamente os que tem melhor processador e etc... São aqueles que tudo se encaixa com o sistema e funciona redondo. Nada melhor para isso, que você saber como cada empresa vê isso para apre der e depois fazer o seu.
Acabei de ler uma notícia que os novos dos novos Nexus serão Pixel e Pixel XL... Eles estão fazendo um novo sistema operacional, e tem entrado no ramo de computadores e home com sistema de TV...
Pode não ser para agora, mas vem coisa grande por ai.
Google deveria ter uma empresa pra fazer telefone próprio tipo a Samsung, so que a Samsung usa coisas da Google mais será perfeito hardware e software propio da Google
Na verdade, o Stock Android é o Android original. A tradução para Android puro é meio errada. Se a Google vai mudar a interface, significa que teremos um novo Stock Android, ou seja, um novo Android original. Nada a temer. Quanto aos Nexus, uma hora tudo acaba, ainda mais em um campo dinâmico como o mobile. E para quem leu o livro do Philip K Dick (Androides sonham com ovelhas elétricas?), do qual se originou os termos androide e Nexus, sabe que eles tem tempo de vida contado...
Concordo totalmente.
Pessoas normais tiram onda com Iphone.
Eu tiro onda com um Nexus. Gostaria que nao mudasse este nome mas que sim, a google, produzisse seus proprios smartphones.
Talvez eles inovariam na resistencia e bateria ou mesmo um desing, vai saber!!
Que cheguem os GooglePhones, android puro, design limpo, atualizações em dias,que não seje muito caro.. pq eu não vou dar o fígado fique sabendo já, e claro no Brasil né?
Dizem que os Google phones não virão com Android Puro, e sim com um software modificado exclusivo da Google. É esperar pra ver ;/
Desde que não encham de bloatwares inúteis...
aí que vão ser mais caros que os nexus. já que ela vai ter td o custo