Hugo Barra agora é líder da divisão de realidade virtual do Facebook
No começo dessa semana nós fomos surpreendidos com a notícia da saída do Hugo Barra da Xiaomi. Segundo o executivo, seu trabalho seria transferido para os Estados Unidos, marcando o retorno do ex-chefão do Android ao Vale do Silício. Agora, tivemos uma novidade bem interessante sobre os rumos do executivo, que será líder do segmento de realidade virtual do Facebook.
O anúncio do novo cargo foi feito pelo próprio CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, através de um post em seu perfil. Como o Hugo Barra está resolvendo detalhes de sua saída na China, a informação foi ilustrada com uma imagem que mostra ambos os executivos feitos em bonecos 3D. A publicação diz o seguinte:
Estou animado por Hugo Barra se juntar ao Facebook para liderar todos os nossos esforços de realidade virtual, incluindo a equipe da Oculus. Hugo está na China agora, então estamos juntos por meio da realidade virtual. Parece oportuno. Conheço Hugo há muito tempo, desde quando ele ajudou a desenvolver o Android. Nos últimos anos ele trabalhou na Xiaomi em Pequim levando dispositivos inovadores para milhões de pessoas.
Hugo compartilha a minha convicção de que a realidade virtual e a realidade aumentada serão a próxima grande plataforma de computação. Elas nos permitirão experimentar coisas totalmente novas e sermos mais criativos do que nunca. Hugo vai ajudar a construir esse futuro, e eu estou ansioso para tê-lo em nossa equipe.
Os rumos da Xiaomi sem Hugo Barra
De fato, a saída do executivo irá gerar algum tipo de reestruturação e mudança no foco dos negócios da empresa chinesa. A primeira mudança que nós já temos conhecimento é que a Mi não estará presente no MWC 2017, em Barcelona, evento que a marca chinesa costuma marcar presença. A Mi esteve na última edição da CES, mas não revelou nenhum lançamento significativo, além de alguns eletroportáteis e uma nova versão do Mi MIX.
É esperado, segundo analistas de mercado, que a Xiaomi entre num período de "stand by", onde nenhum lançamento grande será feito e também nenhum investimento ou movimentação de mercado considerável. O próximo grande lançamento da marca deve ser o Mi 6, que ainda segue sem previsão de lançamento.
O CEO da Xiaomi, Jun Lei, disse recentemente que a empresa estava investindo num processo de ampliação da sua presença global muito acelerado, e acabou perdendo a oportunidade de se estabelecer em mercados importantes, como é o caso do Brasil.
O que vem por aí com Barra no Facebook
Saindo da Xiaomi, Hugo Barra assumirá uma área importante e muito promissora dentro do Facebook, de realidade virtual, sobretudo, da divisão Oculus. Barra já comandou o desenvolvimento e o lançamento do Mi VR, que é o óculos de realidade virtual da Xiaomi. Além disso, o executivo já liderou algumas frentes de projetos similares ainda quando estava no Google, embora não tenha participado de nenhum lançamento importante desse gênero no Big G.
O Facebook, por sua vez, aposta que o futuro da comunicação, inclusive nas redes sociais, está na realidade virtual. A empresa acredita que essa tecnologia irá transformar a forma de relacionamento das pessoas, que passará a ser mais imersivo. Essa divisão do Facebook recebe investimentos enormes, que devem bater a marca dos 3 bilhões de dólares nos próximos dez anos.
A Oculus VR foi fundada em 2012 e lançou o Oculus Rift, que foi um sucesso de vendas naquela época. Mais tarde, em 2014, a empresa foi comprada pelo Facebook, que manteve seu foco no desenvolvimento de produtos semelhantes.
