Review do LG G Flex 2 - o novo carro-chefe flexível
O primeiro smartphone curvo e flexível, o LG G Flex original, tinha alguns pontos-fracos como a câmera, a tela com baixa resolução e um preço alto. Bem, a nova geração pode não ter ficado mais barata, mas o LG G Flex 2 trouxe várias melhorias que podem conquistar usuários. Confira abaixo o nosso review completo do dispositivo.
Prós
- Design curvo e flexível
- Primeiro smartphone com Snapdragon 810 e 64 bits
- Tela Full HD P-OLED
- Câmera otimizada
Contras
- Bateria menor do que a do G Flex
- Especificações não muito melhores do que as do LG G3
- Baixa da performance da CPU para evitar superaquecimento
- Preço
LG G Flex 2 – Data de lançamento e preço
No Brasil, o LG G Flex 2 foi apresentado no dia 12 de março, durante o evento anual da LG chamado Digital Experience, e a empresa já está recebendo pedidos de pré-venda até abril, quando estará disponível no varejo nacional. O preço sugerido do LG G 2 Flex no Brasil era de R$ 3.299,00,portem, pode ser encomendado no Shoptime, Americanas e Submarino por R$ 3.499,00, ou seja, 200 Reais mais caro do que o valor inicialmente divulgado. Com o aumento do dólar, esse pode infelizmente ser o novo preço de lançamento do aparelho.
LG G Flex 2 – Desenho & Qualidade de Construção
A primeira coisa a se notar no G Flex 2 é obviamente a sua curvatura. Com ela, segundo a LG, podemos ter uma experiência imersiva, como quando assistimos a uma TV de tela curva, como se 5,5 polegadas pudessem ser comparadas com as 55 polegadas das TVs. Na realidade, a experiência é bem parecida com um smartphone de tamanho equivalente e tela reta, mesmo que a LG prove cientificamente o benefício do display.
Uma experiência de áudio também é otimizada graças à ergonomia do aparelho, que se encaixa melhor nos rostos durante uma ligação, por exemplo. Além disso, a curvatura impede que o som do alto-falante seja abafado quando colocado numa superfície plana.
A qualidade de ligação foi melhorada em 2 decibéis com relação ao G Flex original, pois a curva traz o microfone um centímetro perto da boca. É difícil mensurar a diferença com relação a outros telefones, mas ao receber uma ligação no G Flex 2 o som é bem melhor e com menos interferências.
Na parte traseira, a disposição dos botões mudou pouco com relação ao LG G3. O botão de energia central me parece um tanto solto, quase como se pudesse ser extraído. De maneira geral, o design dos botões melhorou muito desde a inovação trazida pelo LG G2. A parte traseira continua sendo um ímã para impressões digitais.
Na parte frontal temos um típico display da LG com uma moldura bem estreita, dando mais espaço para a tela, com 5,5 polegadas. O G Flex 2 traz um display P-OLED e Gorilla Glass customizado na forma do Dura-Guard Glass, exclusivo da LG e aparentemente 20% mais resistente do que o Gorilla Glass 3, com melhor absorção de choques nos cantos do dispositivo. Internamente, o dispositivo conta com uma bateria flexível, e se dobra da mesma forma que o predecessor. A tampa removível revela uma bateria não-removível e as entradas para microSD e SIM.
Por enquanto, o dispositivo chega em duas cores: Platinum Silver (prateado) e Flamenco Red (vermelho-escuro). A parte frontal do aparelho parece muito com o LG G3, e a cor da parte traseira não se repete na parte frontal preta. O G Flex 2 é 15% mais leve do que o G Flex original, pesando 152 gramas, e com as dimensões de 149,1 x 75,3 x 7,1 - 9,4 mm.
LG G Flex 2 – Tela
O G Flex 2 traz uma tela plastic-OLED Full HD de 5,5 polegadas, com a densidade de 403 pixels por polegada. A resolução maior irá agradar aos que criticaram a tela do G Flex, mas a ausência do QHD ainda pode representar um ponto fraco na opinião de alguns usuários. No predecessor, a tela HD foi integrada devido a limitações técnicas, e o mesmo pode ter sido o caso do G Flex 2.
