Anatel: Em um ano o 4G pode entrar em operação no Brasil de verdade
Enquanto na Europa já está se falando na quinta geração da internet móvel, no Brasil o 4G finalmente começa a receber impulso. Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente da Anatel informou que a partir desta quarta-feira, 8 de abril de 2015, terá início a contagem regressiva para o fim das transmissões analógicas da TV aberta. Para quem não recorda, a TV analógica ocupa a frequência de 700MHz, usada no mundo inteiro para a prestação de serviços móveis de quarta geração. Isso significa que ainda precisamos de um ano para que a qualidade do 4G nacional seja superior, mas estamos a caminho.
Do 2,5GHz para a radiofrequência de 700MHz
Com a digitalização do sinal de TV aberta, a radiofrequência de 700 MHz será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G/LTE) no Brasil, que desde 2013 é prestado na radiofrequência de 2,5 GHz. Um tentativa de acelerar este processo ocorreu durante a Copa das Confederações, em 2013, quando o ministro das Comunicações da época, Paulo Bernardo, desesperadamente tentou antecipar a conclusão da digitalização do sistema de televisão brasileiro, para liberar o uso da faixa de frequência da TV analógica para que as operadoras pudessem oferecer o 4G em tempo dos turistas poderem usá-la durante o evento futebolístico de 2013. O que felizmente não aconteceu.
- 4G - O desespero bate à porta do ministro das comunicações
Dois anos depois, a Anatel oferece um cronograma de desligamento do sinal analógico da TV aberta que vai até 2018, de modo que todo o país passará por este processo. Neste momento, os moradores de Rio Verde (GO) e da região do Distrito Federal começarão a ser avisados sobre o início da contagem regressiva para o fim das transmissões analógicas da TV aberta. Em 2016, o Distrito Federal e mais onze cidades de Minas Gerais e Goiás formam a primeira grande região prevista para ser desligada. De acordo com Portaria do Ministério das Comunicações, o término das transmissões analógicas nessa região está previsto para 3 de abril de 2016. Ainda no mesmo ano, além do Distrito Federal e destas onze cidades próximas, as regiões metropolitanas de São Paulo (maio), Belo Horizonte (junho), Goiânia (agosto) e Rio de Janeiro (novembro).
- Justiça suspende bloqueio de internet após limite da franquia em São Paulo
- Efeito TIM: Vivo é proibida pela justiça de cortar internet após consumo da franquia
Ainda não existe uma data definida para que as operadoras deem início a implementação da nova frequência para o 4G, porém, segundo Rodrigo Zerbone, conselheiro do órgão regulador, "desligou Brasília, por exemplo, um ano depois é o prazo para o 4G entrar em operação". Assim, com o fim da transmissão de TV analógica, as operadoras de internet terão um ano para colocar a ampliação da rede 4G em operação. Ainda de acordo com Zerbone, esses prazos podem ser diminuídos se as empresas avaliarem que há condições técnicas.
Uso a internet de quarta geração há mais de um ano, e asseguro que a única chance dos brasileiros terem um serviço de internet móvel de qualidade no país é através da ampliação da radiofrequência de 700MHz para o 4G. Agora basta saber se as operadoras terão tempo suficiente para investir nesta implementação a tempo do país não ficar ainda mais para trás na expansão global da internet móvel de velocidades de transferência de dados cada vez mais rápidas.
Na sua opinião, realmente teremos o início do investimento das operadoras na radiofrequência de 700MHz para o 4G no país neste prazo de um ano definido pelo governo?
Fonte: Anatel
nexus 4 agradece!!
O 3g ainda é precário, após tanto tempo de lançado , imaginem esse 4g?! Anatel(agência nacional das operadoras)! Sempre à favor delas!! 4g? Uma utopia!
DIA GALERA SOU VOLUNTARIO NO GRUPO DO WHATSAPP , GRUPO DE TECNOLOGIA MUITO FODA , UTIMAS VAGAS , CHAMA LA QUE ADICIONAMOS O MAIS RAPIDO POSSIVEL NUMERO DO ADM -> 7199928182 VEM !
O que eu quero saber é que diversos modelos 4G vendidos no Brasil não possuem a frequência 700MHz o que será dos usuários desses aparelhos?
Enquanto lá fora, já se fala em 5G, a gente lutando pra garantir que boa parte das pessoas tenham 4G e a outra parte tenha um 3G mais digno do que esse lixo... Br sendo Br
Uso 4G aqui em Boa Vista - Roraima e não tenho do que reclamar... Minha Oi velox em casa é de 15 megas e no celular 4G já chegou a 26 megas
Povo ainda viaja na ideia que o 4G é que nem o 3G... Tadinhos... assinem um plano e constatem o que é velocidade de verdade e mais, não reclamem do plano acabar rápido, 4G é rápido mesmo e é necessário um plano para tal... Se tu contratar um plano de 10mb pré-pago, vai acabar em segundos o plano, velocidade do 4G é batendo 1mb no minimo MESMO, aqui minha velocidade básica do 4G é de 5mb até 16mb, depende muito da área em que me encontro.
Uso o 4g aqui em Salvador BA, confirmo que uso diariamente, ainda não teve um local que eu fui e não tenha recebido o 4g e garanto! Ele é suuuupper rápido, pago 7 gigas por 150,00 rs por mês para usar o 4g o mês inteiro, sei que é muito caro, mais se tenho um smartphone top de linha, tenho que pagar esse absurdo, infelizmente, espero que isso melhore (preço) pois sinal e velocidade pra mim tá top 🔝
Nem 3G funciona, apesar de cobrarem preço de 4 G
Com limite de franquia ridículo e com redução de vocidade fora os preços exorbitantes por pacotes que não duram nem si que 30 minutos de utilização quero não obrigado vou continuar no 2G com as WiFi da vida
kkkkk....tudo bem Camila, abril, mês da mentira..kk
Aonde mesmo? Nem 3G temos direito.
Agr só falta fazer uma reformulação dos planos das operadoras,pagar por 2 reais por dia para se ter miseros 100MB é muito pouco,tem que se pelo menos 400MB por 2 reais por dia.Gastando 60 reais por 12G.
Enquanto isso, o 3g nem existe em algumas cidades.
Já sei, ano que vem ocorre o lançamento do programa da Dilma: Minha TV minha vida, todos poderão adquirir uma TV digital.
kkkkkkkkkk
Consequentemente aumento de impostos pra bancar tudo isso!! E assim o Brasil avança...
kkkkkkkkkk
Consequentemente aumento de impostos pra bancar tudo isso!! E assim o Brasil avança...
A tecnologia 4g é bem mais barata de implantar que a 3g, um engenheiro de telecomunicações me informou. Logo deve levar menos tempo para sua implantação, a única barreira é nosso sinal de TV análogo que ocupa a freqüência necessária. Nosso 4g é 2600mhz e não 2500 como informado e banda 7.
Bom, então será que cidades que ainda estão estacionadas no 2g passarão direto pro 4g? Seria ótimo se as operadoras pensassem assim né.
Moro no interior mo Mato Grosso si chegasse o 3G aqui na cidade eu já estourava uma caixa de fogos, e olha que minha cidade não é uma vila não em!