Uma prévia sobre a plataforma VR que está sendo desenvolvida pelo Facebook já foi demostrada publicamente por Mark Zuckerberg, e ela é baseada em bonecos 3D e comandos de voz. Assista uma prévia do Facebook Social VR no vídeo abaixo (legendas em porquês disponíveis):
Agora, nos resta aguardar para descobrir quais rumos essa divisão terá nas mãos de Hugo Barra dentro do Facebook. Vale dizer que outras empresas tem investido nessa área da realidade virtual, como a Samsung, o Google e a Alcatel.
Esse é o cara que vai pular de um lado para o outro até sumir do mundo comercial. Teve muito mais marketing no nome dele do que capacidade.
E quem é vc mesmo ? O cara é requisitado por várias empresas gigantes e vc fala essa bosta ?
O CEO da Xiaomi foi bem sutil ao dizer que a empresa não aproveitou a oportunidade de se firmar no Brasil e deu a entender que a culpa foi do Hugo Barra.
Ele quis fujir de um possível câncer pulmonar. Confere?
por mim n muda em nada...
Realmente, para mim, não irá mudar nada, não uso e nem tenho essa rede social.
O Hugo Barra pode ser competente por ter trabalhado em grandes empresas, nesse ponto, se ele fosse ruim, não conseguiria esse status todo. Mas a pergunta que não quer calar e eu fiz em outro postagem, era:
Na Xiaomi, deixou muito a desejar, em marketing, vendas, atendimento, qualidade e etc. Fora as promessas que ele fez que traria mais aparelhos da empresa ao Brasil. Por ele ser brasileiro, e modéstia parte mineiro, embora eu seja carioca. Aprecio muito o povo mineiro, por ser trabalhador e sério. O mineiro trabalha e muito, assim como o carioca e todos nós.
Uma empresa quando se instala num país, ela deve respeitar as leis vigentes, e como sabemos, a Xiaomi, estava com problema na receita federal. Lamentável a postura da Xiaomi e também do Hugo Barra como grande executivo que é, errou feio, pois vendeu uma imagem de uma empresa sólida e não foi assim.
O que eu quero saber desse Hugo Barra é quando ele vai dar satisfação pra todas as pessoas que acreditaram nele e compraram o redmi 2 esperando que a xiaomi traria mais modelos para o Br. Ele chegou fazendo escândalo e foi embora em silêncio, com uma mão na frente e outra atrás. Lamentável...
Marcos, acho que o consumidor brasileiro foi extremamente inocente em cair na lábia do Hugo Barra, e eu nunca acreditei no projeto da Xiaomi no Brasil! A empresa deu todos os sinais que iria sair quietinha, quem teve percepção não caiu nesse conto do vigário.
A empresa fez uma campanha agressiva em redes sociais, prometendo que a "Apple chinesa" ia "entrar com tudo" na América do sul, começando pelo Brasil. Eu que não conhecia a empresa, apenas acompanhei as notícias e vi de muita gente que achou que a xiaomi ia revolucionar o mercado Br (muitos aqui no AP) sair de fininho. Achei uma sacanagem com quem confiou nas promessas feitas pela empresa
Esse Hugo Barra não para em canto nenhum 😁😁😁 Está mais rodado do que pneu de caminhoneiro 😂😂😂😂😂
O que vem por aí com Barra no facebook? Ficou bem engraçado esse tópico! haha
Bacana, quem pode pode. Sair de uma gigante para outra assim com tanta facilidade não é para qualquer um. Parabéns para ele por chegar nesse nível.
#DUPLICADO
Facebook não faz parte do meu mundo, mas desejo tudo de bom pra ele.
vai começar a fazer da minha quando o Mark Zuckerberg comprar uma empresa de coxão.
e o bolso ó $$$$$$$$$$$$$$$$$
Sair da Xiaomi para entrar no Facebook ! Em todos esses anos nessa industria vital essa é a primeira vez que isso me acontece.
Man, ele já foi um "bichão" da Google, no setor Android. Então, não é a primeira vez que isso acontece. hehehe
Novo desafio interessante para o Hugo Barra , caso a realidade virtual decole ele sairá ganhando....Caso contrário......