Gostei bastante da tela: boa representação de cores, saturação e brilho. A camada Dura-Guard é quimicamente ligada ao Gorilla Glass e reforça os cantos da tela, conhecidos pontos de impacto no caso de quedas. De maneira geral, o G Flex 2 é mais resistente do que o G Flex.
LG G Flex 2 – Características Especiais
LG introduziu um material de auto-regeneração mais avançado na segunda geração do G flex 2, que promete reparar arranhões e riscos em apenas dez segundos, em relação aos 3-10 minutos do G Flex original. Na minha experiência, não há muitos motivos para comemorar.
A tecnologia usada faz com que micro-cápsulas dentro do material, quando arranhadas, estourem e liberem material que preenche a lacuna causada pelo risco. Contudo, no meu primeiro risco, danifiquei irreparavelmente a parte traseira (e eu não estava nem mesmo fazendo muita força). Usei uma chave normal (talvez um pouco mais afiada do que as outras) para o meu teste de risco.
Internamente, a totalidade da carcaça é bem elástica, incluindo uma bateria flexível, e todo o dispositivo se dobra tão facilmente quanto o G Flex original. Esta elasticidade significa que você não precisa se preocupar se por descuido sentar-se em seu telefone ou deixá-lo cair, graças à absorção de choque. Este é o verdadeiro ponto forte do G Flex 2.
LG G Flex 2 – Software
O G Flex 2 roda com o Android 5.0.1 Lollipop de fábrica, em combinação com a interface Optimus UI da LG. Todas as funções de software do LG G3 foram portadas para o G Flex 2, com alguns extras bem interessantes.
O melhor deles é, sem dúvida, o Glance View: deslizando o dedo na tela desativada, você pode visualizar a previsão do tempo, o horário e as notificações recebidas. Claro, o Knock On e o Knock Code estão presentes, mas com o Glance View você tem um acesso mais rápido (e mais intuitivo) ao relógio e às notificações.
O G Flex 2 também irá agradar aos fãs de autorretratos (selfies). Ele traz controles de gestos que ativam a câmera. Basta levantar o smartphone para tirar uma selfie e fechar o seu pulso para iniciar o timer. Ao baixar o dispositivo, o G Flex 2 sabe que você quer conferir a foto tirada, e exibe automaticamente a prévia da foto. Ao levantar o aparelho novamente, a câmera volta a ser ativada.
Além disso, alguns mini-apps nativos foram adicionados para possibilitar a integração com wearables rodando com Android Wear. A função de Dual Window foi integrada, de forma que você pode abrir dois mini-apps de uma só vez para uma opção multitarefas mais rápida. Também temos as Smart Notices (uma espécia de Google Now específico da para a manutenção do dispositivo, lembretes, etc.), as Smart Tips para dicas de uso do G Flex 2 e a opção de adaptar o tamanho do seu teclado com o Smart Keyboard.
De maneira geral, o software e as funções são os mesmos do LG G3, e isso é um ponto positivo.
LG G Flex 2 – Performance
As especificações técnicas do LG G Flex 2 impressionam: embalado pelo processador Snapdragon 810 octacore a 2,0 GHz e tecnologia 64 bits, o G Flex 2 promete concorrer em pé de igualdade com qualquer lançamento top de 2015. Sua memória RAM é de 2 ou 3 GB, dependendo da versão de 16 ou 32 GB de memória interna (como o G3 antes dele). Sua tecnologia de 64 bits e o processador prometem não apenas uma performance top, mas também um melhor gerenciamento da bateria.
Nesse ponto, contudo, devemos mencionar a questão do superaquecimento. Ela tem sido incansavelmente mencionada pela imprensa especializada, e a LG confirmou que a performance da CPU foi diminuída para evitar o superaquecimento. Não posso dizer que tenha notado isso durante o meu teste com o G Flex 2, mas certamente isso deve ser levado em consideração durante o uso mais intenso do dispositivo (como no caso de jogos mais pesados).
Claro, isso não é nada de novo: o Xperia Z2 costumava cair depois de um período gravando um vídeo de 4K devido ao superaquecimento, e o mesmo acontece com o Z3. O G Flex 2, na verdade, dissipa o calor muito bem, e apesar de eu ter recebido algus avisos de superaquecimento enquanto fazia testes de benchmark, o dispositivo não estava quente o suficiente para justificá-los.
O Snapdragon 810 conta com a GPU Adreno 430 GPU e tri-band Cat. 6 LTE para 300 Mbps de velocidade de dados. Bluetooth 4.1, NFC, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac e USB 2.0 são suas outras especificações técnicas.
Na prática, o smartphone é geralmente muito rápido e ágil, mas eu percebi falhas ocasionais ou soluços quando se tenta forçar problemas com multitarefas rápidas ou troca de apps. Real Racing 3, o nosso app padrão para desempenho, teve uma ótima performance.
Alguns outros problemas de desempenho menores dignos de nota são um pouco de atraso na interface em alguns momentos. Alternando entre câmera frontal e traseira pode demorar um pouco, por exemplo, e os aplicativos nem sempre são ativados tão rápido como eu gostaria. Mas essas são questões menores: o G Flex 2 é o telefone mais rápido do momento.
LG G Flex 2 – Câmera
O G Flex 2 tem o mesmo módulo de câmera do LG G3, mas com um software otimizado. O ótimo autofoco laser também está presente, além do OIS+. Na parte frontal, a mesma câmera de 2,1 megapixels foi integrada. De forma geral, a interface da câmera não traz grandes mudanças.
A câmera frontal de 2,1 megapixels traz apenas três modos, como no G3: dual-shot, panorama e automático.
A interface da câmera é bastante simples e intuitiva. Os detalhes das imagens são fiéis em termos de resolução e representação. A performance com baixa luminosidade é excepcional, graças ao autofoco de laser e ao OIS+. O modo HDR é excelente.
Como ponto negativo, a velocidade de disparo é surpreendentemente baixa, considerando que o G Flex 2 tem o mesmo software da câmera do G3. Isso cria algumas dificuldades, especialmente para fotografias de algo em movimento. Ativar o app da câmera e trocar entre câmeras também demora mais do que o ideal. De maneira geral, contudo, a câmera traseira é mais do que satisfatória.
LG G Flex 2 – Bateria
O G Flex 2 tem uma bateria não removível de 3.000 mAh. São 500 mAh a menos do que o primeiro G Flex. Ainda assim, a LG garante que as melhorias de hardware e software do Android 5.0 Lollipop e do Snapdragon 810 impediram que a duração da bateria do G Flex 2 diminuísse. Além disso, o aparelho conta com uma tecnologia de carregamento rápido: 50% da sua capacidade é recarregada em 40 minutos. Ainda longe do Turbo Charger da Motorola, mas já é um começo.
A combinação de um bom tamanho da bateria, display Full HD, tela OLED, otimizações de energia do Android Lollipop e a eficiência energética do Snapdragon 810 de economia de bateria, o G Flex 2 não deverá ter problemas começá-lo através de um dia normal de uso.
LG G Flex 2 – Especificações Técnicas
Veredito Final
O LG G Flex 2 é um smartphone impressionante à primeira vista. Ele é muito bonito. A LG soube aprender com as críticas e melhorou quesitos como o tamanho, a câmera e a qualidade da tela, além ter criado um smartphone ainda mais resistente. Quanto às melhorias de especificações técnicas, o grande destaque é o Snapdragon 810 e sua tecnologia de 64 bits.
Alguns têm a impressão de que a LG podia ter ido mais longe, mas as melhorias com relação ao G Flex original e a semelhança com o G3 também podem ser vistas como vantagens. A bateria aparentemente não sofreu com a redução, devido às otimizações mencionadas.
O LG G Flex 2 faz algo que o seu antecessor não conseguiu: ele consegue convencer o usuário a ter um dispositivo curvado e flexível, devido às suas especificações de hardware em combinação com durabilidade, ergonomia e resistência. Como um dispositivo normal o G Flex 2 seria ótimo. Com a sua resistência, ele se torna um smartphone excepcional.
É esse aparelho que é bem frágil e esquenta muito???
O G Flex 2 é mais bonito do que o G4. A traseira em couro do sucessor do G3 é muito feia
R$ 2.864,50 www.smartkom.com.br/lg-g-flex-2-tela-curva
A tela curva só é para chamar atenção e aumentar o preço.Eu não vejo nenhuma função que justifique uma tela curva num smartphone, só penso em desvantagens como a dificuldade de colocar no bolso, a baixa resolução e o preço extra cobrado por isso.Sem falar que foram repetidas as câmeras do g3, que junto a resolução full HD deixa uma imagem de produto ultrapassado.
O que vcs acham?
se repetir a camera do g3 nao tem para ninguem.
Se o G Flex 2 já tem esse preço imagina o G4 .
Ponto positivo: processador
Ponto negativo: performance do processador
WTF??
DIA GALERA SOU VOLUNTARIO NO GRUPO DO WHATSAPP , GRUPO DE TECNOLOGIA MUITO FODA , UTIMAS VAGAS , CHAMA LA QUE ADICIONAMOS O MAIS RAPIDO POSSIVEL NUMERO DO ADM -> 7199928182 VEM !
Esse ano só haverá lançamentos de smarts de ponta com preços absurdos no Brasil, efeito iphone 6, anotem aí. A apple mostrou para todos os fabricantes que os consumidores brasileiros aceitam pagar mais por lançamentos de smarts de ponta. A samsung já havia percebido isso e atolou no preço dos S6. Agora a LG segue o mesmo exemplo. A culpa são dos consumidores que aceitam esses preços. Vamos refletir...
---
Tirando o valor do smart, gostei muito dele. Se não fosse o preço absurdo, compraria um sem nem piscar.
É verdade isso, o Zenfone 2 é pra vir por menos de 1200 mais com os impostos e alta do dólar, acho que não será possível, esse não é o preço oficial do GF2, é apenas o preço de pré-lançamento, espero que o dólar abaixe antes do lançamento do G4 e o Impeachment da Dilma seja bem sucedido, porquê Custo x Benefício no Brasil, só LG,Motorola e Asus.
Esse é o preço oficial. Depois do lançamento vai ficar a mesma coisa.
Só não acho que seja um efeito Apple, não, Eduardo.
Mesmo porque: as fabricantes sabem que se jogar o preço tão lá em cima, como no S6, e no G Flex 2, poucos serão o que vão preferir pagar neles, que num iPhone, simplesmente pelo status.
E, também, o primeiro G Flex também veio por um preço extremamente exorbitante, pelo que oferecia.
É o efeito tela/borda curva/curvada.
referente a lg so o g flex que tem um valor alto,porque os restante os preço sao uns dos melhores do mercado junto com a motorola e a asus.
Não há como discordar.
O porém é que há diferença entre custo x benefício, e desvalorização.
se desvalorizaçao for baixar o preço do smartphone fico na fila para comprar.
2.5mil reais? vixi fiquei surpreso com a tela FullHD ao invés de QHD
Praticamente um LG g3 , mas com tela curva. Com esse preço monstruoso dá pra comprar quase 3 LG g3.
E nessa hora que eu sinto falta das pessoas que dizem que a LG tem um ótimo CxB.
se voce tem conhecimento vai entender que eu vou dizer,tirando o g flex os outros smartphone da lg qualquer um pode compra ne.
Vai ser fracasso aqui no Brasil
Assim como foi o G Flex..